Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS | BRASIL | Nº 117 - MAIO DE 2020
alt_text

XXVIII Conbrat começa a ser planejado

A comissão organizadora que estava trabalhando na realização do XI Fórum de AT, em setembro de 2020, em Joinville (SC), migrou seus esforços para o planejamento do 28º Congresso Brasileiro de Análise Transacional do ano que vem. Segundo a coordenadora do Conbrat, Simone Klober, o time está animado com a ampliação do evento. “Estamos trabalhando e queremos compartilhar algumas atualizações importantes com quem já havia se inscrito no Fórum e com quem planeja vir a Joinville no ano que vem”, conta Simone.

Tema
O slogan se mantém “A Coragem de ser quem você é”. “Nesse momento especial que o mundo está vivenciando, mais do que em qualquer momento, estamos sendo chamados para ter a coragem de ser quem somos. Na última semana, lendo um texto que circulou nas redes sociais sobre o diálogo com uma pessoa e Deus, a pessoa compartilha com Deus seu medo de mudar e Deus lhe responde: ‘Você não está mudando, você está se tornando! Tornando-se quem eu criei você para ser! Uma pessoa de luz, amor, caridade, esperança, coragem, alegria, graça e compaixão’. No texto Deus finaliza o diálogo enfatizando: ‘Não mude! Torne-se!’ Esse texto para mim contextualiza o que pensamos para esse tema: Ter a coragem de ser quem somos, para tornar-se tudo o que podemos ser!”, revela Simone.

Identidade visual
A logomarca do XXVIII Conbrat está pronta e é derivada da que havia sido desenvolvida para o Fórum pela designer Ivana Padilha.

Trabalhos inscritos
Foram recebidas 17 inscrições de trabalhos para o Fórum de 2020 nas categorias: Seminário, Artigo Científico, Oficina/Workshop e Aprendizagem Compartilhada. Como está mantido o mesmo tema para o Congresso, após a definição das datas e estrutura do Conbrat, os profissionais que inscreveram os trabalhos serão contatados pelo Comitê Científico, para checar se fica mantido o interesse e disponibilidade em apresentar o trabalho no evento.

Parcerias
Os principais parceiros e patrocinadores do Fórum confirmaram seu compromisso de manter a parceria para o Conbrat. O diretor da Faculdade SENAC Joinville, Ronaldo Ribeiro, garantiu o contrato de patrocínio, disponibilizando a instituição para sediar esse importante evento da comunidade de AT no Brasil. A empresa Porto Itapoá também é uma parceira que confirmou a manutenção do patrocínio para o evento. A gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Ilcilene de Oliveira Paes, comenta que “nossa empresa tem no seu DNA o desenvolvimento de pessoas e a AT é o conceito base para o trabalho com os colaboradores”.

Pagamentos
Estamos pedindo que quem pagou sua inscrição para o Fórum mantenha o investimento, pois será convertido automaticamente para o Conbrat, sem nenhum ônus adicional”, solicita Simone. Caso o inscrito queira o reembolso, a solicitação deve ser feita diretamente para a diretora Financeira da Unat-Brasil, Marta Schumacher, pelo whatsapp (45 9999-6160).

Serviço de apoio socioemocional continua

Cerca de 50 pessoas foram atendidas desde o início da campanha de voluntariado da Unat-Brasil "A quem não pode parar". O projeto oferece apoio socioemocional durante a crise causada pelo Coronavírus. Inicialmente o foco do atendimento são as pessoas que, por sua atuação profissional, não podem fazer o isolamento social protetivo e seguem trabalhando.

Os analistas transacionais certificados oferecem atendimentos online gratuitos, de cerca de 30 minutos, focados na necessidade específica de quem se inscreve. Para se inscrever, o interessando deve preencher o formulário no link https://bit.ly/2UUMO1M e aguardar o contato de um dos profissionais voluntários.

Os analistas transacionais têm compartilhado suas experiências uns com os outros e a percepção da importância deste processo se confirma. Como resultado, temos depoimentos como este, de uma pessoa atendida: “Gratidão Unat-Brasil por acolher-me e confortar-me de forma profissional e carinhosa. Foram dois encontros significativos e cheios de sentidos para minha pessoa, nesse momento tão crítico que estamos vivendo. Gratidão e um fraterno abraço a tod@s da Unat-Brasil.

Carta aos associados

Olá,

Desejamos que você, seus familiares e todos os que
são importantes em sua vida estejam saudáveis.

Neste período de tantas incertezas, estamos oferecendo, como analistas transacionais certificados pela Unat-Brasil, atendimento gratuito aos profissionais da linha de frente no combate ao coronavírus. Tem sido um lindo encontro com a solidariedade.

E agora queremos facilitar a vida dos associados, oferecendo mais flexibilização nos valores e prazos de pagamento da anuidade 2020 e das demais taxas associativas. Resolvemos eliminar o escalonamento de valores por data de pagamento.

Os valores em vigor a partir de 1/5 – e válidos até 31/3/21 são:

Veja que o parcelamento no cartão de crédito foi ampliado de 3 para até 6 vezes.

Queremos chegar ao final deste período de tamanha adversidade transformados positivamente como indivíduos, associação e sociedade.

Sigamos juntos!

Rebat

PRAZO PARA ENVIO ATÉ 21/JUN.

A Revista Brasileira de Análise Transacional (Rebat) está selecionando artigos científicos para publicação na edição de 2020.

Os autores podem encontrar informações sobre a submissão de trabalhos no site da associação: https://bit.ly/35jFqSn.

Prorrogado o prazo de correção do exame escrito

Os exames escritos para certificação dos analistas transacionais estão sendo corrigidos e o prazo para entrega das correções pelos examinadores foi prorrogado de 20 de abril para 10 de maio de 2020. O processo de exames conduzidos pela Unat-Brasil é fundamental para a formação dos profissionais de Análise Transacional, garantindo consistência de conhecimento teórico e prático em consonância com a instituição, para o fortalecimento da AT em nosso país.

Nesse ano, foram 12 exames escritos entregues para avaliação nas áreas de Psicoterapia, Organizacional, Educacional e Ciências da Saúde. Como o XI Fórum de Análise Transacional, que estava agendado para setembro próximo em Joinville (SC), foi cancelado, ainda não há definição de como será realizada a banca oral de avaliação, segunda etapa do processo de certificação.

Para Jane Costa, diretora de Docência, esta decisão depende da análise da curva de expansão do coronavírus no Brasil. “Nós podemos até fazer bancas em alguns eventos regionais em 2020, mas, por enquanto, é mais prudente aguardar os resultados dos exames e dos acontecimentos na área de saúde pública, para depois definir e divulgar como será a continuidade do processo de certificação”, pondera a diretora.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE AT PODERÁ SER ONLINE EM JULHO

O congresso internacional de Análise Transacional, promovido em parceria pela ITAA, Eata e outras associações de AT, poderá ser virtual neste ano, de 16 a 18 de julho. Inicialmente, a conferência seria presencial na cidade de Birmingham, na Inglaterra. Porém, a pandemia fez os organizadores alterarem os planos e a tendência é que as atividades sejam online.

O tema central será "Expandindo o Mapa da AT – Compartilhando o Aprendizado Através das Nossas Áreas". A língua oficial do congresso é o inglês. Quem quiser acompanhar o que está sendo planejado, encontrará neste link mais informações: https://taonlineconf.org.

O estudante de AT, Maurício Picanço, é o autor deste trabalho de facilitação gráfica, após uma reunião virtual do seu grupo de Formação 202 Organizacional, coordenado pelo MDF Jeffersonn Moraes. Foi o 21º encontro da turma, que se reuniu para conversar especificamente sobre como cada um estava lidando com a quarentena. Mauricio tem 33 anos, atua no Terceiro Setor e também trabalha com facilitação gráfica. Logo após o encontro online, ele registrou o que lhe pareceu mais significativo da conversa. Para ele, “o período de isolamento social pode ser um momento importante para se conectar consigo mesmo e também um grande convite à Autonomia”. Talentoso, né? No Instagram, ache o Maurício aqui: @querqdesenhe.

A Unat-Brasil foi fundada em 25 de maio de 1985 e, desde então, tem agregado centenas de estudantes de AT e formado analistas transacionais. Você que é fã da AT já participou do nosso desafio? Acesse bit.ly/unat35anos e responda em apenas uma palavra o que a AT significa para você.

ABORDAGENS TEÓRICAS DA AT SÃO PESQUISADAS

Para comemorar os 35 anos da Unat-Brasil, a professora da Universidade Federal de Uberlândia e analista transacional Silvana Maria de Jesus pesquisou o desenvolvimento das várias abordagens da AT no mundo.

Podemos considerar que a AT apresenta hoje seis abordagens principais e continua se ampliando e se desenvolvendo a partir do novos estudos e investigações”, conta Silvana, que analisou uma pesquisa publicada no International Journal of Transactional Analysis Research (IJTAR). As informações relevantes são compartilhadas a seguir:

1. Os principais representantes da Escola Clássica são John Dussay, o criador do Egograma; Claude Steiner, criador da Matriz do Script, da teoria de Economia de Carícias e do método de Educação Emocional; Stephen B Karpman, o criador do Triângulo Dramático; Muriel James com a Autorreparentalização; Pamela Levin com os estágios de desenvolvimento; Fanita English com o conceito de Disfarces e Epi-Script; Pat Crossman com os 3 Ps; e Taibi Kahler com conceito de Mini-Script. Uma das primeiras obras desta escola foi Eu Estou Ok, Você Está Ok, de Thomas Harris, em 1969.

2. A Escola da Cathexis surgiu em torno de trabalhos que buscaram aplicar a AT no tratamento de transtornos mentais severos e incapacitantes, sendo Jacqui Lee Schiff (e outros membros de sua família) sua principal representante e uma das fundadoras do Instituto Cathexis, que desenvolveu os conceitos de Simbiose, Desqualificação, Passividade e Reparentalização. Uma das primeiras obras desta escola foi All my children (sem tradução para o português), de Jacqui Lee Schiff e Beth Day Romulo, em 1970.

3. A Escola da Redecisão concentra-se em torno dos trabalhos de Mary McClure Goulding e Robert L. Goulding. Umas das primeiras obras desta abordagem foi publicada pelos Gouldings em 1979, Ajuda-te pela Análise Transacional: a arte de viver bem com a Terapia da Redecisão, publicada no Brasil, em 1985.

4. A Psicoterapia Integrativa, baseada na premissa de um relacionamento terapêutico interpessoal e com contato, tem como fundadores Richard G. Erskine e Rebecca L. Trautmann, diretores do Instituto de Psicoterapia Integrativa de Nova York. Erskine publicou, em 1997, uma coleção de artigos seminais sobre a nova teoria (Theories and methods of an integrative transactional analysis: a volume of selected articles) e publicou várias outras obras, com colaboradores, que ainda não foram traduzidas para o português.

5. A Abordagem Psicodinâmica baseia-se no trabalho de Michele Novellino, que busca os fundamentos freudianos das teorias originais de Berne, concentrando-se no papel da transferência e na desconfusão da Criança no processo psicoterapêutico. Novellino publicou vários artigos no Transactional Analysis Journal (TAJ) e recebeu o Prêmio Eric Berne de 2003.

6. Por fim, a Abordagem Relacional baseia-se no trabalho de Helena Hargaden e Charlotte Sills que retomam o estudo dos fenômenos transferenciais e dos processos inconscientes. Uma das primeiras obras desta teoria é o livro destas autoras, Transactional Analysis: a Relational perspective, de 2002, ainda sem publicação em português.

As referências bibliográficas do estudo da Silvana são:
- GREGORY, Siobhan. The many faces of Transactional Analysis: a survey study of the practice and identity of Transactional Analysis therapists in the UK. IJTAR, 7 (2), p. 29-41, 2016.
- Prêmios Eric Berne, 1998-2007. Unat-Brasil, 2009.

110 anos do nascimento de eric berne

Berne

Eric aos 7 meses

"A princípio, houve uma tempestade de trovões e, sob a luz forte da tarde, a mãe teve um filho assistido por um médico interno. Mas, naquela terça-feira, o mundo não era apenas para nós - a mãe, o médico e eu - porque no momento exato em que os bebês nascem, outros grandes eventos estão ocorrendo dentro, sobre e sob a superfície de nosso relativamente pequeno planeta. Era o mês de maio, o mais ameno de todos, e a data é fácil de lembrar: 10 de maio de 1910. Foi o mês em que o vulcão Irazú sacudiu o platô da Costa Rica com tanta violência, que 1500 pessoas morreram em Cartago e isso alimentou o espanto e a consternação causados ​​pelo fato de que o cometa Halley, que era esperado desde 1833, chegou três dias atrasado. Porém, mais transcendental para a trama da minha vida foram os fios, cujos primeiros nós estavam sendo tecidos em Viena, onde um comerciante de velhas fotos de vinte e dois anos se sentava em cafés para ler jornais políticos (Adolf Hitler), enquanto, que não longe rua abaixo, um médico barbudo estava organizando uma associação internacional para curar doenças mentais (Sigmund Freud). Se cruzaram alguma vez na rua naqueles dias o jovem fracassado e o exitoso barbudo?"

Trecho do livro de memórias de Eric Berne "Una infancia en Montreal" (2013, p. 21)

Imagem aniversariantes  
MAIO |
aniversariantes
 
 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

02|MAIO
Ana Paula Rodrigues F. Rocha

03|MAIO
Adilseia Soriani Batista
Raquel Rolim Rosa

04|MAIO
Daniel Mathias Otto

06|MAIO
Ivonette Da Nova Cardozo
Maria Keity Fernandez Cavalcante
Rener Leite da Cunha

07|MAIO
Ingryd Bender

08|MAIO
Andrezza Cristina Souza Silva
Fabio de Souza Abagabir
Vera Lucia Carniel

09|MAIO
Angelis Bogdanovicz Martins
Flávia Saturnino de Sá
Leonardo Normanha Benedetti
Michelle da Silva Farias
Moana Paulina Garcia

10|MAIO
Eliane Viquetti Gil Cardoso
Teresa Cavalcanti Cuozzo

12|MAIO
Aline Kely Macedo S. F. Moura
Andrea Pedrosa de O. Moura
Paula Rodrigues Nascimento
Tatiana Pedroso de Aquino

13|MAIO
Kurt Schmitz
Mônica Pontes Carvalho

15|MAIO
Alberto Jorge Close
Danielle Cristina Carneiro
Elizabeth Carmem M. Soares
Eugenio Flavio Vaz D
Magdala Paz Martins
Petrucia Leao Ferreira

16|MAIO
Nicole Goldman C. Branco

17|MAIO
Adriana de Barros M. Ribeiro
Maria Caroline Morais de Sousa

18|MAIO
Carolina Matos da Silva Moitinho
Jocemara de Jesus
Maria Lucia de Souza Oliveira
Sara Maria da Costa Canto

20|MAIO
Carla Poletti Schmidt
Graziele da Silva Aguiar
Kerley Fistarol
Marcilene Mendes P. Sanson
Mariane Carpes Nicoloso
Tsylla Augusta de V. Vianna

22|MAIO
Cassia Cristina Breia

23|MAIO
Ana Paula Silva C. de Souza
Anelize Sorato Leal

24|MAIO
Ane Dantas Sartori

25|MAIO
Elizabete Popadiuk
Flávia de Oliveira Sousa

26|MAIO
Nathalie Cassel de A. Lacerda
Thaisse Carolina Ribeiro Elias

29|MAIO
Dalete Kennane R. Sampaio
Mirzan Campos Duarte
Suelen de Azevedo Kuretzki
Valdete Oride M. Bilesimo

30|MAIO
Fernanda Yukari O. Utumi

  • Luiz Eduardo de
    Bastos Neder
  • Maria do Carmo Schmidt

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Editores: Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Jeffersonn Moraes e Simone Klober.

Colaborou nesta edição: Silvana de Jesus

Jornalista responsável: Michelle Thomé DRT 2863

Diagramação: i34 Publicidade

Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 15 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.