Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS | BRASIL | Nº 129 - MAIO DE 2021
alt_text

 

CELEBRAMOS A VIDA DE ERIC BERNE

A mágica da dança das estações encanta, umas cores cedendo o lugar na contradança para outras.

A cada verão, o verde esplendoroso reina até o outono entrar em cena com seus vermelhos.

O inverno, que aguarda nos bastidores, quieto, reflexivo – quando assume exige abraços.

Daqueles que aquecem.

E então chega a primavera, leve, espalhando cores lisérgicas à sua volta, convidando ao amor, à poesia, canções e conversas infinitas e encantadas.
Assim parece ser a coreografia da vida, tempos, cores, climas e momentos específicos aqui e acolá!

Cada um pedindo presença plena, inteira!

Hei de conhecer-me para não deixar o passado me abduzir. Hei de aprender a conviver com meus invernos e celebrar com minhas primaveras, me encantar no outono, celebrar no verão. É assim...

Quando um menininho nasceu no Canadá a primavera estava por lá!

Muito viveu e muito pensou este menino, que homem feito escreveu e aplicou seus pensamentos, querendo muito que os seres humanos pudessem viver suas estações plenamente.

O desejo e o pensamento dele atravessaram décadas e estão por aqui, conosco.

Eric Berne um dia olhou intuitiva e compassivamente para aqueles que mergulhados no sofrimento não podiam desfrutar do azul do céu, do ar perfumado e dos abraços nas noites frias.

E cá estamos nós, de várias e extraordinárias maneiras, buscamos nossas estações para orientar a jornada dos nossos alunos e clientes rumo a vida!

Celebramos você, menino, homem, pai, sábio, amigo, humano Berne, Eric, Dr. Eric Berne.

Maku de Almeida
Comissão da Diretoria de Docência e Certificação

Divisor

 

NESTE MÊS COMEMORAMOS O ANIVERSÁRIO DO CRIADOR DA ANÁLISE TRANSACIONAL: ERIC BERNE

Em comemoração ao aniversário de Eric Berne, que tal presenteá-lo com algo que ele mesmo pediu indiretamente?

“Eric declarou, ainda que indiretamente, que gostaria que sua foto estivesse presente onde a Análise Transacional estivesse sendo praticada.” Steiner

O desafio é você, analista transacional, postar nas suas redes sociais, e marcar o perfil da @unatbrasil, uma foto sua com o Eric Berne. Use sua imaginação. Deixe sua Criança Livre atuar e comemore com a gente o aniversário do criador da Análise Transacional.

Divisor

 

NOTÍCIAS DAS AÇÕES DA DIRETORIA DE DOCÊNCIA E CERTIFICAÇÃO

No encontro da Formação de Didatas em Análise Transacional, o AT 303, Ede e Jane, compartilharam com os Didatas em Formação os conceitos, parâmetros, critérios, métodos e comportamentos da Certificação de Analistas Transacionais do modelo IBOC. O destaque a registrar, além do ambiente de oqueidade, é o interesse e comprometimento dos participantes.

Registramos aqui também a alegria da cocriação propiciada pela reunião de Didatas e Didatas em Formação. Trazer consistência à trajetória de Analistas Transacionais no território brasileiro é trabalho para muitas mãos, corações & mentes. E isto aconteceu! Muito bom!

Divisor

 

VEM AÍ O WORKSHOP DE ATUALIZAÇÃO SOBRE QUADRO DE REFERÊNCIA

A Diretoria de Docência está encantada com o número de inscritos no Workshop de Atualização sobre o Quadro de Referência. Jacqui Schiff, Jean Clarke e Julie Hay já têm plateia garantida!

O evento será gratuito e será pela plataforma Zoom dias 22 e 23 de maio das 08h às 12h.

Ainda há vagas!!!!

Imagem Workshop

Divisor

 

ENCONTROS DE ATUALIZAÇÃO EM ANÁLISE TRANSACIONAL – PSICOTERAPIA

São encontros abertos a analistas transacionais Certificados, Didatas em Formação e Didatas da área da Psicoterapia e acontecem 4 vezes ao ano. Iniciam nas sextas às 14h com a discussão teórica de artigos e livros atuais da Análise Transacional, e seguem no sábado com Aplicação Prática da teoria estudada e Supervisão de Casos Clínicos.

Temos por objetivo nutrir um espaço de crescimento profissional, onde novos conhecimentos e habilidades podem ser cultivados.

Nosso próximo encontro será nos dias 18 e 19 de junho de 2021, na modalidade online.

Tema: "Perdas, Luto e Pandemia"

Facilitadoras: Jane Maria Costa e Márcia Beatriz Bertuol, ambas Didatas da UNAT-BRASIL na área da Psicoterapia.

Inscrições: com Luiza no SÍNTESE
E-mail: sintese@sintese-at.com.br
Whatsapp: (51) 98518-1989

Divisor

 

O PRÓXIMO CONBRAT JÁ TEM DATA: DE 09 A 11 DE SETEMBRO E SERÁ ONLINE

O Congresso Brasileiro de Análise Transacional (Conbrat) já tem data marcada!

A edição de 2021, que será 100% online e acontecerá de 9 a 11 de setembro. Em breve divulgaremos mais informações.

Vem participar conosco!!!

Imagem Conbrat online

Divisor

 

QUER VER SEU ARTIGO PUBLICADO NA NOVA REBAT?

O prazo foi estendido até 15 de maio para que você possa se organizar e enviar seu artigo para análise e, se aprovado, será publicado na próxima Revista Brasileira de Análise Transacional.

Diretoria Científica UNAT-BRASIL
Andreia Cechin

Imagem Rebat 33 anos

Divisor

 

O BRASIL FOI REPRESENTADO POR MICHELLE THOMÉ E SILVANA MARIA DE JESUS NO JORNAL THE SCRIPT

O jornal “The Script”, que é a newsletter mensal da ITAA enviada aos associados, destacou na edição do mês passado a comemoração de Silvana Maria de Jesus e Michelle Thomé na publicação da edição especial dos artigos Claude Steiner da revista brasileira de Análise Transacional de 2019.

Segundo Michelle Thomé, o projeto do livro dos artigos do Steiner foi um sucesso e estamos repetindo o modelo com o livro Prêmios 3, que será lançado ainda neste ano.

“Sinto alegria em compartilhar com a comunidade internacional de AT o que temos feito no Brasil para tornar acessível o conhecimento produzido em outra língua”.

Divisor

 

VOCÊ SABIA QUE A UNAT BRASIL ESTÁ NAS REDES SOCIAIS?

A UNAT BRASIL está presente nas principais redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Nestas redes publicamos um pouco sobre essa filosofia e teoria do comportamento humano, compartilhamos notícias, novidades, cursos, eventos e Formações da AT em todo o Brasil. Se você ainda não segue a UNAT, não perca tempo!

Imagem Mídias Sociais

Instagram: @unatbrasil
Facebook: Unat – Brasil União Nacional dos Analistas Transacionais
LinkedIn: Unat - Brasil

Convidamos você a interagir conosco!

E se você desejar que sua publicação no Instagram seja repostada por nós, marque a @unatbrasil nos seus conteúdos e cursos de Análise Transacional que compartilharemos!

Divisor

 

HOMENAGEM A ROSA KRAUZ

Junto com o aniversário de Eric Berne (10/05), comemoramos também o aniversário de Rosa Krauz (22/04), fundadora da Unat-Brasil e criadora da nossa Rebat.

Rosa nos brinda com uma entrevista especial.

Regina Berard: Acontecerá em breve no Link Center-Londres, um evento sobre sua contribuição para a Análise Transacional Aplicada às Organizações. Conte-nos sobre este evento.

Rosa: Será um workshop sobre os meus artigos publicados no TAJ (Transactional Analysis Journal) desde 1980 dentre os quais dois receberam o Prêmio Eric Berne em 2012.

Como a entidade organizadora informa, será uma caminhada pelo pensamento que tem orientado meu trabalho desde os seus primórdios quando a formação dos analistas transacionais não clínicos ainda era denominada de Special Fields pela ITAA. Meu objetivo sempre foi aplicar a teoria, respeitando os princípios e fronteiras da AT não clínica, partilhando minha experiência com os colegas e treinandos. Este workshop será conduzido por alguém do Link Center, com base no conjunto de artigos publicados.

Lembro que Berne utilizou o termo psiquiatria social definindo-o inicialmente como “ o estudo dos aspectos psiquiátricos de certas transações que acontecem entre duas ou mais pessoas. (AT em Psicoterapia, Prefácio). Pouco tempo depois, em Estrutura e Dinâmica das Organizações e dos Grupos, escreve ele no prefácio, “ o objetivo do autor é oferecer um quadro de referência sistemático para a terapia de grupos e organizações enfermas. Como podemos observar trata-se uma abordagem ainda marcada pela visão clínica.

Ao partir do princípio que grupos e organizações não são enfermos, embora possam ser disfuncionais, busquei utilizar a teoria da AT como um “quadro de referência sistemático” para entender a dinâmica dos relacionamentos que ocorrem nas organizações. Outro objetivo foi buscar alternativas possíveis para eliminar/minimizar tais disfunções através de intervenções de aprendizagem e desenvolvimento geradoras de mudanças de caráter tanto individual, como grupal e organizacional. Um cuidado sempre presente foi o de não ultrapassar os limites da competência e da ética do Analista Transacional Organizacional.

Entendo que este é o objetivo do citado workshop e espero que beneficiará os participantes no sentido de enfatizar as especificidades da nossa área de atuação, evitando que analistas transacionais organizações ultrapassem as fronteiras de seu campo de aplicação.

Regina Berard: Conte-nos sobre sua trajetória como fundadora da UNAT-Brasil e criadora da REBAT

Rosa: A criação da UNAT- Brasil foi um movimento voltado para a autonomia dos Analistas Transacionais Brasileiros. Como registrei no meu artigo, Após Quatro Décadas, Haverá um Futuro para a Análise Transacional no Brasil? (REBAT, 2004, p. 109-119) abordo o tema fundação UNAT-Brasil. Posso dizer que foi um desafio, pois havia um grupo de pessoas contra esta proposta. Na Assembleia durante o Congresso anual de AT realizado em Salvador, (Bahia) em1985 discutiu-se e debateu-se intensamente com os presentes durante 15 horas a proposta da criação de um entidade brasileira de analistas transacionais, formadora e, certificadora destes profissionais em três áreas: clínica, organizacional e educacional. A proposta foi finalmente aprovada, sendo eleita a primeira diretoria, da qual tive a honra de ser a primeira presidente. Esta diretoria tomou posse um ano depois e sua primeira providência foi redigir e aprovar os Estatutos e o Manual de Formação dos Analistas Transacionais desta nova entidade. Estes documentos passaram a ser o fundamento da identidade jurídica e comunitária de um grupo profissional, além de gerar relacionamentos contratuais claros e propícias para a coesão, competência e participação dos seus membros.

Quanto a REBAT, esta surgiu para atender três condições importantes. A primeira refere-se a necessidade de atualização constante de nossos associados através das novas contribuições à AT a nível mundial. A única Revista existente era o TAJ, editado somente em inglês, língua que nem todos os analistas transacionais formados ou em formação dominam. A segunda refere-se a importância de contarmos com uma revista especializada que, além de publicar artigos relevantes de colegas do exterior, passou a ser um meio de divulgação de trabalhos de analistas transacionais brasileiros, incentivando assim tanto estudiosos, quanto pesquisadores. A terceira foi a de incentivar o intercâmbio e colocar a UNAT-BRASIL no mapa-mundi da associações nacionais, uma das poucas a publicar regularmente uma revista de AT.

Convém lembrar que a REBAT possui ISSN, registro concedido a Revistas de caráter científico pelo Ministério de Educação. Tive a honra e a satisfação de atuar como Editora da REBAT durante mais de 20 anos, entre 1988 e 2010.

Regina Berard: Diante da Pandemia, transformação digital, home office, novos modelos de gestão de comando e controle para autonomia, quais as contribuições da AT para as organizações neste momento?

Rosa: Processos de mudança rápida, como a que estamos vivenciando nas últimas décadas, exigem uma base de segurança psicosocial que gere um mínimo de estabilidade capaz de neutralizar a turbulência do ambiente. Entendemos que um ingrediente fundamental é a Oqueidade, um conceito berniano básico, que sintetiza uma postura construtiva, fruto do empoderamento , do autoconhecimento, da consciência plena de nossas forças e limitações, da solidariedade, cooperação, auto- respeito, noção clara de interdependência e da necessidade de dar, receber e incorporar toques positivos autênticos que alimentam o estar bem consigo mesmo, com os outros e com o mundo a nossa volta.

A AT nos oferece algumas contribuições:

1. Além de uma teoria do comportamento humano é também uma filosofia de vida humanística. Como afirmam Clarckson e Gilbert “ a AT integra a dinâmica intrapsíquica com o comportamento interpessoal”. A AT parte do princípio que todo o ser humano tem o potencial para tornar-se autônomo e a autonomia transforma organizações em comunidades de trabalho.

2. Oferece alternativas para estimular, construir e manter um clima organizacional amigável que favorece aprendizagem contínua, desenvolvimento, criatividade, eficácia, inovação, cooperação, sentimento de pertencer, solidariedade, um posicionamento OK/OK que valoriza as pessoas e suas contribuições.

3. Convida as pessoas a repensarem sua visão sobre comportamento humano e como este impacta a atuação e o desempenho das pessoas, das equipes e da organização como um todo. Um exemplo é o comportamento dos que ocupam posições de liderança nas organizações e o quanto aspráticas de controle e comando subutilizam o potencial dos colaboradores. A AT poderá ser uma forma de acelerar a introdução de práticas compatíveis com um mundo corporativo no qual estruturas organizacionais gigantescas estão ruindo e os startups leves e ágeis crescem rapidamente através da prática da liderança compartilhada, do trabalho de pequenas equipes coesas e autônomas.

4. Quando adequadamente aplicada às organizações a AT é preventiva, uma forma de evitar/eliminar disfunções. Um dos efeitos mais observados é a diminuição dos jogos psicológicos, em particular aqueles que foram incorporados pela cultura da organização e que não só desperdiçam o tempo e a energia das pessoas, como são focos de resistência de mudança do status quo. Um exemplo típico é a frase comumente ouvida nas empresas “mas aqui na empresa sempre foi assim!”.

Regina Berard: Você é uma referência para nós, Analistas Transacionais, principalmente os mais novos, qual sua dica ou conselho para quem está iniciando?

Rosa: Como um membro do grupo que introduziu a AT no Brasil, tive o privilégio de formar inúmeros analistas transacionais durante algumas décadas e considero que a aprendizagem e o desenvolvimento contínuo, tanto pessoal como profissional, é condição sine qua non para expandirmos nossas competências. Isto significa que a certificação é apenas o início de uma jornada que nos torna, a todos, eternos aprendizes. O mundo turbulento no qual vivemos, sujeito a mudanças muitas vezes radicais, imprevisíveis e incontroláveis, exigem flexibilidade, disponibilidade e capacidade de aprender, desaprender e reaprender, um processo contínuo e constante que dura toda uma vida. Assim poderemos não só nos beneficiar das experiências do passado, mas também viver/aprender o aqui e agora e vislumbrar os caminhos alternativos que nos levarão ao futuro.Como nos lembra Berne, somos fruto do nosso passado, mas presente e futuro estão, em boa parte, em nossas mãos. Agir transacionalmente, reconhecer os erros e acertos, as nossas competências e limitações, são algumas das alternativas que viabilizam a conquista da autonomia, da liberação do imenso potencial que permanece intocado em cada ser humano.

Regina Berard: Qual o futuro da AT em sua visão?

Rosa: A atual turbulência mundial tem transformado boa parte da futurologia em palpitologia. Vivemos um momento de transição no qual a sobrevivência da espécie humana está ameaçada. Apesar dos avanços da ciência e da tecnologia, enfrentamos neste momento um inimigo invisível, desconhecido, implacável e persistente.

Adotando uma perspectiva mais otimista, entendo que o futuro da Análise Transacional dependerá do quanto estamos, como comunidade profissional, dispostos a investir no seu crescimento, na sua divulgação e no contínuo desenvolvimento dos Analistas Transacionais e do processo de formação. Para tanto será necessário considerar alguns aspectos. O primeiro é a ausência de pesquisas sistemáticas que evidenciem cientificamente a validade e eficácia da AT. Como afirmou M. Widdowson, ao receber o Prêmio Eric Berne [ver TAJ 48(1), p. 33-42, 2018], referindo-se à área clínica, “Dispomos de alguma evidência sobre a eficácia da AT, mas não o suficiente, precisamos mais” Esta afirmação é válida para as áreas educacional, organizacional e da saúde nas quais encontramo-nos na estaca zero. O segundo fator é a ausência da AT nas instituições de ensino superior, especialmente nos cursos de psicologia, administração e pedagogia que limitam a divulgação da AT e poderão afetar a sua credibilidade no mercado. O terceiro fator diz respeito a Supervisão, uma prática não utilizada em AT que proporciona uma oportunidade de crescimento, desenvolvimento e acompanhamento continuado do Analista Transacional no decorrer de sua carreira.

Apesar da expansão da Análise Transacional a nível mundial, pouco se sabe a respeito dos resultados qualitativos dos processos de formação, atualização e seus resultados nos diferentes países e nas diferentes culturas. Entendo que o futuro desta teoria, bem como da sua aplicação dependerá, em boa parte de pelo menos três fatores:

1. De cada Analista Transacional no que diz respeito a sua formação, expertise, atualização, princípios éticos pessoais e profissionais, elementos cruciais para a imagem desta teoria.

2. Da atuação e desempenho das Associações nacionais e internacionais que estabelecem e administram os processos de seleção, formação e certificação de Analistas Transacionais, uma vez que tais processos são fundamentais da criação e manutenção da imagem pública da AT e da competência dos certificados.

3. Da criação de condições que estimulem as pesquisas sistemáticas e a divulgação de informações adequadas da teoria e das aplicações da AT nas diferentes áreas de atuação.

Contamos com uma comunidade de Analistas Transacionais brasileiros empenhada no seu contínuo crescimento. É uma postura louvável que reflete a preocupação com a permanência. Entretanto é essencial complementa-la sempre com qualidade, profundidade e ética profissional, pois é esta combinação que gera um presente construtivo e um futuro de novas conquistas.

Contamos com cada um (a) de vocês nesta caminhada para o sucesso continuado da AT e dos seus seguidores !!

 

 

Aniversários
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

02|MAIO
Alessandra Christina Moraes Serra
Ana Paula Rodrigues F. Rocha

03|MAIO
Adilseia Soriani Batista
Meury Kotovicz Corsico
Raquel Rolim Rosa

04|MAIO
Daniel Mathias Otto
Marcos Paulo Guida Massa

06|MAIO
Ivonette Da Nova Cardozo
Maria Keity Fernandez Cavalcante
Rener Leite da Cunha

07|MAIO
Ingryd Bender
Mônica Levi

08|MAIO
Andre Luis Gonçalves Lopes
Andrezza Cristina Souza Silva
Fabio de Souza Abagabir
Vera Lucia Carniel

09|MAIO
Angelis Bogdanovicz Martins
Flávia Saturnino de Sá
Leonardo Normanha Benedetti
Michelle Da Silva Farias
Moana Paulina Garcia
Verena de Fátima B. B. Ferreira

10|MAIO
Eliane Viquetti Gil Cardoso
Teresa Cavalcanti Cuozzo

12|MAIO
Aline Kely Macedo S. F. Moura
Andrea Pedrosa de Oliveira Moura
Paula Rodrigues Nascimento
Tatiana Pedroso de Aquino

13|MAIO
Kurt Schmitz
Mônica Pontes Carvalho

15|MAIO
Alberto Jorge Close
Danielle Cristina Carneiro
Eugenio Flavio Vaz D.
Magdala Paz Martins
Petrucia Leão Ferreira
Waldenize Rodrigues F. da Silva

16|MAIO
Nicole Goldman C. Branco

17|MAIO
Adriana de B. Martins Ribeiro
Maria Caroline M. de Sousa

18|MAIO
Carolina Matos da S. Moitinho
Jocemara de Jesus
Maria Lucia de Souza Oliveira
Sara Maria da Costa Canto

19|MAIO
Loeci Maria Pagano Galli

20|MAIO
Carla Poletti Schmidt
Graziele da Silva Aguiar
Kerley Fistarol
Marcilene Mendes P. Sanson
Mariane Carpes Nicoloso
Tsylla Augusta de V. Vianna

22|MAIO
Cassia Cristina Breia

23|MAIO
Ana Paula Silva C. de Souza
Anelize Sorato Leal

24|MAIO
Ane Dantas Sartori
Henrique Buzeto Galati

25|MAIO
Elizabete Popadiuk
Flávia de Oliveira Sousa

26|MAIO
Nathalie Cassel de A. Lacerda
Thaisse Carolina R. Elias

29|MAIO
Dálete Kennane R. Sampaio
Maria do Carmo Schmidt
Mirzan Campos Duarte
Suelen de Azevedo Kuretzki
Valdete Oride M. Bilesimo

31|MAIO
Fernanda Yukari O. Utumi