Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS - BRASIL - Nº 108 - AGOSTO DE 2019
alt_text

Criado cadastro para turmas de formação em AT

Para unificar as informações sobre os cursos de formação AT 202 no Brasil, a Unat-Brasil quer cadastrar, de agora em diante, as turmas em andamento.

Um formulário on line foi criado no site www.unat.org.br dentro da Central do Associado, que só pode ser acessada via login com usuário e senha pessoal.

Os Didatas e Ditadas em formação estão convidados a colaborar com este cadastro, inserindo os dados de suas turmas atuais (cidade de realização, campo de atuação, data de início, previsão de finalização, nomes dos participantes). No caso do curso ter mais de um coordenador, é necessário que apenas um entre na Central do Associado e faça o procedimento, indicando no local adequado o nome do colega.

“Queremos ter mais precisão sobre a quantidade e a localidade de cursos AT 202 no País, além de nos aproximar, como instituição, dos estudantes de Análise Transacional”, afirma o presidente da Unat-Brasil, Vitor Merhy. As informações inseridas no site de cada turma são visíveis apenas pelos coordenadores do referido grupo e pela Diretoria da associação.

 

29 estudantes de AT são aguardados para exame oral

A segunda etapa do processo de certificação em AT é o exame oral. Foram aprovados para esta fase, 29 estudantes cujos exames escritos receberam a pontuação suficiente. Os estudantes são das seguintes áreas: 11 em Organizacional, dez em Psicoterapia e oito em Educacional. As bancas dos exames orais ocorrerão nos dias 23, 24 e 25 de setembro, antes do 27º Congresso, em Uberlândia (MG).

Como neste ano os examinandos puderam optar pelo exame anterior ou pelo novo modelo, serão, provavelmente, 12 bancas de duas horas e seis bancas de cinco horas cada, em grupos, no modelo novo. Este é o último ano em que o antigo modelo de certificação é utilizado pela Unat-Brasil.

A Diretoria de Docência, organizadora do processo de certificação, conta, até agora, com a colaboração voluntária de 25 analistas transacionais Didatas e Didatas em formação para apoiar este processo.

“Aos participantes, sugiro que contem com a orientação de seus supervisores para a preparação ao exame e para a organização dos documentos que deverão ser levados para as bancas”, diz Jane Costa, diretora de Docência. As orientações da Unat-Brasil aos candidatos estão detalhadas no Manual de Certificação, onde os examinandos têm acesso às informações sobre a documentação a ser levada e a descrição do processo de certificação.

 

Artigos de AT são listados em planilha

Os artigos publicados nas edições da Revista Brasileira de Análise Transacional (Rebat) de 1988 a 2018 estão nomeados em uma lista disponível no site da Unat-Brasil (https://bit.ly/2YtcfYj). A compilação dos índices foi feita pela Didata Clínico Miriam Cibreiros e a produção da tabela foi do Didata Organizacional em formação Jeffersonn Moraes.

O trabalho da dupla de analistas transacionais visa facilitar a busca pelos textos publicados em diferentes revistas. “Nesta tabela, podemos filtrar por palavras-chave e autor, o que pode facilitar a busca. E temos palavras-chave após a Rebat de 2011”, explica Moraes, que propõe a atualização a tabela a cada novo lançamento da Rebat.

A próxima Rebat será lançada no congresso de AT em setembro, em Uberlândia (MG).

 

Associado, seu acesso ao site está ok?

Para votar na eleição para presidente e conselheiros da Unat-Brasil, de 21 a 27 de setembro, verifique como está o seu acesso à Central do Associado no site. Poderão votar no sistema online - preparado especialmente para a eleição - os associados em dia com seu compromisso financeiro com a instituição. O resultado da eleição será divulgado na Assembleia Geral do dia 29 de setembro, no XXVII Conbrat, em Uberlândia (MG).

 

Especialistas em AT reúnem-se em rede social

Quem concluiu a especialização em Análise Transacional no Brasil, em alguma das faculdades e universidades conveniadas à Unat-Brasil, está sendo convidado a integrar um grupo específico no WhatsApp para compartilhando de informações sobre AT.

Se este é o seu caso e há o desejo de integração, entre em contato com a diretora de Comunicação, Michelle Thomé, pelo whatsapp 41-996260024. Os coordenadores das turmas também estão no grupo.

 

Uma boa notícia para os coordenadores de especializações

Os coordenadores de programas de pós-graduação em Análise Transacional têm disponível um novo serviço da Unat-Brasil: a confecção da peça de divulgação da especialização para redes sociais.

Para solicitar a produção do material de marketing, basta encaminhar o conteúdo listado abaixo para a designer Ivana Padilha pelo email ivana@i34.com.br ou whatsapp 47-88200293:

• Foto do coordenador
• Minicurrículo do coordenador
• Logomarca da faculdade em alta resolução
• Cidade do curso
• Data de início do programa de pós-graduação
• Dados de contato do coordenador para informação e inscrição

O material será enviado ao coordenador e à Diretoria de Comunicação para aprovação e, após esta etapa, liberado para divulgação.

 
 

Atualização do Modelo de Fluência Funcional chega ao Brasil

A Didata em formação da área Organizacional, Andreia Cechin, esteve recentemente na Inglaterra iniciando seu treinamento no Modelo de Fluência Funcional, sob orientação da Susannah Temple e Liz Jackson. De volta ao Brasil, ela compartilha sua experiência com os colegas. Acompanhe a entrevista:

O que te mobilizou para essa iniciativa?

Em 2017, eu precisei buscar um instrumento de compreensão de comportamento e estrutura de personalidade para utilização em meu projeto de pesquisa do mestrado, foi quando tive contato pela primeira vez com o Modelo de Fluência Funcional criado pela Suzannah Temple e seu instrumento TIFF. Após esse contato, embora tenha mudado o tema da dissertação, fiquei com a curiosidade de saber mais sobre o assunto e como poderíamos usar isso no Brasil.

No início desse ano, voltei a me aproximar da Susannah e veio a ideia de passar pelo processo como cliente. Respondi o questionário do TIFF e fui à Inglaterra receber o feedback pessoalmente com a Liz Jackson, que trabalha com Susannah. Nesse encontro presencial, tive também uma aula particular sobre a construção do modelo de Fluência Funcional, pois meus conhecimentos a respeito do tema eram pelo texto traduzido por Renato Morandi e Margarete De Boni, publicado na Rebat.

Voltei encantada com a facilidade de utilização e replicação desse conhecimento. Fiquei muito interessada em ter esse instrumento no dia a dia e utilizá-lo em meu trabalho na área de fonoaudiologia... Até porque a ideia de Fluência tem muito a ver com comunicação, linguagem e a minha área de atuação. Além disso, esse modelo foi criado para a área de educação, na qual tenho muito interesse. Assim, foi uma soma de fatores que me motivou a fazer algo para que a comunidade de AT aqui no Brasil tenha mais acesso ao tema e que a língua inglesa não seja uma barreira. para que o instrumento venha a ser mais utilizado no Brasil.

Quais seus principais aprendizados nessa experiência?

Perceber que a Análise Transacional é uma teoria viva que continua em desenvolvimento. Constatei que o conteúdo de Fluência Funcional já teve várias atualizações nos últimos anos e inclusive, na semana passada, recebi da Liz uma nova atualização feita pela Susannah em alguns termos específicos.

Fico feliz com essa evolução constante e em saber que tem muita gente preocupada, se ocupando em tornar a Análise Transacional cada vez mais científica, pois buscam validar aquilo que é possível observar empiricamente ou o que é possível constatar pela intuição. Isso é algo que me deixa muito feliz e segura em utilizar a Análise Transacional em minha vida pessoal e no trabalho.

Quais os próximos passos?

Divulgar intensamente a teoria do Modelo de Fluência Funcional para que nossa comunidade de AT no Brasil conheça mais sobre o tema. Além disso, como o modelo é de fácil compreensão, tenho como foco ampliar esse tema para a comunidade em geral, uma vez que não há pré-requisitos para conhecer o modelo, não sendo necessário ter conhecimento prévio em Análise Transacional.

Em paralelo, estamos trabalhando no projeto de validação desse instrumento no Brasil, não somente no sentido de traduzir, mas também garantir sua fidedignidade, uma vez que esse foi desenvolvido no meio acadêmico, no projeto de doutorado da Susannah. Existe uma comissão técnica que tem regras para permitir e validar a tradução em outro país, bem como as regras acadêmicas para que o instrumento seja validado. Esse será um trabalho minucioso de escolha das palavras e sentido das perguntas, em um processo de aculturamento para o Brasil. Esse trabalho pode durar até dois anos. Em paralelo, vamos trabalhar na divulgação da Fluência Funcional e averiguação da demanda para utilização do TIFF pelos profissionais aqui do Brasil.

O TIFF, por definição da Susannah, é “um modelo para compreender como as pessoas se comportam, uma estrutura para ajudá-las a ‘responder’ mais e ‘reagir’ menos”. Pode ser utilizada em processos de autodesenvolvimento, coaching, psicoterapia, desenvolvimento de grupos e por profissionais da área da saúde. A demonstração quantitativa dos resultados deixa mais pragmática a visualização das características individuais, facilitando a tomada de decisões e assertividade nas ações de desenvolvimento.

Ainda terei mais três viagens para a formação presencial na Inglaterra e até o mês de fevereiro eu concluo a formação para aplicação do instrumento em inglês, paralelamente ao trabalho de tradução da ferramenta. Minha principal motivação em investir nesse projeto é a possibilidade em contribuir com nossa comunidade de AT e retribuir um pouco todo o benefício que eu recebo da Unat-Brasil, da teoria e da comunidade de analistas transacionais no Brasil.

 

O álbum da vida adulta
Por *Luísa Cunha Oliveira

Quando eu era pequena e completava um álbum de figurinhas eu tinha direito de trocar por um prêmio!

Hoje eu cresci! Algumas vezes vou colando no meu álbum interno um monte de miniatitudes que as pessoas tiveram comigo e eu não gostei. Atitudes/situações que me magoaram, chatearam, mas eu não digo nada, porque não quero me indispor.

Quando eu completar esse álbum interno pelo que será que eu vou ter o direito de trocar? Fico aqui me perguntando o que vai ser... com quem, onde eu vou fazer essa troca. Acho que eu posso gritar com o velho dono da lanchonete ou com a secretária do dentista que ligou desmarcando meu atendimento... pode ser que eu também exploda com as pessoas que eu amo, me indisponha e a gente brigue por um motivo bobo. Pronto, troquei meu álbum.

E agora eu vou acumular outro, mais outro e mais outro! E sabe o que é engraçado? Parece que eu nunca me sinto aliviada e de bem com as situações que me incomodam. Elas só continuam ali, me incomodando.

*Luísa Cunha Oliveira é psicóloga clínica formada pela Universidade de Uberaba e estudante de Análise Transacional. Trabalha com ênfase em relacionamento interpessoal e transtornos relacionados à fase adulta e é colunista no Jornal da Cidade.

 
 
agosto |
aniversariantes
 
 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

01|AGOSTO
Joana Bloisi Carvalho Meirelles
Soraya Venancio Farias
Wagner Correa Munhe

02|AGOSTO
Adiles da Maia de Souza Pinto
Michele Fleck Turatto Staffen
Raul Zanon da Rocha Netto

03|AGOSTO
Marcio Schunemann
Nelson Patron Chapira
Solange Zanatta Piva

06|AGOSTO
Elaine Maria Galon
Rogerio Silveira Monteiro
Silvana Gomes

07|AGOSTO
Michele de Freitas Mendes

09|AGOSTO
Giselle Rodrigues de Brito
Maila Turandot Flesch

11|AGOSTO
Ana Maria Sallet Oliveira
Andre Luiz da Silva Franca
Balbina Ferreira Brites
Camila Piva Ribeiro
Claudio Serrato
Cristianne Vilaca Alexandrino
Edelvais Keller
Eliana Priscila Massuia Cordella
Gislaine Novello Joao
Ilmar Polary Pereira
Joao Luiz Mendonca Cortez
Jose Horacio da Motta e C. Junior
Luiza Maria Santos de Andrade
Magdalena Nessner Taboada
Marcia Cristina Gomes Silva
Maria Elisa Cardoso Guimaraes
Maria Inez Collado
Maristela Barbosa Baptista
Marlice Aparecida Cavalheiro
Maura Catharina G. E. Souza
Neiva Pires Rosa Alves
Renata Pelliciari de Andrade
Ricardo Salzano
Rita de Cassia S. Castro
Sandra Maria Gonzaga
Sara Almeida Sposito
Tania Regina Gheller Miguens

14|AGOSTO
Heloisa Helena Oliveira do Amaral
Nery Frederico Sardá
Rosemary Napper

15|AGOSTO
Jarvis Alexandre Zermiani

16|AGOSTO
Gabriel Mitsuo Ohara
Kátia Maria da Silva

17|AGOSTO
Juliana Maria Silveira

18|AGOSTO
Debora Costa Furtado da Rosa

19|AGOSTO
Maria do Carmo da Cruz Ribeiro

20|AGOSTO
Elza Maria Franco Rocha
Luiz Felipe Cavalheri dos Santos

21|AGOSTO
Alessandra de Melo Cadima Cecilio

22|AGOSTO
Jane Lucia Franco

23|AGOSTO
Claudio Jose dos Reis
Paulo Sergio Januario

25|AGOSTO
Marcia Alvarenga de O. Sobrane

26|AGOSTO
Priscila Balthazar Chrispim

27|AGOSTO
Marco Antonio Garcia Oliveira

28|AGOSTO
Alvaro Augusto Caetano Alves

29|AGOSTO
Andreia de Costa Pereira Geronimo

30|AGOSTO
Patricia Ghisi Sampaio Leandro
Tania Elizabeth Caetano Alves
Teresa Angela Abreu Da Silva
Enéia Mendes Morais Silva
Lurdes Rossato Zumstein

  • Angelis Bogdanovicz Martins
  • Jussára Furtado
  • Marcilene Mendes P. Sanson
  • Mauricio Picanço de Carvalho
  • Michelle Maria Elias M. da Silva
  • Roberta Schwarlz R. Bezerra
  • Rosilene Ribeiro Colchon
  • Simone de S. Pinto Manasses
  • Terezinha Naiverth Antonechen

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Editores: Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Jeffersonn Moraes, Maku Almeida, Moacir Borba e Simone Klober.

Jornalista responsável: Michelle Thomé DRT 2863

Diagramação: i34 Agência Digital

Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 15 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.