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INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS
TRANSACIONAIS | BRASIL | Nº 172 - NOVEMBRO DE 2024 |
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Este grupo especial se reuniu no mês de Outubro para falarmos do CONBRAT 2025. Eles aceitaram o convite da Diretoria da UNAT para sediar nosso Congresso no Rio de Janeiro! Comemoraremos os 35 anos da nossa associação, presencialmente e na cidade maravilhosa. Reservem as datas: 25, 26 e 27/09/2025. Fiquem atentos às nossas mídias para acompanharem as novidades! Gratidão Silveira, Claudio, Luiz e Adriana.
E VAI ROLAR A FESTA... VAI ROLAR...
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Prezadas Comissões de Certificação,
Expresso aqui a minha mais profunda gratidão a cada um de vocês que dedicou tempo e energia durante os três dias intensos de exames orais. Seu compromisso em criar um ambiente acolhedor e saudável foi fundamental para que os candidatos pudessem se submeter ao exame oral com confiança e tranquilidade. Graças ao seu esforço e dedicação, muitos agora têm a honra de receber o título de Analista Transacional Certificado pela UNAT-Brasil.
Aos novos Analistas Transacionais Certificados, dou as boas-vindas calorosas e parabenizo por esta conquista significativa. Este é um marco importante em suas jornadas profissionais e pessoais, e estou ansioso para ver as contribuições valiosas que vocês trarão ao campo da Análise Transacional no Brasil.
Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2024
Com gratidão e apreço,
José Silveira Passos - MD
Diretor de Docência e Certificação
Nos dias 25, 26 e 27 de Outubro foram realizados nove exames de certificação para Analistas Transacionais, sendo que todos os candidatos foram aprovados. Contrariando ao padrão, a maioria era da área Organizacional, sendo apenas dois de Psicoterapia. É um bom sinal perceber que profissional não psis estão percebendo o potencial que a AT possui para trabalhar com interação entre pessoas também em outros setores e organizações.
Gratidão aos MD e MDF que contribuíram com esse processo, supervisionados pelo Diretor de Docência e Certificação, nosso querido José Silveira Passos. Parabéns e boas-vindas aos aprovados! Conheça agora as bancas de certificação, numa arte linda e criativa da nossa também querida Maku de Almeida.

Área: Psicoterapia
Orientador/Supervisor: José Silveira Passos
Comissão de Certificação: Ede Lanir, Marília Pereira, Tatiane Medeiros.

Área: Organizacional
Orientador: Simone Klober
Supervisor: Meg de Bone
Comissão de Certificação: Maku de Almeida, Cláudio Reis, Giancarlo Ceron.

Área: Organizacional
Orientador: Ivana Zanini
Supervisor: Laucemir Silveira
Comissão de Certificação: Maku de Almeida, Cláudio Reis, Renata Gava.

Área: Psicoterapia
Orientador: Maria Clara Grochot
Supervisora: Márcia Bertuol
Comissão de Certificação: Regina Silva, Luiz Fernando Candeias, Sílvio Cabral Jr.

Área: Organizacional
Orientador: Cláudio Reis
Supervisor: Laucemir Silveira
Comissão de Certificação: Maku de Almeida, Ivana Zanini, Auzean Lucena.

Área: Organizacional
Orientador/Supervisor: Laucemir Silveira
Comissão de Certificação: Maku de Almeida, Renata Gava, Luiz Fernando Candeias.

Área: Organizacional
Orientador: Ivana Zanini
Supervisor: Laucemir Silveira
Comissão de Certificação: Maku de Almeida, Cláudio Reis, Renata Gava.

Área: Organizacional
Orientadora: Renata Gava
Supervisora: Laucemir Silveira
Comissão de Certificação: Maku de Almeida, Ede Lanir, Cláudio Reis.

Área: Organizacional
Orientador: Auzean Lucena
Supervisor: Maku de Almeida
Comissão de Certificação: Ede Lanir, Cláudio Reis, Ercília Silva.
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Caros membros da UNAT,
É com grande satisfação que convidamos você para o nosso Workshop de Atualização "Script Corporal", que acontecerá no dia 30 de novembro de 2024, das 09h às 17h, em um formato totalmente on-line. Este evento é uma oportunidade imperdível para aprofundar seus conhecimentos em Análise Transacional, e o melhor: é gratuito para os associados da UNAT-Brasil.
Facilitado pela experiente Psicoterapeuta MDF Adriana Montheiro, o Workshop explorará o "Script Corporal", um tema essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Adriana Montheiro compartilhará sua vasta experiência e insights, proporcionando um dia de aprendizado intenso e enriquecedor.
Por que participar?
- Conteúdo Atualizado: Mantenha-se a par das últimas tendências e técnicas em Análise Transacional.
- Sessões Interativas: Envolva-se em discussões e atividades práticas que facilitarão a aplicação dos conceitos aprendidos.
- Networking: Conecte-se com outros profissionais da área e amplie sua rede de contatos.
Detalhes do Evento:
- Data: 30 de novembro de 2024
- Horário: 09:00h às 17:00h
- Formato: On-line
As vagas são limitadas, então garanta a sua inscrição o quanto antes! Para mais informações e inscrições, acesse nosso site ou entre em contato com a secretaria da UNAT.
Aproveite esta oportunidade única de desenvolvimento profissional sem sair de casa!
Estamos ansiosos para contar com sua presença!
Atenciosamente,
José Silveira Passos
Diretor de Docência e Certificação da UNAT-Brasil |
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Ainda na fase pré-verbal, podem ocorrer as primeiras experiências traumáticas sobre as quais o Script se baseia, e que Berne chamou de Protocolo do Script, que se expressam através de bloqueios energéticos decorrentes de uma simpaticotonia crônica em grupos musculares específicos. Estão intimamente associadas ao funcionamento do Sistema Nervoso, especificamente ao circuito límbico, hoje considerado o cérebro do cérebro, por coordenar automatismos básicos de sobrevivência, fornecer tônus energético (motivação) para as faculdades mentais superiores e interconectar áreas associativas a partir de estímulos (internos e/ou externos) geradores de sentimentos e emoções.
(Adriana Montheiro)
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Entre os dias 18, 19 e 20 de Outubro, ocorreu mais um módulo do Programa de Formação de Didatas em Análise Transacional, AT-303, na modalidade on-line. O tema deste módulo teve o seu foco em "Jogos Psicológicos e Jogos de Poder". Um dos principais objetivos foi capacitar 11 participantes, Membros Didatas em Formação (MDF), a atuarem conforme os critérios da UNAT-BRASIL, aprimorando suas habilidades em formar novos profissionais, além de ampliar o Quadro de Referência em relação aos conteúdos da Análise Transacional.
A facilitadora Meg De Boni, Didata Clínico e Organizacional da UNAT-Brasil e Sócia-Diretora do Institutho dy Crescere Personas, conduziu o evento de maneira inspiradora para que todos vivenciassem uma abordagem dinâmica e didática, apresentando os temas com prazer e leveza, promovendo um ambiente acolhedor de aprendizado.

O ponto alto do treinamento foi a introdução dos conceitos de Fluência Funcional de Suzane Temple, que utiliza a metáfora do aprendizado de uma nova língua para promover a fluência nas relações interpessoais.
Gratidão, Meg! Verde chama Verde!
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By Antônio Campos Assunção Júnior
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Antônio Campos, Psicólogo CRP 03/24002, Pós Graduando em Análise Transacional e especialista em Psicologia Hospitalar. Atualmente atuo na área clínica, atendendo adolescentes e adultos. Também trabalho com a especialidade em vícios químicos e comportamentais.
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Quando recebi o convite para escrever sobre o Dia da Consciência Negra, senti uma mistura de empolgação e uma grande também responsabilidade. Essa data, tão importante para o nosso país, carrega uma carga de memórias, lutas e sonhos que precisam ser discutidos e valorizados em todos os espaços, inclusive na Psicologia.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil em homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, líder do movimento de resistência contra a escravidão. Essa data é um momento de conscientização sobre as lutas e conquistas do povo negro ao longo da história.
Como Psicólogo nascido em Salvador, no estado da Bahia, compreendo que temas de raça, cultura e identidade são fundamentais na construção de vínculos terapêuticos. Para a população negra, especialmente, a identificação com o profissional pode ser um fator crucial na escolha de iniciar o processo terapêutico, muitas vezes refletindo o desejo de ser compreendido em sua totalidade.
Como homem negro de pele clara, cresci percebendo como os diferentes tons de pele dentro da negritude afetam as experiências de cada um. Sabemos que a cor, mesmo entre negros, é um fator que modifica a forma como somos tratados e percebidos pela sociedade.
É importante reconhecer que, mesmo dentro da própria comunidade negra, pessoas com pele mais escura enfrentam formas de discriminação e preconceito que podem ser mais intensas e diretas. Esse ‘gradiente’ de tratamento diferenciado, baseado em tons de pele, reflete como o racismo atua em níveis variados e impacta a autoestima e identidade de cada indivíduo. Para entender a experiência negra por completo, precisamos reconhecer essa complexidade e como ela molda as percepções e vivências de cada pessoa.
Dentro da Análise Transacional, um conceito que eu gosto bastante e podemos citar é o de “Quadros de Referência” para aprofundar essa discussão. Nossos Quadros são moldados pelas experiências de vida, pela nossa história familiar, e, no caso da população negra, por um legado de racismo e exclusão. Como explica Brajovic Car (2013), esses Quadros de Referência não são apenas padrões internos, mas constroem-se socialmente, moldando a maneira como cada pessoa interpreta suas interações e seu lugar no mundo. Para o negro brasileiro, esse Quadro é frequentemente marcado por experiências de preconceito e desvalorização, que podem levar a Desqualificações internas, as famosas "vozes" que dizem "não sou capaz" ou "não sou bom o suficiente".
Ao abordarmos o Dia da Consciência Negra, é importante refletirmos sobre as implicações do racismo dentro da prática psicológica. Muitas vezes, as experiências da população negra podem ser invisibilizadas ou negligenciadas em atendimentos clínicos, gerando o que a AT chama de Contaminações, que é quando percepções equivocadas ou distorcidas invadem o pensamento racional e isso, como observo no processo terapêutico, é doloroso para o paciente, pois reforça sentimentos de inferioridade e exclusão.
Vivemos em uma sociedade que ainda perpetua a cultura de desvalorização e controle sobre corpos negros. Neste Dia da Consciência Negra, convido todos a uma reflexão sobre como nossos espaços – sejam eles de trabalho, familiares ou terapêuticos – podem acolher e validar as vivências da população negra em suas várias tonalidades. Como psicólogos, temos o desafio e a responsabilidade de reconhecer o impacto do racismo em todas as suas nuances e estar prontos para apoiar cada paciente em sua jornada de autocompreensão e autoestima.
Acredito que essa é uma reflexão para todos nós, não apenas hoje, mas em cada encontro que temos com a história e a identidade de cada ser humano que passa por nossas vidas.
Para Saber Mais: Dia da Consciência Negra: por que ainda precisamos justificar? - Mundo Negro
Artigo de Referência: BRAJOVIC CAR, K. Reconstruction of autonomy in Transactional Analysis, Tilburg University, 2013
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MODELO EDUCACIONAL EM ANÁLISE TRANSACIONAL
By JORGE CLOSE - Membro Didata e Vice Presidente da UNAT-–Brasil

Dependendo da linha metodológica adotada, um ser humano, engajado no processo educacional, pode ser desde alguém induzido a se conformar com regras rígidas de conduta e conhecimentos previamente autorizados até alguém que tenha sua Autonomia e criatividade estimuladas a ponto de escolher a própria trajetória de educação.
Assim, o processo educativo pode ser encarcerador ou libertador, dependendo de como o educador o conduza, desde a centralização autoritária até a ação libertadora do aprender em conjunto na construção de conhecimentos a partir das experiências de todos os atores envolvidos.
O foco da educação em AT é o processo de desenvolvimento da Autonomia* e da interdependência* do educando, que evolui na medida em que sente, pensa, vivência e ama.
Cada ciclo de desenvolvimento humano traz os seus próprios desafios. As necessidades não atendidas produzem desequilíbrios que podem dificultar o aprendizado.
O modelo educacional em AT possibilita ao educador diagnosticar as necessidades dos educandos e intervir de maneira integrativa* nas dimensões biopsicossocioespiritual.
Neste modelo - que é contratual - a educação é um processo contínuo e relacional de intercâmbio de estímulos e influência entre o educador e o educando, em que cada um se disponibiliza para uma conexão no campo do aprendizado. Neste processo, é condição essencial que o educador exercite sua Okeidade* e Autonomia.
Com a aplicação da AT, o educador possibilita ao educando, num ambiente de confiança, atualizar o seu Quadro de Referência*, promover a Autonomia e estimular a autoestima* capaz de superar limitações.
Isto pode ser feito em quatro etapas, que são sistêmicas, dinâmicas e interconectadas: informação, educação, reeducação e atualização.
O processo educativo existe para satisfazer as necessidades que promovam a saúde/bem-estar física, psicossocial e espiritual do educando.
A educação é um processo de transformação constante, pois a satisfação das necessidades se dá a partir do desenvolvimento de novas habilidades e capacidades.
A conscientização das próprias necessidades é essencial para que se possa satisfazê-las de maneira direta e adequada. O educando consciente das próprias necessidades e da sua Okeidade tem motivação para aprender.
O Educador certificado pela UNAT como Analista Transacional Educacional é convidado a ajustar a aplicação do modelo às condições do Contrato a cumprir, ao contexto, às suas habilidades e preferências, quanto a método, técnicas, procedimentos e práticas, respeitando os seguintes parâmetros:
1. Que a finalidade da educação é qualificar e empoderar o educando.
2. Que o resultado final de qualquer atividade educacional é contribuir para a elevação da autoestima e amor próprio do educando.
3. Que é o educando que aprende e não é o educador que ensina.
4. Que o processo de educação atende às necessidades do educando e não as do educador, instituição, Estado, ou qualquer entidade patrocinadora.
5. Que para atender às necessidades, partimos do que é conhecido e confortável para o educando, agregando informação para que ele possa escolher os caminhos a seguir, promovendo a aquisição de novas habilidades e condutas.
6. Ter um Contrato para a atividade proposta com todos os envolvidos diretos e indiretos, especificando-se o objetivo em termos de conduta visível.
7. Reconhecer que o processo educacional propõe empoderar o Adulto Integrado* do educando, atualizando e descontaminando-o*.
8. Que o Triângulo Virtuoso* - informando, perguntando, motivando, incentivando percepções e condutas - é o que qualifica e empodera o educando.
9. Que o educador ilumina o caminho e é o educando quem faz seu caminho a seu tempo.
10. Que o método, processo e técnicas escolhidos considerem a capacidade física, neurológica, psicossocial e espiritual do educando a serem ampliadas e não tomadas como limitantes.
11. Que toda atividade seja ética, legal e contribua à saúde e bem-estar* fisiológico, psicossocial e espiritual do educando.
12. Que toda atividade educacional seja avaliada, em função de condutas demonstrativas das habilidades e capacidades especificas contratadas, com a finalidade de que o educador possa ajustar seu proceder para cumprir o Contrato.
13. Toda atividade educacional privilegiará a Autonomia e livre-arbítrio do educando, desde que não cause dano a si ou a outrem.
14. Que o educandoreceba abundância de Reconhecimento* por seu engajamento no processo educacional.
A Análise Transacional tem muito a contribuir para a complexa e instigante aventura do educar(-se). Este é o primeiro de muitos trabalhos que os Analistas Transacionais brasileiros desenvolverão na promoção de um Modelo Educacional em AT.
Glossário:
*Adulto Integrado - o Estado de Ego Adulto incorporado com os circuitos positivos do Pai e da Criança.
*Autoestima - percepção avaliativa que o indivíduo tem de si mesmo.
*Autonomia - habilidade para agir no aqui e agora em resposta às próprias necessidades e às situações reais e não ser controlado por crenças disfuncionais, internas ou externas.
*Bem-estar - processo de busca por uma condição de quem se encontra física, espiritual ou psicologicamente satisfeito; conforto, satisfação; reunião de elementos que causam satisfação (boa saúde, segurança, estabilidade financeira, conforto, tranquilidade etc.); condição de resiliência para lidar com as adversidades do processo (estar bem inclui poder sentir-se mal).
*Descontaminação - processo de anular a interferência negativa dos conteúdos dos Estados de Ego Pai e Criança sobre o Adulto.
*Intervenção integrativa
*Interdependência
*Okeidade - é a posição saudável do ser humano (OK-OK), a partir de uma postura filosófica em que "eu me aceito como eu sou e eu aceito você como você é".
*Quadro de Referência - conjunto de crenças, valores, suposições a respeito de si mesmo, dos outros e do mundo, construídos a partir das primeiras experiências de vida, que podem ser acessíveis, automáticas ou inconscientes, e que modelam as respostas que o indivíduo dá aos estímulos internos e externos que recebe no mundo.
*Reconhecimento - estímulos de identificação e aceitação do outro por sua condição humana.
*Triângulo Virtuoso - círculo de atitudes e ações que promovem o desenvolvimento do educando e o seu sucesso do processo educacional. As três pontas do triângulo são: informar e orientar, incentivar e exemplificar, qualificar e empoderar.
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Ana Laura Pires Rodovalho
Psicóloga Clínica formada pela Universidade Federal de Uberlândia. Analista Transacional Certificada - UNAT-Brasil. Comissão de Comunicação UNAT-Brasil.
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Sabemos que outubro foi um mês intenso para a comunidade da UNAT-Brasil, o Opções teve como foco as notícias do XII Fórum de Análise Transacional e agora em novembro queremos lembrar de um dia especial do mês passado, o dia das crianças (12/10) – que merece ser comemorado!
Queremos colocar ênfase para que esse dia não passe batido, trazendo a importância da criança enquanto fase do desenvolvimento, como a Criança Interna que temos em cada um de nós. O que se percebe é que em nossa sociedade a criança por muito tempo foi e (embora isso esteja mudando) ainda é vista como alguém sem valor, menor, de Posição Existencial Não-Ok/Ok em referência aos adultos. Quantos de nós fomos negligenciados em nossas necessidades em prol do discurso de que se deve obedecer cegamente ao adulto, e que não há lugar de fala e posicionamento para a criança no seu dia a dia?
Essa forma de se relacionar e se entender a criança culturalmente, gera marcas internas que ficam gravadas na estrutura de nossa personalidade, define a forma como seguimos educando as nossas crianças e a forma como lidamos com nossa Criança Interna, moldando e construindo nossos Scripts de Vida a partir dessas relações desniveladas de poder.
Um outro ponto que se pode observar é a falta de conhecimento dos pais e responsáveis, sobre o desenvolvimento humano, à vezes exigindo de seus filhos coisas que eles ainda não são capazes de oferecer, ou ainda impedindo-os de começar a assumir pequenas responsabilidade de acordo com suas possiblidades e habilidades, dentro de sua faixa etária. No próprio Fórum discutimos bastante as teorias das neurociências e elas tem conseguido explicar fisiologicamente como o corpo humano e suas habilidades de cognição, entendimento racional, controle emocional (e outros), tem tempo e momento para acontecerem. O não conhecimento dessa informação também ocasiona na formação de adultos com Crianças confusas e Adultos contaminados por conteúdos de Pai críticos e exigentes.
Tendo em vista que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã, é imprescindível que, como estudiosos do desenvolvimento do humano, nos posicionemos no trabalho de psico-educação, para que o conhecimento sobre as limitações e o potencial das crianças seja divulgado e cada vez mais a educação parental esteja coerente às capacidades das crianças.
Que, enquanto profissionais e pesquisadores, sejamos ativos na nossa própria atuação com as crianças que convivemos a fim de respeitar seus limites e auxiliá-las a se desenvolverem na medida acertada do que conseguem, sem precisar se sentirem Não-Ok. E que possamos utilizar desses conhecimentos que a AT e as neurociências nos proporcionam para cuidar de nossa própria Criança interna nos Auto-parentalizando, procurando descontaminar nosso Adulto e desconfundir nossa Criança machucada – e dessa maneira possamos ser capazes de promover não só interna, mas externamente um ambiente provedor de mudanças de Script.
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Leilane Nascimento
Psicóloga CRP 05/48966.
Certificada em Análise Transacional (Psicoterapia).
Comissão de Comunicação da UNAT.
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No dia 15 de novembro de 1889 o Brasil se tornou uma República. Diante das contrariedades e questionamentos em relação à Monarquia, militares e parte da sociedade se uniram para destituir o controle monárquico.
Considerando a História, convido o leitor a reflexão de alguns conceitos da Análise Transacional. Em um primeiro momento, vale registrar o Script Cultural do país e o seu Script pessoal. Cada um de nós precisa verificar e avaliar a necessidade de mudanças e atualizações consigo e nas suas relações. Considerando o Diálogo Interno e as figuras Parentais internalizadas em você, quem está no controle da sua vida? Reis e Rainhas que representam seus pais e cuidadores ou você mesmo, em seu Estado do Ego Adulto Integrador?
Considere suas sensações, sentimentos e emoções. Existe um rei negativo dentro de você, que possivelmente está limitando seus sonhos e consequentemente suas ações para alcançar o que deseja da vida. Será que eu e você estamos, de fato, ouvindo os próprios sentimentos, ou estamos Contaminados por mensagens parentais?
Nesse texto, convido para reflexão sobre o que internalizamos de negativo das nossas infâncias. Quantas vezes, apesar do longo período de psicoterapia e aprendizagem da teoria de AT, me dei conta de ações negativas semelhantes a dos meus pais. Sempre que possível, paro, me afasto um pouco das relações e converso comigo mesma, considero meus sentimentos e válido minhas necessidades. Altero minha rotina e redireciono minhas rotas na vida.
Nessa conversa consigo, podemos nos conectar ao que aprendemos de positivo. Para aqueles que atravessam e estão atravessando a relação psicoterapêutica: considere o que vive, escute as necessidades da sua Criança, converse com ela. Dê limites, através do Pai Estruturante. Conduza e oriente sua Criança, através do Adulto Potente que podemos fortalecer na psicoterapia.
Nós podemos nos indignar, vivenciar a Raiva e acima de tudo: mudar sempre que for possível e preciso. Nós podemos nos apropriar do próprio poder e Potência. E nos tornarmos de fato independentes...ou melhor, interdependentes...
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AH OS HOMENS, QUE MATAM A MORTE POR MEDO DA VIDA...
(VINÍCIUS DE MORAES).

O Dia dos Mortos, ou celebrações semelhantes, é uma tradição amplamente observada em várias culturas ao redor do mundo, geralmente para honrar e lembrar os entes queridos que já faleceram. Embora cada país tenha suas próprias tradições e significados, muitas dessas celebrações compartilham temas comuns, como o respeito aos ancestrais, o uso de altares e oferendas, e uma visão especial sobre a vida e a morte.
No Brasil, o Dia de Finados é celebrado em 2 de Novembro e é um dos feriados religiosos mais tradicionais do país. Neste dia, familiares e amigos visitam os cemitérios para homenagear entes queridos que já faleceram, oferecendo flores, acendendo velas e fazendo orações. É uma data marcada pelo respeito e pela reflexão sobre a memória dos que partiram e sobre o significado da vida e da morte. Embora o Brasil seja um país de grande diversidade religiosa, o Dia de Finados é amplamente respeitado por pessoas de diferentes religiões e culturas. Isso reflete a importância da data como um momento de reverência universal àqueles que já faleceram.
Em muitas famílias e comunidades, o Dia de Finados também é observado como um dia de silêncio e contemplação. Muitos optam por práticas de meditação, seja em cemitérios, igrejas ou até em casa, para refletir e buscar um sentido mais profundo da vida e da morte.
Finados no Brasil, portanto, é um dia para a saudade, mas também para o consolo, onde se honra a memória e o legado deixado pelos entes queridos. A prática e o significado da data podem variar, mas, em essência, ela é um momento de respeito, memória e conexão espiritual com aqueles que já partiram.
“As crianças sadias não temerão
a vida se seus antepassados
tiverem integridade bastante para
não temer a morte”
(Erik Erikson).
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Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou. |
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01|NOVEMBRO
Giovanna Maganhotto Coraiola
02|NOVEMBRO
Marina Fernanda Soares
Mauricio Picanço de Carvalho
03|NOVEMBRO
Mariane de Farias Mezzari
Nadir Radoll Cordeiro
04|NOVEMBRO
Ede Lanir Ferreira
Cleonice Santos Vieira Thomé
05|NOVEMBRO
Carlos Alberto Borges
Amanda Ferreira de Albuquerque
06|NOVEMBRO
Arlete de Gasperin
Joao Jorge Cabral Nogueira
Vitoria Maria Brandao
07|NOVEMBRO
Moacir César de Borba Júnior
08|NOVEMBRO
Simone Barbosa Ribeiro
Geraldo Fonseca
09|NOVEMBRO
Ana Carolina Souza Santos
10|NOVEMBRO
Marcia Maria Marques Guimaraes
11|NOVEMBRO
Fábio Torres
Helma Paiva Neves
Ticiana Bertoluci
12|NOVEMBRO
Maria Isabelle Spagnuolo Zanovello
13|NOVEMBRO
Katia Nassuno Alcides
Izabella Cardoso Oliveira
Rafael Pereira Alves
15|NOVEMBRO
Jovana Santos Estevao
Pedro Fernandes Perim
16|NOVEMBRO
Adalgisa Ramos Kascher Guimaraes
Cecilia Rita Bozzo G. dos Santos
Ulisses Marques Batista
Tiago Cristiano Regis Barboza
Karine França da Silva Pinheiro
Vera Lucia de Moraes Lima
Leonardo Cruz da Silva
Vera Lucia Pereira Ribeiro
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17|NOVENBRO
Maria Lucia Rosa H. Bianchessi
Neida Maria Berri
Rosilene Ribeiro Colchon
18|NOVEMBRO
Luciana Pires Correa Neves
Vanessa Alves Fernandes
19|NOVEMBRO
Claudia Maria Bomans
Marcia Isabel Morini
20|NOVEMBRO
Eduardo Dobrowolski
21|NOVEMBRO
Rita de Cássia Varela da Silva
22|NOVEMBRO
Naice Souza Alves
Mariana de Souza Francisco
23|NOVEMBRO
Ana Carolina Alves Wanderley
Nenrod Douglas de Oliveira Santos
Marcelo Cristiano Mendes Ayaviri
Juliana Oliveira M. de Moura
24|NOVEMBRO
Cristiano Cota Pinheiro
Flavia Testa Bernardi
25|NOVEMBRO
Daiane Landvoigt Wilhelms Reimann
26|NOVEMBRO
Heloizia Cristina Soares Trabuco
Therezinha Moura Jorge
Jane Maria Pancinha Costa
Joaquim Braga
28|NOVEMBRO
Ingrid Caroliny Rangel
Alice Langoni Salgado Opata
Anna Clara Freire
29|NOVEMBRO
Valdir Vergilio Madeira
Luciana Gusmão de Souza Gouvêa
Daiana Cardoso Barbosa
30|NOVEMBRO
Michel Cadenas |
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EXPEDIENTE
Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).
Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por: Aymée Fávaro, Fabiana Bercht, Leilane Nascimento e Ana Laura Rodovalho.
Diretora responsável: Adriana Montheiro.
Diagramação: i34 Publicidade e RaioZ.
Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 15 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.
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