• kenburns6
    29º CONGRESSO BRASILEIRO DE
    ANÁLISE TRANSACIONAL

    23, 24 e 25 de novembro, presencial em Curitiba/PR

29º CONGRESSO BRASILEIRO DE

ANÁLISE TRANSACIONAL

SAIBA MAIS

DO SOBREVIVER AO COEXISTIR

29º CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISE TRANSACIONAL A ANÁLISE TRANSACIONAL NA TRANSFORMAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA

Durante o curso da vida, cada indivíduo desenvolve recursos que são estruturantes e funcionais e outros que restringem sua qualidade de vida, num espectro entre o saudável e não saudável. A Análise Transacional oferece conceitos e instrumentos que permitem analisar e compreender os indivíduos, grupos, organizações e seus contextos como sistemas que interatuam e se influenciam mutuamente, viabilizando intervenções que favoreçam transitar do sobreviver ao coexistir.

Este congresso foi concebido com o objetivo de dialogar sobre a saúde em seu sentido amplo, tendo a Análise Transacional como base que permite considerar as forças restritivas e aquelas propulsoras das forças vitais.

23, 24 e 25 de novembro, formato presencial em Curitiba/PR.

INSCREVA-SE!

Eixos Transversais

  • As tendências globais nas diversas áreas, considerando os impactos nos indivíduos, grupos, organizações e ecossistemas;
  • O coexistir com diálogo baseado na confiança e auto expressão honestas nas diversas relações, levando em conta que o passado, presente e futuro se encontram e intervém no aqui e agora.

Norteadores temáticos

Considerar as contribuições da Análise Transacional para:
  • Estimular reflexões e geração de opções para a saúde nas dimensões biológica, afetiva, relacional e espiritual, nas diversas áreas da vida como família e ambientes profissional e social.
  • Promover a integração corpo, mente, espiritualidade e ambiente.
  • Compreender e atuar em dilemas contemporâneos como: inclusão, diversidade, efeitos da ação humana sobre a saúde do planeta, participação das mulheres em ambientes tradicionalmente masculinos, etarismo, entre outros.

PROGRAMAÇÃO

PRÉ-CONGRESSO

23/11/2023 | quinta-feira

8h30 às 9h CREDENCIAMENTO 
9h às 17h30
(almoço 13h às 14h30
Workshop - REVITALIZANDO A ESSÊNCIA DA NATUREZA HUMANA
Giorgio Piccinino (convidado internacional / Itália)

 

CONGRESSO

23/11/2023 | quinta-feira

18h às 19h CREDENCIAMENTO
19h ABERTURA OFICIAL DO 29° CONBRAT
- Ivana Zanini | Coordenadora Geral do 29° CONBRAT
- Mary Melazzo | Presidente da UNAT-Brasil
- Andrea Cechin | Diretora Científica
- Giorgio Piccinino | Palestrante internacional convidado (Itália)
- Rosa R Krausz | Palestrante convidada

Palestra inaugural - DO SOBREVIVER AO COEXISTIR
Rosa R Krausz

ENTREGA DE CERTIFICADOS UNAT-BRASIL
20h30 COQUETEL DE CONFRATERNIZAÇÃO


24/11/2023 | sexta-feira

8h às 8h30 CREDENCIAMENTO
8h30 às 10h30 Palestra: - FELICIDADE E TRISTEZA: NOSSOS ALIMENTOS E IMPULSOS PARA VIVER E PARA DAR SENTIDO E SIGNIFICADO À NOSSA PASSAGEM NA TERRA.
Giogio Piccinino (convidado internacional / Itália)

"Falarei sobre qual é o significado das emoções para os seres humanos e seu impacto na Physis. Também me aprofundarei no conceito de consciência como conhecimento do papel evolutivo de cada um de nós em direção a uma sociedade equitativa e colaborativa. Não basta funcionar bem para ser feliz e saudável, é preciso encontrar sentido e significado para a própria existência. Nesse sentido, as Carícias são realmente importantes se também geram comportamentos úteis como recompensas para a comunidade."
10h30 às 11h INTERVALO
11h às 13h OFICINAS

A CORAGEM DE VIVER NA INCERTEZA PELO EU ADULTO
Michelle Thomé

"Leonard Campos (2012) afirma que um dos objetivos da Análise Transacional é ajudar as pessoas a desenvolverem a coragem de arriscar mudanças positivas, não apenas no nível individual, mas também no nível cultural coletivo. Para Keith Tudor (2022), a coragem é uma qualidade do Adulto Integrante. Nesta oficina, vamos explorar a coragem como opção de resposta do Estado do Ego Adulto aos estímulos desafiadores da vida e às proposições de mudanças, situando a cultura da coragem no Brasil contemporâneo."

A SOBREVIVÊNCIA NA COEXISTÊNCIA: NUTRIÇÃO E ESTRUTURA - PRÁTICAS & IMPACTOS
Ede Lanir Ferreira, Carolina Schmitz Silva, Maria Imaculada Gonçalvez de Almeida

"Facilitaremos a experiência da aplicação pragmática em processos de desenvolvimento individual e na educação de pais, dos conceitos das fomes de reconhecimento, estímulo e estrutura. O trabalho propõe a adoção de novos padrões de nutrição e estrutura, partindo da consciência dos modos e dos impactos do fornecimento primário de ambos, a adoção de cuidados e práticas com o objetivo de mitigar os efeitos não construtivos. Entendemos que pode ser uma prática relevante em educação de pais, professores e cuidadores de crianças – e nos processos individuais de desenvolvimento."

SCRIPT CORPORAL - TRABALHANDO AS EMOÇÕES ATRAVÉS DO CORPO
Fabiana Bercht

"O foco deste trabalho é a integração entre as abordagens Análise Transacional e Biodanza. Ambas utilizam o método fenomenológico nas suas práticas, descrevem a experiência do homem como a sua consciência a percebe e buscam as experiências mais primitivas ligadas ao sentimento, às emoções e ao corpo. Proponho uma aula que possibilite a percepção corporal de cada uma das Emoções descritas em Análise Transacional e acolhimento na prática."

FÓRMULA DA CONDUTA HUMANA HOLISTA CORPO, PSICOSSOCIAL E ESPIRITUAL
Alberto Jorge Close

"Nesta Oficina os participantes aplicarão a fórmula: ‘Estímulo + Interpretação do estímulo f necessidade latente + Reação autônoma do Sistema emocional + circuito condicionado + presença ou ausência do circuito consciente = Conduta.’ Desenvolveremos os seguintes componentes: (a) Estímulo percepção f Realidade Objetiva ou Realidade Fantasiosa; (b) Emoções = Sistema Emocional + Necessidades e Conduta; (c) Disfarces = Sistema Emocional + Necessidades Script; (d) Sentimentos = Sistema Emocional + Necessidade Consciência."
13h às 14h30 ALMOÇO
14h30 às 15h30 EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS

AUTONOMIA NO CAMPO EVOLUTIVO - TÉCNICA DOS “ESTADOS DO EGO NOS DEDOS” AMPLIADA
Luciana G. Gouvêa

"Para desenvolver Autonomia vale viver a Oqueidade, respondendo aos estímulos internos e externos de maneira consciente. A Análise Transacional propõe conceitos que favorecem o desenvolvimento da Autonomia. A técnica dos ‘Estados do Ego nos Dedos’ (REBAT 2020) agora ampliada, pode contribuir para o desenvolvimento da Autonomia no campo evolutivo, uma autonomia expansiva, considerando a condição de seres humanos integrais, de consciências cidadãs, sobrevivendo e coexistindo nesse Cosmos em expansão."

COMPARTILHANDO SOBRE EMOÇÕES
Renata Alves Gava

"A partir do atendimento em psicoterapia fundamentado na Análise Transacional, principalmente no período pós-pandemia, percebi a necessidade eminente de aplicar a abordagem da Educação Emocional (Steiner, Claude, 1978) com os clientes, auxiliando no processo psicoterapêutico. Vou demonstrar como realizo uma oficina com clientes sobre o tema, facilitando o autoconhecimento e a gestão emocional, impactando a saúde do indivíduo e suas relações."

ENSINANDO DE UM JEITO QUE FUNCIONA - ANDRAGOGIA E ANÁLISE TRANSACIONAL
Carmem Maria Sant`Anna e Fabrizia Rossetti

"Será compartilhada nossa experiência sobre o assunto ensino e aprendizagem a partir de um levantamento com 200 profissionais participantes de treinamento, em que responderam a seguinte questão: “O que leva as pessoas amarem ou detestarem participar de aulas e treinamentos?"

GRUPO DE INTERVISÃO REFLETINDO CASOS: UM JEITO DIFERENTE DE REFLETIR CASOS CLÍNICOS
Ana Laura Rodovalho

"Vou compartilhar minhas experiências como coordenadora do “Grupo de Intervisão Refletindo Casos” a fim de expor descobertas sobre formas de refletir casos clínicos conectadas com a atuação de Eric Berne e promovendo Oqueidade e Autenticidade. A construção do grupo perpassa por conceitos da Análise Transacional, da Terapia Comunitária Integrativa, do Construcionismo Social e dos autores Paulo Freire e Tom Andersen."
15h30 às 17h Espaços de coexistir - COEXISTÊNCIA DOS PEQUENOS GRUPOS, CIDADE E PLANETA
Daniela Carvalho, Débora Rocha e Jeffersonn Moraes

"Os caminhos para a coexistência com a comunidade de vida da qual somos parte estará em pauta neste espaço. Haverá a partilha sobre pessoas e comunidades que agem para coexistir nos pequenos grupos, nas cidades e no campo. Será também uma oportunidade de conhecer as contribuições da AT para o coletivo ao redor do mundo."
17h às 17h30 INTERVALO
17h30 às 19h SEMINÁRIOS / OFICINAS

Seminário - EPIGENÉTICA: SCRIPT AUTOGERADO
Antonio Pedreira e Jussimar Almeida

"Eric Berne e alguns seguidores firmaram a premissa de que o Script é um plano pré-consciente de vida, desenvolvido na infância sob influência parental. Os autores desta apresentação têm como objetivo apresentar estudos preliminares sobre o conceito de ‘ScRipt Autogerado’ como produzido pelo próprio individuo por meio de processos químicos e influências epigenéticas, adicionando características para além do Script pré-existente, conforme descrito por Berne."

Seminário - CIÊNCIAS DA SAÚDE: A EMPATIA AJUDA OU ATRAPALHA O COEXISTIR?
Jane Maria Pancinha Costa

"Na área de Ciências da Saúde, a qualidade da interação dos profissionais com o Sistema do Cliente, compreendido como o contexto do cliente e os vários grupos e subgrupos com os quais ele interage, é o diferencial que pode facilitar a luta pela sobrevivência individual ou o coexistir, acessando soluções conjuntas e criativas para os conflitos que se apresentam.
A empatia e a autoempatia são habilidades para regulação das emoções que favorecem sua função de regular os instintos com o propósito de sobrevivência, bem-estar e evolução."


Oficina - AROMATERAPIA EM DIÁLOGO COM A ANÁLISE TRANSACIONAL
Jaqueline Olina de Oliveira

"Serão oferecidas experiências sensoriais e olfativas através da Aromaterapia, com óleos essenciais, a fim de oferecer maneiras de nutrir as Fomes de Estímulos e de Contato, abordando também o conceito de Estados de Ego; visa ampliar o conhecimento dos participantes no que diz respeito à esta terapia complementar ligada ao autocuidado."

Oficina - O QUE É NECESSÁRIO PARA UM RELACIONAMENTO (social, familiar, casal) COEXISTIR EM HARMONIA?
Mary Luce M. de S. Melazzo e Regina Berard

"[...]quando as pessoas chegam a conhecer-se bem, elas penetram pelo Script, atingindo as profundezas onde o self real reside, e é esta parte do outro que elas amam e respeitam [...]”. (Berne,1988, p.225). Diante desta afirmação de Berne, propomos que os participantes possam identificar e clarificar os aspectos Determinantes do Script. Faremos o entrelaçamento entre as teorias de Apego de John Bowlby e as Necessidades Relacionais de Erskine, identificando as repostas ao ambiente que foram organizadas internamente, e necessitam de revisão para atender a proposta de relações harmônicas e saudáveis."
20h30 JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO - POR ADESÃO


25/11/2023 | sábado

7h45
8h às 9h30
ASSEMBLEIA
(atividade interna, para associados da UNAT-Brasil)
8h30 às 9h30 Palestra - EDUCAÇÃO EMOCIONAL
Tânia Caetano Alves

“COMETENDO UM MILAGRE DE ABUNDÂNCIA. O embasamento para os estudos que culminaram no desenvolvimento da Educação Emocional de Claude Steiner foi o pressuposto de que, na origem de todo sofrimento psicológico, existe uma situação opressiva sobre a qual o indivíduo está alienado. Segundo Steiner, nossa submissão às Leis de Economia de Carícias é o resultado direto de uma situação de opressão. O convite deste compartilhar sobre Educação Emocional é para que, em contato, ousemos cometer um milagre de abundância”.
9h45 às 10h ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO
10h às 11h ARTIGOS CIENTÍFICOS / SEMINÁRIOS

Artigo - IDENTIDADE E A INJUNÇÃO "NÃO SEJA VOCÊ"
Mayra Cristina Fernandes Almeida

"Este artigo propõe uma análise da relação entre identidade pessoal e a Injunção ‘não seja você’. A partir de uma revisão bibliográfica foi possível apresentar conceitos de identidade, tanto para a psicologia geral quanto para a Análise Transacional, e descrever como a Injunção ‘não seja você’ afeta o desenvolvimento saudável da identidade pessoal."

Artigo - O AFETO NA VIDA EM GRUPO
Laucemir Silveira

"O Artigo ‘O Afeto na Vida em Grupo’ abrange estudo do conceito de afeto e a manifestação deste na convivência em grupo. Afeto engloba sensações, emoções e sentimentos que dispõem o membro ao afastamento do grupo em situação que estimula desconforto ou desprazer e aproximação em caso oposto, bem como impactam na sua permanência ou saída do grupo. Esse estudo buscou associar alguns comportamentos no grupo a aspectos afetivos."

Seminário - CONTRIBUIÇÕES DA AT PARA A COMPREENSÃO INTEGRAL DO SER HUMANO: A ESPIRITUALIDADE NA PRÁTICA CLÍNICA
Jaqueline Olina de Oliveira e Ana Laura Rodovalho

"Propomos reunir algumas perspectivas da visão integral do ser humano a partir de autores da Análise Transacional e de outras teorias. Utilizamos os conceitos de Berne e Piccinino “Physis”; de Muriel “eu espiritual e núcleo interno”; de Clarckson “eu espiritual”; e de Trautman, “espírito”. A partir desses estudos, será estabelecido um diálogo sobre a importância do tema espiritualidade na prática clínica."

Seminário - O COEXISTIR NAS COMUNIDADES E OS IMPULSOS DO ESPÍRITO HUMANO
Daniela Carvalho Piaggio

"Temos o propósito de estimular o diálogo sobre a correlação do coexistir em comunidade e os impulsos do espírito humano proposto por Muriel e John James, considerando espiritualidade como uma das dimensões da sustentabilidade proposta pela Carta da Terra entre outros." 
11h às 11h30 INTERVALO
11h30 às 13h Mesa cooperativa - INTEIRO E NÃO PELA METADE: AFETO E OUTRAS FORÇAS VITAIS NAS INTERAÇÕES HUMANAS
Alberto Jorge Close, Jane Costa, Laucemir Silveira, Luis Paiva Ferrari

"Alguns temas que instigarão nosso processo cooperativo para dialogar sobre o Coexistir nas diversas áreas da Análise Transacional e considerando diferentes sistemas humanos: opressão interna e externa, desenvolvimento humano como processo, alienação e consciência, integração interna do indivíduo e com seu sistema coletivo, vínculos e fortalecimento da confiança, consideração da diversidade e da genuína demanda do outro."
13h às 15h ALMOÇO
15h às 16h EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS

CONTRIBUIÇÕES DA AT NA CAPACITAÇÃO DE LÍDERES PARA A ERA DIGITAL
Claudio José dos Reis

"Objetiva compartilhar os resultados alcançados, considerando as competências impactadas positivamente, com a realização de um treinamento de liderança com base em conceitos da Análise Transacional, desenvolvido em organizações que buscam capacitar a equipe de gestores para superar desafios e aproveitar oportunidades decorrentes das transformações da era da tecnologia."

USUÁRIOS DE DROGAS (SPAs) E DOENÇAS MENTAIS: TRATANDO SEM FALAR DA PATOLOGIA
Jussimar Almeida

"A discussão de casos é uma prática comum na Clínica Refazer, que trata de usuários de Substâncias Psicoativas (SPAs) e de outras patologias mentais. Compartilhar tal experiência visa propiciar aos participantes a dinâmica do que ocorre com nosso modelo de tratamento diferenciado, individual ou em grupo. As intervenções são discutidas com os participantes, trocando experiências, afastando-se do modelo tradicional de tratamento de usuário de drogas."

MATERNAGEM: PRÁTICA DA SOMATOPSICODINÂMICA DO SCRIPT CORPORAL
Adriana Montheiro

"Berne chamou de Protocolo as primeiras experiências traumáticas que acontecem entre a mãe e o bebê, sobre as quais o Script se baseia. Ao trazer
prática das abordagens corporais entrelaçadas aos conceitos da Análise Transacional, objetivamos demonstrar como é possível preencher as lacunas deixadas durante as primeiras fases do desenvolvimento biopsicoafetivo, gravadas na memória implícita e presas em circuitos autonômicos."
16h às 17h Palestra - A VIDA COMO UM ATO DE AMOR
Márcia Bertuol

"O amor como ação se traduz no verbo amar. E a ação de amar é “ver e escutar o outro como um legitimo outro na convivência” (H. Maturana). Essa ação, amar, tem se revelado muito difícil para nós. Falamos em amor, reconhecemos a importância desse sentimento, queremos nos sentir amados, desejamos sentir amor e, com tanto uso e tantas repetições de
“eu te amo”, ainda assim, a experiência da solidão e do isolamento parecem se ampliar. Neste espaço, meu convite é: vamos explorar juntos as possibilidades relacionais e como é possível coconstruir um encontro humano em que a ação de amar gere a emoção do amor."
17h às 18h CELEBRAÇÃO - COEXISTINDO NA OQUEIDADE E ABUNDÂNCIA

INSCRIÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

A apresentação de trabalhos tem por finalidade divulgar os conceitos da Análise Transacional e demonstrar a sua aplicação à prática profissional nas áreas das Ciências da Saúde, Educacional, Psicoterapia e Organizacional.

LOCAL DO EVENTO

FIEP - Federação das Indústrias do Paraná
https://www.centrodeeventosfiep.com.br
Avenida Comendador Franco 1341
Jardim Botânico, Curitiba/PR

Foto: Orlando Kissner / SMCS

Foto: Daniel Castellano/SMCS

Foto: Daniel Castellano/SMCS

Foto: Michel Willian/SMCS

INSCRIÇÕES PARA O CONBRAT

As inscrições estão encerradas =/

Informações
whatsapp (41) 99271-1763 e-mail conbrat@unat.org.br

Siga-nos

Realização

Coordenação

Ivana Zanini
Membro Didata em Formação para área Organizacional

Comissão Científica

Daniela Piaggio
Ercilia Silva
Laucemir Silveira
Marialba Gomez
Renata Alves Gava
Rosana Benine
Tânia Caetano Alves

Comissão Administrativa e Financeira

Elaine Galon
Jaci Duarte
Virgínia Allgayer

Comissão de Marketing e Comunicação

Kerley Fistarol
Tatiane Medeiros
Tricia Sander