Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS | BRASIL | Nº 113 - JANEIRO DE 2020
alt_text

Aberta a inscrição de trabalhos no Fórum de AT

A apresentação de trabalhos no Fórum Brasileiro de AT tem por finalidade divulgar os conceitos da Análise Transacional e demonstrar a sua aplicação à prática profissional nas áreas das Ciências da Saúde, Educacional, de Psicoterapia e Organizacional.

O objetivo do 11º Fórum é promover o diálogo sobre como o indivíduo pode se conectar à sua Autonomia e estimulá-la no outro e no seu ambiente, a partir das capacidades para Permissão, Proteção, Potência, Percepção e Prática. O compartilhamento de conhecimentos, pesquisas e experiências dos integrantes da comunidade de AT no Fórum é uma forma de possibilitar esse diálogo junto aos participantes.

Os eixos temáticos (divulgados no Opções de dezembro) nortearão os temas dos trabalhos, que podem ser nas seguintes categorias: Seminário, Artigo Científico, Oficina / Workshop ou Aprendizagem Compartilhada.
No site do fórum (www.unat.org.br/forum2020) está o detalhamento dos requisitos para inscrição dos trabalhos e informações sobre cada uma dessas categorias.

 

Como será a seleção?

Os trabalhos que estiverem adequados aos requisitos estabelecidos serão selecionados pela Comissão Científica, composta por Membros Didatas e/ou Didatas em Formação da Unat-Brasil.

A seleção está aberta para profissionais de qualquer área de atuação que tenham participado, ou estejam participando, do Curso de Formação de Membro Certificado em Análise Transacional da Unat-Brasil – AT 202, e que tenham cumprido a carga horária destinada à Teoria Geral de Análise Transacional, ou concluído o curso de pós-graduação em Análise Transacional.

O autor deve encaminhar o texto de inscrição relatando o trabalho que pretende apresentar, salientando aspectos da aplicação da Análise Transacional, com a respectiva bibliografia.

Os trabalhos serão avaliados em relação à pertinência ao tema do Fórum, contemplando os Eixos Temáticos e suas questões norteadoras, clareza e consistência da aplicação da teoria da Análise Transacional, relevância dos resultados obtidos quando se tratar de case, clareza da linguagem do texto de apresentação do trabalho. Esses critérios serão dispensados somente no caso de Artigos Científicos.

O resultado da seleção será divulgado aos inscritos por email, com maiores detalhes sobre procedimentos, critérios e uso de recursos para sua apresentação. Os trabalhos serão recebidos até 17/02/2020, pelo e-mail conbrat.cientifica@unat.org.br.

 
 

Definido o local do fórum em Joinville

A nova sede da Faculdade Senac de Joinville, inaugurada há um ano, receberá de 10 a 12 de setembro de 2020 o XI Fórum Brasileiro de Análise Transacional. A estrutura, que foi reformada e ampliada, passou de 2 mil para 8 mil m² de área, com espaços modernos e confortáveis.

Estará à disposição do fórum um equipado auditório com capacidade para 300 pessoas, salas para as oficinas, workshops, seminários e apresentações em geral, além de um fouet com uma linda vista panorâmica da cidade, onde ficarão os estandes de patrocinadores e será realizado o coffee break. As áreas comuns da faculdade, como biblioteca, cantina, restaurante e espaço de convivência também estarão disponíveis para uso.

O prédio conta com três elevadores, garantindo a acessibilidade aos espaços. Ele foi criado focado em sustentabilidade – que também é o propósito do fórum -, contando com um sistema de aproveitamento da água da chuva para os banheiros e os jardins, luzes de LED e sistema automatizado de ar condicionado, que contribui para a economia de energia.

Ronaldo Ribeiro, diretor da Faculdade Senac Joinville, conhece a AT, pois fez o curso AT 101. Ele afirma que a Faculdade do Senac em Joinville está honrada em sediar o XI Fórum Brasileiro de Análise Transacional. “Apoiar eventos cujo objetivo é o desenvolvimento humano faz parte do nosso negócio, contribui com a missão do Senac e colabora para a construção de relações interpessoais saudáveis. Desde já acolhemos os organizadores e todos aqueles que estarão conosco no evento em setembro de 2020. O Fórum será um marco na AT em Joinville e na história de nossa faculdade”, reforça Ribeiro.

A Faculdade Senac Joinville fica na Rua Visconde de Taunay, 730, na área central da cidade. A região é conhecida como avenida gastronômica, repleta de bares e restaurantes. Fica a duas quadras de um dos principais shoppings da cidade e próxima a hotéis de Joinville.

Traduções das obras de Eric Berne no Brasil estão sendo pesquisadas

As pesquisadoras Silvana Maria de Jesus e Sthefany Kamilla Alves, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia estão realizando uma pesquisa sobre as traduções das obras de Eric Berne no Brasil.

Elas encontraram no site da ITAA uma lista completa das publicações de Berne. São mais de 70 textos entre artigos, livros, capítulos de livro, trabalhos em conjunto, trabalhos publicados postumamente – tanto em psiquiatria quanto em Análise Transacional.

O quadro abaixo apresenta uma classificação (mais didática do que exata) que possibilita perceber a produtividade incansável de Berne, com muitos textos inéditos para o leitor brasileiro (clique no quadro para acessar a imagem ampliada).

“Diante de tamanha produção científica, acreditamos que é de interesse dos analistas transacionais brasileiros, sob a perspectiva da historiografia da tradução, descrever o que temos em língua portuguesa da coleção de obras de Berne”, afirma Silvana. O quadro abaixo mostra um levantamento inicial das traduções encontradas dos livros seminais da AT (clique no quadro para acessar a imagem ampliada).

“Convidamos os analistas transacionais para colaborarem com esta pesquisa, indicando outras possíveis traduções existentes, em português brasileiro, das obras de Berne. Esperamos contribuir para um mapeamento do material que temos em português e até mesmo para a realização de projetos que possibilitem a tradução ou compilação e publicação das obras ainda não disponíveis em português brasileiro”, solicita Silvana. Informações, sugestões, dúvidas e colaborações são bem-vindas pelos emails silvana.jesus@ufu.br ou silanjos@gmail.com.

 
 
JANEIRO |
aniversariantes
 
 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

01|JANEIRO
Camila Ramos Emerim

03|JANEIRO
Giuliana Boschini

05|JANEIRO
Juliana De Barros Reis

06|JANEIRO
Juliana de Oliveira E Silva

07|JANEIRO
Darlan da Silva Albino
Deisiane Mota de Oliveira
Jussie Gavasso da Luz
Marilise Cristina de Souza

08|JANEIRO
Goreti Maestri
Tatiana Araujo M. dos Santos

09|JANEIRO
Andrea Lindner
Dejany Ferreira dos Santos
Sonia Coelho

10|JANEIRO
Ivana Angela Zanini
Maria Cristina Maia Mendes
Miriam Silva Cibreiros de Souza
Moacir Domingos dos Santos
Rosa Maria Barbosa Preissler
Sara Evelin Pinto e Silva Costa

11|JANEIRO
Aline Melo de Aguiar
Ana Carolina Guimaraes Barbosa
Gabriel Carneiro Costa
Gabriella Gomes de Souza
Leandro R. de Albuquerque
Ludmilla Nogueira Matos Pereira
Rachel Maria de M. Lemos Ribeiro

14|JANEIRO
Rodrigo Tadeu Felismino

17|JANEIRO
Adriana Belquis da R. Assumpcao
Ledijane Cristina Sachet Ghisi

18|JANEIRO
Natália Cesino Avelino

20|JANEIRO
Angela Maria Maia
Cinara Stock dos Santos
Emanuelle Bruna de O. Rodrigues
Iuri Guilherme Paulini L. da Costa
Luiz Augusto Burei
Osni Egidio
Paula Tavares Takasaki
Vanessa Rodrigues Lopes

22|JANEIRO
Claudia Silva Ribeiro Alves
Lílian de Oliveira Silva

23|JANEIRO
Flavia Maria Vicente da Silva

24|JANEIRO
Marta Maria Nunes
Maura Marcello
Meriete Mendes Pantoja Cardoso
Vera Lucia Ourique

25|JANEIRO
Bruno Goulart Oliveira
Jose Barbosa de Oliveira Filho
Marilucia Ricieri

26|JANEIRO
Tamires Santos R. da S. Adams

27|JANEIRO
Francilene S. Matos N. Victorio
Maria das Gracas Bruno Marietto
Priscilla Nery De F. Alvarenga

28|JANEIRO
Carolina Batista Silva
Sheron Williams Vieira S. Reis

29|JANEIRO
Marcia Beatriz Bertuol
Maria do Carmo da R. Olasagasti
Mariana Cabral B. de N. Feio

31|JANEIRO
Patrícia Mendonça Vieira Borges

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Editores: Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Jeffersonn Moraes e Simone Klober.

Colaborou nesta edição: Silvana Maria de Jesus.

Jornalista responsável: Michelle Thomé DRT 2863

Diagramação: i34 Publicidade

Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 15 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.