Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS - BRASIL - Nº101 - JANEIRO DE 2019
alt_text

Keith Tudor é o convidado internacional do Conbrat 2019

O analista transacional inglês Keith Tudor, autor de mais de 15 livros, virá ao Brasil participar do 27º Congresso Brasileiro de Análise Transacional, de 25 a 29 de setembro, em Uberlândia (MG).

Tudor, que atualmente mora na Nova Zelândia, é um dos fundadores da Análise Transacional Co-criativa, linha da AT que enfatiza o “co” aspecto (mútuo, conjunto) das relações profissionais – seja terapêutico, educativo ou consultivo – e, por implicação, das relações pessoais.
Segundo Tudor, o "co" do co-criativo reconhece o caráter transacional, interrelacional, cooperativo e parceiro das relações.

A palavra "criativo" é uma referência intencional ao que é original, imaginativo, intuitivo e espontâneo sobre o encontro entre os seres humanos. “Juntos, o sufixo e a raiz descrevem o que surge entre terapeuta, praticante, supervisor e cliente”, afirma.

A comissão organizadora do Conbrat está negociando os detalhes da sua vinda ao Brasil. “Estamos animados com a vinda de um pesquisador e pensador tão significativo na teoria e prática da AT! Será um momento especial a todos os analistas transacionais e convidados que vierem a Uberlândia”, comemora Ede Lanir, coordenadora do congresso.

Keith Tudor é professor de Psicoterapia na Universidade de Tecnologia de Auckland, onde é diretor da Escola de Saúde Pública e Estudos Psicossociais. Há mais de 30 anos na AT, ele também se identifica com a abordagem da Psicologia Centrada na Pessoa. Seus livros recentes são: Análise Transacional Co-criativa (com Graeme Summers, Karnac, 2014), Consciência e Crítica (Routledge, 2017) e Psicoterapia: um exame crítico (PCCS Books, 2018). Atualmente, ele está trabalhando em um livro sobre Claude Steiner e em outro livro que oferece algumas perspectivas críticas sobre a AT.

Estamos elaborando a programação e neste mês informaremos as novidades. E quero aproveitar para lembrar em janeiro temos valor promocional de inscrição”, informa Ede.

O link para se inscrever é https://bit.ly/2QJVXei.

 
alt_text
 

Conglat reúne analistas transacionais de sete países

A acolhedora cidade de Salvador (BA) recebeu mais de 100 participantes brasileiros, da Espanha, do Peru, da Argentina, da Guatemala, do Uruguai e da Venezuela no 33º Congresso Latinoamericano de Análise Transacional (Conglat) entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. Promovido pela Associação Latinoamericana da AT (Alat), o encontro proporcionou três workshops pré-congresso, um workshop pós-congresso, nove palestrantes internacionais e 20 brasileiros – apresentando 43 trabalhos distintos.

Para a coordenadora do congresso e presidente da Alat, Sonia Nogueira Pedreira, a organização e realização do Conglat foi uma experiência desafiadora em vários sentidos: “o processo de pensar e executar o evento teve várias fases recheadas de detalhes. Ao longo dos meses, me vi superando as dificuldades e ativando a criatividade para ir além. Foi uma atividade de crescimento prazerosa e empolgante! Ao encontrar e compartilhar conteúdos da AT com amigos e colegas de lugares tão distantes, vi que todo o empenho foi válido para que o congresso tivesse êxito”.

Convidado especial do Conglat, o analista transacional espanhol Jesus Cuadra participou em três momentos. No pré-congresso, trabalhou um dia inteiro com os fundamentos e manejo da Psicoterapia Integrativa. Em sua palestra “Dizer Olá ao paciente”, ele explorou como o Quadro de Referência afeta o psicoterapeuta e o cliente na relação terapêutica. Por fim, ele conduziu um trabalho sobre supervisão em AT.

A Unat-Brasil foi representada no evento pela vice-presidente Marília Pereira, que também apresentou seu trabalho na programação, assim como diversos associados.

 
alt_text
 

Termos de AT são usados em disciplina universitária

Os estudantes do Curso de Tradução da Universidade Federal de Uberlândia (MG) estão usando os conceitos da Análise Transacional na disciplina “Terminologia aplicada à tradução”. A Terminologia é uma área do conhecimento que estuda os termos, ou seja, as palavras que designam um conceito específico de uma área de especialidade.

Durante o segundo semestre do ano passado, os alunos escolheram a AT como área de especialidade. Eles analisaram a terminologia simples criada por Eric Berne – como Pai, Adulto e Criança – e a relação com os conceitos de Estados do Ego.

O trabalho com terminologia permite ao tradutor em formação ter um olhar diferenciado para o texto técnico-científico, compreendendo que a tradução não ocorre simplesmente entre palavras, mas inclui também o conceito associado ao termo”, explica Silvana Maria de Jesus, analista transacional e professora da disciplina.

Ao final das atividades, os alunos desenvolveram um glossário bilíngue e aplicaram este conhecimento na tradução de textos da AT do inglês para o português. “Acho que esta disciplina é relevante para o objetivo do curso, para o trabalho como tradutor e para a minha vida pessoal, pois representa conhecimento sobre Terminologia e Análise Transacional”, avalia o estudante Marco Antonio de Sousa.

 
 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

01|JANEIRO
Camila Ramos Emerim

03|JANEIRO
Giuliana Boschini

05|JANEIRO
Juliana de Barros Reis

06|JANEIRO
Juliana De Oliveira e Silva

07|JANEIRO
Darlan da Silva Albino
Deisiane Mota de Oliveira
Jussie Gavasso da Luz
Marilise Cristina de Souza

08|JANEIRO
Goreti Maestri

09|JANEIRO
Andrea Lindner
Silvia Tavares Peixoto da Silva Eboli
Sonia Coelho

10|JANEIRO
Ivana Angela Zanini
Maria Cristina Maia Mendes
Miriam Silva Cibreiros de Souza
Sara Evelin Pinto e Silva Costa

11|JANEIRO
Aline Melo de Aguiar
Ana Carolina Guimaraes Barbosa
Gabriel Carneiro Costa
Gabriella Gomes de Souza
Leandro Rodrigues de Albuquerque
Ludmilla Nogueira Matos Pereira
Rachel Maria de M. Lemos Ribeiro

14|JANEIRO
Rodrigo Tadeu Felismino

17|JANEIRO
Adriana Belquis da Rosa Assumpção
Ledijane Cristina Sachet Ghisi

18|JANEIRO
Natália Cesino Avelino

20|JANEIRO
Angela Maria Maia
Cinara Stock Dos Santos
Iuri Guilherme P. Lopes da Costa
Luiz Augusto Burei
Osni Egidio
Paula Tavares Takasaki
Vanessa Rodrigues Lopes

22|JANEIRO
Claudia Silva Ribeiro Alves
Lílian de Oliveira Silva

23|JANEIRO
Flavia Maria Vicente da Silva

24|JANEIRO
Marta Maria Nunes
Maura Marcello
Meriete Mendes Pantoja Cardoso
Vera Lucia Ourique

25|JANEIRO
Bruno Goulart Oliveira
Jose Barbosa de Oliveira Filho
Marilucia Ricieri

26|JANEIRO
Tamires Santos R. da S. Adams

27|JANEIRO
Francilene S. Matos N. Victorio
Maria das Gracas Bruno Marietto
Priscilla Nery de Farias Alvarenga

29|JANEIRO
Marcia Beatriz Bertuol
Maria do Carmo da R. Olasagasti
Mariana Cabral B. de N. Feio

  • Gabriela Mantovani Ozorio Mota
  • Graciela Doninelli

 

 

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Editores: Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Jeffersonn Moraes, Maku Almeida, Moacir Borba, Renata Tannus e Simone Klober.

Jornalista responsável: Michelle Thomé DRT 2863

Diagramação: Grupo Mescla

Colaborou nesta edição: Silvana Maria de Jesus

Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 15 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.