SEMINÁRIO DE ENDOSSO DE DIDATAS
O Seminário para Endosso de Didatas (SED) é promovido pela UNAT-BRASIL e é conduzido por um grupo de Analistas Transacionais Didatas da UNAT-BRASIL, indicados pelo Diretor de Docência e Certificação. É um processo educacional destinado a avaliar Analistas Transacionais Certificados sobre suas possibilidades de incluir um Programa de Treinamento em sua especialidade. A conclusão satisfatória do SED é um pré-requisito para a assinatura do Contrato para Formação de Analista Transacional Didata da UNAT-BRASIL.
O SED é, na realidade, um processo que permite à UNAT-BRASIL endossar o ensino e a supervisão dos treinandos e assegurar que o treinamento oferecido à comunidade seja, desde o início, de nível consistente com os padrões e a ética da UNAT-BRASIL. Para o participante é uma oportunidade de decidir se deseja ou não assumir os compromissos exigidos para iniciar o processo de treinamento e supervisão para Analista Transacional Didata. O SED é um espaço no qual os Didatas facilitarão discussões ativas, reflexões, troca de experiência e feedback entre os participantes do Seminário e será dividido em 5 (cinco) partes:
a) Orientação
b) Ensino
c) Supervisão
d) Propostas de Treinamento
e) Entrevistas Individuais
No início das primeiras 4 (quatro) partes, os Didatas do SED farão apresentações para o grupo todo, seguindo-se discussões relacionadas com Métodos de Ensino, Diretrizes da Formação e procedimentos, métodos de supervisão, construções de programas de treinamento, ética e padrões profissionais. As apresentações serão seguidas de sessões com subgrupos, nas quais os participantes utilizarão material previamente preparado para demonstrar competência e serem avaliados nos aspectos de Ensino, Supervisão e Programas de Treinamento. No decorrer do processo, as avaliações dos docentes e colegas serão utilizadas como feedback para os participantes sobre suas potencialidades e das áreas que necessitam maior aprofundamento.
No segmento final do SED serão realizadas Entrevistas Individuais, nas quais serão apresentadas as Avaliações globais dos Didatas. Serão discutidas, ainda, recomendações específicas em relação às áreas em que demonstram competência, bem como aquelas em que será conveniente aumentar o treinamento, supervisão ou experiência. Nos casos em que o participante não for endossado, os Didatas farão recomendações
específicas sobre os aspectos que necessitam mudança e desenvolvimento.
PROGRAMA DO SED
I. ORIENTAÇÃO
a) Apresentações;
b) Temas apresentados pelos Didatas
- O papel do Analista Transacional Didata no processo de ensino e certificação
- Diretrizes e procedimentos da Diretoria de Docência e Certificação
c) Organização das atividades do SED:
- Horários
- Designação das tarefas dos participantes
II. ENSINO
a) Métodos de ensino (apresentação por um dos docentes)
b) Segmentos de aula (participantes em pequenos grupos)
- Apresentação de segmentos de aula de 10 (dez) minutos;
- Feedback para o apresentador
III. SUPERVISÃO
a) Métodos de supervisão (apresentação por um dos docentes)
- Segmentos de supervisão (participantes em pequenos grupos)
- Supervisão ao vivo (2 (dois) participantes)
- Feedback para supervisor e supervisionado.
IV. PROGRAMA DE TREINAMENTO
a) Discussão sobre especificidades de Programas de Treinamento (apresentação por um dos Didatas)
b) Ética e padrões profissionais: Como ensinar e avaliar (apresentação por um dos Didatas)
c) Reflexão sobre Filosofia do processo de Certificação (discussão em subgrupos)
V. ENTREVISTAS INDIVIDUAIS
Para feedback final.
Após, recomenda-se Feedback grupal