Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS | BRASIL | Nº 166 - MAIO DE 2024
alt_text

 

Abrimos esta edição com um texto que o Jeff estava escrevendo sobre ele e que a irmã enviou para colocar no Opções especial.

 

QUEM SOU EU
Por Jeffersonn Moraes

Sério que vou ousar colocar no site um texto que dê conta de responder esta questão? Tá de brincadeira.

Sou muitos. Sou quem você vê. E, pode ter certeza... não sou quem você vê.
Sou o que mostro. E também sou o que não mostro.

Sou minha história, minhas experiências, o caminho trilhado. Meus sucessos e meus fracassos (ah, como se existissem tais coisas!). Sou quem eu era e sou quem me transformei na jornada.

Sou meus sonhos, meus projetos, meus ideais e minha ideias. Sou minhas potencialidades ainda não reveladas. Sou todas as coisas que vivem em mim e que ainda vou fazer. Ou não.

Não sou. Estou. Não tenho um propósito fixo e definido para a minha vida. Posso apresentar o propósito deste momento da minha vida. (Caminhante, não há caminho...)

Neste momento minha vida profissional está focada em desenvolver pessoas. Atualmente faço isso através de psicoterapia – e amo. Faço isso através do estudo, pesquisa e formação de pessoas em Análise Transacional. Faço isso através de programas de desenvolvimento abertos que crio e conduzo e também em organizações, com programas de treinamento e desenvolvimento nas áreas de comportamento humano, processos de grupo, liderança, empreendedorismo. Me interessam as ciências sociais, a dinâmica dos grupos, espiritualidade, meditação, yoga, xamanismo, política, educação e a psicologia social. Me interessa ampliar níveis de consciência no âmbito individual e no coletivo.

Amo sentar-se junto a outros adultos que confiam em mim para que juntos possamos mergulhar seu mundo íntimo e explorar o que lá de dentro pode se transformar para gerar crescimento, evolução, saúde, aprendizagem, abundância, inteireza. Para mim, estar bem é estar inteiro. Além de estar feliz, realizado, saudável, equilibrado, é se permitir acolher as tristezas, as coisas que não saíram como desejávamos, os percalços do caminho, os desequilíbrios. Estar inteiro é acolher tudo isso, dar um sentido e seguir reequilibrando-se na arte de bem viver.

Estou psicólogo, psicoterapeuta, facilitador de processos de desenvolvimento e aprendizagem. Estou supervisor, mentor, coach executivo, consultor, empreendedor, pesquisador. Sou da Quíron Desenvolvimento, da Análise Transacional, do Guerreiros do Coração, do Empretec/Sebrae, entre vários outros espaços. Sou muitos. Estou em muitos lugares.

Este texto é um primeiro rascunho para o meu novo site que estou fazendo. Ele vai ser reescrito, desmembrado, alterado, complementado, não vai pro site assim. Existe aqui e agora e depois não existirá mais. Como eu. Como você. Como o mundo ao qual desesperadamente a gente se apega e acredita que É, ao invés de aceitar que ESTÁ. E esta percepção abre um novo mundo de possibilidades.

 

Colegas da UNAT,

Infelizmente nosso amigo, parceiro e presidente da UNAT-Brasil, Jeff Moraes, faleceu nesse dia 01 de maio de 2024. Com o objetivo de acolher a surpresa, a emoção e a dor de cada um, entendemos ser importante compartilhar o que houve com ele.

Já em nosso CONBRAT, em novembro/24, Jeff estava se tratando de um Diabetes que tinha descoberto há pouco mais de 01 ano. Ele já havia perdido peso durante o ano. Como parte do tratamento ele fez mais exames e descobriu, no final de dezembro, um câncer no pâncreas, do qual o prognóstico é bem difícil.

Jeff, com sua coerência e oqueidade, divulgou pouco o diagnóstico, esperando maiores informações. Iniciou logo o tratamento, foi muito bem cuidado. Estava lúcido de sua condição e dos desafios que teria. Seguiu várias das suas atividades, dentre elas a Presidência da UNAT-Brasil.

Em fevereiro teve complicações no esôfago e na sequência no estômago, o que o debilitou e levou a alguns internamentos. No mês de abril, foi novamente internado e iniciou os cuidados paliativos.

Recebeu muitas visitas de familiares, amigos e colegas - esteve lúcido até o fim - com sua amorosidade, seu senso de humor e vontade de viver sempre presentes. Até que nesse 1º de maio ele descansou.

Jeff deixa um legado lindo à UNAT, instituição na qual sempre contribuiu de forma ativa e, como atual presidente, contribuiu até seus últimos dias. Seguiremos seus projetos em prol de fortalecermos a AT.

Um abraço afetuoso a cada um.
Diretoria UNAT



É com imenso pesar que nos despedimos do nosso querido presidente da UNAT-BRASIL, Jefferson Moraes, em 01 de maio de 2024.

Jefferson, nascido em 25 de novembro de 1972, foi uma presença luminosa e inspiradora, cujo espírito alegre e aventureiro tocou profundamente a todos nós.

Lutou bravamente, por alguns meses, contra um câncer de pâncreas que o levou sem dar a menor chance ao nosso querido Jeff, como era carinhosamente chamado.

Durante seu tempo conosco, Jefferson não apenas liderou com responsabilidade, mas também demonstrou um profundo olhar social e holístico, dedicando-se incansavelmente à promoção da Análise Transacional, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina, através da ALAT. Sua visão e entusiasmo inabaláveis ajudaram a fortalecer nossa comunidade e a espalhar os valores e a eficácia da Análise Transacional em um contexto mais amplo.

Jefferson foi um amigo verdadeiro e um entusiasta fervoroso que deixou uma marca indelével em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar com ele. Jeff sempre será lembrado por sua capacidade de inspirar, sua liderança gentil e seu compromisso inquebrantável com o bem-estar de todos ao seu redor.

Neste momento de profunda tristeza, nossos pensamentos estão com sua família, amigos e todos que, como nós, foram tocados por sua vida e legado. A UNAT-BRASIL e a comunidade de Análise Transacional da América Latina sentem a perda de um líder excepcional e de um ser humano extraordinário.

Jefferson, sua memória e seu trabalho continuarão a nos inspirar e a guiar nosso caminho. Descanse em paz, querido amigo e líder. Somente uma alusão ao dia que o nosso ídolo, SENNA, nos deixou, 1o. de maio há 30 anos . Que os dois possam se encontrar e dar boas risadas juntos…



Rio de Janeiro, 01 de maio de 2024



Quando Jeff me convidou para ser Diretora de Comunicação, inicialmente não me coloquei disponível pelo volume de trabalho que se somaria ao meu, já intenso. Com seu carisma lindo e sedutor, me convenceu e a partir daí, fomos ficando dia a dia mais próximos. Jeff querido, obrigada por poder conhecer uma pessoa tão amável, generosa, inteligente e especial como você.

Meu carinho e amor por você tornou-se igual ao de um amigo de juventude. Aprendi sobre coragem, humildade, força e poder pessoal no pouco tempo que convivemos. Algumas pessoas passam pela vida como meteoros; brilho tão intenso, velocidade perfeita para gerar transformações por onde passam. Como você. Vai em paz, meu querido. O outro lado deseja seu brilho e esplendor.

Abaixo, uma das respostas de Jeff a meu pedido de notícias. Percebam a resiliência nas suas palavras.

“Oi pessoa querida.
Notícias minhas.
Depois de dias difíceis, estou me recuperando. Estou de novo no hospital, devo ficar mais uma semana. Mas agora é para iniciar um tratamento de alimentação paraenteral, na veia, pra recuperar peso e força. Dizem que faz muita diferença e como estou muito magro e fraco fisicamente, estou bem animado de que será um avanço.
Segue difícil acompanhar as mensagens e responder, então agradeço a maioria que está respeitando este tempo. E tb entendo que você fica preocupada e sei está comigo!
Gratidão por todo carinho que tenho recebido.”


E gratidão a você, meu lindo. Sua presença permanecerá riscando de brilho os céus da nossa UNAT.


Meu amigo de alma, nossas almas se encontraram numa linda conexão do amor mais profundo que é a amizade.

Você terminou sua jornada nesse planeta cedo, nosso tempo de caminhada juntos por aqui foi curto, mas tão intenso, com tantos papeis vivenciados, que a palavra que tenho é gratidão e alegria, pelo privilégio de uma convivência tão saudável.

Foram tantos “eu te amo”, tantos abraços, tantas trocas, papos longos desde as mais loucas bobagens até a mais profunda Intimidade, e isso me aperta o peito de saudade. Nessas conversas surgiam projetos de vida, de trabalho, muita risada, choro e ações.

Disso surgiram vários grupos de 202 coordenados juntos, grupos de 101, um espaço OK compartilhado que era muito bom, comidinhas na pandemia, escapadinhas para um abraço e um joguinho de baralho, para diminuir a dor do isolamento, garantindo todo o cuidado.

Planejar aula contigo era muito divertido, seu EE Adulto sempre com muita energia, e seu EE Pai muito atento e zelo, às vezes excessivo, pelo contrato e eu com a minha energia no meu EE Criança e EE Pai Protetor dizendo “relaxa” vai dar certo, é o suficiente, bora tomar um café, comer uma coisinha, vem que vou fazer uma comidinha. E dava tudo certo, a gente mandava muito bem juntos em sala, era uma conexão linda, adorava estar contigo e sei que era recíproco, porque verbalizamos isso, a gente falava sobre o que era bom e o que não era também.

Meu amado Jeff, essa é um pouco da nossa história que compartilho com as pessoas, do amor profundo que sentimos um pelo outro e que pude vivenciar e que isso me faz hoje ser uma pessoa com mais a oferecer ao universo. Gratidão meu amigo, segue sua jornada em paz e feliz, eu fico ainda por aqui terminado a minha, a gente se vê por aí, te amo infinito e além.

No Sarau com Eric Berne, em Uberlândia, fizemos um minuto de silêncio em homenagem ao nosso amigo Jeff! (Mary Melazzo, Joelma Tannús, Ede Lanir)

Mary Melazzo: Que o Jeff possa receber o amparo necessário em sua passagem, que possa receber nossas vibrações afetuosas.

Laucemir Silveira – Presidente do Conselho: Grande menino guerreiro: tinha inquietações e sonhos para o bem social e realizou alguns.

No úlimo ano: intenções para uma UNAT melhor nesse sentido. Foram anos de convivência baseada na intimidade e muitas histórias de vida partilhadas num trecho do caminho de Santiago que fizemos juntos. Ficam o respeito e a saudade.

Siga em seu caminho de LUZ e saiba que todas as sementes que deixou por aqui seguirão florescendo. Sementes de Amor

Relembrando momentos agradáveis com o querido Jeff! Alegre, competente e dedicado à expansão da AT no Brasil. Entre Maila e Cláudio.

Maila: Que o nosso querido amigo descanse em paz. Muito bom ter estado com ele nessa jornada da vida. E que ele agora siga sereno.

Jane Costa: Então... Jeff querido, honro sua trajetória por aqui, agradeço por nossos encontros e desejo que suas feridas todas já estejam sendo aconchegadas no sutil, com necessário descanso para seguir sua evolução. Meu carinho e amor.

Roy: Tive a oportunidade de cursar o 303 junto ao Jeff. Exemplo de profissional dedicado e verdadeiro amigo, muito inteligente e amoroso, Jeff será sempre uma luz a nos estimular nesta vida. Que Deus abençoe ricamente sua memória e console os corações dos familiares e amigos!

Ercília: Estive com o Jeff na semana passada em visita na UTI/SP.
Ele estava com o corpo fragilizado, como um fiozinho tênue que a qualquer momento poderia se soltar. Seguia lúcido e sereno.
Sob cuidados paliativos e cercado de carinho. Nesse dia nos despedimos.
Que siga em Paz ao encontro do Amor Maior.

Luiz Fernando Candeias: Que o nosso precioso Jeff siga em paz!
Tive a oportunidade de realizar um treinamento com ele durante a pandemia. Este evento foi muito significativo tendo em vista que à época estávamos mais sensíveis em vários aspectos. Foi uma excelente oportunidade para nos abrirmos à novas oportunidades e vivências. Ao longo do tempo trocamos poucas conversas mas importantes no âmbito da UNAT-BRASIL.
Sigo com ele em meu coração, um exemplo de ser humano de bem e pró-ativo.

Sonia e Pedreira: Sempre vimos Jeff como uma pessoa cheia de vida, com um sorriso fácil, com muitos sonhos e vontade de realizá-los. Estamos muito sentidos. Uma grande perda para nós.
Que seu caminho seja de muita luz.

Marcia Bertuol: A vida anda sendo dura com nossa comunidade de analistas transacionais. Duas perdas tão significativas tão próximas. Primeiro o Vitor Mehry e agora o Jeff! Meu coração está apertado pela tristeza

Luiz Ferrari: Jefferson, como uma pessoa muito especial, dessas que ficam pouco tempo conosco, mas são percebidas como um velho amigo de infância.
Admirei muito seu entusiasmo, sua alegria e sua abertura para o Encontro e celebrarei nossa amizade nas montanhas de Petrópolis, onde, em nosso último contato presencial, havíamos programado caminhar

Jussimar: Jeff,
Um ser muito significativo...
Bacana, sensível e suave...
Um menino gigante...
A energia cósmica se engrandece...
Tudo se modifica para maior com sua chegada ao fluxo eterno da composição do ESPÍRITO SANTO...
Assim foi... assim é...

Leilane Nascimento: Jeff sempre foi muito acolhedor, alegre, sensível e cheio de energia. Lembro com muito carinho do momento de intimidade que tive com ele no congresso da Bahia. Uma conexão de almas. Gratidão pela sua vida, empenho com os próximos e tanta energia. Que seja uma passagem iluminada.


Elaine Galon e Jeff no CONBRAT EM UBERLÂNCIA EM 2019: No último congresso, ficamos muito juntos nos curtindo, mas não tiramos foto juntos.

Rafael Quinteiro: Que tristeza… E que choque…Tive a oportunidade de conhecer ele no último CONBRAT. Uma energia incrível, super amoroso. Sem palavras… meus sentimentos a todos

Susana Raurich: aqui vai meu “segue teu caminho, amigo”, com a certeza de que uma falange de Espíritos de luz acompanha sua jornada.

Carmem Sant’anna: Que tristeza!!! Meu querido ex-aluno e meu amigo. Sempre mereceu meu respeito e carinho por sua conduta ética e digna. Vai ser complicado a vida sem a luz de sua presença e lucidez para manter o entendimento e equilíbrio na resolução de questões. Que a paz de Deus que e além de todo o consolo de a sua família a força para viver o vazio deixado por esse ser maravilhoso.

Miriam Cibreiros: É essa a imagem que tenho dele, Carmem! O amor de Deus Pai o chamou. Que descanse na Paz e na Luz eternas.

Andressa Dela Justina: Jeff, amigo querido, vida, alegria e entusiasmo, é assim em breves palavras que eu resumo algumas marcas que você deixou na minha memória durante o tempo que passamos juntos.


NOSSO QUERIDO AMIGO, MUITA LUZ O ESPERA

No último CONBRAT, um abraço apertado e um sorriso no rosto marcou nosso reencontro.
Guardarei no coração alguns momentos importantes e de confidências que partilhamos. Desejo que tenha uma passagem na Luz e na Fé, a continuar sua jornada espiritual. Ficarei mais um pouco por aqui, e na esperança do reencontro.
Paz amigo

Ana Paula Saad: Que nosso amigo Jeff siga no amor e na paz. Agradecimento infinito a sua presença cativante em minha vida, um amigo terno e amoroso.

Rogério Giroldo: AMOR é a palavra que se repete para descrever seu estar no Mundo meu amado amigo. E isso foi o que você entregou com dignidade, suavidade, mas também com muita força. Como um verdadeiro Guerreiro da Paz deve ser, você o foi.

Nosso lado egoísta nesse momento pode nos fazer temer essa ausência. Afinal como seguir vivendo sem esse amigo que sabia como e quando nos tocar? Quando o conheci, estava em um momento muito vulnerável e frágil e você soube como ninguém jogar as cordas que eu precisava para me reerguer. E nunca mais soltou a minha mão. Nunca. E eu jamais soltarei a sua.

Tive o privilégio incomensurável de receber sua visita recente, o que sei agora, foi um presente do Universo para que pudéssemos nos despedir. Que bom que soubemos estar presentes e aproveitar cada minuto desses dias que para sempre estarão em meu coração.