Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS - BRASIL - Nº 107 - JULHO DE 2019
alt_text

Queridos amigos da Unat-Brasil,

Sou Simone Klober, Didata em Formação e coordenadora do XI Fórum Brasileiro de Análise Transacional e quero contar para vocês que Joinville, em Santa Catarina, está de braços abertos para receber a comunidade de AT na primeira quinzena de setembro do ano que vem.

É uma grande honra trazer um evento brasileiro de AT para nosso estado, que tem muitos apaixonados por essa filosofia. Hoje, a Análise Transacional é bastante difundida em Santa Catarina e faz parte do dia a dia de muitas empresas de nossa região. Temos um grande número de profissionais com formação e certificação em AT e muitas pessoas já tiveram contato com os ensinamentos de Eric Berne – seja em cursos de AT 101, palestras, AT Talks, AT Review ou em eventos in company onde Análise Transacional é utilizada como ferramenta de gestão. Meu intuito com o Fórum é consolidar a AT no meio organizacional e aproximá-la do contexto acadêmico, clínico e das ciências da saúde em nosso estado.

Para quem não conhece, Joinville é a maior cidade de Santa Catarina, localizada no norte do estado, há 130km de Curitiba e 177Km de Florianópolis, com aproximadamente 600 mil habitantes. Temos elevado índice de desenvolvimento humano e nossa cidade foi apontada como a segunda melhor cidade para se viver no Brasil.

Com colonização germânica e um importante polo industrial, tecnológico e educacional, Joinville tem universidades reconhecidas e destaque no desenvolvimento cultural. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – a única no mundo fora da Rússia é um exemplo, juntamente com o Festival Internacional de Dança, considerado o maior do mundo.

Além disso, Joinville é uma graça! Charme de cidade alemã, misturada com a urbanidade da mais populosa região metropolitana de SC, costeada pela Baía da Babitonga. Temos um povo hospitaleiro, atrativos turísticos, ambientais, bares, gastronomia e estrutura de transporte, dignos de uma cidade habituada a receber eventos nacionais e internacionais.

A comissão organizadora está sendo formada e colaboradores são muiiiito bem-vindos! Em breve iremos compartilhar aqui no Opções muitas outras notícias boas sobre o Fórum e sobre nossa cidade.

 

Oficinas de AT integram projeto na UFU

O primeiro semestre de 2019 recebeu duas oficinas de Análise Transacional na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As oficinas fizeram parte do Projeto de Extensão “Tradução em Ação”, desenvolvido em parceria com a Unat-Brasil, e propiciou a troca de saberes entre docentes e discentes do Curso de Tradução, analistas transacionais e a comunidade.

Flavia Testa Bernardi, didata clínico em formação, ministrou a oficina “A estruturação do Tempo social: como você estrutura sua vida?” em 26 de abril, com 22 participantes. No dia 7 de junho, Juliana R. Vieira, psicóloga clínica com formação em AT, ministrou o tema “Comunicação & Relacionamentos saudáveis” com 12 participantes.

O feedback dos participantes foi positivo, com declarações de gratidão e reconhecimento pelo aprendizado e autoconhecimento obtido com a AT, tanto para os oficineiros que já conheciam algo da AT como para os totalmente leigos”, avalia a coordenadora do projeto, professora Silvana Maria de Jesus.

O projeto encerra-se em setembro, com o lançamento da Rebat especial em homenagem a Claude Steiner, produto final desta parceria, mas muitos interessados pediram que as oficinas continuem, o que será analisado pela coordenadora.

Foi muito gratificante promover a realização das oficinas na UFU. É sempre muito bom ver como a linguagem simples da AT atinge as pessoas, levando-nos a refletir sobre aspectos importantes da vida pessoal e social. Será um prazer termos novas oficinas, talvez no turno da noite, já que vários alunos lamentaram não poder participar no período da tarde em que as oficinas ocorreram. Com certeza pensaremos em novos projetos com a Unat-Brasil”, planeja Silvana.

 

Prepare-se para votar na eleição em setembro

Em breve teremos a eleição do presidente e dos conselheiros da Unat-Brasil. De 21 a 27 de setembro, todos os associados em dia poderão votar em um sistema online preparado especialmente para a eleição. Portanto, agora é hora de verificar se seu cadastro no site está atualizado (para isso, entre na Central do Associado no site com sua senha) e se a anuidade 2019 está paga.
A proclamação dos eleitos acontecerá durante o XXVII Conbrat em Uberlândia (MG), na Assembleia Geral do dia 29 de setembro.

 

Certificados são convidados à integração

 

Um dos objetivos da atual Diretoria da associação é aproximar os analistas transacionais entre si e com a própria instituição. “Entendemos que fortalecendo os vínculos entre as pessoas, a AT ganha em qualidade e crescimento”, avalia o presidente Vitor Merhy.

Para isso, a Diretoria de Comunicação está criando um grupo de analistas transacionais certificados. O canal escolhido é o WhatsApp. "Desejamos que este grupo possa se constituir como um espaço de contato genuíno, de trocas e aprendizagem das pessoas", conta Jeffersonn Moraes, membro da comissão da diretoria de Comunicação.

 
 

 

 
 

SED está marcado

Porto Alegre (RS) foi escolhida para sediar o próximo Seminário de Endosso para Didatas (SED), nos dias 27, 28 e 29 de março de 2020. As didatas facilitadoras serão Márcia Bertuol, Margarete De Boni e Regina Silva.
Se quiser mais informações, escreva para docencia@unat.org.br.

 
Julho |
aniversariantes
 
 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

02|JULHO
Marco Antonio Brombatti Vitoria
Nyara de Araujo Silva

03|JULHO
Claudia Maximo da Silveira Americo

05|JULHO
Bianca Gomide Vieira

06|JULHO
Anamaria Castro Afeche Cohen
Leila Aparecida Cicaida Novak

08|JULHO
Lilia Hermes D.

09|JULHO
Lana Silvia Matos
Walter Luiz Santos Junior

10|JULHO
Alessandra Jane M. Teixeira
Valeria Przybyszewski

11|JULHO
Thiago Sousa Guimarães Peixoto

12|JULHO
Elaine Teixeira Rabello

13|JULHO
Leda Yara Motta Mello

14|JULHO
Aparecida Silva Souza

15|JULHO
Heide Martins R. Caiado de Castro
Karla Fritzen

16|JULHO
Amanda Oliveira Moura
Francisco Carlos Brunken Filho
Osvaldo Cesar Brotto

17|JULHO
Elaine Maria Tulio Mota
Luana Cristina Ribeiro Duvaresch
Luciane Udenal
Renato Navas Ricardino

18|JULHO
Kenia Ferreira Silva
Nielse Aparecida Maluf
Selma Barbosa de Oliveira

19|JULHO
Marina Barboza de Paula
Vania Bruggemann

21|JULHO
Adriana Marques Lobo
Angelica R. de Almeida Santos
Anna Beatriz Preston
Inácio Francisco Nogueira Neto
Omar Nayef Fakhouri
Patricia Jeronymo Cardoso

22|JULHO
Renata Seikel Ferrer

23|JULHO
Debora Sun Espindola
Niceia Candida Henrichsen

24|JULHO
Aline Goncalves Urias
Katia Vianna Ricardi C. de Abreu
Paulo Fernando da Gloria Leal

27|JULHO
Daniela da Cunha E. Souza
Debora Nobusada
Flávia Fernandes Nascimento
Rosemery Sussembach Costa

29|JULHO
Debora Amboni Borba
Denise Lovisaro
Flavia Aparecida de Oliveira
Ianca Baldissera
Joana Jandira Oliveira Campos
Luis Eduardo Custodio
Maria Ionete Bezerra Miranda
Marilda Lili Corbellini
Rosane Catia Martini Guerini
Sonia Maria Cordeiro de Lima
Tereza Cristina Orvelin Sleman
Therezinha Abreu de Oliveira
Valdir Vergilio Madeira

31|JULHO
Regina Berard

  • Alessandro Ferreira Machado
  • Leonardo Normanha Benedetti

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Editores: Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Jeffersonn Moraes, Maku Almeida, Moacir Borba, e Simone Klober.

Jornalista responsável: Michelle Thomé DRT 2863

Diagramação: Grupo Mescla

Colaborou nesta edição: Silvana Maria de Jesus

Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 15 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.