Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS | BRASIL | Nº 132 - AGOSTO DE 2021
alt_text

 

NOSSA HOMENAGEM À ANALISTA TRANSACIONAL AMERICANA JEAN CLARKE QUE FALECEU DIA 01 DE JULHO

Jean Illsley Clarke, (EUA) Analista Transacional, uma educadora que se apaixonou pela teoria concebida pelo Dr. Eric Berne, faleceu no último dia 01 de julho de 2021. Honramos a memória desta mulher notável que nos convida a contar nossa história na AT (no último capítulo do livro ANÁLISE TRANSACIONAL EDUCACIONAL, editado por Giles Barrow e Trudi Newton em 2016): “Contar nossas histórias é uma tarefa importante para a vida porque nos ajuda a nos centrar e manter nossas culturas fundamentadas. Encontre uma maneira de contar sua história de AT e, lembre-se, mesmo quando você acha que nada parece estar acontecendo, se praticarmos a AT, o crescimento estará sempre presente.”

Workshop

Jean Clarke educadora, Ph.d, Analista Transacional didata e supervisora da área educacional, ganhou o Prêmio Eric Berne Memorial Awars pela aplicação em educação da AT, representada pelo seu livro Self-Esteem: A Family Affair. Seu foco no trabalho com pais e família é admirável. Dois dos seus livros mais recentes - How Much is Too Much (2014) How Much is Enough (2003) – aprofundam aspectos deste relacionamento tão relevante.

Sou admiradora e leitora frequente da obra da Jean Clarke, ela traduziu de maneira simples e generosa conceitos complexos e mais, os apresentou de modo que eu pudesse aplicá-los na minha atividade profissional de modo quase imediato. Dentre muitos conhecimentos por ela apresentados, um me impressionou deste o primeiro momento, seu diagrama do Quadro de Referência. E na sequência ela, ao adaptar Potência, Permissão e Proteção para o ambiente de educação propõe o acréscimo da Percepção e da Prática. Perceber o aluno, validar sua experiência e seu conhecimento, reconhecer sua caminhada e, criar oportunidade de aplicação dos conhecimentos, fazendo do momento de desenvolvimento o laboratório inicial. Um alinhamento ímpar com a educação.

Lastimo profundamente sua partida, lastimo não ter dialogado presencialmente com você Jean. E te agradeço. Sua proposta de trabalho conjunto com criança e pais nos inspirou e seguimos fazendo. São sementes que estão plantadas e já em florescência. Sua partilha compassiva de conhecimento está abrindo estradas de entendimento e desenvolvimento. Cada vez que conto minha história na AT, você é personagem da maior relevância.

(Maku de Almeida, 2021)

Divisor

 

A SEGUNDA EDIÇÃO DO WORKSHOP DE ATUALIZAÇÃO EM ANÁLISE TRANSACIONAL ACONTECEU NOS DIAS 24 E 25 DE JULHO COM O TEMA JOGOS PSICOLÓGICOS

Nos dias 24 e 25 de julho aconteceu o segundo Workshop de Atualização em Análise Transacional proporcionado pela Presidência da UNAT-BRASIL e a Diretoria de Docência e Certificação. O tema escolhido foi JOGOS PSICOLÓGICOS, com a direção de Maku Almeida e Carolina Schmitz da Silva, as quais parabenizo pela condução.

Receberão o certificado de participação 41 associados que estiveram presentes nas duas manhãs. Ao todo, tivemos 51 participantes que estiveram presentes em algum momento do evento.

Workshop

“Participar dos Workshops de Atualização em Análise Transacional é sempre uma grande oportunidade e privilégio. A dinâmica de alinhar teoria e prática, não só aprofunda os conhecimentos adquiridos, mas principalmente nos faz vivenciar a teoria em nós mesmos. Desta forma, o Workshop sobre Jogos Psicológicos nos proporcionou uma oportunidade ímpar de experimentar a técnica em um ambiente seguro, de genuíno acolhimento e busca pelo desenvolvimento do outro, com profissionais do mais alto nível de excelência. Agradeço aos profissionais envolvidos e a UNAT.” Leandro de Castro Ferreira – Membro Regular da UNAT Brasil.

A data e tema do próximo Workshop será decidido pela comissão e assim que for definido, será divulgado no Opções e redes sociais da UNAT-BRASIL. Fique acompanhando para fazer sua inscrição e participar conosco!

Ede Lanir
Diretoria de Docência e Certificação

Divisor

 

O SED – SEMINÁRIO DE ENDOSSO DE DIDATAS DESTE ANO ACONTECE DIAS 30, 31/07 E 01/08 SOB A COORDENAÇÃO DE MÁRCIA BEATRIZ BERTUOL E A PARTICIPAÇÃO DE 4 ANALISTAS TRANSACIONAIS

O Seminário para Endosso de Didatas (SED) é promovido pela UNAT-BRASIL e conduzido por um grupo de Analistas Transacionais Didatas desta Instituição. O Diretor de Docência e Certificação faz a indicação dos Didatas, que irão fazer parte da equipe.

É um processo educacional destinado a avaliar Analistas Transacionais Certificados sobre suas possibilidades de incluir um Programa de Treinamento em sua especialidade. A conclusão satisfatória do SED é um pré-requisito para a assinatura do Contrato para Formação de Analista Transacional Didata da UNAT-BRASIL.

Neste ano, o SED acontece sob a coordenação de Márcia Beatriz Bertuol e 4 analistas transacionais certificadas das áreas de Psicoterapia e Organizacional passarão pelo processo:

- Auzean Lucena da Silva (Área Organizacional)
- Carolina Schmitz da Silva (Área Organizacional)
- Gabriela Betanho Inácio (Área Psicoterapia)
- Tatiane Medeiros Cunha (Área Psicoterapia)

Desejamos sucesso e um ótimo seminário a vocês que escolheram dar mais este importante passo na caminhada do Analista Transacional junto à UNAT-BRASIL.

Ede Lanir
Diretoria de Docência e Certificação

Divisor

 

AGUARDAMOS AS INSCRIÇÕES PARA OS EXAMES ORAIS DE CERTIFICAÇÃO ATÉ DIA 15/09

Já saíram os resultados dos exames escritos para Certificação. Os alunos aprovados nesta etapa que desejam fazer o exame oral, deverão se inscrever até o dia 15 de setembro.

Os exames orais serão realizados na segunda quinzena de novembro. Aguarde definição das datas e horários.

Os documentos a serem enviados são:
1. Comprovante de pagamento da taxa respectiva;
2. Carta de Endosso para segunda fase de certificação do Supervisor principal;
3. Declaração das 500 horas de prática com cliente, dos quais 300 precisam ser em AT;
4. Declaração das 50 horas de supervisão e das 50 horas de Terapia individual ou grupal.

Esperamos você!

Ede Lanir
Diretoria de Docência e Certificação

Divisor

 

VEM AÍ O TERCEIRO ENCONTRO DO PROJETO CIÊNCIA & PROSA

Este é um encontro importante organizado pela Diretoria Científica para você que está escrevendo seu artigo em Análise Transacional e a todos que desejam conhecer e aprimorar a arte da escrita.

O próximo encontro será dia 12 de agosto às 19hs com o tema: Anatomia de um artigo.

Faça sua inscrição no link abaixo e participe conosco!

https://forms.gle/fHHvj7zbSA8Pw4VU7

Andreia Cechin
Diretoria Científica UNAT-BRASIL

Divisor

 

O CONBRAT ESTÁ CHEGANDO!
AS INSCRIÇÕES ESTÃO A TODO VAPOR!

Em setembro acontecerá o 28º Congresso Brasileiro de Análise Transacional - Conbrat 2021. O evento será online nos dias 09, 10 e 11 de setembro, por uma plataforma super intuitiva e de fácil acesso. No dia 09 será o Pré-Congresso e a abertura com Roberto Crema.

Destacamos os três palestrantes internacionais presentes no evento: Keith Tudor, Gloria Noriega e Jorge Close, além de vários analistas transacionais que nos abrilhantará com seus conhecimentos.

O congresso contempla as áreas de psicoterapia, organizacional, saúde e educação. As inscrições estão a todo vapor! Muitos analistas transacionais e estudiosos da AT já se inscreveram e garantiram a sua participação.

E para você que ainda não fez sua inscrição, compartilhamos sete motivos para participar do Conbrat:

Ampliar a visão sobre AT
Conectar com o que há de novo em AT
Atualização e reciclagem
Troca de opiniões e experiências
Integração com a comunidade de Análise Transacional
Desenvolvimento pessoal
Networking

As inscrições podem ser feitas no site:
https://bit.ly/conbrat2021

Qualquer dúvida, a comissão do congresso está à disposição.

Divisor

 

MAIS UMA VEZ A UNAT-BRASIL PRIORIZA SEUS ASSOCIADOS E ENVIA SEM CUSTOS A REBAT 2020

A anuidade em dia é a credencial para a participação de eventos e benefícios realizados pela UNAT-BRASIL.

Acompanhem os Workshops cocriativos de atualização em AT organizados pela Diretoria de Docência e Certificação, o Ciência e Prosa, organizado pela Diretoria Científica, orientando a escrita de artigos científicos e este ano o envio da Rebat.

A REBAT – Revista Brasileira de Análise Transacional, até 2019 era distribuída nos Congressos presenciais. Com a Pandemia, sua distribuição acabou se tornando um desafio.

Neste ano, a UNAT-BRASIL, mais uma vez prioriza o associado e decide enviar, sem custo, a edição 2020. Nas cidades de Uberlândia, Curitiba e Porto Alegre foram distribuídas no início do ano graças à colaboração voluntária de associados destas regiões.

No mês de agosto a revista será enviada para o associado que estiver em dia com sua anuidade e que ainda não recebeu.

Para mais informações a respeito, estamos a disposição no e-mail unat@unat.org.br.

Theré Moura
Diretoria Administrativa

Divisor

 

NOSSA CAMPANHA DE ADIMPLÊNCIA ESTÁ UM SUCESSO!!!

Muitos associados se engajaram em nossa campanha inicial de adimplências. No mês de julho, seguimos para a segunda etapa da campanha, enviando e-mail a todos os associados, lembrando o prazo de até 30/07/2021 para pagar a anuidade 2021 com desconto de 5%.

Para os associados com pendências em anuidades anteriores, a diretoria financeira está realizando algumas ações junto ao associado afim de facilitar o processo de regularização das situações.

O objetivo é resolver estas pendências para que o associado possa receber sua(s) Rebat(s), participar do Conbrat usufruindo do desconto para associados, participar dos workshops de atualização em Análise Transacional, promovidos pela Diretoria de Docência e Certificação, do Ciência & Prosa, promovido pela Diretoria Científica e outras ações da instituição.

Nosso muito obrigada a todos pela colaboração!

Joelma Tannús
Diretoria Financeira

Divisor

 

Aniversários
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

01|AGOSTO
Joana Bloisi Carvalho Meirelles
Soraya Venancio Farias
Wagner Correa Munhe

02|AGOSTO
Adiles Maia Zorzeto
Michele Fleck Turatto Staffen
Raul Zanon Da Rocha Netto

03|AGOSTO
Marcio Schunemann
Nelson Patron Chapira
Solange Zanatta Piva

04|AGOSTO
Maria Conceicao Klober da Silveira

06|AGOSTO
Elaine Maria Galon
Silvana Gomes

07|AGOSTO
Catarina Stivali Teixeira
Michele de Freitas Mendes

08|AGOSTO
Andréa Marques Zoccoli Roque
Bruna Suellen Duarte Godoi

09|AGOSTO
Giselle Rodrigues de Brito
Maila Turandot Flesch

11|AGOSTO
Ana Maria Sallet Oliveira
Andre Luiz da Silva Franca
Balbina Ferreira Brites
Camila Piva Ribeiro
Cristianne Vilaca Alexandrino
Edelvais Keller
Eliana Priscila Massuia Cordella
Gislaine Novello Joao
Ilmar Polary Pereira
Joao Luiz Mendonca Cortez
Jose Horacio da Motta E C Junior
Luiza Maria Santos de Andrade
Magdalena Nessner Taboada
Marcia Cristina Gomes Silva
Maria Elisa Cardoso Guimaraes
Maria Inez Collado
Maristela Barbosa Baptista
Marlice Aparecida Cavalheiro
Maura Catharina Gabinio e Souza
Neiva Pires Rosa Alves
Renata Pelliciari de Andrade
Ricardo Salzano
Rita de Cassia S. Castro
Sandra Maria Gonzaga
Sara Almeida Sposito
Tania Regina Gheller Miguens

12|AGOSTO
Otávia Souza B. R. do Sacramento

14|AGOSTO
Heloisa Helena Oliveira do Amaral
Nery Frederico Sardá
Rosemary Napper

15|AGOSTO
Jarvis Alexandre Zermiani

16|AGOSTO
Eduardo Cremonese de Medeiros
Gabriel Mitsuo Ohara
José Alexandre Essado
Kátia Maria da Silva

17|AGOSTO
Juliana Maria Silveira

18|AGOSTO
Debora Costa Furtado da Rosa

19|AGOSTO
Maria do Carmo da Cruz Ribeiro

20|AGOSTO
Elza Maria Franco Rocha
Luiz Felipe Cavalheri dos Santos

21|AGOSTO
Alessandra de Melo Cadima Cecilio

22|AGOSTO
Jane Lucia Franco

23|AGOSTO
Claudio Jose dos Reis
Paulo Sergio Januario

25|AGOSTO
Eduardo Piquera Vianna
Marcia Alvarenga de O. Sobrane

26|AGOSTO
Priscila Balthazar Chrispim

27|AGOSTO
Marco Antonio Garcia Oliveira

28|AGOSTO
Alvaro Augusto Caetano Alves

29|AGOSTO
Andreia de Costa Pereira Geronimo

30|AGOSTO
Enéia Mendes Morais Silva
Lurdes Rossato Zumstein
Patricia Ghisi Sampaio Leandro
Tania Elizabeth Caetano Alves
Teresa Angela Abreu da Silva

EXPEDIENTE

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Auzean Lucena, Guilherme Correia e Tatiane Medeiros.
Diretora responsável: Regina Berard
Diagramação: i34 Publicidade
Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 15 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.