Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS | BRASIL | Nº 163 - MARÇO DE 2024
alt_text

Fala o Presidente da UNAT-Brasil, Jefferson Moraes

Chegou o mês da mulheres! (ué, já? o ano não começou ontem mesmo?!?). E para abrir este Opções Márcia Bertuol nos brinda com um texto sobre AT e mulheres da UNAT-Brasil e mostra, como desde sempre, a UNAT-Brasil foi construída e mantida por homens e mulheres em igualdade. Dá orgulho. Porque infelizmente esta ainda não é a realidade na maioria das instituições, organizações. Por mais que o tempo passe ligeiro, a evolução deste equilíbrio entre homens e mulheres nos espaços de tomada de decisão ainda é moroso. Quantos desafios sociais temos a enfrentar, tais como a violência dos mais diversos tipos, os feminicídios e atos preconceituosos numa sociedade em que o patriarcado e o machismo estrutural permanecem atuando, muitas vezes de forma explícita e outras de forma sutil. Mas a AT sempre esteve atenta a este tema. Basta lembrar, para citar apenas um exemplo, dos trabalhos de Claude Steiner e Hogie Wyckoff acerca da elaboração dos papéis sexuais dos homens e das mulheres.

Neste mês temos o primeiro Workshop de Atualização do ano, que tem sido considerado um sucesso pela nossa comunidade. Inscreva-se porque o tema deste mês é fantástico. Tive oportunidade de fazer um workshop presencial com o Erskine e realmente a congruência entre sua teoria e postura é inspiradora.

Trazemos também boas notícias em relação às associações de AT fora do Brasil, a ALAT (associação latino-americana) e a ITAA (associação internacional). Tal como a UNAT, seguem à toda na evolução das suas estruturas e programas a fim de cuidar e cultivar a AT e abrir-se para que cada vez mais pessoas possam conhecer a beleza e potência da AT.

Estreia da coluna Cantinho da Ética, avisos formais e apresentação das novas Diretorias e suas Comissões também tem seu espaço garantido neste Opções.

Aproveitem a leitura!

 

Imagem ilustrativa com mulheres As mulheres da UNAT-Brasil, por Márcia Bertuol

Então março é o mês da mulher! Cada mês do ano tem seu “dono”e março pertence às mulheres. E surge aquele convite querido em um telefonema no meio da tarde: escreve algo sobre a UNAT e as mulheres! Uma lauda ou duas… vamos publicar no Opções .

Sou talvez aquariana demais para ficar muito impressionada com a data. A ideia de que somos seres de menor valor por sermos mulheres me é estranha. Não por não perceber ou ter o mínimo de informação sobre as imensas diferenças de valorização que acontecem em toda sociedade. Talvez mais por ser habitada por um senso de valor e importância justamente por ser mulher.

Penso que devo isso a meu pai, que amava minha mãe e valorizava e cuidava da minha avó e me olhava com seus olhos azuis cheios de admiração .
Assim, olho para a UNAT e suas mulheres em pé de igualdade com seus integrantes masculinos.

Somos uma associação formada por homens e mulheres desde a sua origem. Que aqui inicia nos anos de 1972-1974, em três pontos diferentes.

No Rio Grande do Sul, com a vinda da Martha Vecchio e do Egídio Vecchio, de Buenos Aires para Porto Alegre, para dar aula na pós graduação de Psicologia da PUC-RS. Eles iniciam a divulgação e os grupos de estudo em AT no Sul. Um casal. Um homem e uma mulher que fizeram muito nos primórdios da divulgação da Análise Transacional. Martha foi a didata que formou Jane Maria Pancinha Costa - conhecida de todos nós - e Jane e Martha que foram as minhas didatas.
Minha linhagem inicia com ela.

Em São Paulo, no mesmo período, acontece um curso 101 ministrado por Roberto Kertesz, que teve como aluna Sophia Caracuchansky. Ela segue sua formação com W. Holloway e torna-se uma das primeiras formadoras de analistas transacionais no Brasil. Temos uma grande linhagemque vem desta vertente também.

E no Rio de Janeiro, em agosto de 1973, três argentinos dão um curso AT 101 no Congresso de Medicina Psicossomática . Um grupo assiste e inicia sua formação em AT, com idas frequentes à Buenos Aires. Nestes pioneiros cariocas, encontramos uma mulher preciosa, Dina Lourdes Frutuoso. Uma grande linhagem de analistas transacionais deriva desta fonte, incluída aí a nossa atual Diretora de Comunicação, Adriana Montheiro.

Minhas memórias pessoais iniciam em 1979, ano em que participei do II Congresso Brasileiro de AT, no Rio de Janeiro. Fiz ali meu primeiro 101, aquele tradicional de inicio de congresso, dirigido às pessoas que queriam participar mas não conheciam nada da teoria. Um grupo incrível de professores, com várias mulheres. E a convidada internacional era simplesmente Jacqui Lee Schiff! Uma mulher que propunha um método revolucionário para tratar psicoses. Junto com ela, um de seus filhos que tinha saído da psicose. Fiquei impressionada com a força e a potência daquela mulher. E uma grande permissão veio junto com ela. A permissão de acreditar que todos podemos mudar e temos esperança de cura.

Daquele longínquo ano até hoje, sigo pertencendo a UNAT. E quem segue sustentando a UNAT, trabalhando e dedicando seu tempo, talento e força? Muitas, muitas, muitas mulheres! E também muitos homens!

Meu sonho pessoal é de que sigamos trabalhando juntos - mulheres e homens - como seres humanos que somos, com nossos matizes individuais, aprendendo a colaborar e cooperar – no sentido de laborar e operar com - e descobrindo as potências que nos habitam.

Neste agir compartilhado possamos criar oportunidades para manifestar nossa Physis essencial, essa força que nos impulsiona na direção do crescimento e da realização de nossa essência. E, quem sabe, um dia não será mais necessário um mês para dedicar às mulheres. Quem sabe criaremos igualdade no respeito à diversidade? Quem sabe saberemos aproveitar o melhor decada um para gerar um espaço de vida e comunidade onde todos e cada um seja honrado emseu valor e dignidade. Quem sabe??

Marcia Bertual è Psicóloga, Especialista em Análise Transacional e em psicoterapia de adultos e de casais. Membro Didata em Psicoterapia da UNAT-Br e Diretora do Síntese - psicoterapia, formação e pesquisa em AT, em Porto Alegre-RS.

 

Avisos importantes

/ DIRETORIA DE DOCÊNCIA E CERTIFICAÇÃO

Seta ilustrativaESCLARECIMENTO QUANTO À CONDUÇÃO DOS CURSOS AT-202 E PÓS- GRADUAÇÃO EM AT

Prezados MD e MDF, tendo em vista o surgimento de algumas dúvidas quanto às diretivas do AT-202 e Pós, resolvi reforçar publicamente, para que não haja dúvidas, a resolução vigente até que seja resolvido em definitivo "pendências" quanto a este assunto. Portanto, segue na íntegra o que o Conselho Deliberativo decidiu em reunião extraordinária conforme ATA correspondente:

Resumo da reunião:

1. Este conselho entende que orientou sobre a modalidade de realização dos cursos AT 202 e Pós-graduação e que a Diretoria de Docência tomou outra decisão por entender que o estatuto não contempla nenhuma orientação sobre a modalidade/forma de condução dos cursos da UNAT BRASIL. Por este não ser o entendimento deste Conselho foi dada uma nova orientação através da ATA OFICIAL do dia 16/12/2022 e reiterada em ATA OFICIAL do dia 13/04/2023.

Nesta data este Conselho, por unanimidade dos presentes, toma a seguinte resolução, pautada no estatuto artigo 46 item i, para que possa a ser cumprida a partir do recebimento oficial dessa Ata pela diretoria dessa instituição:

1. O percentual de 10% presencial para os cursos AT 202 e Pós-graduação como pré-requisito obrigatório. Nos cursos AT 101 e AT 303 manter a possibilidade de ser 100% online síncrono.

2. Definiu-se o prazo de 10 de Janeiro de 2024, para conclusão da pesquisa solicitada em dezembro de 2022.

3. Esclarece que toda orientação da pesquisa, que visa favorecer a qualidade do processo de aprendizagem e interesses a UNAT-BRASIL, já foi encaminhada à diretoria em 2022.

4. Que a ausência à carga horária correspondente aos 10% realizados na modalidade presencial não é passível de justificação e abono.

5. Que até que a pesquisa seja validada, analisada e a nova regulamentação para os cursos oficiais seja aprovada por este Conselho, fica válida a orientação do item 1 dessa resolução.

José Silveira Passos MD – Diretor de Docência e Certificação.

Card Workshop de Atualização em Análise Transacional

Ercília, a palestrante, conviveu pessoalmente com Erskine no ano passado quando ele esteve em Belo Horizonte, durante uma semana. E olha o que ela nos conta:

A Abordagem Integrativa de Richard Erskine
“Todo encontro terapêutico é uma aventura compartilhada”
(R. Erskine).

Neste workshop serão abordados os Princípios filosóficos da Psicoterapia Integrativa que sustentam uma prática centrada na relação com o cliente.

Será apresentada uma síntese dos conceitos fundamentais e da prática focada no relacionamento.

Como a abordagem de Erskine pode contribuir em outras áreas de aplicação (desenvolvimento de pessoas, educação), além da psicoterapia?

Faremos, juntos, uma “aventura compartilhada”, com momentos de reflexão e partilhas.

Você é bem-vindo(a) para compor e enriquecer essa experiência em grupo.

Facilitação: Ercilia Silva
Didata em Formação pela UNAT-BRASIL nas áreas de Psicoterapia e Organizacional

Quero me inscrever

E por falar nisso... Dica importante

O livro "Prêmios Eric Berne 2008 - 2020" apresenta 19 artigos distribuídos ao longo de 364 páginas, reunindo conteúdo produzido por analistas transacionais de diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. Esses artigos trazem uma visão atualizada da AT, vários deles integrando as recentes abordagens da neurociência. É uma oportunidade valiosa de leitura para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos e compreender melhor o universo da Análise Transacional.

E também possui dois artigos especiais do Erskine:
A Psicoterapia da Experiência Insconsciente e Scripts
de Vida, e Padrões de Apego: Integração Teórica e Envolvimento Terapêutico
. Conhecimento importante, fundamental para a área de Psicoterapia, mas não só. Traz noções significativas sobre as escolhas e as comunicações inconscientes que podem ser observadas e trabalhadas nas relações do dia a dia. Portanto, as outras áreas; Educacional, Organizacional e de Saúde, também vão se beneficiar e muito.

A obra está disponível em nossa loja online, e você pode adquiri-la no site unat.org.br.

 

Imagem ilustrativa

Saiba quem é quem
na UNAT-Brasil Diretoria Científica & sua Comissão

Imagem ilustrativa Daniela Carvalho, Diretora Científica da UNAT-Brasil

Sou Daniela Carvalho, Diretora Científica da UNAT-Brasil. Acredito na aprendizagem em comunidade, e, juntamente com a comissão científica, planejamos promover espaços de aprendizagem e troca para solidificar a Análise Transacional como ciência.

Nossa diretoria científica pretende promover eventos científicos para a integração da UNAT-BRASIL com as demais comunidades no mundo.

Estamos confiando no engajamento e participação ativa dos associados

e assim fortaleceremos, ainda mais, nossa instituição.

Estamos animadas e nos preparativos para a publicação da REBAT 2024 e incentivamos você a ir pensando no seu artigo que irá enviar. Após o chamado para a inscrição dos artigos, faremos encontros on-line para apoiar você a fazer os ajustes de caráter científico necessários para a publicação.

Fique ligado, que logo avisaremos sobre o envio de trabalhos para REBAT. Conte conosco!

Rosana Benine - MC

Rosana Benine - MC
COMISSÃO DA DIRETORIA CIENTÍFICA

Olá, sou Rosana Benine, uma apaixonada por desenvolvimento de pessoas e uma entusiasta da comunicação e da liderança.

Com um doutorado em Linguística Aplicada pela PUCSP, mestrado em Linguística pela UNICAMP/SP e graduação em Fonoaudiologia pela UNIFESP, trago uma bagagem acadêmica para o universo do desenvolvimento humano, tendo como foco a comunicação e o relacionamento interpessoal.

Como sócia-proprietária da Rosana Benine Desenvolvimento de Pessoas Ltda, minha missão é apoiar indivíduos, líderes e equipes para alcançarem seu máximo potencial.

Minha jornada na Análise Transacional começou com o AT 101, impulsionada pelo desejo de autoconhecimento. Ao embarcar no AT 202 em 2013, percebi que essa teoria não só enriquecia minha compreensão pessoal, mas também contribuía de forma valiosa em meu trabalho como coach e instrutora de treinamentos.

Em 2019, conquistei minha certificação para a Area Organizacional, fortalecendo meu compromisso em oferecer o melhor suporte às organizações. Além de meu envolvimento como membro ativo em eventos como o RelacionAT e o CONBRAT, sou uma entusiasta da construção de redes e do compartilhamento de conhecimento.

Estou aqui para colaborar, inspirar e, juntos, construirmos caminhos para o sucesso da Análise Transacional. Contem comigo nessa jornada.

Laucemir Silveira - MD

Laucemir Silveira - MD
COMISSÃO DA DIRETORIA CIENTÍFICA

Sou Laucemir Silveira e desde pequena me chamam de Lauce, nome com valor afetivo no qual me reconheço. Sou mãe de 3 filhos adultos.

Profissionalmente, atuo num tripé: saúde, educação e desenvolvimento humano organizacional. Comecei a trabalhar aos 14 anos para contribuir com a renda familiar. Passei pelos setores comercial e bancário de instituição pública.

Quando migrei para a área de consultoria para desenvolvimento humano nas organizações, senti o real valor dessas experiências anteriores no processo de empatia com meus clientes: me ajudam a entender crenças, valores, emoções e sentimentos que permeiam as posições ocupadas no ambiente organizacional e a dinâmica das relações. Em paralelo à trajetória profissional esteve a evolução da minha formação educacional e prática.

Graduei-me Economia, depois em Psicologia, usufrui de mestrado em Administração e Recursos Humanos. Em seguida tornei-me especialista em Dinâmica dos grupos e hoje atuo como didata nessa área junto à SBDG- Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos.

A Análise Transacional aconteceu em seguida. Já havia tomado contato com ela na graduação, e fez sentido para minha necessidade de compreensão lógica. Mas quando fiz o AT 101, já casada e com filhos pequenos, senti-me estimulada a me rever no papel de mãe. Fui para o AT 202 com a intenção de me desenvolver como pessoa para "ser uma mãe melhor". E fui sentindo benefícios também na minha atuação como consultora. Senti-me instigada a continuar estudando AT e aplicando na minha vida como um todo e no meu trabalho.

Atualmente atuo como didata na área organizacional, como didata em Formação na área Educacional e como membro regular na área de Psicoterapia. Gosto de estudar e compreender questões com as quais lido no meu dia a dia. Também me sinto responsável, como educadora, em embasar o que ensino. Nesse sentido, nos últimos anos, dediquei-me a estudar e pesquisar no campo das neurociências, sobre o campo afetivo (emoções, sentimentos, sensações, motivações, etc) e sobre o processo de aprendizagem e mudança.

Gosto de pesquisar, compreender e escrever. Considero escrever e publicar um ato de amor, por compartilhar ideias, hipóteses e inquietações; um ato de coragem, por se expor a desagradar e a ser criticado; um ato educacional, por estimular outros a refletirem, se superarem, criarem opções. Sou grata a todos os autores dos quais usufrui reflexões e aprendizagens. Quando escrevo me sinto retribuindo o muito que recebo.

Participar de gestões da UNAT-Brasil - uma vez na vice presidência, várias vezes em Comitês de Diretorias e do Conselho - tem sido uma das formas de estar presente na vida da UNAT e de retribuir ao Berne e a outros analistas transacionais suas contribuições para o patrimônio que ajudaram a construir.

Carmem Sant'Anna - MDF

Carmem Sant'Anna - MDF
COMISSÃO DA DIRETORIA CIENTÍFICA

Sou Carmem Maria Sant'Anna, meus amigos gostam de me chamar de Carmencita. Gosto e respondo por este nome porque tem uma lembrança afetiva de como era chamada pelo meu pai. Fui casada com Rubens Rosseti (in memoriam). Sou mãe de Fabrizia e Fábio. Fabrizia formada em História e mestre em sociologia, pesquisadora e Fábio Professor em Salvador/BA.

Desde pequena lia muito e gostava de estudar, porém, morava em região rural e naquela época era complicado para mulher querer estudar - a crença era que o papel da mulher era casar e ser uma boa dona de casa. Nunca desisti do meu sonho de estudar e só tive essa oportunidade quando já era adulta com 45 anos.

Essa experiência foi a base para entender as necessidades e o modo de aprender do adulto. Fui minha própria fonte de pesquisa. Eu ficava pensando como era para mim a experiência de aprender com professores já que eu estava acostumada a aprender lendo. Porque uma aula era prazerosa e rica de aprendizagem e outras eram chatas, enfadonhas e não geravam aprendizagem? O que eles faziam? Verificando por mim mesma que havia diferença na conduta dos professores. Me interessei por esse assunto. E, na minha dissertação de mestrado, foi meu objeto de estudo.

Me formei em Administração, e fiz pós graduação em Gestão de empresas, gestão de pessoas. Mestre em Educação. Sou Didata na SBDG. Meu contato com a AT, abriu horizontes de compreensão da vida e usufruir. Sou Analista Transacional certifica nas áreas Organizacional e Educacional. Hoje estou com 83 anos e não parei de estudar. Faço parte do programa de Didatas em Formação.

Sou fundadora de uma consultoria que existe há mais de 50 anos, cujo objetivo é ensinar. E nos programas educacionais que vinha desenvolvendo percebi que a forma de aprender dos adultos no ambiente organizacional tinha peculiaridades que precisavam ser entendidas para que houvesse aprendizagem efetiva. Dessas observações minha filha Fabrizia, que também é minha sócia e eu registramos nossas observações em um livro com o Tema. "Ensinando de um jeito que funciona - Andragogia e Análise Transacional" Esse privilegia Conceitos da Andragogia, Análise Transacional e Teoria dos Grupos. Publica em março do ano passado pela Editora Vozes.

Minha relação com a UNAT-Brasil é muito proveitosa, aceitar continuar fazendo parte da Comissão Cientifica me faz sentir em casa. Escrever e compartilhar conhecimentos entendo como um dever.

 

O cantinho da ética

Bem-vindos ao "O CANTINHO DA ÉTICA"! Neste espaço, nosso objetivo é dialogar sobre Ética, fornecer informações e responder perguntas sobre as dúvidas que surgem em diversas situações. Interagiremos com vocês aqui.

É importante destacar que, no âmbito filosófico, ética e moral se diferenciam. A ética é o estudo fundamentado dos valores morais, enquanto a moral refere-se aos costumes sociais. A ética é teórica e científica, enquanto a moral são regras aplicadas no cotidiano. Ambas visam orientar a conduta humana, determinar caráter e virtudes, e ensinar a melhor forma de agir em sociedade. Fiquem à vontade para participar e compartilhar suas dúvidas e reflexões sobre ética neste espaço.

E-mail para contato: etica@unat.org.br

Diretora:
Marialba Gomez

Comissão:
Maria Ventura da Silva (Mazinha), Analista Transacional Certificada pela UNAT, Pós-graduada em Psicossomática, Análise Transacional e Neuropsicologia. Em formação: Curso Somatic Experiencing pela Associação Brasileira de Trauma e Curso Psicoterapia de Script ministrado por Márcia Bertuol e Jane Costa. Residente em São Paulo.

Maria Clara Ramos Grochot, natural de Porto Alegre, Psicóloga Clínica (CRP 07/1648) , formação em Hipnose Clínica Eriksoriana / Clássica pelo Instituto Milton Erikson Brasil-Sul em POA, Especialização em Análise Transacional, Membro Didata em Formação na área da Psicoterapia e atualmente fazendo a Formação em Psicoterapia do Script de Vida com Jane Costa e Márcia Bertuol.
Desejo trabalhar em conjunto com os demais membros para promover uma relação OK/OK, comprometida com os princípios éticos e valores da nossa Associação e que a ética seja a bússola que nos oriente com integridade e responsabilidade em todas as nossas decisões e ações.

 

Boas novas

SITE DA ITAA AGORA EM PORTUGUÊS!

Olha só que notícia especial que nossa Michelle Thomé, Diretora de Desenvolvimento da ITAA, traz para nós:

“A ITAA (International Transactional Analysis Association) comemora 60 anos em 2024 e acaba de se tornar uma associação profissional. Para comemorar o aniversário e celebrar o início da existência como associação profissional, estamos lançando o novo site www.itaaworld.com, disponível em mais de 60 línguas, incluindo o português.”

Michelle Thomé
Diretora de Desenvolvimento da ITAA

Acesso ao The Script e ao TAJ através do novo site

Uma novidade é que desde 1 de fevereiro a newsletter The Script é disponibilizada publicamente online para qualquer pessoa que queira acessá-la, membros e não membros da ITAA. Tomamos esta medida para incentivar quem ainda não se associou a interagir conosco. Acreditamos que esta é uma forma útil de iniciar um relacionamento com potenciais novos membros.
Todos os atuais membros da ITAA foram automaticamente inscritos para receber The Script e os não membros estão convidados a inscrever-se através do site. Todas as edições anteriores do The Script também estão publicados (na página The Script, no menu Notícias e Eventos).

O TAJ (Transactional Analysis Journal) continua disponível exclusivamente no nosso site para quem é membro da ITAA, sendo o acesso determinado pelo tipo de categoria escolhida.

Você pode ter procurado anteriormente o site utilizando o endereço www.itaaworld.org - e agora esse domínio redireciona para o novo endereço. Mudamos para .com porque este é um domínio mais global (o .org é tradicionalmente mais popular na América do Norte).

Nosso convite a você

Nós o convidamos a ser curioso, a se divertir e a explorar o novo site. Aproveite-o! Convidamos você a considerar sua experiência ao navegar pelo menu de uma página para outra, a considerar o que pode tornar o site ainda melhor a serviço da nossa organização no futuro. O serviço de tradução é automatizado e desejamos que seja bom o suficiente para que se sinta incluído!

Novidades também na ALAT

A Associação Latino-Americana de Análise Transacional ALAT Oficial comunica o primeiro evento das Comunidades Virtuais de Aprendizagem 2024, agendado para sábado, 9 de março de 2024, às 15h, Cidade do México, com duração estimada de duas horas.

A apresentação será feita pela Dra. Gloria Noriega Gayol e terá como foco os Roteiros Transgeracionais: "Desembaraçando a árvore genealógica".
O evento terá tradução simultânea para o português.

Aniversários
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

01|MARÇO
Bárbara Aparecida Bertoldi

02|MARÇO
Daniel Donati Santos
Ana Paula Custódio Parreira

03|MARÇO
Rogério dos Santos
Érica Jesus de Carvalho

04|MARÇO
Matheus Severino Resende de Faveri

06|MARÇO
Aianny Fabiele Silva Freitas
Jussára Furtado

07|MARÇO
Mayara Simoes Viana
Aline Kosak Cabral
Roberta Buiatti Rodrigues Cunha

08|MARÇO
Carla Cristina Martini
Adiles Maia Zorzeto
Maressa Furlan Vieira França
Ana Carolina Brandao Braga
Jennifer dos Santos Oliveira
Leonardo Zacharias Mota

09|MARÇO
Patrícia de Azevedo Fróes
Virginia Portugal

10|MARÇO
Marcelo Sevidani
Christiane Gebara Razuk
Elizabeth Carmem Moraes Soares
Viviane Queiroz

11|MARÇO
Angelica Maria Ruiz Mello

14|MARÇO
Maria Fernanda Loureiro Curras
Eliane Maria Matias
Sandra Regina Sterman

15|MARÇO
Validia Helena Musskopf de Ramos
Eline Heringer Werner Bertolossi
Maria Clara Oliveira Alves

17|MARÇO
Leila Denise Stein
Marcia Regina de Oliveira

18|MARÇO
Vanessa Souza Santana
Jose Carlos Martins da Silva
Jose Silveira Passos

22|MARÇO
Vinícius Montovani de C. Sgarbe

23|MARÇO
Odilom Cardoso da Silva Junior
Ana Rosa Pinto Carpi

24|MARÇO
Maria Cristina Farabolini D Ippolito

25|MARÇO
Leilane de Fátima S. do Nascimento

26|MARÇO
Lalesca Natiele Ribeiro Gonçalves
Joana Hennemann

27|MARÇO
Paula Faggion Basso
Celso Eduardo Lago Costa
Maria Helena Roxo Gibran

28|MARÇO
Sergio Schweder
Patricia Marques de Souza

29|MARÇO
Raquel Viana da Silva
Carmem Maria Santanna
Luciana Mello Ribeiro

30|MARÇO
Liandra Pereira
Elzilene de Albuquerque Silva
Dayse Marriete Silva Nascimento
Vera Lúcia Coracini Teixeira

EXPEDIENTE

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por: Aymée Fávaro, Fabiana Bercht, Leilane Nascimento e Vitor Merhy.
Diretora responsável: Adriana Montheiro.
Diagramação: i34 Publicidade e RaioZ.
Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 15 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.