Olá, queridos associados!
Nosso 28º Congresso Brasileiro de Análise Transacional realizado nos dias 09 a 11 de Setembro foi um sucesso.
Agradeço a todos que estiveram de forma direta ou indiretamente envolvidos e que com sua dedicação, empenho e conhecimento contribuíram para a realização deste evento.
Tivemos oportunidade de termos conosco, convidados internacionais e nacionais, que nos convidaram a refletir e ampliar nossos horizontes em Análise Transacional.
Mesmo sendo 100% online, nosso evento continuou oferecendo as partilhas amorosas de conhecimento e Carícias construtivas.
Meu agradecimento especial ao querido Cláudio dos Reis, que coordenou o Conbrat juntamente com sua comissão, com muita competência e carinho, nos proporcionando momentos incríveis que ficarão nas nossas memórias.
Dando sequência ao sucesso deste evento, informo à toda comunidade UNAT Brasil, que o XI Fórum Brasileiro de Análise Transacional que acontecerá em 2022, será coordenado pelas nossas queridas Marília Márcia S. Pereira e Ana Paula Saad Rodrigues.
Agradeço por SER e PERTENCER à UNAT Brasil.
Mary Luce M. de S. Melazzo
Presidente – UNAT- BRASIL
O XXVIII Congresso brasileiro de Análise Transacional aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de setembro de 2021 e pela primeira vez foi realizado na modalidade virtual.
O tema do XXVIII CONBRAT “A coragem de ser quem você é” buscou estimular reflexões sobre oportunidades em reconhecer e valorizar traços de nossa individualidade, construída com base em predisposições genéticas, na ancestralidade e na história de vida e marca pessoal, que, na prática, se converte em um conjunto de forças e vulnerabilidades que compõe a riqueza da diversidade humana.
O uso da tecnologia de informação como recurso básico trouxe dois principais desafios na gestão do evento: o primeiro foi o de proporcionar informação e suporte operacional suficiente para minimizar a insegurança diante desse novo mundo tecnológico digital, e o segundo foi criar um ambiente virtual acolhedor para que os membros da comunidade de AT no Brasil tivessem a oportunidade de estruturar o tempo social com Intimidade e praticar a tradicional e calorosa interação com troca de Reconhecimento.
Além do desafio de realizar a gestão da mudança para o modelo de congresso virtual, a coordenação do evento precisou lidar, em todas as fases do projeto, com incertezas e abalos tanto na saúde física como emocional de pessoas envolvidas e seus familiares, situação recorrente nesse cenário de pandemia da Covid19. Todas as adversidades só puderam ser superadas graças ao trabalho de uma equipe coesa e de alto desempenho, profissionais competentes e engajados diante de um mesmo propósito: oferecer um evento de qualidade aos analistas transacionais e demais profissionais interessados em conhecer e aplicar essa instigante e eficaz teoria psicológica.
Gratidão aos membros da comissão organizadora, as tradutoras e ao suporte da empresa de gestão de eventos Softaliza, equipe jovem e competente que com paciência e tolerância nos ajudou a superar algumas crises.
Parabéns aos palestrantes pela coragem de se aventurarem na jornada virtual e pelo reconhecido nível de qualidade das apresentações. Além de proporcionarem ricos aprendizados aos congressistas, propiciaram também momentos de alegria, cuidado e atenção.
Agradeço a Diretoria da UNAT Brasil pelo apoio e confiança depositada na comissão organizadora e, também aos patrocinadores do evento: Porto Itapoá e D&D cosméticos, que além de realizarem aporte financeiro para viabilizar o evento se mostraram parceiros em todos os momentos.
Foram três dias de atualizações teóricas e práticas que iniciou com o pré-congresso através de palestrantes e convidados mostrando as diversas possibilidades de aplicação da AT no Brasil e sua eficácia nas áreas de psicoterapia, organizacional, educacional e ciências da saúde.
No congresso, destaque especial para a inspiradora palestra de abertura do Roberto Crema e as brilhantes apresentações dos palestrantes internacionais convidados: Keith Tudor da Nova Zelândia, Gloria Noriega do México e Jorge Close da Argentina.
E no encerramento, nossa Criança Livre foi nutrida com um fim de tarde de sábado alegre e descontraído, com a apresentação do Grupo Sonoros Trancoso.
No papel de coordenador do evento, pude validar a potência em combinar conceitos de AT com a área do conhecimento de gestão de projetos. Em especial, no sincronismo observado em relação aos valores e princípios que sustentam a filosofia dos Métodos ágeis, de incentivo a abertura para adaptações frequentes, promoção da auto-organização, comunicação constante, foco no cliente, no maior trabalho em equipe e na entrega de valor, que, encontra na AT um conjunto de recursos de comprovada eficácia no desenvolvimento da capacidade individual e coletiva de estabelecer relacionamentos saudáveis e produtivos visando atingir objetivos comuns.
Dessa jornada, levo como principal aprendizado a consonância entre os princípios filosóficos da AT e o valor número um do Manifesto ágil:
“Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”.
Seguimos juntos!
Um afetuoso abraço,
Cláudio Reis
Coordenador do XXVIII Conbrat
Analista Transacional e MDF área organizacional
|