Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS | BRASIL | Nº 140 - ABRIL DE 2022
alt_text

 

NOTÍCIAS DA DIRETORIA DE DOCÊNCIA E CERTIFICAÇÃO

No dia 14 de março foi realizada uma Reunião de Didatas e Didatas em Formação. Tivemos um momento de notícias da Docência, com alguns informes e datas das etapas para certificação em 2022.

Formação AT

Entrega do trabalho escrito até 15/05/2022.
Inscrição para apresentação oral até 15/09/2022.
Apresentações orais a partir de 15/11/2022.

A Diretoria CientÍfica trouxe informações valiosas de como avaliar artigos para Rebat. Depois passamos a discussão dos programas específicos para serem disponibilizados no Manual de Normas e Procedimentos.

Planejamos que até maio/22 o Manual seja disponibilizado no site da UNAT.

Informamos abaixo os procedimentos para facilitar os cursos AT-101 e AT-202.

  Procedimentos para ministrar o curso AT-101
O folder pode ser solicitado à diretoria de comunicação, que indicará o contato da agência ou realizado pelo ministrante (Membro Certificado, Membro Didata em Formação ou Membro Didata). Na divulgação é preciso constar o símbolo da UNAT-BRASIL, nome completo do(s) ministrante(s) e sua condição na UNAT-BRASIL por extenso, por exemplo: Membro Didata em Formação ou Membro Certificado.
O(s) ministrante(s) deve(m) estar em dia com o financeiro da UNAT-BRASIL.
O certificado do curso deve ser solicitado por um dos ministrantes no site da UNAT-BRASIL, na central do associado, no link “Solicitação de certificados de cursos AT 101 e AT 202”.

Formação AT

O ministrante deve recolher para a UNAT-BRASIL 2% do valor cobrado dos participantes, via transferência bancária e o comprovante deve ser enviado ao e-mail financeiro@unat.org.br.
  Procedimentos para ministrar o curso AT-202
O folder pode ser solicitado à diretoria de comunicação, que indicará o contato da agência ou realizado pelo ministrante (Membro Didata em Formação ou Membro Didata). Na divulgação é preciso constar o símbolo da UNAT-BRASIL, nome completo do(s) ministrante(s) e sua condição na UNAT-BRASIL por extenso, por exemplo: Membro Didata em Formação.
O(s) ministrante(s) deve(m) estar em dia com o financeiro da UNAT-BRASIL.
Inscrever ou solicitar aos participantes que se inscrevam como membro associados da UNAT-BRASIL, informando que deverão pagar a anuidade a partir da inscrição até o final do curso ou das etapas de certificação. Caso não desejem continuar como membro da UNAT-BRASIL, precisam enviar um e-mail à administrativo@unat.org.br solicitando o desligamento.
A turma deve ser cadastrada por um dos ministrantes no site da UNAT-BRASIL, na central do associado, “Cadastro de turmas AT 202”. Para cada nova turma, um cadastro deve ser realizado.

Formação AT

Informar à Diretoria de Docência as informações abaixo:
- Nome completo dos participantes
- Data do início do curso e data final do curso
- Valor cobrado dos participantes
O ministrante deve recolher mensalmente para a UNAT Brasil 2% do valor cobrado dos participantes, via transferência bancária e o comprovante deve ser enviado ao e-mail financeiro@unat.org.br.
  Procedimentos para ministrar o Curso de Pós-Graduação
Entrar em contato com a Diretoria de Docência e Certificação: docencia@unat.org.br para discutir os procedimentos.
Caso o MD ou MDF não tenha um título reconhecido pelo MEC de Mestrado, precisa convidar um Mestre para assinatura do contrato com a FATO ou JK.
Inscrever ou solicitar aos participantes que se inscrevam como membro associados da UNAT-BRASIL, informando que deverão pagar a anuidade a partir da inscrição até o final do curso. Caso não desejem continuar como membro da UNAT-BRASIL, precisam enviar um e-mail à administrativo@unat.org.br solicitando o desligamento da associação.

 

 

VEM AÍ O WORKSHOP DE ATUALIZAÇÃO COM O TEMA SIMBIOSE E SERÁ FACILITADO POR REGINA BERARD

Formação AT

No dia 02 de abril das 09h às 17h acontecerá o Workshop on-line de atualização em Análise Transacional com o tema Simbiose. Será facilitado pela Didata em Formação Regina Berard.

Para os associados que estiverem em dia com a instituição, o Workshop será gratuito. Quem estiver com alguma pendência financeira e desejar participar, o investimento é 500,00.

Vamos juntos?

Divisor

 

A DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO OFICIALIZA 3 GRUPOS DE WHATSAPP

No propósito de aprimorar a comunicação entre nós, a diretoria oficializa 3 grupos de WhatsApp:

SOU UNAT
MD e MDF OFICIAL
MD e MDF Relax

Entendemos que tal iniciativa facilita a administração das informações e evita a repetição de mensagens.

Outras providências importantes:

> Fica opcional ao MD e MDF a participação no SOU UNAT, pois os comunicados serão postados nos 2 grupos.

> Você receberá um link do novo grupo “Sou Unat” em seu WhatsApp privado para ingressar quando desejar.

O que a gente quer com mais esta ação é “arrumar a casa” para que você se sinta bem aqui.

Seja bem-vindo@!

UNAT-BRASIL

Divisor

 

EM ABRIL HAVERÁ O 8º MÓDULO DO AT 303 SOB A CONDUÇÃO DA MD REGINA SILVA

Nos dias 8, 9 e 10 de abril haverá o 8º Módulo da Formação AT 303 sobre Metodologia Científica, Didática e Supervisão e será conduzido pela Didata Regina Silva. Até o momento 14 Membros Didatas em Formação confirmaram participação no Módulo.

“Quando a Ede me ligou, pedindo que eu desse esse módulo do 303, ela me disse que queria que eu fizesse isso porque fui eu que ensinei a ela supervisão. Me senti realizada como orientadora com essa Carícia tão espontânea.

Eu sempre fico feliz de poder apoiar a UNAT-BRASIL e todos aqueles que estão comprometidos com seu processo de desenvolvimento: Membros Regulares, Certificados, Didatas em Formação.

Acredito no que Paulo Freire nos diz:
'Ensinar não é transferir conhecimento, é criar possibilidades para produção e construção de conhecimento'. 'O melhor professor é aquele que aprende com o aluno.'

Considero que ensinar e desenvolver pessoas é minha missão de vida. Portanto o convite era algo irrecusável. Além disso preciso citar que aprendi muito com meus colegas Didatas, trocando experiências, às vezes concordando, às vezes, discordando, criando algo novo, a partir de pontos de vista diferentes, sempre aprendendo.

Agradeço a Ede o convite e preciso honrar meus professores.
Tudo o que aprendi sobre supervisão, didática aprendi com Vilma Cortez, Henrique Austregésilo e Manoel Teixeira.

Agradeço e honro meus professores, mas principalmente, os meus alunos que ao longo de 30 anos de trabalho me ensinaram muito, me desafiaram, me confrontaram, me fizeram estudar mais, adquirir tolerância e interesse por diferentes perspectivas da realidade.

A supervisão propicia uma oportunidade sem igual de aprendizagem pela experiência e prática efetiva tanto do orientador quanto do aprendiz.

Na REBAT de agosto de 2015 falo sobre a supervisão como um processo de desenvolvimento profissional que deve qualificar as habilidades do treinando, desenvolver aquelas que lhe faltam e ampliar o seu potencial para alcançar o sucesso profissional de forma ética.

A Didática envolve um longo processo: estudo, pesquisa, organização do conteúdo de acordo com o nível de informação que público (os alunos) já tem, apresentação, prática e ressonância desse conteúdo, para avaliar o quanto foi assimilado, avaliação do processo de aprendizado e tudo recomeça outra vez.

Lidamos com um público que já é adulto e profissional, portanto, já tem experiências prévias tanto de aprendizado como de ensino. Quando ensinamos precisamos utilizar técnicas de Andragogia, ensino para adultos. Paulo Freire, assim como Richard Erskine, Pamela Levin e Rosemary Napper podem auxiliar muito nisso.

É tentador o orientador se colocar na posição de pedagogo, aquele que ensina a quem não sabe (crianças). Berne sempre construiu o conhecimento a partir do grupo. Claude Steiner nos alerta sobre os Jogos do Poder.

A contratação, a relação OK/OK entre quem ensina e quem aprende é fundamental.

Uma escuta respeitosa, um ajustamento do ritmo de aprendizado, o respeito pelos limites do outro e dos seus próprios limites, uma escuta curiosa e interessada pela contribuição do outro podem definir o sucesso do processo de aprendizagem.

Ninguém sabe mais ou menos...

Temos diferentes saberes...”

Regina Silva
Membro Didata nas áreas de Psicoterapia e Organizacional

Divisor

 

A ANUIDADE DE 2022 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA PAGAMENTO NO SITE DA UNAT-BRASIL

Para facilitar o planejamento financeiro de nossos associados, a UNAT Brasil tem como primeira data de vencimento da anuidade o dia 30/04/2022, de forma a não coincidir com outros compromissos financeiros e habituais no primeiro trimestre de cada ano.

Você conta com um benefício especial, realizando o pagamento até esta data: desconto de 9%.

Você ainda pode usufruir do benefício de 5% de desconto no valor da anuidade, realizando o pagamento até 31/07/2022.

O pagamento pode ser realizado após este período, sem desconto, até o dia 31/12/2022.

Em qualquer uma das opções, você pode dividir em até 6 x o pagamento, no cartão de crédito.

Se você prefere fazer o pagamento via PIX, os dados bancários são:
• PIX da UNAT (CNPJ): 56995715000186
• Banco Bradesco 237
• Agência 3284
• Conta corrente: 4473-3

Neste caso, é imprescindível que você envie o comprovante de pagamento para financeiro@unat.org.br.

Dúvidas, fale conosco: financeiro@unat.org.br
Joelma Tannús
Diretoria Financeira

Divisor

 

DE 3 A 5 DE JUNHO ACONTECE O 1º CONGRESSO ON-LINE DA ITAA COM TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS

O 1º Congresso on-line doa ITAA acontecerá de 03 a 05 de junho, você pode conferir a programação com mais de 50 workshops e fazer a inscrição no link a seguir:

itaaworld.org/itaa2022

Formação AT

O Brasil é considerado um país TAlent 2. Na hora do pagamento, ao identificar o País, será concedido um desconto.

Divisor

 

Aniversários
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

01|ABRIL
Aymée Fávaro Cineiro

02|ABRIL
Fumika Watanabe Ribeiro
Luiz Antonio Tiradentes

04|ABRIL
Alynne Cristine Spirandelli
Maria Helena de Souza
Matheus Romero Neto
Patricia Guterres Bandeira Nogueira
Samuel Carlos da Rosa de Oliveira

05|ABRIL
Sandra Cairo de Oliveira Amaral
Schyrllene Lima Lopes

06|ABRIL
João Pedro Guimarães Aversa
Júlio Adriano Ferreira dos Reis

07|ABRIL
Fabio Eduardo Cardoso
Igor Felipe Benatti

08|ABRIL
Andreia Sousa Amorim Oliveira
Fabiane Ninoff Monges
Rozimeri Capelli Cardoso

09|ABRIL
Glaucia Braga Mercher Coutinho
Joao Carlos da Motta Ferreira

10|ABRIL
Anderson João Lopes Cruz
Daniel Junior Domingues Rodrigues

12|ABRIL
Debora Tatiana de Medeiros
Fabrizia Rossetti

13|ABRIL
Daniel Spinelli
Ila Barbosa Bittencourt
Maria do Carmo Baschirotto
Vitor Agra Merhy

14|ABRIL
Elisabeth Heinzelmann
Luiz Eduardo de Bastos Neder

15|ABRIL
Geonice Fernanda N. Z. Spielmann

16|ABRIL
Fabiana do C. G. de Vasconcelos
Silvana Canalhe Garcia

17|ABRIL
Mirela Finoti Pupim
Miriam Rosito Bercht
Paulo Vieira da Costa Lopes
Rafael Rubens Ramos
Regina Maria Stalba C. Balau
Sabrina dos Santos Patto
Samanta de Oliveira Nery

18|ABRIL
Daniel Vargas Pereira
Debora Marcolino Ferrari
Helder Jose Dias

19|ABRIL
Loeci Maria Pagano Galli

20|ABRIL
Maria Izabel Schneider Severo
Marklene Amorim dos Santos

21|ABRIL
Giuliana Costa Moreira Moutela
Renata Soares de Abreu
Renata Vidal Gomes
Saburo Okada

22|ABRIL
Eduardo Ribeiro Sartore
Joelma Ferreira da Silva
Virginia Gil Hernandez

23|ABRIL
Andressa Borges Machado
Fabiana Candida Vitorino
Karine Ferreira Santos Mendonça
Marilia Marcia Santos Pereira

24|ABRIL
Claudia Baya Shinyashiki
Clelia Lucia Lucio de Lima
Denise Abrahao do Nascimento
Jose Claudio Alves Arias Afonso
Mara Cristina Zimmermann

25|ABRIL
Auzean Lucena da Silva
Carlos Aparecido Rodrigues
Denise Rochael
Marcelo de Jesus Joao
Rafael Araujo Souto
Rosane Bonessi Dias
Serguei Ferreira Silva
Tania Maria Menegotto Comin
Thais Defensor Santos

26|ABRIL
Eliziane Martins Bernardo

27|ABRIL
Fabiana R. de Oliveira Prates
Marco Ricardi de Abreu

29|ABRIL
Ana Cicília Ribeiro Siqueira

EXPEDIENTE

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Auzean Lucena, Guilherme Correia e Tatiane Medeiros.
Diretora responsável: Regina Berard
Diagramação: i34 Publicidade e RaioZ
Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 15 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.