Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS - BRASIL - Nº 106 - JUNHO DE 2019
alt_text

Completamos 34 anos!

Estamos em festa! Desde o último dia 25 celebramos a dedicação dos analistas transacionais brasileiros que contribuíram e contribuem para a prática da AT no desenvolvimento de mais e mais pessoas.

Os registros dos analistas trabalhando com AT podem ser vistos nas nossas redes sociais ou no site https://bit.ly/2HMgWaw.

 

Brasileiros publicam artigos em revista internacional

Quatro brasileiros tiveram seus trabalhos aceitos e publicados pela revista internacional especializada em Análise Transacional, IJTARP (International Journal of Transactional Analysis Research & Practice), cuja editora é Julie Hay.

A revista publica pesquisas empíricas e teóricas de qualidade em todos os campos de aplicações da AT, promove pesquisas comparativas da AT com outros modelos que tenham implicações significativas para a teoria ou prática da AT e também aceita artigos que fornecem aos leitores informações relacionadas à compreensão e aplicação da teoria, tais como revisões teóricas, relatórios de profissionais, exploração de construções específicas, entre outros.

Os artigos que foram traduzidos para a língua inglesa são: “Supervisão em psicoterapia sob a perspectiva da Análise Transacional”, de Maria Regina F. da Silva; “Autonomia ou dependência: trabalhando com simbiose terapêutica na relação terapeuta e cliente não-psicótico”, de Vitor Mehry; “Sobre Sensações, Emoções e Sentimentos: uma contribuição para a base teórica da Análise Transacional”, de Jane Costa; “Morte e o processo de luto: contribuições da Análise Transacional”, de Maria Clara R. Grochot. A curadoria dos artigos foi feita por Jorge Close.

Maria Clara conta que ficou surpresa com o reconhecimento. “Realmente sinto orgulho por termos nossas produções científicas, minha e de outros colegas, publicadas no IJTARP, o que acredito trazer prestígio e credibilidade para a Análise Transacional no Brasil. Penso que esta inserção proporciona crescimento, visibilidade e projeção das produções científicas brasileiras, além de estimular nossa comunidade às novas produções. Além disso, representa um incentivo de qualidade da ciência nacional, possibilitando novas redes de colaboração e produção de conhecimento”, enfatiza.

Em 2015, a revista publicou o artigo intitulado “Um projeto de pesquisa-ação voltado para a conscientização social de mulheres que frequentam a psicoterapia de grupo em AT no Brasil”, de Jane Costa.

Os artigos completos estão disponíveis no site do IJTARP <www.ijtarp.org/index > que aceita doações para manutenção do periódico.

Dados dos artigos no periódico:

Costa, J. (2015). An action research project aimed at raising social consciousness amongst women attending transactional analysis group psychotherapy in Brazil. IJTARP, 6(1), 3-14.

Costa, Jane M.P. (2018). About Sensations, Emotions and Feelings: A Contribution to the Theoretical Basis of Transactional Analysis. IJTARP, 9(1), 43-51.

Grochot, Maria Clara Ramos. (2018). Death and the Grieving Process: Transactional Analysis Contributions. IJTARP, 9(2), 72-80.

Mehry, Vitor A. (2018). Autonomy or Dependence: Working with Therapeutic Symbiosis in the Non-Psychotic Therapist-Client Relationship. IJTARP, 9(2), 64-71.

Silva, Maria Regina Ferreira da. (2018). Supervision in Psychotherapy from the Perspective of Transactional Analysis. IJTARP, 9(2), 81-86.

 

Novo modelo de certificação é tema de reunião

Os Didatas e Didatas em formação reuniram-se em Curitiba (PR) nos dias 29 e 30 de abril para se preparar para os Exames Orais do novo modelo de Certificação da Unat-Brasil. Organizados em três subgrupos, os participantes analisaram os pontos dos Exames Orais de cada área e alinharam as formas de avaliar os critérios exigidos. Foram apresentados 19 exames no modelo novo, tanto para a área Educacional quanto para a Organizacional.

Bibliografia básica

Uma comissão, coordenada pela Didata Márcia Bertuol, foi organizada para rever a bibliografia das formações em AT. Considerando que para cada área existe um conjunto de competências específicas para cada área a serem avaliadas, os programas deverão contemplar e concatená-las à prática do analista transacional. O objetivo é que a primeira etapa deste processo, que é a reorganização dos programas das áreas Clínica e Organizacional, esteja finalizada até setembro, no período do Conbrat.

Eleição da associação será em setembro

Participe deste importante momento da Unat-Brasil. Estão abertas as candidaturas para:

1. Presidente
2. Membros do Conselho Deliberativo

De acordo com os Art. 29º parágrafo 2º, Art. 42º, Art. 49º, Art. 54º e Art. 55º, a presidente do Conselho Deliberativo da Unat-Brasil convoca eleição para presidente da Unat-Brasil (triênio 2020/2023) e membros do Conselho Deliberativo (triênio 2019/2022).

Os candidatos deverão inscrever-se por carta registrada (Avenida Ipiranga, 8799/507 – Intercap – Porto Alegre/RS – CEP 91530-001) ou por e-mail (claragrochot@cpovo.net) dirigido à presidente do Conselho Deliberativo, Maria Clara Ramos Grochot, no máximo até três meses antes da data das eleições, indicando o cargo para o qual é candidato e fornecendo curriculum vitae reduzido (no máximo cinco linhas) e fotografia.

A eleição será de 21 a 27 de setembro de 2019 e todos os associados em dia poderão votar. A proclamação dos eleitos acontecerá durante o XXVII Conbrat em Uberlândia (MG), na Assembleia Geral do dia 29 de setembro de 2019.

 

Visite nossa nova sede!

Ao passar por Curitiba (PR), não perca a oportunidade de conhecer a nova sede da Unat-Brasil, no bairro Portão. Todo o acervo de livros e os materiais da instituição foram transferidos de Porto Alegre (RS) a Curitiba e estão sob os cuidados da diretora Administrativa, Maku Almeida.

A Maku fez um belíssimo trabalho de catalogação do acervo da associação e o organizou de maneira impecável no local que está cedendo à Unat-Brasil em seu espaço de trabalho”, avalia o presidente Vitor Merhy. Todos os livros estão à venda. Agende sua visita pelo email administrativo@unat.org.br.

 

Didatas em formação reuniram-se no AT 303

Parte do processo de Formação de Didatas da Unat-Brasil é composto pelo AT 303, um programa que conta com nove módulos de 24 horas cada, e que é realizado duas vezes ao ano.

O módulo 4, cujos temas são a Estruturação social do tempo e as Emoções, foi realizado durante os dias 26 e 28 de abril em Curitiba (PR). A condução foi do Didata Clínico José Silveira Passos, do Rio de Janeiro (RJ).

O módulo teve a presença de 19 participantes, que também abordaram os temas Ética e Supervisão. “Foram dias de Oqueidade, harmonia, acolhimento e alegria, exercitando a teoria da AT na prática”, relata Ivana Zanini, Didata em formação na área Organizacional.

 
 

AT toda semana nas ondas do rádio

A Didata Maku Almeida é comentarista semanal da rádio Cidade AM 670, em Curitiba (PR). Como analista transacional, aborda temáticas de comportamento. “O jeito afetivo e didático que Maku tem de conversar caiu rapidamente no gosto dos ouvintes”, considera o jornalista correspondente do jornal O Globo, Vinícius Sgarbe, que é analista transacional em formação e apresentou Maku ao âncora do programa, João Arruda (na foto com ela). As participações são transmitidas também pela internet.

 
 
Junho |
aniversariantes
 
 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

03|JUNHO
Carlos Augusto Santos Rajão

04|JUNHO
Marileia Oliveira
Mozar De Ramos

05|JUNHO
Graziela Jungbluth Freitas
Ivonette da Nova Cardozo
Maria Eleni de Freitas
Rachel Costa de Araujo Cardoso
Sonia da Fraga P. Nogueira Pedreira

06|JUNHO
Dorilda Machado Euzébio de Souza
Mary Luce Mariano de Souza Melazzo
Pedro Vilarim Muniz
Yolanda Braconnote

07|JUNHO
Maria Lucia Rodrigues Falk

08|JUNHO
Rosana de Almeida Antunes
Silvana Gomes

09|JUNHO
Silvana Cesca Salvan
Vilma Pimenta Cirilo Munhe

10|JUNHO
Cristiane Mega Martins
Rosana Maria Moreno Pagan

11|JUNHO
Carolina Marques de Almeida Feltrin
Graziela de Caixeta e Silva
Luciana Gazzoni P. Benevolo Lopes

12|JUNHO
Sergio de Oliveira Caballero

13|JUNHO
Antonio Pedreira de Oliveira
Maria Ventura da Silva

15|JUNHO
Ellen Flávia Vieira Santos
Rafaela Aline Bartocz

17|JUNHO
Jaime Ricardo Vahldick
Kayna de Boni Velloso
Renata Alves Gava
Sirmey Aparecida do Amaral

18|JUNHO
Fabio Guedes Crespo

19|JUNHO
João Caue
Roy Abrahamian
Yara Dias

20|JUNHO
Maria Adriana Montheiro Atienza
Andreia Luisa Bezerra Cechin

22|JUNHO
Erich Kosloski Ferreira
Silas Menezes de Almeida

23|JUNHO
Alessandra de Souza Martins
Carla Claumann Fornasa
Clari Prasniewski
Fabiana Aparecida Soares
Marco Aurelio Mendes da Silva

25|JUNHO
Patricia Martins Alves Rodrigues

26|JUNHO
Bruna de Bona Dagostin

27|JUNHO
Anna Flávia Moreira e Fonseca
Erika Neves
Flora Maria Paula Junqueira
Jose Roberto dos S. Minervino
Maria Garcia
Ofir De Vilhena Gazzi
Patricia Sousa Araújo
Regina Lopes D.
Roberto dos R. C. Menna Barreto
Vanessa da Silveira Bonvechio

29|JUNHO
Andrea Capparelli Toledo
Fernanda Nogueira Rodrigues
Jaqueline Olina de Oliveira
Rosa Cristina Ferreira de Souza
Stefania Bucaneve Guedes

30|JUNHO
Irene Guida Fagim

  • Luana Cristina Ribeiro Duvaresch
  • Mara Cristina Zimmermann
  • Vinícius Sgarbe

 

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Editores: Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Jeffersonn Moraes, Maku Almeida, Moacir Borba, Renata Tannus e Simone Klober.

Jornalista responsável: Michelle Thomé DRT 2863

Diagramação: Grupo Mescla

Colaborou nesta edição: Silvana Maria de Jesus

Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 15 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.