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INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL
DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS | BRASIL
Nº 173 - DEZEMBRO DE 2024
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CARTA DA PRESIDÊNCIA

Caros associados,

O ano de 2024 está chegando ao fim, trazendo consigo muitas histórias, desafios vencidos e momentos marcantes que vivemos juntos.

Este ano foi especialmente significativo para mim. Em maio, enfrentei dois grandes acontecimentos que impactaram profundamente minha vida e nossa associação. A partida do meu amigo e irmão de alma, Jefferson Moraes, então presidente da UNAT, deixou uma lacuna difícil de preencher. Ao mesmo tempo, assumir a presidência dessa instituição para honrar seu legado foi um desafio que aceitei com o coração aberto.
Ivana Zanini
Ao lado da diretoria escolhida pelo Jeff, tenho vivido uma jornada repleta de aprendizados. Meu agradecimento especial vai para Silveira, Dani, Renata, Sergio, Marialba, Adriana e Lauce. Vocês me acolheram com carinho, respeito e compromisso, tornando essa experiência enriquecedora e plena dos princípios da Análise Transacional, com combinados claros, Oqueidade e momentos de Intimidade.

Este foi um ano atípico. Perdemos também o querido Vitor Merhy, o que nos trouxe momentos de reflexão e saudade. Mas, juntos, transformamos as perdas em força e os desafios em crescimento.

Nossa instituição segue crescendo e se fortalecendo graças à participação ativa de vocês, associados. Cada sugestão, cada contribuição e cada gesto de voluntariado faz a diferença e nos aproxima ainda mais dos nossos objetivos.

Neste fim de ano, eu desejo que todos vocês permitam-se viver os momentos importantes de suas vidas com alegria, amor e abundância de Carícias positivas.

E que 2025 traga ainda mais união e realizações para a UNAT. Espero encontrar muitos de vocês no CONBRAT, onde poderemos compartilhar energia, conhecimento e, claro, muitos abraços.

Por agora, recebam meu abraço apertado e meu desejo de um novo ano cheio de amor e conquistas.

Ivana Zanini

Presidente UNAT-Brasil

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árvore de natal

recesso da unat

A UNAT entrará em recesso dia 26 de dezembro, retornando às atividades em 2/janeiro de 2025, porém a secretária (Andrea) retorna das férias em 9/janeiro. Renata Gava atenderá até que Andrea retorne de férias.

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anuidades

O prazo de regularização da anuidade é 31/12/2024.
Acesse o site para fazer seu pagamento.

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conbrat no rio

O Congresso Brasileiro de Analistas Transacionais será no Rio de Janeiro! Comemoraremos os 35 anos da nossa associação, presencialmente e na cidade maravilhosa. Reservem as datas: 25, 26 e 27/09/2025.

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o cantinho da ética

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MARIALBA GOMEZ MARIALBA GOMEZ

Abordagem Ética com Educação Emocional

Em situações onde percebemos comportamentos antiéticos, é importante agir com cuidado e consideração para promover uma mudança construtiva. A educação emocional nos guia a três etapas essenciais para abordar essas situações: abrir o coração, examinar o panorama emocional e assumir a responsabilidade. Veja como cada uma dessas etapas pode ajudar em uma abordagem ética e emocionalmente respeitosa.

Abrir o Coração
Comece pedindo permissão. Permissão aceita, mostre abertura e compartilhe o que você sente.

Muitas vezes, temos a tendência de reprimir sentimentos, mas aqui é essencial disponibilizá-los de maneira cuidadosa. Isso ajuda a criar uma conexão genuína e reduzir possíveis barreiras defensivas. Dentro dessa etapa, algumas práticas são úteis:

Dar carinho: Reconheça aspectos positivos da pessoa antes de abordar o problema, ressaltando seu respeito e consideração por ela.

Pedir carinho: Expresse que você também está aberto ao feedback dela, demonstrando que quer ouvir e entender seu lado.

Examinar o Panorama Emocional
Depois de abrir o coração, esteja preparado para observar suas próprias emoções e as reações do outro. Pergunte-se o que sente e por quê, para abordar a situação com clareza emocional. Isso facilita um entendimento mais profundo do contexto e da influência mútua dos sentimentos.

• ⁠Fazer afirmações de ação/sentimento: Ao comentar o comportamento, expresse como você se sente. Por exemplo, "Sinto-me desconfortável com [ação] porque...".
• ⁠Aceitar uma afirmação de ação/sentimento: Esteja aberto para ouvir as percepções e sentimentos da outra pessoa.
• ⁠Revelar palpites intuitivos: Se tiver uma intuição sobre as motivações do comportamento, expresse isso cuidadosamente, deixando espaço para ela confirmar ou corrigir.
• ⁠Confirmar palpites intuitivos: Entenda se sua percepção está correta ou não.

Assumir a Responsabilidade
Por fim, é essencial que ambos assumam a responsabilidade por suas atitudes e busquem transformar a situação de forma positiva e autônoma. Reconheça os próprios erros e esteja aberto para construir uma relação de confiança e melhoria contínua.

Dúvidas ou observações enviar para etica@unat.org.br

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aconteceu

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Workshop de Script Corporal, Uma Integração Entre Corpo e Mente

Imagem encontro online

No dia 30 de novembro de 2024, o Workshop de Script Corporal, promovido pela UNAT, reuniu participantes de diversas regiões do país em um encontro online. O evento, conduzido por Adriana Montheiro CRP: 05/8176, teve como objetivo explorar a integração entre os conceitos da Análise Transacional (AT) e as práticas corporais, destacando como corpo e mente se complementam na construção de padrões de comportamento e durante a prática terapêutica.

O Script de Vida, um dos pilares da AT, foi apresentado como a narrativa inconsciente que guia as decisões, comportamentos e interações dos indivíduos. Nesse diapasão foi destacado que o Script Corporal é a expressão somática dessas mensagens, manifestando-se em tensões musculares, posturas e padrões respiratórios, que refletem o impacto das experiências vividas.

Durante o workshop, também foram explorados conceitos centrais da Análise Transacional e sua integração com práticas corporais, trazendo reflexões teóricas e aplicações práticas, tais como as Injunções, ou mensagens negativas internalizadas na infância, que foram explicadas como determinantes importantes do Script de Vida. Transmitidas pelos cuidadores de forma não verbal, moldam crenças sobre si mesmo e sobre o mundo e por vezes se manifestam no corpo, gerando restrições físicas e emocionais.

Entre os temas discutidos, destacaram-se:

Mensagens Pré-verbais e Script Corporal: As primeiras experiências de vida, registradas na memória implícita durante as fases pré-verbais, moldam tanto o corpo quanto a mente, influenciando posturas, tensões musculares e padrões de comportamento.

Conceitos Neurofisiológicos: A organização do eixo neuro-humoral e o impacto das emoções maternas durante a gestação e a primeira infância. A prevalência dos circuitos reptiliano (funções vitais) e límbico (emoções), que formam a base das respostas corporais automáticas.

Soma e Psiquê em Uníssono: Foi reforçada a ideia de que corpo e mente integram-se como uma unidade funcional. Ela relatou que as experiências fisiológicas geram respostas emocionais e vice-versa, destacando a necessidade de uma abordagem integrada na prática terapêutica.

Couraças Musculares e Restrições Internas: Baseando-se em conceitos Reichianos, foi discutido como tensões musculares acumuladas atuam como barreiras para uma vida plena e integrada. Abordagens somáticas, como respiração, movimento e trabalho corporal, foram apresentadas como formas de dissolver essas couraças.

A facilitadora, Adriana Montheiro, foi amplamente elogiada por sua clareza e tranquilidade ao apresentar um tema tão rico e complexo de maneira acessível e prática. Sua capacidade de articular conceitos teóricos com exercícios vivenciais inspirou os participantes e proporcionou um aprendizado aplicável tanto no campo profissional quanto no pessoal. Os participantes destacaram a sua abordagem como um modelo que alia sensibilidade e didática.

Uma metáfora apresentada sintetizou bem a experiência: "Foi como baixar aplicativos novos, que poderão ser usados em nossa atuação a partir de agora." Além disso, o desejo por maior aprofundamento nos temas ficou evidente na frase: "Ficou o gosto de queremos mais!"

Ao final, o evento deixou os participantes mais conectados consigo mesmos, com os outros e com o potencial transformador da prática terapêutica integrada, sobretudo no que diz respeito às conexões que foram apresentadas entre as Terapias que utilizam técnicas corporais e os principais conceitos da Análise Transacional.

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compartilhar é viver

Olá, colegas
Reproduzo aqui um artigo que traz alguns dos temas discutidos no workshop-SCRIPT CORPORAL
Gratidão ao Silveira e ao Luiz Fernando.
Workshop de atualização chancelado pela UNAT-BR sob a supervisão do Diretor de Docência e Certificação, José Silveira Passos.
30 de novembro de 2024
Facilitado por Adriana Monteiro
Suporte Técnico – Luiz Fernando Candeias

adriana montheiro adriana montheiro

BERNE, REICH & NEUROCIÊNCIA

Autora: Adriana Montheiro

A proposta é trazer uma atualização, correlacionando e entrelaçando a teoria da Análise Transacional, o conhecimento sobre neurociência & psicofisiologia, e o olhar reichiano, já que todo arcabouço do Script é também corporal. A couraça caracteriológica se expressa através de bloqueios energéticos decorrentes de uma simpaticotonia crônica em grupos musculares específicos, vinculados aos anéis reichianos. Está intimamente associada ao funcionamento do Sistema Nervoso, especificamente ao circuito límbico, hoje considerado o cérebro do cérebro, por coordenar automatismos básicos de sobrevivência, fornecer tônus energético (motivação) para as faculdades mentais superiores e interconectar áreas associativas a partir de estímulos (internos e/ou externos) geradores de sentimentos e emoções. E sentimentos e emoções se expressam através da economia energética - circulação x bloqueio, de acordo com a estrutura caracterial. Vale ressaltar que os conceitos de Reich sobre energia – orgon – são hoje ratificados por conhecimentos trazidos à tona pela física quântica.

Berne considera que o Script de Vida é um plano para a vida frequentemente contendo insatisfações, caracterizado por sentimentos repetitivos desagradáveis (que encobrem sentimentos e emoções mais primitivas e biologicamente naturais que estão reprimidas por esses sentimentos secundários substitutivos); dificuldades nos relacionamentos interpessoais; uma noção de valorização inferiorizada tanto em relação a si como aos outros de si, que pode ser mascarado por um sentimento/atitude de superioridade; respostas automáticas, frente a determinados estímulos caracterizando uma reatividade às situações da vida, incapacitando a pessoa para a habilidade de ser responsivo a situações do aqui e agora. Estes conceitos se superpõem ao conceito reichiano de caráter.

Trabalhar sobre emoções é trabalhar sobre o Script. Sensações e emoções são anteriores à palavra e a semântica corporal revela-se como expressão e comunicação complementar à linguagem oral, envolvendo, portanto, transações internas e externas. Entendemos que o conhecimento e a compreensão desses mecanismos possibilita desenvolver uma metodologia para interferir diretamente no sintoma – físico ou psicológico – já que ambos são indissociáveis e que atuam sempre simultaneamente, ajustados por mecanismos - micros ou macros - de feedback. O objetivo é a busca de um funcionar mais saudável e natural.

Segundo a neurocientista Candace Pert, PhD, as emoções, utilizando-se de comunicadores químicos, são responsáveis pela interface entre o psíquico e o físico. Estão intimamente associadas a respostas psiconeurofisiológicas que sofrem interferência do processo de aculturação. Reich pontua que, preso a imagens idealizadas, o homem moderno encontra-se separado de suas próprias sensações, ignorando que a informação biológica é prevalente à sociocultural e que as sensações são a linguagem das emoções.

Sensações e emoções são anteriores à palavra e a semântica corporal revela-se como expressão e comunicação complementar à linguagem oral, envolvendo, portanto, transações internas e externas. Trabalhar sobre emoções é trabalhar sobre o Script, NO EGO CORPORAL E NO EGO PESSOAL.

Aprender a fala do corpo é aprender a linguagem das emoções e dos sentimentos; é aprender a decodificar corretamente sintomas e sinais. É focalizar a autopercepção; o contato consigo mesmo, com o outro, com a realidade externa. Integrando os vários eus, as diferentes partes de si, pode-se transformar a energia em potencial disponível para a ação e realização de suas metas, na construção de um mundo mais responsável e participativo. Em última análise, é a busca da manutenção da saúde, já que não se aperceber ou negar uma emoção, não susta o circuito neuro-hormonal que ela deflagrou. Ao contrário, deixa o corpo e a mente a mercê de mecanismos de biofeedback descompensados. causadores de disfunções e doenças psicossomáticas.

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ATualidades

Adriana Bollmann Adriana Bollmann

DESAFIOS E COMPLEXIDADES DE UMA ORIENTADORA EDUCACIONAL UTILIZANDO AT

Em toda a minha vida profissional sempre transitei por dois mundos: a Psicologia e a Educação. A opção pela Psicologia aconteceu naquele momento crucial em que um ciclo da vida se encerra, no caso, o Ensino Médio, para que um novo ciclo possa iniciar. Um momento em que a vida é um campo aberto para sonhos, planos e mais sonhos. A opção por Letras aconteceu em uma fase mais madura da vida, mas nem por isso com menos sonhos ou menos planos. A escola foi o lugar onde estes dois mundos se encontraram para mim, o lugar onde a Psicologia e a Educação se uniram quando assumi o papel de Psicóloga Escolar e de Orientadora Educacional.

Sempre que pensamos na dinâmica de relacionamentos dentro do espaço escolar, as primeiras imagens que não raras vezes surgem, são aquelas que vemos nos folders das instituições, e que nos remetem à crença do que uma escola deveria ser: repleta de estudantes sorridentes com seus livros e cadernos, professores felizes atrás de seus computadores ou em frente à uma lousa, ou ainda, de pais confiantes deixando seus filhos pequenos com suas mochilas grandes aos cuidados de quem irá orientá-los nos caminhos do conhecimento. O conhecimento, aliás, como o principal objeto a ser alcançado nesta instituição. Confesso que esta imagem também fez parte de um daqueles sonhos da juventude, no início de um novo ciclo, embora a experiência de estudante frequentadora de uma instituição escolar não tenha sido fiel a esta imagem.

A verdade é que há algum tempo em que o principal objetivo de uma escola deixou de ser o repasse de conhecimento. Em tempos de lives, Chat GPT, Inteligência Artificial, vídeos no YouTube e Tik Tok, as informações e conhecimentos deixaram de ser exclusividade da escola. A ela cabe a organização, a discussão, a sistematização e a veracidade do conhecimento que circula nas telas dos estudantes. Atualmente, diante de um paradoxo entre a reclusão digital e o embate fervoroso de ideias antagônicas, um dos papéis fundamentais (senão o mais importante...) da escola é o da socialização. Neste sentido, o Orientador Educacional deixou de ser figurante na instituição, deixou de ser a pessoa temida pelos estudantes, aquele que só dá “bronca” ou chama os pais para delatar os “maus”.

Como profissional na área da Orientação Educacional e como Analista Transacional em formação, reconheço o valor e o espaço que a Análise Transacional tem para conquistar, dentro do ambiente escolar, diante dos desafios e da complexidade dos comportamentos e das relações interpessoais que se estabelecem a partir deste novo paradigma.

A Análise Transacional, com sua riqueza e abundância, me permitiu observar comportamentos e mediar conflitos entre estudantes, professores e pais com a clareza de um Adulto Integrado, me permitiu olhar com amorosidade e acolhimento para estudantes com dificuldades, me permitiu estabelecer conexões reais e Contratos claros, me permitiu a percepção e a maturidade para sair de Jogos Psicológicos, porque, é claro, não vivemos sem eles, ainda mais dentro de uma escola, me permitiu dar Reconhecimentos positivos e verdadeiros em um lugar em que a Escassez prevalece. E, sobretudo, a Análise Transacional me permitiu! A permissão para a mudança e para fazer diferente. O caminho é longo e as transformações nem sempre acontecem no tempo e no ritmo que desejamos, nem em nós, nem no ambiente em que estamos.

Conheci a Análise Transacional por meio de um curso promovido por uma escola na qual eu trabalhava como Orientadora Educacional. E sou profundamente grata por isso. Desejo que mais Orientadores Educacionais possam conhecer a Análise Transacional e trazê-la para sua vida pessoal e profissional. E desejo que os Orientadores Educacionais possam ser cada vez mais reconhecidos diante do papel fundamental que exercem dentro das instituições de ensino.

Aniversários
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

01/DEZEMBRO
Leonardo Koslovski Silva
Heloiza Aragão Falante Pontes

04/DEZEMBRO
Daniela Carvalho Piaggio

06/DEZEMBRO
Felipe Barcelos dos Santos
Sergio Caballero

07/DEZEMBRO
Dione de Quadros Teodoro

08/DEZEMBRO
Verushka Vivas Ferreira
Maria Conceição Klober da Silveira

09/DEZEMBRO
Tarsila M Ceconi Filippin
Maria Stella Pacheco

10/DEZEMBRO
Guilherme Silveira Correia

11/DEZEMBRO
Wanessa Danielly Fernandes

12/DEZEMBRO
Michelle Thomé

13/DEZEMBRO
Silvio Roberto Cabral Junior
Edmundo Cruz Vianna
Paola Frizzo Pasquotto

14/DEZEMBRO
Ana Cristina Silva Alves
Marta Beatriz Horn Schumacher
Alessandro Ferreira Machado
Elisangela Gonzalez Morel Redivo
Caroline Araújo Roballo

15/DEZEMBRO
Adriane Silva Alves
Juliana Riccioppo Rossetti

16/DEZEMBRO
Dirlene Rosar

17/DEZEMBRO
Maria Clara Ramos Grochot
Maria das Graças B. de Araújo

18/DEZEMBRO
Luana de Farias Ebling

19/DEZEMBRO
Joscelaine Farias Pereira Vicente
Aline Peres de Carvalho

20/DEZEMBRO
Ana Carolina C. Ribeiro de Oliveira
Silvia Maria Coleraus

22/DEZEMBRO
Carmen Nominato Meirelles

24/DEZEMBRO
Gabriela Cardoso Bitencourt

25/DEZEMBRO
Fabio Emanuel Iser de Meirelles
Ana Karina de Luna Pinheiro

26/DEZEMBRO
Fabiana Rosito Bercht

27/DEZEMBRO
Rosangela dos Reis Souza

30/DEZEMBRO
Andre Matos Mendonça
Andressa Dela Justina
Gabriela Tavares da Silva
Roberta Schwarlz Rondon Bezerra

EXPEDIENTE

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Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por: Aymée Fávaro, Fabiana Bercht, Leilane Nascimento e Ana Laura Rodovalho.
Diretora responsável: Adriana Montheiro.
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