Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS - BRASIL - Nº 109 - SETEMBRO DE 2019
alt_text

Fique de olho na programação do Conbrat 2019

O XXVII Congresso Brasileiro de Análise Transacional (Conbrat) acontece de 26 a 29 de setembro na cidade de Uberlândia, com o tema AT: Conexões do Cérebro ao Coração e uma programação rica e variada.

O Pré-Congresso traz uma novidade esse ano: o curso AT 101 gratuito para os participantes. O objetivo é facilitar o entendimento básico da AT para quem ainda não conhece a AT, qualificando a presença deles no evento e preparando-os para as atividades do congresso.

O Pré-Congresso Internacional conta com o convidado Keith Tutor, um dos fundadores da Análise Transacional Cocriativa, linha da AT que enfatiza o “co” aspecto (mútuo, conjunto) das relações profissionais – seja terapêutico, educativo ou consultivo – e, por implicação, das relações pessoais. Segundo Tudor, o "co" do cocriativo reconhece o caráter transacional, interrelacional, cooperativo e parceiro das relações.

Duas Mesas redondas unem representantes de diferentes áreas da AT para dialogar sobre um tema comum. A primeira Mesa, na sexta, dia 27, de 9h às 12h, trata o tema do congresso - do cérebro ao coração - nos diferentes campos da AT e traz os analistas transacionais Luiz Ferrari (Psicoterapia), Tania Alves (Ciências da Saúde), Alberto Jorge Close (Educacional) e Ercilia Silva (Organizacional). A segunda Mesa, encerrando o evento, no domingo, dia 29, de 9h30 às 12h30 traz reflexões sobre o tema "Do cérebro ao coração - uma ponte para o futuro" com Jane Maria Pancinha Costa, Marcia Gravatá, Clarissa Aires de Oliveira e Antonio Pedreira.

Ana Lúcia Ribeiro de Oliveira e Renata Ferrarez farão duas Palestras no fim da tarde de sábado, dia 28, de 17h30 às 18h30, com os temas “Espiritualidade” e “Contribuições da Análise Transacional para a Terapia Cognitiva dos Esquemas: diálogos e reflexões”.

Na sexta, dia 27, de 14h às 18h, poderemos escolher entre cinco Minicursos nas várias áreas da AT: Michelle Thomé (Educacional), Laucemir Silveira (Organizacional), Andreia Cechin e Maria Lucia Falk (Ciências da Saúde), Regina Berard (Psicoterapia) e Regina Silva (Organizacional).

Várias Oficinas acontecem no sábado, dia 28, no período da manhã e da tarde. E, por fim, outra novidade do Conbrat deste ano, a apresentação de artigos de pesquisa, será no sábado, dia 28, no período da manhã.

Resumo da Programação:

9h às 12h – atividades da manhã (quinta, sexta, sábado e domingo)
14h às 19h – atividades da tarde (quinta, sexta, sábado)
19h às 22h – atividade da noite (somente quinta-feira)
Almoço – 12h às 14h (quinta e sexta) e de 12h30 às 14h (no sábado)

Quinta, 26/set
Sexta, 27/set
Sábado, 28/set
Domingo, 29/set

Confira a Programação completa no site do evento aqui.

Exames orais
Desde o dia 23, Uberlândia receberá os estudantes de AT que farão os exames orais de certificação. Didatas e Didatas em Formação vão colaborar participando das bancas de avaliação. Estamos todos na torcida!
Os exames, pré-congresso e congresso serão na Uniube, na Avenida Floriano Peixoto, 6.495, Granja Marileusa.

 

Quem ainda não fez sua reserva no hotel oficial do CONBRAT - Gran Executive inn - fique atento. Os VALORES COM DESCONTOS serão concedidos nas reservas realizadas somente no hotel. Veja mais informações aqui.

 

Conheça a linha do tempo dos Congressos e Fóruns de AT no Brasil

Ao iniciar o planejamento do XI Fórum Brasileiro de Análise Transacional, que ocorrerá em setembro de 2020, em Joinville (SC), a coordenadora Simone Klober resolveu fazer uma pesquisa sobre os temas dos Fóruns e Congressos oferecidos no Brasil desde a primeira edição, em 1978.

Para este levantamento, ela pesquisou inúmeros informativos Opções disponíveis on line, especialmente a Edição Comemorativa de 30 anos da Unat-Brasil, onde Antonio Pedreira trouxe um olhar cronológico da instituição. Ela complementou esses dados com informações obtidas em entrevistas com diversos analistas transacionais, que ajudaram a organizar em datas os eventos.

“Quando comecei a pensar no planejamento do Fórum, fiquei curiosa em saber quais temas já tínhamos tratado, quais as cidades que já sediaram esses eventos e quais as datas em que normalmente eles ocorreram. Meu objetivo era partir do que existe. Aí percebi que as informações não estavam disponíveis em um único lugar, o que mobilizou minha pesquisa”, conta Simone.

O resultado dessa pesquisa até o momento está compilado nessa linha do tempo, que poderá ser complementada com sua contribuição. Se você tem informações sobre datas, temas, palestrantes convidados e imagens dos Fóruns e Congressos, envie para comunicacao@unat.org.br. “A partir desta louvável iniciativa da Simone, queremos documentar e registrar esta parte da nossa história, que será posteriormente disponibilizada em nosso site”, informa a diretora de Comunicação, Michelle Thomé.

Clique para visualizar a Linha do Tempo em PDF

 

Três livros sertdos no Conbrat

E com direito a sessão de autógrafos!
• Revista Brasileira de Análise Transacional 2019 – artigos de vários autores brasileiros
“Educação emocional: o que o amor tem a ver com isso?” – vários artigos de Claude Steiner e coautores
“10 passos para a assertividade”, de Sonia Nogueira Pedreira e Antonio Pedreira
 

Associado, prepare-se para votar na eleição

A eleição se aproxima e está é a relação dos candidatos para os cargos de Presidente da Unat-Brasil e Membros do Conselho Deliberativo, com seus minicurrículos.

Candidata a Presidente

Mary Luce Mariano de Souza Melazzo

Psicóloga formada pela Universidade Federal de Uberlândia – MG. Especialista em Análise Transacional pela Faculdade JK - Brasília – DF. Membro Didata Clínico em Formação Unat-Brasil. Supervisora em Análise Transacional. Aperfeiçoamento em Orientação Profissional pela USP - SP.

Candidatos ao Conselho Deliberativo

Adriana Montheiro

Membro Didata em Formação da Unat-Brasil. Mestre no Ensino das Ciências de Saúde e Ambiente. Especialista em Análise Transacional e em Neurofisiologia. Didata em Formação em Análise Transacional clínica. Formação em Vegetoterapia Caratero-analítica (Terapia Reichiana), em Experiência Somática, em Bodynamic Internacional-Psicoterapia e Análise Somática. Coordena cursos de Formação em Análise Transacional no Rio de Janeiro.

Adriano Testa Bernardi

Psicoterapeuta, MDF Unat-Brasil. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário do Triângulo (2013), especialização em Análise Transacional pela Faculdade JK de Tecnologia (2013) e curso técnico profissionalizante pela Universidade Federal de Uberlândia (2001). Tem experiência na área de Psicologia.

Angélica Luiza Pereira

Psicóloga Clínica – atuando no Sest Senat de Uberlândia - MG. Especialista em Análise Transacional pela Faculdade Monteiro Lobato - PR (2018). Especialista em Psicologia do Trânsito pela Universidade de Franca – SP (2016). Especialista em Dependência Química pela Faculdade Católica de Uberlândia - MG (2010). Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2007).

Fernanda Nogueira Rodrigues

Formada pela Universidade Federal de Uberlândia, especialista em Análise Transacional, Membro Didata em Formação da Unat-Brasil, atuante como psicóloga clínica desde 2004, supervisora clínica, coordenadora e professora de especialização em Análise Transacional desde 2012.

Jeffersonn Moraes

Membro Didata em formação na área organizacional. Participou do Conselho Deliberativo da Unat-Brasil na gestão 2013-2016. Atual membro da comissão da Diretoria de Comunicação da Unat-Brasil e Diretor de Comunicação da Alat.

Joelma Moura Tannús

Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia, Membro Certificado – área Clínica Unat-Brasil. Especialista em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas pela UFU e Fundação Getúlio Vargas (FGV). Coach certificada pela Sociedade Latino Americana de Coaching e pela International Coaching Community. Analista PI, Facet 5, certificada na Metodologia 6Ds. Experiência de 17 anos em Desenvolvimento de Pessoas e Lideranças – atendimento individual e condução de grupos de treinamento.

Juliana Rodrigues Vieira

Psicóloga clínica, formou-se na Universidade Federal de Uberlândia em 2011. Concluiu a Formação em Análise Transacional - 202 e está em processo para Certificação pela União Nacional dos Analistas Transacionais - Unat-Brasil.

Kênia Ferreira da Silva

Psicóloga Clínica e Organizacional UniCEUB. Pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão de Pessoas. Especialista em AnáliseTransacional. Foi Coterapeuta, fez e faz supervisão com Miriam Cibreiros. Participou de curso ministrado por Rosa Krausz, no XIX – Conbrat (SP/2003). Workshop Script, junho/2016 com Jane Costa e Márcia Bertuol. Foi ao III Fórum de AT “Liderança Integradora” em junho/2004, em Curitiba. V Fórum de AT – Brasília/2008 - Comissão Organizadora. Foi ao IX Congresso Brasileiro de AT, SP em junho/2013. Participação no grupo AmadureSer e no Grupo Atma (Profissionais da AT/BSB com Miriam Cibreiros).

Laucemir Silveira

Psicóloga, economista, mestre em administração e recursos humanos, analista transacional didata para a área Organizacional pela Unat-Brasil. Especialista e didata em dinâmica dos grupos pela SBDG - Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Consultora em desenvolvimento humano nas organizações, ênfase à gestão do comportamento humano em mudanças organizacionais. Diretora da Zoeh Desenvolvimento Humano.

Leilane de Fátima Silva do Nascimento

Psicóloga, analista transacional em formação pela Psyativa com Vitor Mery e Adriana Montheiro, Membro Regular Unat-Brasil. Atua há mais de 10 anos com empresas nos setores de saúde, tele-atendimento, informática, industrial e multinacionais. Atualmente trabalha como Consultora, no segmento de Qualidade de vida no trabalho e como Psicóloga Clínica em consultório particular atendendo crianças, adolescentes e idosos no Rio de Janeiro.

Magdala Paz Martins

Psicóloga clínica graduada pelo UNICEU em 2003. Psicoterapeuta com especialização em Análise Transacional pela Unat-Brasil/JK. Trabalhou com jovens em conflito com a lei e como gerente de casa de acolhimento para jovens em situação de abandono e seus familiares. Em clínica, desenvolve trabalho como psicoterapeuta de jovens e adultos, com foco em ansiedade, dependência química e emocional.

Maria Cristina Maia Mendes

Psicóloga há mais de 20 anos na área comportamental em Programas de Desenvolvimento de Lideranças nas organizações e comunidades. Pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Estadual de Londrina. Formação em Análise Transacional com foco na área organizacional, pela Unat-Brasil e cursando certificação 2019-2020. Formação em Coaching Executivo e Empresarial pela Abracem – Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial e desde 2016 Didata pela mesma instituição. Coordenadora de Dinâmica dos Grupos pela SBDG – Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Facilitadora de Programas Comportamentais em várias instituições de ensino, como Unopar, Pitágoras e Isae/FGV. Parceira do Sebrae há 19 anos, na área de comportamento humano. Sócia-proprietária da Maia & Mendes Ltda.

Renata Alves Gava

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Paraná, com formação em Magistério e Curso Sequencial em Gestão de Pessoas (pela Universidade Tuiuti do Paraná). Formação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG/RS. Analista Transacional na área Organizacional e Membro Didata em Formação pela Unat-Brasil. Formação em Coach pelo The Coach Clinic – SBDH. Professora de Graduação e Pós-graduação nas disciplinas de Gestão de Pessoas. Atua na área de Consultoria Organizacional desde 2005. Experiência como gerente de empresa por oito anos. Experiência nos subsistemas de RH em empresas de variados portes e segmentos, em programas de treinamento e desenvolvimento nas áreas comportamental.

Silvio Roberto Cabral Junior

Psicólogo, analista transacional clínico e especialista em Análise Transacional. Docente universitário, supervisor e psicólogo clínico.
Atuo na clínica atendendo adultos e docente e supervisor no curso de psicologia da Universidade de Uberaba (Uniube).

Para votar na eleição para presidente e conselheiros da Unat-Brasil, de 21 a 27 de setembro, verifique como está o seu acesso à central do associado no site. Poderão votar no sistema online - preparado especialmente para a eleição - os associados em dia com seu compromisso financeiro com a instituição. O resultado da eleição será divulgado na Assembleia Geral do dia 29 de setembro, no XXVII Conbrat, em Uberlândia (MG).

 

Congresso latino-americano de AT será em novembro

O 4º Conglat virtual de AT, promovido pela Alat - Associação Latino-americana de Análise Transacional, ocorrerá nos dias 15 e 16 de novembro. Estão sendo programadas diversas palestras com a temática "Propósitos e significados de vida: mapas e guias".

O congresso terá como base a Guatemala e o custo será de US$ 20 para participação. Maiores informações podem ser obtidas com Egdar Ramirez, coordenador do Conglat (earamirezg@gmail.com). Para ele, este Conglat virtual é "uma oportunidade para revisar e agregar novos significados, desde a vida cotidiana até o sentido de vida".

 
SETEMBRO |
aniversariantes
 
 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

01|SETEMBRO
Adriana da Costa Gouvêa
Antonio Santana Meneses
Dolores Gonzales Borges de Araujo
Ines Maria Peret de Assis
Isaura de Faria
Jorge Rogerio Fagim
Lara Losada Iglesias
Ligia Beatriz Echenique Becker
Mirema Barreto Rangel
Monica Levi
Silvia Tavares Peixoto da Silva Eboli

02|SETEMBRO
Elena Waded Nakle Benas
Erica Mitiko Antunes Toyomoto
Karen Proença A. de Oliveira e Silva

03|SETEMBRO
Andreia Carusa Pacheco Barbosa

04|SETEMBRO
Fernanda de Oliveira Maia
Silene Jaco de Sousa Carrijo

07|SETEMBRO
Aline Alves Ferreira
Neiva Fatima Schefer
Renata Tannus

08|SETEMBRO
Ronaldo Ferreira Duarte

09|SETEMBRO
Janaina Rocha de Oliveira Baschirotto
Katy Helder de Villa Cardoso

10|SETEMBRO
Jaci Pinheiro Duarte
Sandra Soares Kolling

11|SETEMBRO
Constancia Margarete Alves de Boni
Giancarlo Ceron
Maria de Fatima Silva
Rubens Correia Filho

13|SETEMBRO
Milene Muller
Morgana Sayonara Assis Silva

16|SETEMBRO
Camila Pires e Silva
Sandra Mara Guimarães

17|SETEMBRO
Babeth Melina Figueiredo Duarte
Romulo Daniel

18|SETEMBRO
Daiane Busarello
Gustavo Falcão de Almeida
Lutcheska Amboni Redivo Premoli
Roberta Pereira da Silva

19|SETEMBRO
Amilton Marcos de Almeida

21|SETEMBRO
Andre Wyllie Lacerda Rodrigues
Priscila Cristina A. da Silva Costa
Rosangela de Fatima Delgado Maciel
Welodimer Neustadter

22|SETEMBRO
Angélica Luiza Pereira

23|SETEMBRO
Alisson Machado Borges

25|SETEMBRO
Carolina Schmitz da Silva
Ercilia Antonio da Silva
Maria de Fatima Queiroz Andrade

27|SETEMBRO
Fabia Cristina Kovaski
Milena Waitikoski da Silva Pedroso

28|SETEMBRO
Renata Cristina Brandao Rossini

  • Luciana Vieira Priosta
  • Luis Gustavo Mattos Ferrari Gonçalves
  • Sandra Cairo de Oliveira Amaral

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Editores: Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Jeffersonn Moraes, Maku Almeida, Moacir Borba e Simone Klober.

Colaborou nesta edição: Silvana Maria de Jesus

Jornalista responsável: Michelle Thomé DRT 2863

Diagramação: Grupo Mescla

Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 15 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.