Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS | BRASIL | Nº 133 - SETEMBRO DE 2021
alt_text

 

COMEMORAMOS O DIA DO PSICÓLOGO, OCORRIDO EM 27/08, COM ESTE LINDO TEXTO DE MÁRCIA BEATRIZ BERTUOL

No dia 27 de agosto é comemorado o dia do Psicólogo no Brasil.

Nessa mesma data, no ano de 1962, João Goulart, que era o Presidente da República na época, sancionou a Lei 4.119, que finalmente tornava a Psicologia, de direito, uma profissão. Isso só aconteceu graças a mobilização e determinação de diversos profissionais da área na época, que lutaram para que isso se tornasse realidade. A lei foi sancionada em 1962 e teve que esperar até janeiro de 1964 para ser regulamentada (Decreto 53.464). E apenas 7 anos depois, em 1971, foi criado formalmente o Conselho Federal de Psicologia (CFP). Enquanto profissão no Brasil, a Psicologia é bastante jovem.

Enquanto ciência e área do conhecimento, a história é outra. "A psicologia possui um longo passado, mas uma história curta". Com essa frase descreveu Hermann Ebbinghaus, um dos primeiros psicólogos experimentais, a situação da Psicologia - tanto em 1908, quando ele a escreveu, como hoje: desde a Antiguidade pensadores, filósofos e teólogos de várias regiões e culturas dedicaram-se a questões relativas à natureza humana - a percepção, a consciência, a loucura. Apesar de teorias "psicológicas" fazerem parte de muitas tradições orientais, a Psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nos filósofos gregos, mas só se separou da Filosofia no final do século XIX.

O primeiro laboratório psicológico foi fundado pelo fisiólogo alemão Wilhelm Wundt em 1879 tendo publicado seu livro "Principles of Physiological Psychology" em Leipzig, na Alemanha. Seu interesse se havia transferido do funcionamento do corpo humano para os processos mais elementares de percepção e a velocidade dos processos mentais mais simples. O seu laboratório formou a primeira geração de psicólogos. Alunos de Wundt propagaram a nova ciência e fundaram vários laboratórios similares pela Europa e os Estados Unidos. Wundt é creditado pela criação da Psicologia como um campo de investigação científica independente da Filosofia e Biologia. Mas uma outra perspectiva se delineava: o médico e filósofo americano William James propôs em seu livro "The Principles of Psychology (1890)" - para muitos a obra mais significativa da literatura psicológica - uma nova abordagem mais centrada na função da mente humana do que na sua estrutura. A mente consciente é, para ele, um constante fluxo, uma característica da mente em constante interação com o meio ambiente. Por isso sua atenção estava mais voltada para a função dos processos mentais conscientes. Na Psicologia, em seu entender, deveria haver espaço para as emoções, a vontade, os valores, as experiências religiosas e místicas - enfim, tudo o que faz cada ser humano único.

Sobre os ombros destes dois gigantes, todo o conhecimento e as práticas da Psicologia, tal como a conhecemos e exercemos hoje, se ergueu. As múltiplas escolas de formação de psicólogos, as abordagens ao sofrimento psíquico e as perspectivas de crescimento e cura foram se desenvolvendo, agregando novas perspectivas à medida que o conhecimento sobre o ser humano se expande.

E a nossa Análise Transacional, aonde se insere no cenário da Psicologia brasileira? Criada no final dos anos 50 nos EUA por um médico dissidente da Psicanálise, a AT surge dentro do movimento da Psicologia do Ego, um ramo da Psicanálise que estuda o Ego e suas funções. Ao mesmo tempo, por sua visão do ser humano como alguém destinado ao crescimento e evolução, se insere no movimento Humanista da Psicologia. E, por ser voltada ao estudo dos fenômenos sociais, por interessar-se pelos eventos transacionais, insere-se também na Psicologia Social.

Essa múltipla inserção permite ao analista transacional tanto o trabalho psicodinâmico da psicoterapia, quanto a aplicação da teoria e seus métodos em todo e qualquer campo onde as relações humanas são objeto de estudo e intervenção.

A Análise Transacional chegou ao Brasil nos anos 70. Um pouco depois da criação da profissão de Psicólogo aqui. Viveu um momento de descoberta e expansão e depois um período de decréscimo no interesse pela teoria. Não temos um reconhecimento dentro da Academia e nossa produção científica é bastante limitada. Produzir ciência requer a presença em Universidades e nosso ciclo não se completava até a UNAT-BRASIL formar parcerias com faculdades e criar as Especializações Latu Senso. Estamos caminhando na direção de produzir conhecimento e, quem sabe, realizar pesquisas que validem nossas práticas. Além disso, temos sustentado um movimento de formação de Analistas Transacionais, com grupos crescendo em várias áreas.

A Psicologia, e a Análise Transacional - como uma de suas múltiplas manifestações - segue evoluindo, em consonância com a sociedade e sua complexidade. Que sejamos capazes de manter o caminho, agradecendo à Eric Berne seu legado genial e a tantos psicólogos que estudam e praticam a AT em todo o mundo e a mantém viva e em expansão.

Márcia Bertuol – Membro Didata na área de Psicoterapia.

Divisor

 

VEM AÍ MAIS UM ENCONTRO DO WORKSHOP DE ATUALIZAÇÃO EM PSICOTERAPIA

Nos dias 24 e 25 de setembro, com a coordenação de Márcia Bertuol e Jane Costa, acontecerá mais uma edição da Atualização em Psicoterapia. O tema é “OS DESAFIOS DA PSICOTERAPIA EM TEMPOS DE PANDEMIA!”.

Os encontros são momentos para discutir teoria atual, treinar a aplicação clínica e supervisionar casos, e está aberto a todos os Membros Certificados, Didatas em Formação e Didatas da Área de Psicoterapia.

A próxima edição acontecerá na sexta (24/09) das 14h às 19h e no sábado (25/09) das 9h às 12h30 e das 14h às 16h.

Inscrições com:
Márcia 51 99981-6420, Jane 51 99808-3542 e Luiza 51 98657-2972.

Divisor

 

O TERCEIRO ENCONTRO DO PROJETO CIÊNCIA & PROSA ACONTECEU DIA 12 DE AGOSTO

No dia 12 de agosto aconteceu o terceiro encontro do Ciência & Prosa com o tema “Anatomia de um artigo”.

Workshop

“Duas palavras que juntas contam bem adequadamente este evento generoso que pude participar em duas edições. Fazer ciência, desde o tempo da faculdade, me parecia ser algo sóbrio, estruturante e estruturado, bem reduto do Estado do Ego Pai Crítico. Dentro do sacrário das normas e procedimentos – aos quais me alinhava e obedecia, um Estado do Ego Criança Adaptada “treinadim” para fazê-lo. Meu desejo de explorar limites permanece aceso, apesar de todos os pesares. Este evento trouxe uma lufada de leveza, tratando todos os aspectos da produção de ciência dentro do PAC da escrita. A evidente boa vontade da equipe da Diretoria Científica de traduzir com cuidado e amparo (P), com dados atualizados de planejamento e ordenamento dos fatos científicos (A) e com brilho nos olhos e alegria (C) – geraram em mim e no meu grupo de pesquisa – alguns ali presentes, outros que ganharam por nossos depoimentos – um desejo grande de seguir, de continuar, de fazer acontecer a AT Brasileira e de registrá-la para que saibam de nós em algum lugar do futuro. Muito obrigada time da Ciência & Prosa – #juntos!”.
Maku de Almeida

Andreia Cechin
Diretoria Científica UNAT-BRASIL

Divisor

 

4 ANALISTAS TRANSACIONAIS FORAM ENDOSSADAS NO SED – SEMINÁRIO DE ENDOSSO DE DIDATAS

O Seminário de Endosso de Didatas (SED) deste ano aconteceu no formato on-line nos dias 30, 31/07 e 01/08, com a coordenação de Márcia Beatriz Bertuol. Foram endossadas 4 Analistas Transacionais das áreas Organizacional e Psicoterapia.

Workshop

- Auzean Lucena da Silva – Área Organizacional
- Carolina Schmitz da Silva – Área Organizacional
- Gabriela Betanho Inácio – Área Psicoterapia
- Tatiane Medeiros Cunha – Área Psicoterapia

Parabéns a todas! O próximo passo é ler a cartilha do SED que será enviada por e-mail e na sequência realizar assinatura do contrato com o supervisor(a) (MD), que formalizará a sua entrada para o grupo de Membros Didatas em Formação.

Ede Lanir
Diretoria de Docência e Certificação

Divisor

 

COMO DIVULGAR OS CURSOS DA UNAT-BRASIL (MD, MDF e CERTIFICADOS) DESTE ANO

Divulgue os cursos de formação com os títulos oficiais da UNAT-BRASIL:

- Curso AT 101 – Introdutório de Análise Transacional ou Curso de Introdução à Análise Transacional,
- Curso AT 202 | Formação em Análise Transacional,
- Curso AT 303 | Formação de Didata em Análise Transacional,
- Curso de Pós-graduação Latu Sensu em Análise Transacional.

Explicite a certificação da UNAT–BRASIL nas peças de divulgação e publicidade, o que pode gerar a ampliação da rede de contatos e a validação do peso da marca.

Para facilitar sua divulgação e publicidade, você poderá utilizar as peças digitais no modelo oferecido pela UNAT-BRASIL (contate a Diretoria de Comunicação para obter o contato do profissional que lhe dará apoio).

A UNAT-BRASIL endossa pessoas e não produtos. Os cursos AT 101, AT 202, AT 303 e Pós-graduação em Análise Transacional são oferecidos pela UNAT-BRASIL, através dos seus associados Membros Certificados, Didatas em Formação e Didatas.

Assim, o conteúdo deverá ser desenvolvido de acordo com o Manual de Normas e Procedimentos da UNAT-BRASIL.

E qualquer publicidade sobre materiais como: camisetas, livros e outros, devem ser separados daquela sobre serviços, formação e treinamento.

O símbolo constituído pelos três círculos tangenciais na vertical, com ou sem as iniciais PAC inscritas, é utilizado exclusivamente, pelos associados Membros Certificados, Didatas em Formação e Didatas.

Apenas os Analistas Transacionais Didatas e Didatas em Formação podem anunciar formação e treinamento. Os Analistas Transacionais Didatas em Formação deverão estar em supervisão de Analista Transacional Didata, com Contrato assinado.

Os estudantes de Análise Transacional, ao ministrar AT 101 – Curso de Introdução à Análise Transacional devem, necessariamente, ter Contrato assinado e estar na presença de seu Orientador.

Recomendamos acessar o Código de Ética que está disponível no site da UNAT-BRASIL.

Divisor

 

AINDA DÁ TEMPO DE PARTICIPAR DO CONBRAT!

O Congresso Brasileiro de Análise Transacional está em sua XXVIII edição e será online nos dias 09, 10 e 11 de setembro. No dia 09 será o Pré-Congresso e a abertura com Roberto Crema.
Destacamos os três palestrantes internacionais presentes no evento: Keith Tudor, Gloria Noriega e Jorge Close, além de vários analistas transacionais que nos abrilhantará com seus conhecimentos.

O congresso contempla as áreas de psicoterapia, organizacional, saúde e educação. Ainda dá tempo de garantir sua inscrição. Vem participar conosco e fortalecer a sua atuação profissional ficando por dentro das produções e contribuições da Análise Transacional em seus diversos campos de atuação.

As inscrições podem ser feitas no site:
https://bit.ly/conbrat2021

Qualquer dúvida a comissão do Congresso está à disposição.

Divisor

 

QUER QUE A UNAT REPOST SUAS POSTAGENS NO INSTAGRAM? SAIBA COMO!

A Unat-Brasil quer repostar sua publicação na sua página do Instagram! Para isso, quando você fizer alguma postagem, basta marcar o perfil da @unatbrasil que compartilharemos nos stories.

Vamos fortalecer a Análise Transacional e nossa instituição ampliando ainda mais nossa comunicação, para que mais pessoas possam conhecer esta teoria e filosofia de vida.

Para mais informações
Regina Berard (Diretora de comunicação): 16-98193-0031

Divisor

 

Aniversários
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

01|SETEMBRO
Adriana da Costa Gouvêa
Antonio Santana Meneses
Dolores Gonzales Borges de Araujo
Ines Maria Peret de Assis
Isaura de Faria
Jorge Rogerio Fagim
Lara Losada Iglesias
Ligia Beatriz Echenique Becker
Mirema Barreto Rangel
Silvia Tavares Peixoto da Silva Eboli

02|SETEMBRO
Elena Waded Nakle Benas
Erica Mitiko Antunes Toyomoto
Karen Proença Amaral de O. e Silva

03|SETEMBRO
Andreia Carusa Pacheco Barbosa
Fabiana Muniz do Carmo

04|SETEMBRO
Fernanda de Oliveira Maia
Silene Jaco de Sousa Carrijo

07|SETEMBRO
Aline Alves Ferreira
Cristiane de Carvalho Vilela
Neiva Fatima Schefer
Renata Nogueira Tannus

08|SETEMBRO
Ronaldo Ferreira Duarte

09|SETEMBRO
Janaina Rocha de Oliveira Baschirotto
Katy Helder de Villa Cardoso

10|SETEMBRO
Jaci Pinheiro Duarte
Sandra Soares Kolling

11|SETEMBRO
Constancia Margarete Alves de Boni
Giancarlo Ceron
Maria de Fatima Silva
Rubens Correia Filho

13|SETEMBRO
Milene Muller
Morgana Sayonara Assis Silva

16|SETEMBRO
Camila Pires e Silva
Sandra Mara Guimarães

17|SETEMBRO
Babeth Melina Figueiredo Duarte
Romulo Daniel

18|SETEMBRO
Daiane Busarello
Elizete Popia
Gustavo Falcão de Almeida
Lutcheska Amboni Redivo Premoli
Roberta Pereira da Silva
Sandra Sala

19|SETEMBRO
Amilton Marcos de Almeida

20|SETEMBRO
Adrielly Garcia Siebert
Carolina Narloch Sass de Haro

21|SETEMBRO
Andre Wyllie Lacerda Rodrigues
Priscila Cristina A. da Silva Costa
Rosangela de Fatima D. Maciel
Welodimer Neustadter

22|SETEMBRO
Angélica Luiza Pereira

23|SETEMBRO
Alisson Machado Borges

24|SETEMBRO
Paulo Azevedo Bastos

25|SETEMBRO
Carolina Schmitz da Silva
Ercilia Antonio da Silva
Maria de Fatima Queiroz Andrade

27|SETEMBRO
Fabia Cristina Kovaski
Milena Waitikoski da S.Pedroso
Vanessa Lima da Silva

28|SETEMBRO
Marian Soares Betoni
Mayra Cristina Fernandes Almeida
Renata Cristina Brandao Rossini

EXPEDIENTE

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Auzean Lucena, Guilherme Correia e Tatiane Medeiros.
Diretora responsável: Regina Berard
Diagramação: i34 Publicidade e RaioZ
Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 15 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.