Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS | BRASIL | Nº 130 - JUNHO DE 2021
alt_text

 

FOI UM SUCESSO O PRIMEIRO WORKSHOP DE ATUALIZAÇÃO EM ANÁLISE TRANSACIONAL COM O TEMA QUADRO DE REFERÊNCIA

Imagem Workshop

O foco da Diretoria de Docência & Certificação ao idealizar o Workshop de Atualização era vivenciar a abundância em conjunto com os associados da UNAT-BRASIL. Alcançamos juntos este objetivo, todos percebemos que participamos de uma associação que promove e apoia a atualização dos conceitos da AT. Deste primeiro encontro o tema foi Quadro de Referência, e foi possível rever o conceito em Jacqui Shiff et alli e também trazer novas visões com Julie Hay e Jean Clarke. Os momentos de destaque foram os diálogos e as contribuições de todos os participantes. Concluímos o workshop com propostas para expansão do conceito, aplicações diferenciadas em diversas áreas e o desejo de escrever a respeito. Estamos ansiosos pela produção que certamente virá. Foram 69 associados inscritos e 48 participantes que estiveram conosco por 75% ou mais do tempo. A estes será encaminhado o certificado de participação e o material do Workshop.

Agradeço a colaboração da Comissão Ana Paula, Carolina e Maku, para que pudéssemos trazer o recado. Estou feliz com a realização e aprendizados que surgiram à partir das nossas interações.

Nosso próximo encontro será nos dias 24 e 25 de Julho de 2021, com a condução de Maku Almeida e Carolina Schmitz. O tema que liderou as sugestões para o segundo encontro: Jogos Psicológicos, que será o tema do encontro de julho.

Divisor

 

EM JULHO ACONTECE O SEMINÁRIO DE ENDOSSO DE DIDATAS, NO SITE DA UNAT VOCÊ ENCONTRA TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA PARTICIPAR

Seminário

Vem aí o SED”, Seminário de Endosso de Didatas que acontecerá nos dias 30, 31 de julho e 1 de agosto de 2021 e será on-line pela plataforma Zoom. O SED é um espaço em que os Didatas facilitarão discussões ativas, reflexões, troca de experiências e feedback entre os participantes do Seminário.

Você obterá detalhes para participar, no Manual de Normas e Procedimentos da UNAT-BRASIL, página 137. O manual está disponível em nosso site: unat.org.br.

Informações e inscrições com Márcia Bertuol, até 30/06/2021 pelo e-mail: marciabertuol9@gmail.com.

Você que é membro certificado, que tal dar mais este passo importante em sua carreira como Analista Transacional?

Ede Lanir
Diretoria de Docência e Certificação

Divisor

 

MUITOS APRENDIZADOS MARCARAM O SEGUNDO ENCONTRO DO PROJETO

Encontro

O segundo encontro do grupo Ciência e Prosa aconteceu on-line dia 11/05 das 19h às 22h com o tema: “Busca em banco de dados”. Está seguindo com muitos aprendizados e nos enriquecendo com conteúdos robustos para elaborar nossos artigos.

“Este é um momento de reencontro, aprendizado e atualização, de forma leve e descontraída. Temos a oportunidade de refletir sobre o fazer pesquisa com os padrões modernos da ciência. Isso facilita muito desenvolver papers, resenhas, artigos e outros. A gente otimiza os tempos na busca por novos estudos sobre aqueles assuntos que queremos estudar. Nos dá oportunidade para identificar a melhor metodologia quanto a abordagem do tema em questão. Sugiro a participação de todas e todos!” Lucia Falk - Membro Certificada para as áreas Ciências da Saúde e Organizacional.

Em breve divulgaremos o próximo encontro. Não perca!!!

Andreia Cechin
Diretoria Científica UNAT-BRASIL

Divisor

 

A ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ANÁLISE TRANSACIONAL PROMOVEU O 1º WORKSHOP ON-LINE DIA 22/05 COM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 10 PAÍSES DIFERENTES. VOCÊ PODE ADQUIRIR AS GRAVAÇÕES DO EVENTO

A Associação Internacional de Análise Transacional (ITAA) promoveu o primeiro workshop on-line no último dia 22. A ideia e coordenação do workshop foi da brasileira Michelle Thomé, que integra a diretoria da ITAA como representante da América Latina. Desde que o congresso internacional de AT no Reino Unido foi cancelado em julho de 2020, por causa da pandemia, a ITAA não havia estimulado a comunidade de AT ao redor do mundo a fazer trocas focadas em aprendizados. "Alguns webinários temáticos e reuniões on-line aconteceram e senti falta de termos um encontro mais parecido com o que eram os congressos presenciais. Então sugeri um workshop, num tamanho menor do que um congresso, para experimentarmos o encontro virtual", conta Michelle.

Foram convidados quatro palestrantes, um de cada área de aplicação de AT, para trabalharem temas sob o tópico “Rupturas e recuperação: dentro e entre os indivíduos e a sociedade”. A holandesa Beatrijs Dijkman, da área Educacional, trouxe a temática “Liberdade como uma Posição Existencial”; Ed Novak, dos Estados Unidos, psicanalista, convidou os participantes a conversarem sobre “Terapia corporal: reparando rupturas mentais e corporais criadas por abuso, negligência, pandemias e outros trauma da vida”; Sylvie Monin, da Suíça, counsellour, apresentou o tema: “Do nada, ao ritmo, à respiração, à renovação”. E Sabine-Inken Schmidt, da Alemanha, área Organizacional, falou sobre "Organizações pós-pandemia: o que permanecerá, o que mudará?".

Para "abraçar" as diferentes zonas horárias ao redor do mundo, as quatro sessões do workshop foram espalhadas ao longo de 16 horas. Pensando em quem não fala inglês, foram oferecidas dez línguas diferentes, incluindo português. "Tive a alegria de contar com a interpretação simultânea para o português do Pedro Herrera e do Pedro Borges Alcântara", conta Michelle. As quatro sessões foram gravadas, estão sendo editadas e ainda podem ser adquiridas neste link (tinyurl.com/2mpf5kea). "As gravações estão na língua original, o inglês, mas quando postarmos no Youtube, vai ser possível usar a própria ferramenta de tradução que o Youtube oferece para muitas línguas. Para os brasileiros, a compra destas gravações custa 5 dólares", explica Michelle.

Divisor

 

NOSSO MUITO OBRIGADA A TODOS QUE HOMENAGEARAM NOSSO QUERIDO ERIC BERNE NAS REDES SOCIAIS PELO SEU ANIVERSÁRIO

No dia 10 de maio comemoramos o aniversário do nosso querido Eric Berne, criador da Análise Transacional. Lançamos o desafio aos analistas transacionais a postarem nas redes sociais uma foto com Berne e marcar o perfil da @unatbrasil como forma de homenageá-lo.

Nosso muito obrigada a todos que toparam o desafio e fizeram este movimento tão lindo, com certeza Eric Berne recebeu todos os carinhos quentes e ficou muito feliz.

Divisor

 

O TEMA DO PRÓXIMO CONBRAT É “A CORAGEM DE SER QUEM VOCÊ É", SERÁ DE 09 A 11 DE SETEMBRO E FAZENDO INSCRIÇÃO ATÉ DIA 15/06 VOCÊ GARANTE UM DESCONTO ESPECIAL

Estão abertas as inscrições para o 28º Congresso Brasileiro de Análise Transacional – CONBRAT, que será realizado na modalidade on-line nos dias 09, 10 e 11 de setembro com o tema “A coragem de ser quem você é”.

O nosso convidado para a palestra de abertura é o Psicólogo e Antropólogo Roberto Crema. Durante o congresso, além das apresentações de trabalhos de membros da comunidade de AT no Brasil, teremos a participação dos palestrantes internacionais Keith Tudor, Glória Noriega e Jorge Close, nos brindando com a oportunidade de conhecer atualizações da AT no cenário global.

No dia 09/09 teremos o pré-congresso que inicia com uma palestra de introdução a Análise Transacional e terá a participação de especialistas das áreas de psicoterapia, organizacional, educacional e ciências da saúde compartilhando suas experiências com a aplicação de AT.
O evento será gravado e ficará disponível na plataforma virtual por sessenta dias, caso você queira rever ou acessar conteúdos que não puder acompanhar durante o evento.

Aproveite e faça sua inscrição até o dia 15/06 com valor promocional no site: bit.ly/conbrat2021.

Comissão organizadora

Conbrat

Divisor

 

Aniversários
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

02|JUNHO
Simone de Souza Pinto Manasses

03|JUNHO
Carlos Augusto Santos Rajão

04|JUNHO
Marileia Oliveira
Mozar de Ramos

05|JUNHO
Graziela Jungbluth Freitas
Maria Eleni de Freitas
Rachel Costa de Araujo Cardoso
Sonia da Fraga P. N. Pedreira

06|JUNHO
Dorilda Machado Euzébio de Souza
Mary Luce Mariano de S. Melazzo
Pedro Vilarim Muniz
Yolanda Braconnot

07|JUNHO
Maria Lucia Rodrigues Falk
Paula Fabiana Araujo Coelho

08|JUNHO
Rosana de Almeida Antunes
Silvana Gomes

09|JUNHO
Silvana Cesca Salvan
Vilma Pimenta Cirilo Munhe

10|JUNHO
Cristiane Mega Martins
Josiane Ida Pelles
Rosana Maria Moreno Pagan

11|JUNHO
Carolina Marques de Almeida Feltrin
Graziela de Caixeta e Silva
Luciana Gazzoni P. Benevolo Lopes

12|JUNHO
Sergio Caballero

13|JUNHO
Antonio Pedreira de Oliveira
Maria Ventura da Silva

14|JUNHO
Marciele Fiepke Costa

15|JUNHO
Ellen Flávia Vieira Santos
Rafaela Aline Bartoczco

17|JUNHO
Jaime Ricardo Vahldick
Kayna de Boni Velloso
Renata Alves Gava
Sirmey Aparecida do Amaralsa

18|JUNHO
Fabio Guedes Crespo

19|JUNHO
Joao Caue
Roy Abrahamian
Yara Dias

20|JUNHO
Andreia Luisa Bezerra Cechin
Maria Adriana Montheiro Atienza
Valéria dos Santos Torres

21|JUNHO
Alexandra Prudhomme
Luiz Paiva Ferrari

22|JUNHO
Erich Kosloski Ferreira
Silas Menezes de Almeida

23|JUNHO
Alessandra de Souza Martins
Carla Claumann Fornasa
Clari Prasniewski
Fabiana Aparecida Soares
Marco Aurelio Mendes da Silva

24|JUNHO
Lucimar Morais
Michelle Maria Elias M. da Silva

25|JUNHO
Patricia Martins Alves Rodrigues

26|JUNHO
Bruna de Bona Dagostin

27|JUNHO
Anna Flávia Moreira e Fonseca
Flora Maria Paula Junqueira
Jose Roberto dos S. Minervino
Maria Garcia
Ofir De Vilhena Gazzi
Patricia Sousa Araújo
Regina Lopes D
Roberto dos R. C. Menna Barreto
Vanessa da Silveira Bonvechio

29|JUNHO
Andrea Capparelli Toledo
Fernanda Nogueira Rodrigues
Jaqueline Olina de Oliveira
Rosa Cristina Ferreira de Souza
Stefania Bucaneve Guedeso

30|JUNHO
Felipe Cabral Brack
Irene Guida Fagim