Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS - BRASIL - Nº 97 - SETEMBRO DE 2018
alt_text

Está chegando a hora do principal encontro dos analistas transacionais do Brasil: de 20 a 22 de setembro, o Rio de Janeiro sediará a décima edição do Fórum de Análise Transacional. Estão previstas as apresentações de 15 trabalhos com base em AT nos formatos seminário, oficina ou case.

O psiquiatra americano Bill Holloway, além da palestra de abertura, facilitará uma oficina exclusiva para os membros didatas e os didatas em formação. Já para os certificados estão previstos dois seminários em paralelo, um para a área de psicoterapia (com Adriana Montheiro) e outro para a organizacional (facilitado por Ede Lanir Ferreira e Michelle Thomé).

 

Jantar de confraternização será na Lapa

Os participantes do X Fórum estão convidados para o jantar por adesão, no próximo dia 21, sexta-feira, no charmoso bairro da Lapa, no Centro do Rio de Janeiro. O restaurante escolhido é o Cortiço Carioca (https://www.corticocarioca.com.br), com música ao vivo e jantar, a partir das 19h, na Rua Joaquim Silva, 105.

Com cardápio especial elaborado para esta noite, o custo será em torno de R$ 35,00 por pessoa e há também a opção de escolher outros pratos.

Dez exames

A Diretoria de Docência da Unat-Brasil está finalizando os preparativos para dez exames no dia 19, sendo oito de certificação (cinco para área organizacional e três para área da psicoterapia) e dois exames para didatas (um organizacional e o outro em psicoterapia).

 

Rebat 2018 será lançada com sessão de autógrafos

A edição anual da Revista Brasileira de Análise Transacional vai ser lançada no próximo dia 20, no coquetel de abertura do X Fórum de AT, no Rio de Janeiro. A Diretoria Científica organizou uma sessão de autógrafos com os autores que estiverem presentes.

Os autores dos artigos são Adrielly Garcia Sielbert, Aline Ferreira Rosa, Antônio Pedreira, Enolyn Rosa Oliveira, Jeffersonn Moraes, Juliana Correia Silvério, Juliana de Oliveira e Silva, Fernanda Rodrigues, Lorena Ladico, Maria Caroline Morais de Sousa, Marília Pereira e Viviane Vieira de Souza.

 

2019 será o último ano com o atual exame

O processo de exames de certificação da Una-Brasil está mudando. Em 2019 teremos os dois formatos de prova (o atual e o novo) e a partir de 2020 apenas os exames (escrito e oral) no modelo do Iboc (sigla para International Board of Certification, parceiro da ITAA que estabelece padrões de treinamento e supervisão para todos os níveis de afiliação profissional e
requisitos de certificação) serão aplicados.

Assim, quem estiver a caminho da certificação precisa assinar o contrato neste mês de setembro para realizar a prova no próximo Congresso Brasileiro de Análise Transacional, em setembro de 2019.

 

Projetos em AT podem ser submetidos ao Conselho de Ética em Pesquisa

Uma excelente notícia para os pesquisadores em AT! Desde o dia 5 de setembro, a Unat-Brasil está inserida na Plataforma Brasil. Isso significa que os analistas transacionais podem se cadastrar na plataforma e formular seus projetos de pesquisa para a avaliação do Conselho de Ética em Pesquisa.

Este era um ponto nevrálgico de nosso trabalho, pois até então não tínhamos como solicitar uma avaliação do Conselho de Ética em Pesquisa para que nosso trabalho, que é exclusivamente com seres humanos, pudesse ser realizado eticamente”, explica Ede Lanir Ferreira.

Portanto, quem quiser realizar pesquisas deve se inscrever na plataforma como pesquisador para submeter os projetos. “Nosso desejo, como integrantes da comunidade de AT, é nos tornar cada vez mais científicos”, declara Ede.

 

#FórumRio
#euvou

O Antônio Pedreira vai!
E você?
Faça sua inscrição! Acesse:
unat.org.br/forum2018/inscricao.php

Conto de Claude Steiner tem versão em braile

A professora e pedagoga de Uberlândia (MG), Hortência Virgínia de Souza Saraiva, traduziu o
texto de Claude Steiner “Um conto de carinhos”
do português para o braille. Hortência tem formação em Biologia, Matemática, Ciências e Pedagogia, trabalhou com quase todas as séries escolares e foi também vice-diretora de uma escola municipal de Uberlândia. A tradução foi fruto do Trabalho de Conclusão de Curso da especialização em AT em 2016, na faculdade JK Michelangelo. Intitulado “Conexão entre redes neurais, visão, Estados de Ego e Carícias”, o trabalho foi orientado por Ede Lanir Ferreira, membro didata clínica.

Hortência se interessou pela escrita para cegos quando recebeu, na escola municipal em que era pedagoga, duas estudantes deficientes visuais e se viu diante da necessidade de produzir material que tanto pudesse auxiliar as alunas quanto dar suporte para os professores. Hortência, então, fez um curso de capacitação em braile no Centro Municipal de Educação Continuada de Uberlândia.

Desde minha formação em Biologia, tenho interesse pela questão das redes neurais vinculadas aos Estados de Ego. O estudo das emoções me pareceu um aspecto prático deste tema, que o conto do Steiner ilustra com excelência. Quando fiz a especialização, infelizmente, já estava aposentada, porque sei que a AT teria feito toda a diferença em meu trabalho como educadora. Então, eu quis marcar a minha gratidão pela AT com este trabalho”, explica Hortência.

O livro foi feito em uma escola para cegos, a Escola Estadual Professor Alceu Novais/CAP, em Uberaba (MG), que possui os instrumentos necessários para produzir o texto em braile.

Foram feitos dois livros, um bilíngue (português-braille) ilustrado por Joana Hennemann e outro de maneira padrão, somente com o texto em braille. “Hortência foi uma presença carinhosa e iluminada na turma, uma pessoa de muita determinação e garra e muito decidida a fazer um bom trabalho. Ela foi uma Carícia positiva para mim e para todo o grupo”, relembra emocionada a coordenadora da especialização, Mary Melazzo.

É sempre comovente ver alguém que realmente se importa com os outros e se dedica a acolher e amparar. Hortência tinha o interesse de promover acessibilidade e criou o material em braille para atender aos alunos com deficiência visual. É impressionante a preocupação que ela teve em criar algo que pudesse ser tocado pelos cegos, auxiliando-os não apenas a ler o livro, mas, principalmente, a percebê-lo e senti-lo em cada personagem. O livro em braile permite ao educando ler a história sozinho e o livro ilustrado é uma Carícia da autora para todos os que conhecerem a história, vendo-o ou sentindo-o”, celebra Ede.

O próximo passo deste projeto, segundo Hortência, é doar o livro para uma instituição que o torne acessível ao seu público alvo para que seu trabalho, a mensagem de Steiner e a promoção de uma cultura de abundância de Carícias em nosso mundo possam ser vistos, sentidos e multiplicados.

 

Patchwork materializa
conceitos de AT

Um trabalho delicado, atrativo e eficaz. Marialba Gomez, psicóloga e Didata Clínica em Formação, de Curitiba (PR), utiliza o patchwork para trabalhar conceitos de Análise Transacional com Arteterapia. “O patchwork é uma arte dirigida, uma atividade lúdica que usa medidas, técnicas e cores, tendo um objetivo a cumprir, com uma finalidade estética ou utilitária. Algumas técnicas funcionam como quebra-cabeças que estimulam o raciocínio. No momento de decisões e de escolhas, a criatividade aparece com belos resultados”, conta Marialba.

Após realizar a pós-graduação em Arteterapia, numa época de mudanças, Marialba encontrou no patchwork uma maneira de estruturar o tempo e de
dar e receber Carícias. Esta experiência com os retalhos e a confecção
de peças artesanais a motivaram positivamente para explorar terapeuticamente esta atividade.

Em 2009, a psicóloga fez um trabalho voluntário onde o patchwork tinha o objetivo de ajudar na renda familiar e oportunizar a autonomia financeira das participantes com a venda dos trabalhos produzidos. “Enquanto trabalhavam, aconteciam as conversas sobre relacionamentos e eu aproveitava para abordar os temas da AT”, relembra Marialba.

Curso

Com o tempo, ela organizou o curso “Tecendo a vida com arte”, que facilita o autoconhecimento, promove a aprendizagem de uma atividade e possibilita a estruturação do tempo com criatividade.

Marialba explica que, como é uma atividade proposta com arte em grupo, “acontece a magia da brincadeira e da descontração, facilitando a expressão de conteúdos internalizados e adormecidos. É na dinâmica do fazer algo que surgem os Compulsores, as Crenças, as Posições Existenciais e os Jogos Psicológicos. Pelo brincar, conseguimos com mais facilidade acessar a Criança da personalidade”.

Para ela, este trabalho representa uma fase de integração, juntando a trajetória de vida e de conhecimentos com as experiências para inovar e continuar criando. “Resolvi explorar a AT pela arte por querer trabalhar com minha Criança na roda junto com a Criança do outro. A arte é uma facilitadora para abordar e entender a AT”, finaliza Marialba.

 

Associados são convocados para Assembleia Geral Ordinária

A Assembleia Geral Ordinária será no próximo dia 22 de setembro, às 7h45, no local do X Fórum Brasileiro de Análise Transacional, no Rio de Janeiro (Centro Universitário Celso Lisboa, rua Sete de Setembro, 66, Centro), com a presença mínima de 25% dos sócios com direito a voto e quites com os cofres sociais, em primeira convocação, e com qualquer número, e em segunda convocação, às 8h.

Quem estiver impossibilitado de comparecer poderá fazer-se representar por procuração com firma devidamente reconhecida.

A pauta será:
1. Comunicação da aprovação do local e data para realização do XXVII Conbrat
2. Atribuições do Vice-presidente
3. Criação do Conselho Editorial da Rebat
4. Escolha do Editor Chefe da Rebat
5. Modificação da Comissão Administrativa
6. Assuntos Gerais

O convite para participação é da presidente do Conselho Deliberativo da Unat-Brasil, Maria Clara Ramos Grochot.

 
 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

01|SETEMBRO
Adriana da Costa Gouvêa
Antonio Santana Meneses
Dolores Gonzales Borges de Araujo
Ines Maria Peret de Assis
Isaura de Faria
Jorge Rogerio Fagim
Lara Losada Iglesias
Ligia Beatriz Echenique Becker
Mirema Barreto Rangel
Monica Levi

02|SETEMBRO
Elena Waded Nakle Benas
Erica Mitiko Antunes Toyomoto
Karen Proença Amaral de O. e Silva

03|SETEMBRO
Andreia Carusa Pacheco Barbosa

04|SETEMBRO
Fernanda de Oliveira Maia
Silene Jaco de Sousa Carrijo

07|SETEMBRO
Aline Alves Ferreira
Neiva Fatima Schefer
Renata Tannus

08|SETEMBRO
Ronaldo Ferreira Duarte

09|SETEMBRO
Janaina Rocha de Oliveira Baschirotto
Katy Helder e Villa Cardoso

10|SETEMBRO
Jaci Pinheiro Duarte
Sandra Soares Kolling

11|SETEMBRO
Giancarlo Ceron
Maria de Fatima Silva
Rubens Correia Filho

13|SETEMBRO
Milene Muller

16|SETEMBRO
Sandra Mara Guimarães

17|SETEMBRO
Babeth Melina Figueiredo Duarte
Romulo Daniel

18|SETEMBRO
Gustavo Falcão de Almeida
Lutcheska Amboni Redivo Premoli
Roberta Pereira da Silva

19|SETEMBRO
Amilton Marcos de Almeida

20|SETEMBRO
Adrielly Garcia Siebert

21|SETEMBRO
Andre Wyllie Lacerda Rodrigues
Priscila Cristina Augusta da Silva Costa
Rosangela de Fatima Delgado Maciel
Welodimer Neustadter

22|SETEMBRO
Angélica Luiza Pereira

23|SETEMBRO
Alisson Machado Borges

25|SETEMBRO
Carolina Schmitz da Silva
Ercilia Antonio da Silva
Maria de Fatima Queiroz Andrade

27|SETEMBRO
Fabia Cristina Kovaski
Milena Waitikoski da Silva Pedroso

28|SETEMBRO
Renata Cristina Brandao Rossini

30|SETEMBRO
Michele Rodrigues Ferreira Margonari

  • Renata Cristina Brandão Rossini
  • Tatiana Araujo Martins dos Santos
  • Goreti Maestri

 

 

 

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Colaborou nesta edição: Silvana Maria de Jesus

Editores: Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Jeffersonn Moraes, Maku Almeida, Mariana Francisco, Moacir Borba, Renata Tannus e Simone Klober.

Jornalista responsável: Michelle Thomé DRT 2863

Diagramação: Grupo Mescla

Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 5 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.