Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS | BRASIL | Nº 120 - AGOSTO DE 2020
alt_text

Lives divulgam os benefícios da Análise Transacional

Veio de Uberlândia (MG) a primeira iniciativa de divulgação dos benefícios da AT durante o período de pandemia no formato de Lives no Instagram. Tatiane Medeiros, certificada na área de Psicoterapia e especialista em AT, começou a selecionar temas relevantes para os seus seguidores na rede social e convidou colegas analistas transacionais para diálogos construtivos baseados na teoria compartilhada. “Eu acredito muito na abundância e a AT é uma conexão colaborativa para mim. Cada um tem o seu jeito de viver a AT e gosto de apresentar para os meus contatos outras maneiras de pensar a teoria”, conta.

Na sequência, as certificadas na área organizacional, Hallana Labeca e Auzean Lucena da Silva, que também moram em Uberlândia, decidiram montar uma agenda semanal de Lives com a temática "A Análise Transacional e as pessoas nas Organizações". “Pensando sobre o momento que estamos vivendo de incertezas, ansiedade e medo, observando também o movimento que as pessoas das empresas estão fazendo para se adaptarem a este novo cenário, comecei a refletir como eu poderia ajudar. Então, idealizei criar um espaço de reflexões que pudesse de alguma forma contribuir para que as pessoas enfrentassem este momento com mais leveza. Foi aí que surgiu a ideia de fazer uma série de Lives sobre a AT, esta teoria do comportamento humano e filosofia de vida que me encanta cada vez mais, com minha parceira Hallana Labeca e nossa orientadora Maku Almeida”, relata Auzean.

Para Hallana, “tem sido uma experiência enriquecedora e muito gratificante. A proposta cumpre vários propósitos, uma vez que, alcança novos públicos, desperta a curiosidade sobre a abordagem, favorece novas discussões, facilita nossas interações, expande a mente, sendo uma oportunidade maravilhosa para divulgarmos a AT. Além disso, as Lives ultrapassam as fronteiras físicas, alcançam pessoas que em outros contextos não aconteceriam com esta facilidade”. As próximas Lives com foco Organizacional estão agendadas para os dias:
- 3 às 18h
- 10 às 19h
- 17 às 19h
- 23 às 18h
- 30 às 19h

“O sentimento é de alegria e gratidão, pois estamos criando um campo de convivência baseada no amor, no respeito mútuo e na Oqueidade, a cada semana trabalhamos esta temática e os conceitos da AT de forma leve, embasada e construtiva. Temos recebido muitos depoimentos das pessoas que estão nos acompanhando, do quanto este movimento está sendo rico, potente e gerando reflexões importantes. Meu desejo cada vez maior é de levar a AT e seu potencial de transformação para mais pessoas”, afirma Auzean.

O movimento de expansão virtual da AT no formato de Lives começou em Uberlândia e está ganhando a adesão de analistas transacionais de outras localidades, como é o caso de Adriana Montheiro e Leilane Nascimento, do Rio de Janeiro (RJ).

Produção científica brasileira é publicada em revista internacional

O IJTAR (Revista Internacional de Pesquisa e Prática em Análise Transacional – http://www.ijtarp.org), editado por Julie Hay, é um dos importantes portais de publicação de pesquisa científica em Análise Transacional. Em sua última edição, de abril deste ano, foi publicado o artigo de Adriana Montheiro, do Rio de Janeiro, membro Didata em Formação na área de Psicoterapia.

O artigo “I feel, therefore I am” foi anteriormente publicado na Rebat de 2011 com o título “Sinto, penso no que sinto, logo existo. Um estudo sobre o significado das emoções”. O texto de Adriana explora as emoções pelo olhar das neurociências e uma abordagem corporal, propondo um trabalho de Script de Vida a partir das emoções.

Para a autora, “ao nascer já trazemos emoções codificadas que são essenciais para a preservação da vida e da espécie. A forma como aprendemos a lidar com elas vai determinar a qualidade de nossas relações, definindo um estilo de comunicar-se individualmente estando assim intimamente entrelaçada ao Script”, explica Adriana.

O IJTAR tem prestigiado a produção científica de brasileiros. Na edição de novembro de 2019 foi publicado o artigo sobre a “Estrutura, desenvolvimento e evolução do Pequeno Professor”, de autoria de Tânia Caetano Alves, originalmente publicado na Rebat de 2014.

Anteriormente, na edição de junho de 2018, foi publicado o estudo da Jane Costa sobre “Sensações, emoções e sentimentos” (originalmente publicado na Rebat de 2011) e, da mesma autora, na edição de 2015, um artigo fruto pesquisa realizada com um grupo de mulheres. Em dezembro de 2018, Vitor Merhy teve o trabalho “Autonomy or Dependence: Working with Therapeutic Symbiosis in the Non-Psycotic Therapist-Client Relationship” publicado.

Outros profissionais brasileiros tiveram seus artigos publicados nos últimos anos. “É uma alegria e motivo de orgulho ver as publicações dos artigos de colegas nesta revista internacional. Isso revela a crescente qualidade da produção científica de AT no Brasil”, comemora Vitor Merhy, presidente da Unat-Brasil.

Associação americana lança AT 101 online focado em justiça social

O projeto "AT 101: Ferramentas pessoais de Análise Transacional para a Transformação Social" é um programa de aprendizado online atualizado, gratuito, em inglês, que tem como objetivo contribuir com a equidade e a inclusão da Análise Transacional em todo o mundo. O curso está para ser lançado no próximo dia 7 e poderá ser acessado neste link do site da Associação Americana de AT: https://bit.ly/projetoAT101.

Valerie Batts, Graham Barnes, Felipe Garcia e Vann Joines são os didatas, certificados pela ITAA, que fazem a aplicação de conceitos de AT às mudanças sociais e culturais, incluindo equidade, diversidade, mudança social e desenvolvimento pessoal. O projeto começou em janeiro de 2018 com a colaboração da ITAA, da USATAA e do Southeast Institute. O comitê organizador do projeto e vários voluntários buscaram doação financeira para tornar o curso disponível gratuitamente, com conteúdo reconhecido pela EATA e pela ITAA.

“Eric Berne nos deu o excelente presente da Análise Transacional e é nosso compromisso compartilhá-lo. Os analistas transacionais sabem que os princípios básicos de valor, valor e dignidade de todo ser humano são mais importantes do que nunca no mundo de hoje!”, afirma Janice Dowson, coordenadora do comitê. Este curso não é certificado pela Unat-Brasil.

Conheça As candidatAs à Diretoria

Ede Lanir Ferreira Paiva
Membro Didata Clínico, Membro Didata em Formação na área Educacional, Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia e Especialista em Gerontologia Social e em Análise Transacional pela FATO/Unat.
Cargo Pretendido: Docência e Certificação

Therezinha Moura Jorge
Psicóloga e Membro Certificada em Psicoterapia da Unat-Brasil. Atua como psicoterapeuta e gestora no Revitacentri Espaço Terapêutico em Curitiba, PR. Pós-Graduada em Dependência Química – FLT/SC e em Administração em Recursos Humanos - PUC/PR. Ministra cursos de formação e Pós-Graduação. Integrante do Grupo AT Paraná. Participa da Educação Continuada em Análise Transacional em Psicoterapia no Síntese/RS.
Cargo Pretendido: Diretoria Administrativa

Andreia Cechin
Fonoaudióloga. Especialista em Voz pelo Cefac/SP. Especialista em Grupos pela SBDG. Membro Didata Organizacional em Formação e Membro Regular em Ciências da Saúde pela UNAT-BRASIL. Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde. TIFF Provider em Fluência Funcional. Membro do Grupo de Pesquisa em Fonética Acústica da Faculdade Tuiuti do Paraná.
Cargo Pretendido: Diretoria Científica

Regina Berard
Psicoterapeuta Clínica, Especialista em Análise Transacional pela Unat-Brasil, Membro Didata Clínica em Formação da Unat-Brasil, Master em Programação Neuro Linguística, Formada em Constelação Familiar, Inteligências Múltiplas e Terapia de Integração Somato Emocional.
Cargo Pretendido: Diretoria de Comunicação

Sônia Nogueira Pedreira
Psicóloga e Economista. Membro Didata Clínico em Formação e também MD Educacional em Formação da UNAT-Brasil e da ALAT. Diretora de Ética da UNAT-Brasil (2017-2020). Especialista em AT pela Faculdade JK/Michelangelo. Presidente da ALAT (2015-2018) e Vice-Presidente (2013-2015). Membro Regular da ITAA.
Cargo Pretendido: Vice-presidência

Joelma Tannús
Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia.  Membro certificado pela UNAT Brasil – área clínica. Membro da Comissão de Ética no triênio - 2017/2020.  Conselheira da Gestão no triênio - 2020/2023. Experiência de 18 anos no Desenvolvimento de Pessoas e Lideranças, com atuação em empresas de grande porte, tendo sido a responsável pelo planejamento, gestão e prestação de contas do orçamento anual de T&D.
Cargo Pretendido: Diretoria Financeira

Ercilia Silva Psicóloga
CRP 08/1678, Membro Didata em Formação nas áreas Organizacional e Psicoterapia. Possuo mestrado em Criatividade Aplicada, facilitadora em processos de mudança e desenvolvimento individual, de grupos e organizações. Coach e psicoterapeuta. Diretora da ZOEH Desenvolvimento de Pessoas.
Cargo Pretendido: Diretoria de Ética

A eleição dos integrantes da Diretoria da Unat-Brasil para o triênio 2020/2023 será efetuada por cargos e ocorrerá de 14 a 16 de outubro no site da associação (www.unat.org.br).

Imagem aniversariantes  
AGOSTO |
aniversariantes
 
 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

01|AGOSTO
Joana Bloisi Carvalho Meirelles
Soraya Venancio Farias
Wagner Correa Munhe

02|AGOSTO
Adiles Maia Zorzeto
Michele Fleck Turatto Staffen
Raul Zanon da Rocha Netto

03|AGOSTO
Marcio Schunemann
Nelson Patron Chapira
Solange Zanatta Piva

06|AGOSTO
Elaine Maria Galon
Rogerio Silveira Monteiro
Silvana Gomes

07|AGOSTO
Michele de Freitas Mendes

09|AGOSTO
Giselle Rodrigues de Brito
Maila Turandot Flesch

11|AGOSTO
Ana Maria Sallet Oliveira
Andre Luiz da Silva Franca
Balbina Ferreira Brites
Camila Piva Ribeiro
Cristianne Vilaca Alexandrino
Edelvais Keller
Eliana Priscila Massuia Cordella
Gislaine Novello Joao
Ilmar Polary Pereira
Joao Luiz Mendonca Cortez
Jose Horacio da Motta e C. Junior
Luiza Maria Santos de Andrade
Magdalena Nessner Taboada
Marcia Cristina Gomes Silva
Maria Elisa Cardoso Guimaraes
Maria Inez Collado
Maristela Barbosa Baptista
Marlice Aparecida Cavalheiro
Maura Catharina Gabinio e Souza
Neiva Pires Rosa Alves
Renata Pelliciari de Andrade
Ricardo Salzano
Rita De Cassia S. Castro
Sandra Maria Gonzaga
Sara Almeida Sposito
Tania Regina Gheller Miguens

14|AGOSTO
Heloisa Helena O. do Amaral
Nery Frederico Sardá
Rosemary Napper

15|AGOSTO
Jarvis Alexandre Zermiani

16|AGOSTO
Gabriel Mitsuo Ohara
Kátia Mariada Silva

17|AGOSTO
Juliana Maria Silveira

18|AGOSTO
Debora Costa Furtado da Rosa

19|AGOSTO
Maria do Carmo da Cruz Ribeiro

20|AGOSTO
Elza Maria Franco Rocha
Luiz Felipe Cavalheri dos Santos

21|AGOSTO
Alessandra de Melo C. Cecilio

22|AGOSTO
Jane Lucia Franco

23|AGOSTO
Claudio Jose dos Reis
Paulo Sergio Januario

25|AGOSTO
Marcia Alvarenga de O. Sobrane

26|AGOSTO
Priscila Balthazar Chrispim

27|AGOSTO
Marco Antonio Garcia Oliveira

28|AGOSTO
Alvaro Augusto Caetano Alves

29|AGOSTO
Andreia de Costa P. Geronimo

30|AGOSTO
Enéia Mendes Morais Silva
Lurdes Rossato Zumstein
Patricia Ghisi Sampaio Leandro
Tania Elizabeth Caetano Alves
Teresa Angela Abreu da Silva

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Editores: Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Jeffersonn Moraes e Simone Klober.

Jornalista responsável: Michelle Thomé DRT 2863

Diagramação: i34 Publicidade

Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 15 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.