Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS - BRASIL - Nº104 - ABRIL DE 2019
alt_text

ANUIDADE 2019 ESTÁ DISPONÍVEL PARA PAGAMENTO

Como praticamente todas as associações, a principal fonte de renda da Unat-Brasil é a contribuição dos associados. Este modelo torna sustentável o crescimento e melhoria contínua da associação para o desenvolvimento da AT e dos Analistas Transacionais no Brasil.

O pagamento da anuidade 2019, feito pelo nosso site, torna o associado adimplente do período de abril/2019 a março/2020.

As demais taxas também foram atualizadas no site.

Para quitar sua anuidade:
1. Acesse http://unat.org.br
2. Faça seu login na Central do Associado
3. Devidamente conectado, clique em Central de Pagamentos
4. Escolha uma das formas disponíveis e efetue seu pagamento


Taxas Unat-Brasil a partir de abril de 2019


Anuidade Unat-Brasil a partir de abril de 2019

Unat-Brasil incentiva pesquisas científicas

O cadastro da nossa associação na Plataforma Brasil, um sistema eletrônico criado pelo Governo Federal para sistematizar o recebimento dos projetos de pesquisa que envolvam seres humanos nos Comitês de Ética em todo o país, é uma oportunidade de ampliação das pesquisas dos analistas transacionais. Este cadastro permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios, desde a submissão até a aprovação final pelo CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) e pelo Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

Assim aumentamos a qualidade da nossa produção científica e obtemos mais visibilidade da AT no campo científico”, afirma Mary Melazzo, diretora Científica da Unat-Brasil.

O membro da Unat-Brasil que tenha interesse em submeter seu projeto de pesquisa científica para avalição do CEP, inicialmente precisará fazer o cadastro do projeto na Plataforma Brasil. As orientações podem ser dadas pela Mary ou pela Ede Lanir, editora-chefe da Rebat.

 

Próximo encontro do curso de formação
de didatas será em Curitiba

O processo de formação em Análise Transacional contempla uma sequência de etapas: inicia-se pelo Curso de Introdução AT 101 e segue com a Formação AT 202. Depois, vem o processo do exame de Certificação em duas fases: escrita e oral. O próximo passo é o Seminário de Endosso de Didatas (SED). Depois de endossado, o analista transacional é convidado para o AT 303, curso de formação de didatas. Ao final do 303, vem o exame para Didata na área escolhida.

Neste ano, o AT 303 acontecerá entre os dias 26 e 28 de abril, em Curitiba :)

 

Para apresentar a AT e convidar os estudantes de Psicologia para o próximo congresso, as analistas transacionais Lilian Oliveira Silva e Aparecida Souza e Silva apresentaram o tema Transações no último dia 23, em Uberlândia (MG) em um workshop gratuito.
Cada mês, um tema será abordado. Os próximos serão:
- Carícias e Estruturação Social do Tempo - 27/04
- Emoções e Simbiose - 25/05
- Jogos Psicológicos - 15/06
- Educação Emocional - 06/07
- Posição Existencial e Script - 03/08

 

Brasileiros integram nova diretoria da ALAT

A nova Presidente da Associação Latinoamericana de Análise Transacional (ALAT), a peruana Karol Cavero, foi eleita durante o Congresso da ALAT em Salvador (BA), em novembro de 2018.

A composição da nova diretoria da instituição conta com três brasileiros: Antonio Pedreira, Mônica Levi e Jeffersonn Moraes. Para Pedreira, que foi presidente da associação no passado, fazer parte da ALAT é “comemorar a AT em suas múltiplas facetas, degustando os seus vários sabores entre os amigos e colegas hispanofalantes, com suas contribuições ao legado de Berne”.

A composição da Diretoria ficou assim:
• Presidente: Karol Cavero (Peru)
• Vice-presidente: Elisa Lion (Argentina)
• Diretora de Ética: Auxiliadora Marenco (Nicarágua)
• Diretor Científico: Antonio Pedreira (Brasil)
• Diretora de Docência: Mônica Levi (Brasil)
• Diretor de Comunicação: Jeffersonn Moraes (Brasil)
• Diretor de Relações Institucionais: Joaquin Granados (Costa Rica)

“Juntos criaremos a mudança, dando uma maior importância à integração de diversos países da América Latina, com os quais buscaremos trabalhar para o crescimento da AT. Apenas unidos podemos crescer”, afirma Karol.

 

Instrumento avalia os Estados do Ego

A psicóloga, especialista em Análise Transacional e recém-mestre, Renata Cristina Brandão Rossini, é a nossa entrevistada nesta edição do Opções. Renata defendeu recentemente a dissertação “Elaboração e Validação do Inventário dos Estados do Ego segundo a Teoria da Análise Transacional” na Universidade Federal de Uberlândia (MG) e, nesta entrevista à analista transacional Silvana Maria de Jesus, ela conta sobre sua pesquisa e a contribuição prática do instrumento que criou para os colegas.

Como surgiu a ideia do seu projeto de mestrado? Qual foi sua motivação?
Minha prática clínica foi a motivação para o tema do mestrado. Eu sentia a necessidade de um instrumento complementar que auxiliasse no diagnóstico inicial e também no acompanhamento do tratamento na clínica. Esses são os objetivos principais de desenvolvimento do inventário dos Estados do Ego no mestrado.

O que é um inventário psicométrico dos Estados do Ego?
É um instrumento que permite avaliar como estão os Estados do Ego do paciente no momento da aplicação.

Qual a importância de um inventário psicométrico dos Estados do Ego para a teoria e prática da AT?
É a facilidade que esse instrumento traz para que o analista transacional possa avaliar e compreender os Estado do Ego do paciente, favorecendo a intervenção, bem como acompanhar a Catexia durante o processo terapêutico e verificar como evolui o processo do paciente ao longo do tempo.

Explique como trabalhou com o Egograma na sua pesquisa.
O objetivo do processo terapêutico é a melhora do paciente. Na prática clínica, nós podíamos inferir a existência de um Egograma ideal, ou seja, um certo equilíbrio da Catexia naquele paciente que nós consideramos estar bem. Na pesquisa, foi possível demonstrar, por meio da análise dos Egogramas de cerca de 550 sujeitos, a existência de um Egograma padrão da população.

Como o conceito de Estado do Ego ajuda a entender o conceito de personalidade?
O estudo dos aspectos da personalidade é fundamental para a compreensão do indivíduo e para a estruturação do processo psicoterápico, tendo sido um dos objetivos principais da Psicologia desde a sua caracterização como uma ciência estruturada. Muitos teóricos, ao longo de mais de um século de estudos, propuseram diversas abordagens para a compreensão dos fenômenos psíquicos relacionados às características de personalidade. Neste contexto, a teoria da Análise Transacional estabelece uma estruturação da personalidade que caracteriza as relações humanas, definidas em termos de estruturas psíquicas dinâmicas denominadas Estados do Ego. A avaliação dos Estado do Ego nos permite acessar aspectos importantes da personalidade do paciente e, juntamente a outros aspectos, nos orienta no processo de intervenção e verificação terapêutica.

Qual é a importância da Psicometria para a AT e a Psicologia?
Acredito que a Psicometria é muito importante, pois é a partir dela que podemos dar um respaldo empírico para a teoria e a prática clínica que utilizamos, o que é fundamental para uma prática baseada em evidências, pois isso gera credibilidade para as descobertas intuitivas e para o nosso trabalho como psicoterapeutas.

Sua pesquisa foi composta de 568 entrevistados com 80 itens no questionário e segue as normas técnicas do trabalho psicométrico. O trabalho está no ponto de passar pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos do Conselho Federal de Psicologia (CFP)?
O instrumento ainda não está pronto para esta tramitação, pois há a exigência de ampliação da faixa etária, da escolaridade e do sexo dos sujeitos. Isso já foi iniciado e esperamos poder submetê-lo ao CFP posteriormente.

Como o seu trabalho contribui para o desenvolvimento da teoria e prática da AT e a formação de analistas transacionais?
A validação de um instrumento segundo as normas psicométricas é de grande valia para o desenvolvimento e a prática da AT, principalmente por se tratar da análise dos Estados do Ego, ponto base da teoria, que já foi investigado em outros lugares do mundo e está sendo agora validado no Brasil. Ele é importante não só no dia a dia da prática clínica, facilitando o diagnóstico e o acompanhamento do tratamento, mas também na realização de pesquisas acadêmicas que poderão então beneficiar-se do uso desse instrumento; ambos os aspectos têm grande impacto na formação de novos analistas.

Você pretende continuar a pesquisa em um doutorado?
Sim, pretendo me dedicar ao doutorado. Mas, felizmente, esta pesquisa está em vias de ser concluída. O doutorado pede um tema inédito, que pode até estar relacionado com a aplicação do instrumento, mas não mais com sua criação.

Como ter acesso ao seu trabalho?
A dissertação de mestrado está disponível no Repositório Institucional da Universidade Federal de Uberlândia https://bit.ly/2YxKwql com o título “Elaboração e validação do inventário dos Estados do Ego segundo a teoria da Análise Transacional”. O meu email para contato é rbrandaorossini@yahoo.com.br, estou disponível para conversar com quem tiver interesse neste instrumento.

 
 

Resumo da dissertação
Elaboração e Validação do Inventário dos Estados do Ego segundo a Teoria da Análise Transacional

O estudo dos aspectos da personalidade é fundamental para a compreensão do indivíduo e para a estruturação do processo psicoterápico, tendo sido um dos objetivos principais da Psicologia desde a sua caracterização como uma ciência estruturada. Muitos teóricos, ao longo de mais de um século de estudos, propuseram diversas abordagens para a compreensão dos fenômenos psíquicos relacionados às características de personalidade. Podemos compreender a personalidade como sendo as características externas observáveis que definem um indivíduo.

A palavra personalidade também define uma série de qualidades subjetivas intrínsecas aos processos mentais e inerentes à vida psíquica, proporcionando a expressão de características mais estáveis e previsíveis de interação interpessoal, bem como características de resposta ao meio adaptáveis às diversas situações ao longo da vida. A avaliação das características da personalidade é essencial para uma intervenção terapêutica adequada.

Sob esse aspecto, um aspecto importante, e ainda pouco explorado no estudo da personalidade pelo ponto de vista teórico da Análise Transacional, é a elaboração e utilização de instrumentos validados que venham a contribuir tanto para o processo diagnóstico, quanto no acompanhamento da evolução do processo terapêutico. Uma consulta ao Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos do Conselho Regional de Psicologia, não identificou nenhum instrumento finalizado, ou nem mesmo em processo de tramitação, para utilização no contexto clínico baseado na Teoria da Análise Transacional.

O objetivo principal da presente pesquisa foi elaborar um instrumento psicométrico, denominado Inventário dos Estados do Ego, que apresente características consistentes de validade. A presente investigação também teve como objetivo secundário analisar a distribuição da Catexia expressa em cada Estado do Ego. Especificamente, buscamos dados empíricos que possam indicar o modo como se distribui a Catexia na população em um Egograma Ideal.

Nossos resultados indicam, consistentemente, que o Egograma Padrão da população apresenta uma distribuição em forma de sino. Isso é de extrema importância na prática clínica, onde uma dúvida recorrente é qual seria a distribuição de Catexia ideal para um bom funcionamento em sociedade. A representação psicométrica, válida e fidedigna, tanto do Egograma individual do cliente quanto do Egograma padrão, contribui para um melhor acompanhamento da evolução terapêutica baseado em evidências. Em conclusão, o achado principal dessa investigação foi a obtenção de um instrumento psicometricamente válido para a representação dos Estados do Ego.

De maneira secundária, mas muito importante do ponto de vista clínico, os dados revelaram uma distribuição de Catexia entre os Estados do Ego previamente indicada de maneira teórica e que, a partir do instrumento obtido, passa a contar com respaldo empírico, fundamental para a prática clínica baseada em evidências.

 
 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

02| ABRIL
Fumika Watanabe Ribeiro
Luiz Antonio Tiradentes

04|ABRIL
Alynne Cristine Spirandelli
Maria Helena de Souza
Samuel Carlos da Rosa de Oliveira

05|ABRIL
Schyrllene Lima Lopes

06|ABRIL
Ivaltânia Jericó Rodrigues de Araújo
Júlio Adriano Ferreira dos Reis
Marina Fagundes Gueiros
Michelle Bez Fontana G. Ferreira

07|ABRIL
Fabio Eduardo Cardoso

08| ABRIL
Andreia Sousa Amorim Oliveira
Rozimeri Capelli Cardoso

09|ABRIL
Ana Rita Fayett
Glaucia Braga Mercher Coutinho
Joao Carlos da Motta Ferreira

10|ABRIL
Aline Knevitz Lippert
Anderson João Lopes Cruz
Daniel Junior Domingues Rodrigues

12|ABRIL
Daniela Carvalho Piaggio

13|ABRIL
Daniel Spinelli
Ila Barbosa Bittencourt
Maria do Carmo Baschirotto
Vitor Agra Merhy

14|ABRIL
Elisabeth Heinzelmann

15|ABRIL
Geonice Fernanda N. Z. Spielmann

16|ABRIL
Fabiana do C. G. de Vasconcelos
Silvana Canalhe Garcia

17|ABRIL
Mirela Finoti Pupim D.
Miriam Rosito Bercht
Paulo Azevedo Bastos
Paulo Vieira da Costa Lopes
Rafael Rubens Ramos
Regina Maria Stalba C. Balau
Rosa Maria Gross de Almeida
Sabrina dos Santos Patto
Samanta de Oliveira Nery

18|ABRIL
Daniel Vargas Pereira
Debora Marcolino Ferrari
Helder Jose Dias

19|ABRIL
Loeci Maria Pagano Galli

20|ABRIL
Maria Izabel Schneider Severo

21|ABRIL
Giuliana Costa Moreira Moutela
Renata Soares de Abreu
Renata Vidal Gomes
Saburo Okada

22|ABRIL
Joelma Ferreira da Silva
Virginia Gil Hernandez

23|ABRIL
Fabiana Candida Vitorino
Karine Ferreira Santos Mendonça
Marilia Marcia Santos Pereira

24|ABRIL
Claudia Baya Shinyashiki
Clelia Lucia Lucio de Lima
Denise Abrahao do Nascimento
Jose Claudio Alves Arias Afonso

25|ABRIL
Auzean Lucena da Silva
Carlos Aparecido Rodrigues
Marcelo de Jesus Joao
Maria Lucia Rosa H. Bianchessi
Rafael Araujo Souto
Serguei Ferreira Silva
Tania Maria Menegotto Comin

26|ABRIL
Beatriz Moeckel Cavalli
Eliziane Martins Bernardo

27|ABRIL
Beatriz Moeckel Cavalli
Eliziane Martins Bernardo

29|ABRIL
Carla Serafim Koguta

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Editores: Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Jeffersonn Moraes, Maku Almeida, Moacir Borba, Renata Tannus e Simone Klober.

Jornalista responsável: Michelle Thomé DRT 2863

Diagramação: Grupo Mescla

Colaborou nesta edição: Silvana Maria de Jesus

Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 15 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.