Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS | BRASIL | Nº 123 - NOVEMBRO DE 2020
alt_text

É TEMPO DE TRANSIÇÃO NA GESTÃO

A equipe da nova diretoria do triênio 2020 – 2023 fala sobre as expectativas para o novo ciclo de gestão na Associação, que tem Mary Melazzo como Presidente.

Olá queridos membros associados da UNAT Brasil!

É com grande prazer e alegria que inicio essa estada como Presidente da UNAT, honro nesse momento todos que exerceram essa função e reconheço o quanto fizeram para o desenvolvimento da mesma.

Dou boas-vindas à toda diretoria e conselheiros que farão a gestão do triênio 2020-2023, estaremos juntos oferecendo o que de melhor temos.

Convido os associados que queiram tirar um tempo, para identificar dentro de si, quais as necessidades que a UNAT enquanto Instituição a que se destina, possa lhe proporcionar e sintam-se à vontade para enviar as mesmas para o email – presidente@unat.org.br.

Termino com a certeza de que o amor e a admiração pela Análise Transacional é o que nos move.

Recebam meu abraço carinhoso,
Mary Melazzo.

 

“Olá gente querida! De saída quero declarar a minha grande satisfação em ter, mais uma vez, recebido esse crédito de confiança de todos vocês.

Também me deixa uma ótima sensação de pertinência, fazer parte de uma equipe de pessoas dinâmicas, as quais conheço de perto, comprometidas com o crescimento da Análise Transacional e da nossa UNAT Brasil. Como Psicóloga humanista que tem a AT como marco de referência - teórico e prático -, me apraz dar continuidade a esse trabalho de ampla divulgação da AT em nosso país e consolidação - também internacional - da nossa associação.

Espero que nessa gestão, possamos dar continuidade ao que já foi de sucesso nas gestões anteriores (às quais temos muito a agradecer e reconhecer o empenho), contribuindo de modo mais ativo possível e buscando corresponder às expectativas de todos vocês. Avante nesta co-construção - pela AT e pela UNAT Brasil.”

 

“Assumir a Diretoria de Docência e certificação da UNAT- Brasil é uma tarefa que me encanta, apesar de saber de todo trabalho que será exigido. Gosto de colaborar e penso que poderei dar continuidade aos trabalhos iniciados como rever bibliografia geral e específicas que ainda faltam e apoiar os candidatos nos seus exames, fornecendo todas as informações e esclarecendo dúvidas. Estou confiante e escolhendo a minha equipe. Agradeço pela confiança dos associados que votaram em meu nome para o cargo.”

 

“Minha expectativa ao iniciar a gestão da Diretoria Administrativa, vem do olhar que tenho do momento. Ao perceber as raízes da AT, todo admirável trabalho da UNAT-BRASIL realizado até agora, me sinto em solo firme, bem edificado. Ao olhar para o lado ver a equipe que compõe a gestão atual, encontro profissionais competentes, que são pessoas amigas dispostas a dar o seu melhor nesta decisão de levar adiante as ações da Unat-Brasil. Ao olhar para frente, encontro pessoas chegando, curiosas para conhecer nossa União Nacional e este jeito de ser Analista Transacional.

Tudo isso propicia que, ao olhar para dentro, me perceba feliz, num lugar agradável de estar. Minha expectativa é fazer com que a gestão administrativa facilite para que o conhecimento da AT se multiplique e para que a Unat-Brasil leve adiante a missão de desenvolvimento do ser humano e da sociedade, com amorosidade. Vamos juntos?”

 

“A gestão que inicia tem o gosto de continuidade de um trabalho primoroso realizado pela diretoria anterior. Minha primeira expectativa é que a qualidade já conquistada até aqui permaneça e que possamos contribuir com os talentos desta nova equipe.

Na Diretoria Científica continuaremos com a tarefa empolgante de produção de ciência e posicionamento da Rebat no cenário internacional, com seriedade e consistência. Meu desejo é que mais pessoas sintam-se motivadas a desenvolver projetos de pesquisa, compartilhar experiências e ampliar a teoria da AT na nossa língua Portuguesa.”

 

“Assumir a Diretoria de Comunicação nesta gestão, retomei meu sentimento de alegria e expectativa, quando assumi esta Diretoria pela primeira vez em 2008, quando esta foi aprovada. Quero primeiro parabenizar a Diretoria anterior pelos avanços realizados e dedicação em ampliar a nossa comunidade e aproximar os Analistas Transacionais. Assumo com entusiasmo e enorme prazer em compartilhar com amigos queridos o fortalecimento e ampliação de nossa Instituição. Para realizar este trabalho, conto com a colaboração de duas Analistas muito queridas e também empolgadas em contribuir com a nossa Instituição: Tatiane Medeiros e Auzean Lucena, de Uberlândia.”

 

“Quero agradecer pela confiança e oportunidade de compor a diretoria, ao lado de profissionais competentes, queridos e admirados. Tenho muito orgulho em fazer parte da Unat Brasil, e esta é uma forma de contribuir e retribuir pela estrutura, suporte, conhecimento, trocas e aprendizados que a Instituição oferece. Espero dar continuidade no excelente trabalho realizado pela gestão anterior. No que necessitarem, contem comigo.”

 

“Estamos iniciando um novo ciclo que é a continuidade do trabalho - de mais de três décadas, e da dedicação de pessoas comprometidas com a construção, com a vida da UNAT-BRASIL.

Me sinto honrada em compor a nova Diretoria para continuar neste propósito de construção e fortalecimento da nossa Instituição.
A UNAT-BRASIL, por ser uma associação, depende do engajamento de seus associados para cumprir a sua missão de “promover o desenvolvimento da Análise Transacional em todos os seus aspectos”, com cientificidade e cuidado ético.

Que esse novo ciclo seja oportunidade para reforçar em mim o exercício dos princípios da AT. E que seja fértil, para todos nós associados, a reflexão e a prática congruentes com os valores que nos sustentam, no âmbito individual, no exercício profissional, no convívio coletivo dentro da UNAT e na relação com a sociedade. Que os princípios da AT sejam os nossos guias para a realização desta caminhada!

E para você, fica o convite – vem junto!”

 

“Minha expectativa para nova gestão é a melhor possível. A Diretoria está nas mãos da Mary que é uma pessoa que ama a AT, ética, está envolvida, disponível com okeidade. E ao seu lado os novos membros da Diretoria estão formando um time competente e sintonizado, para dar continuidade ao ótimo trabalho que foi realizado na última gestão.”

 

EXAME ORAL PARA CERTIFICAÇÃO:
AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER FEITAS ATÉ 15/11

No dia 28 de setembro Didatas e Didatas em Formação em reunião, decidiram que o próximo Exame oral de Certificação será on-line e acontecerá a partir de 15 de janeiro de 2021.

Os alunos aprovados no Exame escrito e que desejam participar do exame oral, deverão se inscrever até o dia 15 de novembro e enviar para o e-mail da Docência Unat (docencia@unat.org.br) a seguinte documentação:

1 - Formulário de inscrição para exame oral.
2 - Comprovante de pagamento da taxa respectiva.
3 - Carta de endosso para 2a. Fase de certificação do supervisor principal.
4 - Declaração das 500 hrs de prática com cliente das quais 300 precisam ser em AT.
5 - Declaração de 50 hrs de supervisão e 50 horas de terapia individual ou em grupo.

Para os Didatas e Didatas em Formação que já tenham alunos aprovados na prova escrita, pedimos que reforcem com seus orientandos a entrega destes documentos até 15 de novembro. Para aqueles que desejam participar das bancas de avaliação, pedimos que informem sua disponibilidade à Docência para organização das provas.

DIDATAS JÁ ESTÃO OFERECENDO A FORMAÇÃO AT 202 EM FORMATO HÍBRIDO

Nesta mesma reunião dos MDs e MDFs, ficou definido que a formação AT 202 está temporariamente autorizada pela Unat-Brasil em formato híbrido (on line e presencial), com o mínimo de 10% do programa obrigatoriamente presencial após a Pandemia (de acordo com as diretrizes oficiais de saúde da região do Didata). Uma próxima reunião será marcada pela nova diretoria de Docência e Certificação para reavaliar esta decisão e acompanhar os Programas. Confira os Didatas que já estão com Formações a iniciar:

 
 
 
 

ATIVIDADES DO PROGRAMA “A QUEM NÃO PODE PARAR” FORAM ENCERRADAS

As atividades do programa A QUEM NÃO PODE PARAR encerraram agora em outubro. O programa, destinado a oferecer apoio socioemocional à população durante a pandemia de COVID-19, iniciou em março, foram 96 pessoas inscritas para atendimento por 41 voluntários da Unat-Brasil durante estes seis meses. A imagem a seguir demostra os sentimentos dos voluntários que se dispuseram a contribuir com o Projeto.

 

O ÚLTIMO MÓDULO DO AT 303 ACONTECEU NO FORMATO ON LINE PELA PRIMEIRA VEZ

O 6º Módulo do AT 303 com o tema “Teorias do Desenvolvimento e Análise do Script de Vida” aconteceu no formato on line, de 23 a 25 de outubro e foi facilitado pela Didata Clínico Marília Pereira, e contou com a participação de 22 Didatas em Formação. Foram 18 horas de Formação on line e 6 mais horas de preparação de conteúdos, estudos e leituras.

Marília compartilha como foi sua experiência ao conduzir o Módulo:

“Esse módulo marcou minha estreia como Didata facilitadora de disciplina em um grupo do AT 303. Foi uma experiência incrível de aprendizado em co-criação com o grupo, pois tive a grata oportunidade de trabalhar com meus pares, colegas com os quais fiz minha jornada de formação como Didata. Sinto-me realizada e honrada.”

Imagem aniversariantes  
novembro |
aniversariantes
 
 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

01|NOVEMBRO
Daiane Vargas Garcia
Livia Carolina Fernandes

02|NOVEMBRO
Clara Hiromi Yoshizawa Muniz
Jarbas Leao Calheiros Magro
Mauricio Picanço de Carvalho
Sibele Wolff Garcez
Talita Ramos Lopes

03|NOVEMBRO
Caroline Neves Alves
Denise Pavani Scucuglia
Ilaene Schuler

04|NOVEMBRO
Cleonice Santos Vieira Thomé
Ede Lanir Ferreira Paiva
Marileide Ribeiro de Camargo

05|NOVEMBRO
Rose Meri Nietto

06|NOVEMBRO
Gilmar Felisberto do Nascimento
Jaira Aparecida Batista
Joao Jorge Cabral Nogueira
Katia Regina Mathias M. Gomes
Michele Wagner Pietro
Renata Fernandes Ferreira
Sandra F. de M. Domingues

07|NOVEMBRO
Ana Paula Winters Bosco
Manuéla Felisbino Costa
Moacir César de Borba Júnior

08|NOVEMBRO
Claudio Serrato
Jessica Lahud
Luis Gustavo M. F. Gonçalves

09|NOVEMBRO
Ana Carolina Souza Santos
Núbia Brito

10|NOVEMBRO
Cristiane Aparecida Rodrigues
Elaine de Farias João
Marcia Maria M. Guimarães

11|NOVEMBRO
Aline Machado Bordin
Leila Baghdassarian
Sheila Elisa Piazera L. Marquardt

12|NOVEMBRO
Karina de Paula Rezende
Vanessa Alves Nunes

13|NOVEMBRO
Carla Amoedo Sousa
Daniele Araujo Soares Alves
Izabella Cardoso Oliveira

15|NOVEMBRO
Priscila Bianca Santos Figueredo
Sandra Saraiva L. Leite da Silva

16|NOVEMBRO
Adalgisa Ramos K. Guimaraes
Ana Karina de Luna Pinheiro
Cecilia Rita Bozzo G. dos Santos
Leonardo Cruz Da Silva
Vera Lucia de Moraes Lima
Vera Lucia Pereira Ribeiro

17|NOVEMBRO
Rosilene Ribeiro Colchon

18|NOVEMBRO
Lilian Ribeiro da Silva
Luciana Pires Correa Neves

19|NOVEMBRO
Fernando Palhano
Gervasio Araujo
Marcia Isabel Morini
Sandra Cerqueira Maia

20|NOVEMBRO
Eduardo Dobrowolski

21|NOVEMBRO
Daniela Pires Cardoso
Márcia Christina M. Nascimento
Rita Varela
Silvio de Souza Mariano

22|NOVEMBRO
Mariana de Souza Francisco

23|NOVEMBRO
Ana Carolina Alves Wanderley
Angelica Claro de Sena
Marcio Luiz Simioni

24|NOVEMBRO
Flavia Testa Bernardi

25|NOVEMBRO
Jeffersonn Moraes

26|NOVEMBRO
Jane Maria Pancinha Costa
Regina Goncalves de O. Ferreira
Therezinha Moura Jorge

28|NOVEMBRO
Alice Langoni Salgado Opata
Candida Rocio Stopinski
Francisca Souto Lessa
Maria de Lourdes Luzes Noronha

29|NOVEMBRO
Claiton Claudir Leske
Licia Beletti
Luciana Gusmão de S. Gouvêa
Michel Ribeiro de Sousa
Viviane Cristina Souza

30|NOVEMBRO
Andre Juliano Bornancim
Antonio Miguel Pinheiro e Silva