Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS | BRASIL | Nº 125 - JANEIRO DE 2021
alt_text

A DIRETORIA DE DOCÊNCIA & CERTIFICAÇÃO NOS PRESENTEIA COM UMA LINDA MENSAGEM SOBRE “ENCONTROS E DESENCONTROS” QUE NOS AJUDA A REFLETIR SOBRE NOSSA CAMINHADA ATRAVÉS DA CONSCIÊNCIA, ESPONTANEIDADE E INTIMIDADE, PILARES PARA A AUTONOMIA EM ANÁLISE TRANSACIONAL

Tenho refletido sobre encontros e desencontros. Sobre tempos e encontros e sobre tempos e desencontros. Participo de muitos e observo outros encontros e desencontros. Entendo como encontro quando duas ou mais pessoas, compartilhando o mesmo espaço-tempo, convivem sem condições prévias, aceitando o outro na sua especial singularidade, acolhendo discordâncias e concordâncias, suspendendo deliberadamente o julgamento, com contrato explícito de fluidez na comunicação e valorização obstinada da própria essência e da essência do outro. Não tem importância o tempo do encontro, sua duração na linearidade temporal. Importa sua intensidade, importa se houve uma qualidade incontestável de presença. Não importa o lugar onde o encontro ocorra, importa que as pessoas que ali se encontrem ali estejam. Presentes, atentas, sintonizadas umas com as outras. Não importa quem chegou primeiro, quem estava há mais tempo e quem não veio. Importa estar juntos. Com conexão empática, sem pensar em retribuição, fornecendo afeto e reconhecimento sem colocar preço ou condição.

E aí amigos, parceiros, amores, família não são “meus” ou “seus”. Os amigos, parceiros, amores, família pertencem a eles mesmos e como seres humanos livres poderão fazer sua própria e independente trajetória. E ainda assim podem se disponibilizar para o encontro.

Há caminhadas que duram anos e não se convertem em encontros. Há famílias que habitam o mesmo teto e não se encontram. Há parceiros profissionais que laboram horas e horas, anos e anos lado a lado e não se encontram. Há amigos que se divertem juntos e não se encontram. Há quem diga "eu te amo" e não se abre para o encontro.

São preciosos os verdadeiros encontros. Parece mágica.
Uma ponte se estabelece, porque o afeto desprendido a constrói.
A compreensão se solidifica, pois há a aceitação que acolhe.
A fluidez se instala, porque há o reconhecimento que aquece.
A presença qualificada se faz presente, porque há o prazer explícito em estar juntos.
Abençoo aqueles que me possibilitaram distinguir o verdadeiro encontro do desencontro e do não-encontro.
Abençoo aqueles que me mostraram o poder curativo do encontro.
Abençoo aqueles, que sem me pedir nada, estão ao meu lado. Não preciso me adaptar, não preciso me calar, não preciso me submeter a quaisquer condições, não preciso abrir mão de meus valores ou pensamentos.
É só isso! Um encontro! Nada mais!

(Maku Almeida)

A DIRETORIA ANUNCIA TAMBÉM QUE EM BREVE TEREMOS WORKSHOPS PARA ATUALIZAÇÃO EM AT

Em 2021 faremos workshops co-criativos de atualização em AT. Façam suas encomendas!! Está no nosso planejamento a estruturação de um programa de Educação Continuada, que ainda sem nome, está na fase de ideação. Sejam bem-vindos para pensar junto conosco!

Por enquanto, seguiremos publicando os Drops nas nossas redes sociais.
A função dos Drops é ativar a curiosidade e o maravilhamento com a rede de analistas transacionais ao redor do mundo, os pensamentos & produções que estão em ebulição e convidam nosso desejo de participar e ir junto! Após o excelente trabalho de atualização bibliográfica dos temas específicos das áreas de certificação: Psicoterapia, Organizacional, Educacional e Ciências da Saúde – iremos atualizar a referência bibliográfica da parte geral da Formação de Analistas Transacionais – AT 202. À medida em que avançarmos, vamos noticiando!

CONVITE IMPORTANTE PARA O AT 303 MÓDULO PREPARAÇÃO DE EXAMINADORES

A Diretoria de Docência & Certificação, convida os MD e MDF a participar do 9 módulo do AT 303, a ser realizados nos dias 16, 17 e 18 de abril de 2021, conduzido por Jane Costa.

Este é o módulo de Preparação de Examinadores, para que possam compor as bancas de Exames Escrito e Oral para Certificação.

Este convite é destinado a quem não participou destes módulos em 2018 ou fez somente um deles. O próximo módulo de preparação será daqui a 4 anos. Segue abaixo a programação da Formação neste ano.

A Diretoria de Docência conta com sua compreensão e participação.

Abraços,
Ede Lanir

Programação da Formação de Didatas em Análise Transacional – AT303

 

TUDO PREPARADO PARA O EXAME ORAL DE CERTIFICAÇÃO QUE ACONTECE DE 25 A 29 DE JANEIRO

Neste ano de 2020 aprendemos muitas coisas sobre as pessoas e sobre nós mesmos. Um dos aprendizados que considerei importante foi nossa capacidade de nos mantermos saudáveis emocionalmente apesar do distanciamento social que vivemos. E com tantas mudanças, a Diretoria de docência & Certificação resolveu inovar e publica aqui a grade das bancas do exame oral que acontecerá on line de 25 a 29 de janeiro. Os exames serão realizados através da plataforma Zoom, pedimos aos coordenadores de bancas e examinados que caso ainda não utilizam a ferramenta, baixem com antecedência para que já possam irem se familiarizando com a mesma.

No dia 20 de janeiro às 20:00 acontecerá uma reunião de alinhamento entre examinandos e examinadores. Em breve, os participantes receberão o link de acesso por Whatsapp.

Confira abaixo a programação de realização das provas.

Agradeço aos examinadores pela disponibilidade e dou boas-vindas aos examinados com desejo de que tudo ocorra com amorosidade e oqueidade por todos os envolvidos.

Abraços
Ede Lanir

 

NESTE MÊS ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO DE UBERLÂNDIA DEFENDERAM SEUS ARTIGOS PARA BANCA NO FORMATO ON LINE

Conheça os temas dos artigos defendidos pelas alunas da Pós-Graduação em Análise Transacional de Uberlândia, coordenado por Mary Melazzo, Didata em Formação pela Unat Brasil. Os artigos serão avaliados pela editora chefe da Rebat, Fernanda Nogueira. Parabéns às alunas pela dedicação, envolvimento e entusiasmo em produzir com tanto amor e qualidade, contribuindo para a comunidade de AT.

Ana Laura Pires Rodovalho - defendeu em 16/10/2020 - Título: Esquizoidia: uma possibilidade de cuidado pela Análise Transacional.

Emanuelle Bruna de O. Rodrigues – defendeu em 07/12/20 - A influência do ambiente no processo de somatização na epigenética.

Alice Langoni Salgado Opata – defendeu em 07/12/2020 - O desafio da maternidade e da paternidade suportados pela Análise Transacional por meio da orientação de pais.

Thaís Rodrigues Pascoal – defendeu em 15/12/2020 - A importância do desenvolvimento da Autonomia em crianças com deficiência auditiva.

Andrezza Cristina Souza Silva – defendeu 15/12/2020 - O isolamento em período de pandemia e a satisfação das fomes psicológicas.

 

COMO A AT FAZ PARTE DA MINHA VIDA

Estamos lançando este quadro com o objetivo de compartilhar histórias de Analistas Transacionais sobre sua relação e trajetória com a teoria, como esta filosofia de vida tem apoiado a trajetória pessoal e profissional e como tem contribuído para mudanças em suas vidas.

Confira a trajetória da Ercilia Silva - Membro Didata em Formação nas áreas Organizacional e Psicoterapia

Pensar na Análise Transacional em meu dia-a-dia me convida a visitar os motivos que me inspiraram quando conheci essa abordagem há quase três décadas. O que a AT mobilizou em mim naquela época?

A crença profunda na capacidade humana de reinventar-se, a possibilidade de compreender a si, os outros, o mundo, com uma linguagem objetiva; o reconhecimento da capacidade de fazer escolhas como parte da natureza humana.

E hoje? Sigo me inspirando e me vejo em um processo constante de aprendizagem.

Quero ressaltar este ano - 2020 um ano singular, que escancarou a complexidade das múltiplas interações da vida - com o nosso dia-a-dia recheado de tantas incertezas e desafios, a AT me trouxe sustentação para observar meus sentimentos, pensamentos e ações diante do inusitado.

A AT me lembra da capacidade do nosso cérebro de fazer conexões e das infinitas possibilidades de construção do novo, portanto, de fazer mudanças. Aqui, em mim, é onde reside a esperança, este sentimento persistente, que me provoca um “senso de autoria” a cada dia.

Em minha ação profissional a AT me proporciona base para contribuir com os meus clientes na redescoberta de suas forças, no redesenho de suas histórias, na construção de sua Autonomia.

E você, qual sua história com a AT? Quer compartilhar conosco? Será um prazer conhecer sua trajetória junto a AT. Nos envie email para auzean@hotmail.com e comunicacao@unat.org.br com o título “Como a AT faz parte da minha vida” que estaremos programando a publicação nas próximas edições.

AINDA DÁ TEMPO DE PARTICIPAR DA VAQUINHA VIRTUAL E GARANTIR O NOVO LIVRO PRÊMIOS DA UNAT BRASIL

Este livro Prêmios III contará com 18 artigos premiados entre 2008 e 2020 que estão sendo traduzidos do inglês para o português pelos estudantes do curso de Tradução da Universidade Federal de Uberlândia (sob a coordenação da professora Silvana Maria de Jesus) e revisados pelos Analistas Transacionais certificados pela Unat-Brasil.

E para contribuir com o projeto e receber um exemplar, basta você adquirir antecipadamente o seu livro Prêmio Éric Berne 2008-2020, que tem um custo de R$ 45,00, clicando no botão abaixo.

Ainda dá tempo, até dia 06/01 você pode ter um exemplar deste livro que conta com produções muito importantes para o desenvolvimento da Análise Transacional a nível mundial!

Não deixe para última hora, garanta logo o seu!

 

CONFIRA OS PRÓXIMOS CURSOS AT 101 E AT 202

Imagem aniversariantes  
Janeiro |
aniversariantes
 
 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

01|JANEIRO
Camila Ramos Emerim

03|JANEIRO
Giuliana Boschini

04|JANEIRO
Elizandra Thomazoni de Luca

05|JANEIRO
Juliana de Barros Reis

06|JANEIRO
Diego Souza de Andrade
Juliana de Oliveira e Silva

07|JANEIRO
Darlan da Silva Albino
Deisiane Mota de Oliveira
Jussie Gavasso da Luz
Marilise Cristina de Souza

08|JANEIRO
Goreti Maestri
Tatiana Araujo Martins dos Santos

09|JANEIRO
Andréa Lindner
Dejany Ferreira dos Santos
Sonia Coelho

10|JANEIRO
Gabriela Mantovani Ozorio Mota
Ivana Angela Zanini
Maria Cristina Maia Mendes
Miriam Silva Cibreiros de Souza
Moacir Domingos dos Santos
Rosa Maria Barbosa Preissler
Sara Evelin Pinto e Silva Costa

11|JANEIRO
Aline Melo de Aguiar
Ana Carolina Guimaraes Barbosa
Gabriel Carneiro Costa
Gabriella Gomes de Souza
Leandro Rodrigues de Albuquerque
Ludmilla Nogueira Matos Pereira
Rachel Maria de M. L. Ribeiro

13|JANEIRO
Juliana Marques P. da Silva Morita

14|JANEIRO
Rodrigo Tadeu Felismino

17|JANEIRO
Adriana Belquis da R. Assumpção
Ledijane Cristina Sachet Ghisi

18|JANEIRO
Natália Cesino Avelino

20|JANEIRO
Angela Maria Maia
Cinara Stock dos Santos
Emanuelle Bruna de O. Rodrigues
Iuri Guilherme P. Lopes da Costa
Luiz Augusto Burei
Osni Egidio
Paula Tavares Takasaki
Vanessa Rodrigues Lopes

22|JANEIRO
Claudia Silva Ribeiro Alves
Lílian de Oliveira Silva

23|JANEIRO
Flavia Maria Vicente da Silva

24|JANEIRO
Marta Maria Nunes
Maura Marcello
Meriete Mendes Pantoja Cardoso
Vera Lucia Ourique

25|JANEIRO
Bruno Goulart Oliveira
Jose Barbosa de Oliveira Filho
Marilucia Ricieri

26|JANEIRO
Tamires Santos R. da S. Adams

27|JANEIRO
Francilene Sousa M. N.Victorio
Maria das Graças Bruno Marietto
Priscilla Nery de Farias Alvarenga

28|JANEIRO
Carolina Batista Silva
Sheron Williams V. Souza Reis

29|JANEIRO
André Matos Mendonça
Marcia Beatriz Bertuol
Maria do Carmo da R. Olasagasti
Mariana Cabral B. de N. Feiora

31|JANEIRO
Patrícia Mendonça Vieira Borges