Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS | BRASIL | Nº 161 - JANEIRO DE 2024
alt_text
ECOS DO XXIX CONBRAT

Conforme prometemos,

Agora vamos aprofundar as questões científicas e as práticas profissionais utilizadas pelos analistas transacionais e apresentadas no último CONBRAT, nas diversas áreas: educacional, psicoterapia, organizacional e saúde.

Estamos convidando os autores a escrever sobre seus trabalhos com um texto mais leve, mais informal, para que as pessoas que não sejam da área específica também possam se inteirar do que é realizado nas outras, a partir do suporte teórico-metodológico da AT.

E fazemos o convite para que cada um de vocês leve o nosso OPÇÕES para os outros círculos de sua convivência, convidando suas redes de amigos a conhecerem as várias possibilidades de abordagens que a Análise Transacional permite.

Os autores se colocam à disposição para elucidar dúvidas, informar referências bibliográficas ou para esclarecer maiores detalhes. Todos eles pertencem ao grupo SOU UNAT e é a forma mais fácil e rápida de contatá-los. Aceitamos sugestões de quais trabalhos você gostaria que fossem colocados aqui.

Área de Psicoterapia
EPIGENÉTICA: SCRIPT AUTOGERADO
Antonio Pedreira & Jussimar Almeida

Nossa Diretora de Comunicação nos fez um desafio e disse-nos:

Jussimar e Pedreira, o Opções é lido por todos os associados da UNAT, os que não são da área psi, ou os que são ainda estudantes. Escrevam em linguagem bem coloquial a participação de vocês com Script Autogerado, explicando o que é Epigenética.

Assim desejamos apresentar estudos preliminares, que reforçam o conceito de “Script Autogerado” como produzido pelo próprio individuo por via bioquímica e influências epigenéticas, adicionando características para além do Script pré-existente, conforme descrito por Berne (1988).

Sempre aprendemos que existem muitas doenças que são genéticas, ou seja, passam de pais para filhos. Hoje com os avanços da medicina, sabemos que a coisa não é bem desse modo. É aí que entra a EPIGENÉTICA. As doenças que são adquiridas pelos filhos como herança genética, atingem somente 15% da população. Resta saber então como os outros 85% conseguem se estabelecer na prole. Ocorre que além da genética, precisamos conhecer a epigenética.

E o que significa EPIGENÉTICA? Tal palavra baseia-se no fato de que existem funções em nosso organismo que estão acima da genética. Significa também que existem doenças que podem surgir nos filhos ou mesmo nos netos, que os pais ou os avós possuem, mas que somente são transmitidas aos filhos através de informações que ficam marcadas nos filhos, porém não são genéticas. O mais interessante disso é que marcas epigenéticas ficam registradas em nossos genes através de reações químicas e a mais comum é chamada de metilação. Em se tratando de reações químicas a nível de genoma (conjunto de genes), tais marcas podem ser apagadas, exacerbadas, ou até mesmo bloqueadas temporariamente. Também, pela epigenética, fica explicado que uma pessoa submetida a estresse muito significativo irá provocar um processo inflamatório em todo o seu corpo.

Script Autogerado em suas mãos

Script Autogerado em suas mãos

Com isto passamos a saber que o próprio indivíduo poderá determinar em sua vida uma série de doenças em função do seu estilo de vida. Aquelas pessoas que possuem um estilo de vida desregrado possivelmente estão informando continuamente aos seus genes à proposta de vida desregrada que ela leva. Se nosso corpo possui 50 trilhões de células, todas as nossas células vão receber informação através de uma substância chamada cortisol, que será produzida em excesso no organismo. Esse cortisol produzido em função do estresse entra em todas as células de nosso corpo e produz inflamação. Nestes casos tratar os fatores estressante, quase sempre ligados à esfera mental, torna-se necessário. É evidente que o cliente se espanta e diz, mas eu não preciso de tratar minha mente...o que tenho é diabetes, hipertensão etc.

O conhecimento da medicina moderna aponta que doenças tais como, ansiedade, angústia, Alzheimer, psicoses, hipertensão, diabetes, suicídios, e uma enorme quantidade de outras doenças, estão diretamente ligadas a EPIGENÉTICA, e que a abordagem e tratamento dessas doenças devem ser feitas examinando os fatores estressantes e os processos inflamatórios que ocorrem nos indivíduos.

Assim sendo, o nosso comportamento em relação ao mundo externo e ao mundo interno, ou seja, com quem nos relacionamos e como nos alimentamos e o que bebemos e respiramos, podem ser implementados resultando no Script Autogerado ou, resultando em autonomia quando exerço o controle de tais as situações. Sob esta ótica é que surge esse novo olhar no Script Autogerado que implica em alterações na expressão genética de miRNAs (micros RNAs) a nível dos genomas, que atingem gerações futuras, sendo assim, transgeracionais. A nível terapêutico temos a escuta acolhedora, o viver o aqui e agora, o acolhimento sem julgamento, práticas de meditação, técnicas pragmáticas, exercícios físicos, entre outros. Diversos artigos citam a correlação entre medicina integrativa e alteração da expressão genética por via epigenética dentre as quais: a Aromaterapia, Acupuntura, Tai Chi Chuan, Terapias Bioenergéticas, Ioga, Massagens, Meditação, Fitoterapia, Suplementação vitamínica, entre outras, associadas a Análise Transacional, que levam a diminuição do stress e da inflamação crônica utilizando como aferidor o NFKB, vinculado ao cortisol, cuja atuação será bem explanada futuramente por nós em artigo apropriado.

Retornando ao Script Autogerado, torna-se necessário algumas mudanças de paradigmas, como apresentado por Claude Steiner, quando aborda Script da “falta de cabeça”, ou, de loucura e diz: “a cabeça é vista como o centro, a mesa de controle, o computador que reina sobre o restante do corpo, o qual é apenas uma máquina planejada para trabalhar e executar determinadas funções.” (STEINER, 1974, p. 83).

Modernamente, psicoterapeutas necessitam desenvolver novas ferramentas terapêuticas, ou seja, “chaves psíquicas” que, introduzidas por técnicas diversas, possam impedir os processos de metilação do Script Autogerado em andamento. No seminário, as discussões geraram raciocínios do “como” atuar nas ativações ou desativações moleculares na estrutura do DNA, possibilitando ao paciente livrar-se de compulsões, obesidade, sedentarismo, alcoolismo, estresse, ansiedades, depressão, e até mesmo nas tendências a suicídio, homicídios e outras comorbidades.

Reforçando: O Script Autogerado é por nós definido como “motivações internas e externas impulsionadas por tendências neuroquímicas a nível do genoma, estimulado por liberações hormonais, atrelados às emoções e sentimentos capazes de conduzir o destino do indivíduo a condições de vida que podem culminar em ausência de saúde”.

___________

DR. JUSSIMAR ALMEIDA e DR. ANTONIO PEDREIRA, ambos são médicos psicoterapeutas e psiquiatras e Membros Didatas da UNAT-Brasil.
JUSSIMAR já foi Presidente da UNAT, como também presidente de dois CONBRATs em Vitória (ES). Atual Conselheiro da UNAT.
PEDREIRA é especialista em AT pela FATEB/UNAT. Foi presidente da ALAT, sendo atualmente Diretor Científico.
__________

O assunto é extenso, e ao ser apresentado no Congresso, foi solicitado aos autores do trabalho que escrevam um livro sobre isso e que em breve estará nas livrarias com o nome de EPIGENÉTICAS: SCRIPT AUTOGERADO.

Área de Psicoterapia
ANDRAGOGIA E ANÁLISE TRANSACIONAL:
Ensinando adultos de um jeito que funciona
Carmem Maria Sant´Anna & Fabrizia Rossetti

Desejamos compartilhar nossa experiência sobre ensino, aprendizagem de adultos utilizando os conceitos da Andragogia e Análise Transacional. Sendo Andragogia a arte e a ciência de apoiar o adulto em seu processo de aprendizagem. E Análise Transacional, cujos conceitos permitem compreender nosso próprio funcionamento e o impacto nas pessoas que nos cercam, assim como padrões de comunicação que fornecem recursos que respaldam a conduta do Facilitador na sua relação com o aprendente adulto.

Para tanto, nosso trabalho consistiu em buscar respostas à seguinte questão: “O que leva pessoas adultas a amarem ou detestarem participar em aulas e/ou treinamentos?”

Os dados abaixo foram extraídos de Pesquisa Quantitativa e Qualificativa para dissertação de mestrado
- Questionários enviados para clientes anualmente
- Avaliações de Reação de Treinamentos corporativos
- Avaliações de reação de aulas e cursos (meio acadêmico)
- Avaliação de aplicabilidade de treinamentos.

RESPOSTAS OBTIDAS:

“não acham os treinamentos ou aulas engajadores”;
“dificuldade para reter e aplicar o que é ensinado”;
“conteúdo superficial e desconectado com a realidade da vida e da empresa”;
“conteúdos não aplicáveis, irrelevantes ou apenas teóricos”;
“Treinamentos sem métricas de aplicabilidade”.

Quanto ao sentimento, sensações e percepções os participantes trouxeram questões como:
- Infantilização 45%
- Sem conexão com a prática 72%
- Constrangimento 63%

Diante desse resultado passamos a buscar um método que desse conta dos desafios apresentados. Encontramos na Andragogia e Análise Transacional, fonte de soluções para a aprendizagem de Adultos.

Testamos esse método por mais de 20 anos de prática em empresas de todos os segmentos e portes e no ambiente acadêmico. É dessa experiência que surgiu o livro Ensinando de um jeito que funciona – Andragogia e Análise Transacional publicado pela Editora Vozes, que visa disponibilizar recursos práticos à base dos princípios da Andragogia fortalecidos pelos conceitos da Análise Transacional. Em cada capítulo é tratado o conceito e o passo a passo do como se faz e sugestões de estratégias práticas no manejo do processo.

Nele são tratados recursos da Andragogia tais como:
- Contrato de Aprendizagem
- Princípios da Andragogia
- Necessidade de saber
- Autoconceito do aprendiz
- Experiência do aprendiz
- Prontidão para aprendizagem
- Motivação
- Estilos de aprendizagem
- CAV – Ciclo de Aprendizagem Vivencial

Recursos da Análise Transacional
- Contrato
- Estados do Ego
- Transações
- Posição Existencial
- Emoções
- Outros

Confira depoimentos de participantes que tiveram contato com esses conceitos:

“Identificar os EE’s afim de evitar conflitos no grupo, indivíduos e no processo de aprendizado”

“Entender melhor os processos/falas e sinais emitidos pelos alunos e nos adequar para sermos mais assertivos/justos e saber apoiá-los de forma coerente e correta”

“Acredito que os pontos positivos discutidos durante as análises dos Role plays ultrapassam qualquer possível ponto negativo. EE também acredito ter sido este o ponto de maior utilidade em toda a teoria, pois foi a que me sensibilizou a entender os princípios da psicologia do ser humano (EE).”

legenda

“Fica mais fácil entender os alunos a partir dos Estado do Ego, evitando em possíveis jogos intermináveis.”

“Autoconhecimento do aprendiz, considero que foi a melhor parte do curso, pois foi a que me sensibilizou a entender os princípios da psicologia do ser humano (EE).”

“Ficou fácil levar para a empresa os ensinamentos em sala devido às reflexões a partir dos exercícios realizados em grupo e as discussões de como aplicar lá na linha de trabalho.”

“Hoje já espero os participantes para a reunião com a sala arrumada em círculo. E, não abro mão do Contrato mesmo que seja breve, estabeleço o tempo, e as responsabilidades. Percebo a mudança na integração, sentimentos de autoestima elevada e engajamento nas discussões também nos trabalhos em pequenos grupos.”

Para nós são depoimentos que muito nos encorajam. São declarações que revelam a consciência de que o aprendido poderá ser colocado em prática de forma efetiva no seu dia a dia. Aproveitamos para destacar a atualidade dos temas Andragogia e Análise Transacional e a grande necessidade de mais profissionais habilitados a ensinar adultos nas empresas e nas escolas., onde é crescente a presença de público adulto.

É nosso desejo que nossas considerações tenham servido de incentivo para estudar e aplicar a Andragogia e que tenha sido evidenciada a aplicabilidade da Análise Transacional na Educação. Convidamos profissionais de qualquer área a se engajarem Certamente há campo para mais pesquisas para que o reconhecimento desses ricos recursos sejam amplamente divulgados e apropriados por mais profissionais.

__________

CARMEM MARIA SANT´ANNA – Mestre em Educação, Didata da SBDG. Membro Certificada em Análise Transacional Organizacional e Educacional e Membro Didata em Formação pela - UNAT-Brasil.

FABRIZIA ROSSETTI – Mestre em Sociologia, Formação em Dinâmica dos Grupos (SBDG). Pesquisadora atuante em Estudos do Trabalho e Andragogia. Formação em Análise Transacional – 202.

 

Errata

Na edição anterior cometemos um erro na descrição da composição da mesa de abertura do CONBRAT. Acontece. Agora a correção:

ABERTURA DO CONBRAT Ivana Zanini, Coordenadora Geral do XXIX CONBRAT; Mary Melazzo, então Presidente de UNAT-Brasil; Carmem Sant’Anna, da Comissão da Diretoria Científica; Rosa Krausz e Giorgio Piccinino palestrantes internacionais convidados.

 

 

DEPOIMENTOS DOS COMPONENTES DA NOVA GESTÃO

 

PRESIDÊNCIA

Sou Jeffersonn Moraes.

Me apaixonei pela AT no Congresso do Rio em 2009. Já tinha feito o AT101 uns anos antes mas não tinha me animado a seguir na Formação AT202. Vivenciar o Congresso foi o divisor de águas. Quando vi a teoria sendo apresentada de maneira tão aplicável e senti o clima da comunidade de AT, decidi me inscrever no ano seguinte na Formação. E no início do segundo ano de Formação já assinei Contrato e me certifiquei em Organizacional em 2013, na querida Uberlândia. Depois de uns anos aplicando AT101, decidi que era hora do próximo passo e no SED de 2016 me tornei Didata em Formação (MDF). Conduzindo turmas de AT202, foi crescendo a vontade de me certificar na área de Psicoterapia e isso se concretizou em 2021.

A AT me trouxe inúmeros ganhos. Hoje percebo o quanto cresci e me desenvolvi, pessoal e profissionalmente, através das profissionais competentes e amorosas da nossa comunidade. Lidei com questões profundas de Script neste período, vi mudar meus padrões de comunicação e de relações. Sair de um Compulsor Agrade, aprender a ser mais “firme” e hoje poder viver minha amorosidade e cordialidade, sem medo de cair no velho padrão, é um exemplo de como a AT tem me ensinado nesta jornada a tornar-me eu mesmo – talvez uma das Permissões mais belas e profundas que a gente possa construir ao longo da vida.

Tenho um perfil bem afiliativo, então participei do Conselho Deliberativo duas vezes, de Comissões de Diretorias, projetos diversos, praticamente todas as reuniões de MD/MDF. Participei também de todos os Fóruns e Congressos, de vários grupos de estudo, do AT 303... é uma história de participação efetiva.

E assim chego à Presidência, com uma visão otimista e vontade de seguir servindo. Meu desejo é que nestes próximos anos possamos tornar a nossa comunidade de AT mais engajada e ainda mais qualificada, honrando a posição de sermos a associação que representa a AT no Brasil. Que possamos seguir no caminho de profissionalização iniciado nas últimas gestões, principalmente na última. E que possamos mostrar nossa AT para as outras associações mundiais, porque, na boa, somos bem bons! ;)

James Allen diz que a última Permissão é dar significado à própria vida e à existência. Que possamos juntos sonhar, realizar e dar significado também para nossa atuação com a Análise Transacional, contribuindo assim para um mundo melhor neste 2024.

 

VICE-PRESIDÊNCIA

Oi turma, vamos conhecer o nosso novo Vice-presidente: Eu, Alberto Jorge Close.

Nasci em Buenos Aires as 13:05 do dia 15 de maio de 1942 (coloquei a hora se alguém quiser fazer meu horóscopo). Meus pais Albert Maurice Close e Angela Rotta gostaram tanto que logo tiveram Ana Maria Elena (Anita) minha amada irmã.

Logo, fugindo do regime fascista de Peron e para apoiar os aliados, nos mudamos para USA onde meu pai trabalhou na Oficina de Guerra Econômica. Cresci, estudei, joguei football americano e me aculturei baseado nos valores da década de guerra e pós-guerra dos 50. Onde tudo mundo é honesto até que prove o contrário, o policial é teu amigo, os políticos são honestos, um homem respeita as mulheres e protege os mais débeis, aspira a ter a força e a coragem de defender a liberdade e o direito de ser e fazer o que quiser dentro da lei. Sabendo que meu bem-estar dependia do meu trabalho e capacidade de defender-me e aos meus, comecei a trabalhar aos 7 anos, aprender defesa pessoal e atirar a partir dos 10 anos. Valores que ainda tenho e aplico. Sim, tem razão, sou parte dos animais em extinção.

Em 1960 nos mudamos para Brasil, São Paulo e moramos em Sampa onde terminei meus estudos na EAEASP-FGV e começo a minha vida profissional conseguindo vários trabalhos em empresas relevantes e a exercer atividades didáticas para a FGV-OEA no CICA-CICOM.

A década de 70 sem dúvida foi muito importante para mim. Em 1970 me casei com o amor da minha vida Ofelia; em 1971 nasceu minha primeira filha, Lucianne, aí conheci os livros de Allan Kardec; em 1972 nasce minha segunda filha, Rosanne, assisti a um seminários de Roberto Kertesz e me enganchei na AT; em 1973 fechei contrato com Kertesz e Induni para minha formação como analista e com Cecilio Kerman fiz a minha terapia pessoal; em 1975 me certifiquei membro Especial (incluía as áreas que não eram clinicas) de ALAT-UNAAT; em 1976 nasce minha terceira filha, Cristianne, e abro meu contrato para membro Didata. Em 1979 me certifico Membro Didata Especial da ALAT e da UNAT, e abro contrato com Muriel James para ser Didata da ITAA-International Transactional Analyses Association, em função de um acordo entre associações, permitindo poder ascender à certificação mutua, seguindo um procedimento especial. Culminando em 1982, após ser examinado no congresso Internacional de Oaxtapec, com a minha certificação como Didata da ITAA (que englobava as áreas Clínica, Educacional e Organizacional). Hoje estou certificado como TSTA- Psicoterapeuta, Educacional e Organizacional, da ITAA. Em USA não existe a restrição de ser psicólogo ou psiquiatra para ser terapeuta.

A partir de todo o realizado, me dediquei a duas coisas principais, formar analistas transacionai e, desenvolver conceitos, modelos e técnicas para aplicar em AT com êxito. Formar didatas em especial na aérea organizacional foi minha primeira prioridade, a seguir me dediquei a ressuscitar a área Educacional, que está em processo, tendo uma Didata Educacional certificada e pelo menos mais quatro a caminho. Além disto, me dediquei e foi na integração Bio-psicossocial-espiritual que comecei a incluir o princípio do amor como uma condição básica para o êxito. Hoje fico feliz quando vejo que estes dois princípios estão aceitos e em ampla aplicação.

Terminando, meus queridos, nesta minha gestão, junto a Jeffersonn e demais colegas diretores, pretendo estabelecer duas bases. Uma de integração com associações de AT internacionais para que nossos associados possam usufruir das vantagens da equivalência internacional. E, promover a oferta extensivo de Analistas Transacionais em todos os estados do Brasil. Contando com a capacidade de cada um de vocês, de crítica construtiva e do apoio para que possamos realizar o que nos falta. Me despeço com beijos.

 

DIRETORIA ADMINISTRATIVA

Sou Renata, MDF e Analista certificada organizacional e clínica. Moro em Guaratuba, Paraná. Tenho 42 anos, casada, tenho duas filhas lindas!
Atuo hoje com a consultoria organizacional e com a psicoterapia individual. Amo atuar com o desenvolvimento de pessoas e acompanhar o crescimento de forma individualizada na clínica, o que me realiza! Escolhi estar na diretoria administrativa dessa gestão para contribuir com o crescimento dessa instituição pela qual tenho tanto carinho!

Espero contribuir de forma eficiente, mantendo a qualidade do atendimento ao associado e cada vez mais profissionalizar a gestão da associação, com procedimentos mais claros e facilidade maior no acesso às informações. Desejo continuar o trabalho que vinha sendo tão bem realizado pela gestão anterior. Contem comigo

 

DIRETORIA CIENTÍFICA

Sou Daniela Carvalho, esposa do Armando e filha da Helena e do Raul. Neta de um avô agricultor e outro aviador. Tive o privilégio de conviver com minha avó materna, de quem aprendi o ofício do cuidar.

Desde criança, fui estimulada a conviver com outras culturas. E isso me encanta! Celebro a cada experiência multicultural de vivencio. Escolho viver isso, e, claro, amo viajar!

Minhas experiencias mais marcantes da infância foram no campo, onde planejo viver novamente, produzindo meu próprio alimento e contribuindo com a preservação da natureza da qual faço parte.

Dedico-me a promover o autoconhecimento e a transformação social através da criação e sustentação de comunidades. Creio firmemente no potencial humano de construir sociedades justas, sustentáveis e pacíficas. Sou mediadora de conflitos e apreciadora das interações humanas.

Conheci a Análise Transacional em 2007 e me certifiquei em 2013 para a Área Organizacional. Atualmente sou Membro Didata em formação. Também sou membro de ITAA, NAATA, ALAT. Aprecio fazer parte da comunidade global de Análise Transacional.

Escolhi fazer parte da gestão 2023-2026 com o objetivo de contribuir para o reconhecimento científico da UNAT-BRASIL. Acredito na aprendizagem em comunidade, e, juntamente com a comissão científica, planejamos promover espaços de aprendizagem e troca para solidificar a Análise Transacional como ciência.

 

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

Sou Adriana Montheiro, MDF em Psicoterapia, Psicoterapeuta Somática, Palestrante, Educadora.

Para pagar minha faculdade de Psicologia fui trabalhar como repórter em um jornal e depois em uma revista semanal, ambos de grande circulação no Rio e acabei adorando a experiência. Nesta época as opções em Psicologia eram, ou trabalhar em seleção de pessoal ou em escolas ou a psicanálise com uma postura física e emocional muito contida e formal e eu não me encaixei em nada disso. Acabei trancando a matrícula do curso e caminhando no jornalismo, sendo também assessora de comunicação por 13 anos, onde adorava viajar a trabalho, onde conheci muitas terras, pessoas e costumes, vivendo experiências incríveis por este Brasil afora. Nesta época, ainda fiz teatro semi-profissional. Lembrando, sem dúvida, sou geminiana.

Até descobrir a AT com Os Papéis que Vivemos na Vida do Steiner. Vislumbrei luz ao final do túnel e comecei a jornada em direção a mim mesma. Foi quando descobri que estava num casamento que era puro Script de Vida e me separei pela primeira vez, carregando dois filhos e uma mãe na mala da vida. Terapia e Biodança com Alberto Tavares, Regina Labarthe, 202 com Alberto, Ralph Berg e Regina; três grandes magos da psicoterapia. E muitos worshops com profissionais daqui e do exterior, nos CONBRATs.

Voltei para a faculdade, fiz 202 e me apaixonei cada vez mais por comunicação, emoção e AT. Daí, foi seguir o fluxo: especialização em Neurofisiologia e em AT, Mestrado em Educação em Saúde e Ambiente, várias formações de abordagens corporais, enquanto cuidava de meus filhos, minha neta, a minha mãe. Mesmo sendo a chefe da tribo, me programei e mudei de profissão. A terapia em AT liberou o meu poder pessoal. Também, me separei pela segunda vez, agora mais consciente e sábia em direção ao que de fato era importante para mim e minha família. E, hoje sou casada com um homem, descendente direto das terras da Galicia, especialmente escolhido, há 35 anos.

Junto com colegas, tenho uma clínica (PsyAtiva-Treinamentos em Biopsicologia), na zona sul do Rio de Janeiro, onde, sempre considerando o suporte teório-metodológico da Análise Transacional, atendemos, damos cursos e formação em AT.

Fui criada no interior, adoro mato, cachoeira, bichos em geral; tenho um gato divertido e abusado, que participa das minhas sessões on line, quase como meu coterapeuta. O que me fascina mesmo é o ser humano nas suas mais variadas dimensões: pessoal, social, profissional. Em algum nível, estou sempre envolvida com comunicação, emoção e a AT trouxe para mim a possibilidade de me aproximar mais da complexidade trazida pelas pessoas. Estar junto ao outro(a), dando suporte, acolhimento, limite e nutrição para que ele(ela) se liberte e se aposse do seu poder pessoal, me instiga, dá sentido à profissão que escolhi. Sei que estou no meu lugar no mundo quando posso compartilhar com o brilho do olhar do ser a minha frente ao resolver suas encrencas e descobrir o seu caminhar.

Estar nesta Diretoria me traz a oportunidade de continuar o excelente trabalho da diretoria anterior, informando e integrando as ações das várias áreas aos associados e de poder falar e levar o conhecimento trazido por Eric Berne para mais pessoas, porque acredito ser a abordagem de maior eficiência nos vários setores, na realidade, em qualquer lugar onde pessoas convivam com pessoas. E numa abordagem mais profunda, consiga resolver questões intrapsíquicas das mais simples às mais complexas, possibilitando de fato, transformar a vida das pessoas que queiram de fato mudar.

Junto com minha comissão, quero contar com cada associado nesta tarefa de tornar a AT e seu potencial mais conhecido e utilizado por mais profissionais. Vamos nessa?

 

DIRETORIA DE DOCÊNCIA E CERTIFICAÇÃO

Sou José Silveira Passos.

Engenheiro, Psicólogo e Especialista em Análise Transacional, Membro Didata da UNAT-Brasil e da ALAT, Membro Associado da ITAA.

Um dedinho de prosa a mais sobre mim: sou mineiro de Muriaé-MG. Moro no Rio de Janeiro há mais de 40 anos. Sou casado atualmente com Mirna Claros Passos. Tenho uma filha do primeiro casamento, Elaine Passos, que é oceanógrafa, trabalha e mora em Perth na Austrália.

Minha primeira graduação foi em engenharia, mas depois que conheci AT resolvi cursar psicologia. Trabalhei mais de 15 anos nas duas áreas: durante o dia trabalhava como engenheiro em uma empresa de construção naval e a noite ia para o consultório atender meus clientes. Mas chegou um momento que a engenharia não fazia o menor sentido na minha vida... foi quando passei a dedicar-me integralmente à psicologia como analista transacional...
Gosto muito de morar onde moro, no bairro do Flamengo no Rio de Janeiro, onde tenho um instituto (Instituto Pharos).

Costumo falar que foi uma verdadeira fusão de sabores culturais, um mineiro que desbravou as montanhas de Minas Gerais e, de repente, se viu rendido aos encantos do Rio de Janeiro. Imagine a cadência tranquila das conversas nas montanhas mineiras se encontrando com a energia vibrante e contagiante das praias cariocas. Esse é o meu universo singular, onde o sotaque caloroso das Gerais dança ao som das ondas do Atlântico. Este sou eu!

É com grande entusiasmo que assumi o cargo de Diretor de Docência e Certificação na UNAT-Brasil no triênio 2023-2026. Este é um momento de significativa importância, pois encaro o desafio de contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional de nossos membros e treinandos, como fez com maestria a minha antecessora Ede Lanir, com sua equipe, liderou iniciativas inovadoras que fortaleceram a excelência educacional que a nossa instituição busca oferecer, além de fazer um excelente trabalho nas certificações, que foram muitas.

Minhas expectativas para este cargo são guiadas por um comprometimento profundo com a qualidade do ensino e pela convicção de que a educação é a base para o crescimento individual e coletivo. Pretendo, durante meu mandato, focar em diversas áreas que considero cruciais para o avanço da AT no Brasil com a chancela da UNAT-Brasil.

Dada a crescente importância da tecnologia na educação, planejo expandir nossas iniciativas de EAD, garantindo acesso equitativo à formação de qualidade. Explorarei soluções tecnológicas inovadoras, como plataformas interativas, aulas virtuais e recursos multimídia, para criar ambientes de aprendizado envolventes e eficazes.

Trabalharei para fortalecer os processos de certificação oferecidos pela UNAT-Brasil, assegurando que estejam alinhados com as demandas do mercado de trabalho.

É meu propósito promover um ambiente de estudos inclusivo, diversificado e respeitoso, onde todos os treinandos sintam-se representados e apoiados em seu desenvolvimento.

Meu muito obrigado aos que me confiaram esta missão,
José Silveira Passos (MD) - Diretor de Docência e Certificação UNAT-Brasil

 

DIRETORIA DE ÉTICA

Sou Marialba Gomez.

Queridos colegas e amigos!

Com muita honra e satisfação assumo a Diretoria de Ética da UNAT-BR nesta nova gestão, pela oportunidade de trabalhar nesta associação que vem trazendo segurança e apoio necessário para a assertividade e o exercício dos princípios da Análise Transacional, certificando cada vez mais profissionais nas diversas áreas.

Sou natural de Curitiba e quando casei fui morar em Porto Alegre onde concluí o curso de Psicologia e cursei o 202 em Análise Transacional. Recebi a certificação na área Clinica (hoje o nome mudou para área de Psicoterapia) em 1986, logo a seguir passei no SED.

Nesta época já realizava palestras no mundo acadêmico, divulgando a profundidade e a seriedade da teoria ainda pouco conhecida. Por motivos familiares parei uns tempos com a formação em Análise Transacional, depois mudei para Curitiba e já envolvida com a arte em tecidos, segui fazendo o Pós-Graduação em Arteterapia.

Retomei a formação para Membro Didata em 2015 na área de Psicoterapia e consegui integrar a arte com Análise Transacional primeiramente com um curso que serviu para a Especialização em Análise Transacional. Hoje trabalho com grupos terapêuticos, bordando Análise Transacional e com psicoterapia individual e de casal.

Pretendo trabalhar em cooperação com todos os associados pela preservação e respeito ao Código de Ética e pelo desenvolvimento científico da teoria da Análise Transacional.

Por meio do diálogo e da informação, iremos motivar o pensamento ético e esclarecer dúvidas que ocorrem nas diversas situações.

A Ética tem como objetivo gerar comportamentos que visam restringir conflitos morais entre as pessoas e muitas vezes precisamos passar a razão por cima da emoção, procurando harmonia individual e coletiva, exaltando o compromisso com a instituição UNAT-Brasil.

Aguardo todos para trabalharmos juntos!

 

DIRETORIA FINANCEIRA

Sou Sérgio Caballero, paulista, desde criança eu tenho paixão por tecnologia, eu visitava uma oficina de conserto de TVs e pedia peças de televisão e rádio, que na minha imaginação se tornavam peças de naves espaciais ou ferramentas de agente secreto...

Quando jovem acabei me direcionando para a eletrônica e computação e na minha jornada profissional acabei conhecendo a Análise Transacional, que me auxiliou bastante nas minhas atividades como gerente de projetos de informática.

Espero continuar o excelente trabalho da diretoria financeira anterior, focando na continuidade das melhorias dos processos e nos serviços prestados pela diretoria financeira.

 

 

Aniversários
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

01|JANEIRO
Maria Isabella Nunes
Lidiane Martins Araujo

02|JANEIRO
Carla Souza Carvalho

04|JANEIRO
Elizandra Thomazoni de Luca
Margareth D. Abadia Nogueira

05|JANEIRO
Juliana de Barros Reis

06|JANEIRO
Juliana de Oliveira e Silva
Diego Souza de Andrade

07|JANEIRO
Deisiane Mota de Oliveira

08|JANEIRO
Danya Carla da C. Guilherme
Goreti Maestri
Tatiana Araujo Martins dos Santos

09|JANEIRO
Renata Souza Teixeira

10|JANEIRO
Gabriela Mantovani Ozorio Mota
Ivana Ângela Zanini
Miriam Silva Cibreiros de Souza
Rosa Maria Barbosa Preissler
Maria Cristina Maia Mendes

12|JANEIRO
Leila Dipp

13|JANEIRO
Juliana Marques Pinc da Silva Morita
Flávio Sagnori Mota

14|JANEIRO
Flávio Souza Mendes
Karen Cecília da Costa Marzollo

17|JANEIRO
Rigleia dos Santos Amaral Liro
Ledijane Cristina Sachet Ghisi
Marcos Antonio Lucatti Vono
Milena Ferreira Marinho Farias
Jessica Alves Moura

18|JANEIRO
Leony de O. Mansur Tozzi

19|JANEIRO
Lúcio Braga de Oliveira

23|JANEIRO
Soraya Medonça S. do Amaral
Mario Vitor Kelly Moreira

24|JANEIRO
Míriam de Fátima Cardoso
Vera Lucia Ourique

25|JANEIRO
Vanda Elena Prado Silva
Bruno Goulart Oliveira
Paulo Salvio Antolini

26|JANEIRO
Heloisa de Souza Neves Lopes
Maria Tereza Cunha

27|JANEIRO
Priscilla Nery de Farias Alvarenga
Letícia Maria de Oliveira

28|JANEIRO
Sheron Williams V. Souza Reis
Helen Alessandra da S. Messias
Carolina Batista Silva

29|JANEIRO
Marcia Beatriz Bertuol

30|JANEIRO
Luisa Gubitosi de Medeiros

31|JANEIRO
Ana Cristina Xavier de Almeida
Patrícia Mendonça Vieira Borges

EXPEDIENTE

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por: Aymée Fávaro, Fabiana Bercht, Kenia Ferreira, Leilane Nascimento e Vitor Merhy.
Diretora responsável: Adriana Montheiro.
Diagramação: i34 Publicidade e RaioZ.
Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 15 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.