Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS | BRASIL | Nº 134 - OUTUBRO DE 2021
alt_text

 

FOI UM SUCESSO O CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISE TRANSACIONAL - CONBRAT

Olá, queridos associados!

Nosso 28º Congresso Brasileiro de Análise Transacional realizado nos dias 09 a 11 de Setembro foi um sucesso.

Agradeço a todos que estiveram de forma direta ou indiretamente envolvidos e que com sua dedicação, empenho e conhecimento contribuíram para a realização deste evento.

Tivemos oportunidade de termos conosco, convidados internacionais e nacionais, que nos convidaram a refletir e ampliar nossos horizontes em Análise Transacional.

Mesmo sendo 100% online, nosso evento continuou oferecendo as partilhas amorosas de conhecimento e Carícias construtivas.

Meu agradecimento especial ao querido Cláudio dos Reis, que coordenou o Conbrat juntamente com sua comissão, com muita competência e carinho, nos proporcionando momentos incríveis que ficarão nas nossas memórias.
Dando sequência ao sucesso deste evento, informo à toda comunidade UNAT Brasil, que o XI Fórum Brasileiro de Análise Transacional que acontecerá em 2022, será coordenado pelas nossas queridas Marília Márcia S. Pereira e Ana Paula Saad Rodrigues.

Agradeço por SER e PERTENCER à UNAT Brasil.

Mary Luce M. de S. Melazzo
Presidente – UNAT- BRASIL


O XXVIII Congresso brasileiro de Análise Transacional aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de setembro de 2021 e pela primeira vez foi realizado na modalidade virtual.

O tema do XXVIII CONBRAT “A coragem de ser quem você é” buscou estimular reflexões sobre oportunidades em reconhecer e valorizar traços de nossa individualidade, construída com base em predisposições genéticas, na ancestralidade e na história de vida e marca pessoal, que, na prática, se converte em um conjunto de forças e vulnerabilidades que compõe a riqueza da diversidade humana.

O uso da tecnologia de informação como recurso básico trouxe dois principais desafios na gestão do evento: o primeiro foi o de proporcionar informação e suporte operacional suficiente para minimizar a insegurança diante desse novo mundo tecnológico digital, e o segundo foi criar um ambiente virtual acolhedor para que os membros da comunidade de AT no Brasil tivessem a oportunidade de estruturar o tempo social com Intimidade e praticar a tradicional e calorosa interação com troca de Reconhecimento.

Além do desafio de realizar a gestão da mudança para o modelo de congresso virtual, a coordenação do evento precisou lidar, em todas as fases do projeto, com incertezas e abalos tanto na saúde física como emocional de pessoas envolvidas e seus familiares, situação recorrente nesse cenário de pandemia da Covid19. Todas as adversidades só puderam ser superadas graças ao trabalho de uma equipe coesa e de alto desempenho, profissionais competentes e engajados diante de um mesmo propósito: oferecer um evento de qualidade aos analistas transacionais e demais profissionais interessados em conhecer e aplicar essa instigante e eficaz teoria psicológica.

Gratidão aos membros da comissão organizadora, as tradutoras e ao suporte da empresa de gestão de eventos Softaliza, equipe jovem e competente que com paciência e tolerância nos ajudou a superar algumas crises.

Parabéns aos palestrantes pela coragem de se aventurarem na jornada virtual e pelo reconhecido nível de qualidade das apresentações. Além de proporcionarem ricos aprendizados aos congressistas, propiciaram também momentos de alegria, cuidado e atenção.

Agradeço a Diretoria da UNAT Brasil pelo apoio e confiança depositada na comissão organizadora e, também aos patrocinadores do evento: Porto Itapoá e D&D cosméticos, que além de realizarem aporte financeiro para viabilizar o evento se mostraram parceiros em todos os momentos.

Foram três dias de atualizações teóricas e práticas que iniciou com o pré-congresso através de palestrantes e convidados mostrando as diversas possibilidades de aplicação da AT no Brasil e sua eficácia nas áreas de psicoterapia, organizacional, educacional e ciências da saúde.

No congresso, destaque especial para a inspiradora palestra de abertura do Roberto Crema e as brilhantes apresentações dos palestrantes internacionais convidados: Keith Tudor da Nova Zelândia, Gloria Noriega do México e Jorge Close da Argentina.

E no encerramento, nossa Criança Livre foi nutrida com um fim de tarde de sábado alegre e descontraído, com a apresentação do Grupo Sonoros Trancoso.

No papel de coordenador do evento, pude validar a potência em combinar conceitos de AT com a área do conhecimento de gestão de projetos. Em especial, no sincronismo observado em relação aos valores e princípios que sustentam a filosofia dos Métodos ágeis, de incentivo a abertura para adaptações frequentes, promoção da auto-organização, comunicação constante, foco no cliente, no maior trabalho em equipe e na entrega de valor, que, encontra na AT um conjunto de recursos de comprovada eficácia no desenvolvimento da capacidade individual e coletiva de estabelecer relacionamentos saudáveis e produtivos visando atingir objetivos comuns.

Dessa jornada, levo como principal aprendizado a consonância entre os princípios filosóficos da AT e o valor número um do Manifesto ágil:
“Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”.

Seguimos juntos!
Um afetuoso abraço,

Cláudio Reis
Coordenador do XXVIII Conbrat
Analista Transacional e MDF área organizacional

Divisor

 

ESTADOS DO EGO É O TEMA DO ÚLTIMO WORKSHOP DE ATUALIZAÇÃO EM ANÁLISE TRANSACIONAL DESTE ANO, VENHA PARTICIPAR

O último Workshop de Atualização em Análise Transacional deste ano será sobre Estados do Ego - Estrutura e Dinâmica da Personalidade.

Será ministrado por Marilia Pereira e Mary Luce Melazzo, nos dias 20 e 21 de novembro no formato on-line. O Workshop é gratuito e aberto a todos os associados que estão em dia com a diretoria financeira.

Em breve divulgaremos maiores informações sobre as inscrições, fique ligado!

Ede Lanir
Diretoria de Docência & Certificação

Divisor

 

ACONTECEU MAIS UM ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO EM PSICOTERAPIA COM O TEMA "OS DESAFIOS DA PSICOTERAPIA EM TEMPOS DE PANDEMIA!"

A comunidade de analistas transacionais estão sempre em movimento, estudando, refletindo e se atualizando.

Este último final de semana que passou não foi diferente. Alguns analistas transacionais se reuniram sob o comando de Jane Costa e Márcia Bertuol para discutir sobre “Os impactos da Pandemia do COVID na prática clínica”. Foram momentos riquíssimos de troca e compartilhamento.

Workshop

Acompanhe o depoimento de Tânia Alves (MDF Psicoterapia e MC área Ciências da Saúde):

Neste último encontro de Atualização em Psicoterapia em AT, promovido pelo SÍNTESE aqui em Porto Alegre, ganhamos um presente muito precioso. O presente da reflexão conjunta e respeitosa sobre pandemia, AT, psicoterapia e política.

Através dos lindos e atuais artigos de Marco Mazzetti e Carole Shadbolt e sob o olhar benigno de Berne e Steiner, caminhamos por uma proposta robusta para uma mudança do que é ser psicoterapeuta quando estamos todos, clientes e psicoterapeutas, como diz um dos artigos, no mesmo mar, embora não no mesmo barco.

Refletimos sobre como o setting terapêutico está impregnado das questões do feminismo, do neoliberalismo, do lockdown, do racismo, da orientação sexual, da desigualdade socioeconômica e, muito intensamente, do embate entre o pensamento de direita e de esquerda. E nós, que também vivemos neste mesmo mundo e não em um Olimpo onde não há fome, opressão ou corrupção, como nos apresentaremos aos nossos clientes? O convite que ficou do nosso rico pensar juntos em um ambiente favorável foi o de que nos mostremos como seres humanos em vez de especialistas.

Refletir sobre os textos com conotação política clara e declarada, relembrar o Manifesto de Psiquiatria Radical, rever as revolucionárias e libertárias Premissas da AT e ouvir a impactante experiência da Jane Costa e da Márcia Bertuol com um grupo onde Psiquiatria Radical era o referencial teórico seguido fez desta Atualização algo pra guardar no peito.

Deixo aqui duas impressões finais:
-As lindas palavras de Carole Shadbolt que diz: “Talvez não haja melhor momento do que, provavelmente, o pior de todos para oferecer uma condição que posicione claramente os terapeutas como seres humanos e os apresente como um ato político.”

- E a minha conclusão de que , em tempos em que até espirrar pode ter um significado político e de cidadania, a neutralidade nos torna frágeis e manipuláveis.”

Obrigada grupo que pensou junto, obrigada Márcia e Jane por nos instigarem a ser mais.

Divisor

 

A UNAT-BRASIL INOVA E LANÇA A REBAT ON-LINE

A Diretoria Científica tem a alegria de comunicar o lançamento da REBAT On-line, que ocorreu no Conbrat 2021. A Revista Brasileira de Análise Transacional está disponível para consulta no site unat.org.br e seu conteúdo é aberto, ou seja, não é preciso pagar para acessar ou compartilhar os artigos científicos.

A versão impressa ainda existirá e será distribuída aos associados da UNAT-Brasil a cada três anos.

Veja o caminho para conhecer a edição 2021:

Workshop

Na página inicial, clique na aba Rebat.

Workshop

Se você clicar no subtítulo “Normas para publicação de textos”, abrirá uma página com estas informações.

No “Índice das edições anteriores”, você acessará uma planilha com os títulos dos artigos de todas as edições.

Ao clicar na capa da Rebat, uma nova página abrirá:

Workshop

Logo abaixo do Editorial, você encontrará o título e o resumo de cada artigo, além do link para ter acesso ao documento em formato pdf:

Workshop

Agora é só aproveitar o conteúdo que está excelente, graças aos pesquisadores da nossa comunidade de AT.

Outra novidade é a página de Publicações, que abriga vários tipos de textos com conteúdo de AT:

Workshop

Após clicar na aba “Publicações”, uma lista aparecerá com 5 opções de textos para você explorar. Basta clicar em algum dos subtítulos para conhecer os materiais publicados.

Workshop

E você também pode contribuir com suas produções. Envie textos ou dúvidas para: cientifica@unat.org.br. Desejamos que todos sintam-se convidados e motivados a compartilhar experiências, resenhas, cartas ao editor com alguma revisão crítica, reflexões a partir da AT e outros trabalhos, como artigos de TCC, Dissertações ou Teses.

Andreia Cechin
Diretoria Científica UNAT-BRASIL

Divisor

 

DEFINIÇÕES DA ASSEMBLEIA DO CONSELHO DELIBERATIVO

Na última assembleia realizada dia 11 de setembro, o Conselho Deliberativo em reunião com os membros didatas e membros didatas em formação, discutiram sobre os seguintes assuntos relacionados às mudanças no estatuto da UNAT – Brasil:

  1. Criação de uma nova categoria: membro especialista e aprovação dos direitos e deveres dessa categoria.
  2. Manter o presidente e o diretor financeiro movimentando a conta bancária, quando da troca de diretoria, até que a ata da eleição seja registrada.
  3. Correção de clareza de escrita ou colocação de termo correto em muitos artigos do estatuto.
  4. É facultativo ao associado, a partir de 65 anos, que tenha 10 anos ininterruptos de contribuição à UNAT, desde que não esteja com grupo de formação ou contratos abertos com treinando, solicitar isenção da Anuidade.

Divisor

 

Aniversários
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

01|OUTUBRO
Jeane Helena Silva Araujo
Jussara Eblen Porto
Maria do Carmo Schmidt
Maria Lucia Tanner Alves
Mariza Tristao Molero
Otair Cardoso da Cruz
Ruth Christina Dantas Johnson
Sara Evelin Pinto e Silva Costa
Valdelice Rosa Vieira Silva

02|OUTUBRO
Margarete Campos Vieira
Maria Elena Silva da Cunha
Roger Vinicius Pazeta Bagliano

03|OUTUBRO
Ana Paula Cardoso Maia
Terezinha Naiverth Sezini

04|OUTUBRO
Juliana Correia Silverio
Sergio Dias Lopes

05|OUTUBRO
Ana Laura Pires Rodovalho
Ana Paula Coelho Pereira
Christine Torres Franca da Silva

06|OUTUBRO
Juliana Caldeira e Teixeira
Patricia Fernandes Cardoso

07|OUTUBRO
Marielly Cristina da Silva

08|OUTUBRO
Alessandra Moraes da Silva
Hallana de Souza Lima Labeca
Jose Luiz Fernandes
Maria Auxiliadora de Fatima C. Souza
Mônica Regina Alves de Carvalho
Veronica Seippel Cardim Lima

09|OUTUBRO
Gizele Almeida de Paula
Guilherme Schreinert Sombrio

10|OUTUBRO
Fernanda Giombelli
Janaina Francelina dos Santos
Lais Stella dhe Santana Lobo
Thirza Reis Sifuentes

12|OUTUBRO
Iara Terezinha dos Santos Ourique
Luísa Cunha Oliveira
Renata Silva Peixoto

13|OUTUBRO
Sabrina Pirolla de Campos Souza

14|OUTUBRO
Carolina Lasmar Buiatti
Nubia Cristina Silveira Giubilei
Suzani Badra de Britto

15|OUTUBRO
Danielle Murad Tavares
Dina Lourdes Fernandez Frutoso
Edmea Pontes (Mel)
Manoel de Maria Teixeira
Marcelo de Melo Machado Lopes
Maria Regina Ferreira da Silva
Rosa Rosemberg Krausz

16|OUTUBRO
Claudia Hermes D.
Loris Toldo Junior
Rosana Benine

17|OUTUBRO
Leandro de Castro Ferreira
Mônica da Silva Menegotto

18|OUTUBRO
Enolyn Bianca Rosa Oliveira

21|OUTUBRO
Debora B. de A. L. Pradovieira

22|OUTUBRO
Guida Tolfo Michelon
Paula Farabolini D` Ippolito
Renata Arcturus Santomauro

25|OUTUBRO
Sara Kormives

27|OUTUBRO
Bruno Cherobim Parolin
Vanessa Monteiro Noyma de Souza

28|OUTUBRO
Luiz Felipe Pinto de Britto
Maria Lucia de Siqueira Falcao
Susana Ferreira Falsoni

29|OUTUBRO
Camila Maria Vieira e Silva
Gilmara Thomé

30|OUTUBRO
Ana Paula Saad Rodrigues

31|OUTUBRO
Pedro Henrique de Souza Herrera
Sirlei Dias Ribeiro Giannini

EXPEDIENTE

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Auzean Lucena, Guilherme Correia e Tatiane Medeiros.
Diretora responsável: Regina Berard
Diagramação: i34 Publicidade e RaioZ
Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 15 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.