Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS - BRASIL - Nº 99 - NOVEMBRO DE 2018
alt_text

Avança a implementação dos novos exames de certificação

Vinte didatas e didatas em formação se reuniram em Curitiba (PR), de 19 a 21 de outubro, com as Diretorias de Docência e Administrativa para dar continuidade à construção do novo modelo de exames de certificação da Unat-Brasil. Neste encontro, houve o aprofundamento do estudo sobre os exames escritos que foram respondidos pelos analistas transacionais, além de alinhamentos sobre o novo modelo de exame oral. Em abril, também em Curitiba, este grupo havia iniciado o processo de treinamento com base no novo modelo.

"Esta nova fase dos exames retrata que estamos sintonizados com a AT no mundo. Estamos consolidando a postura de uma instituição que preza por uma AT científica e contemporânea, e, acima de tudo, primando pela prática ética e com relações OK/OK", relata o didata clínico, José Silveira Passos, que integra a Unat-Brasil desde 1993.

 

Treinamento é marcado para habilitar avaliadores do novo exame

Para estabelecer o novo modelo de certificação de analistas transacionais, a Unat-Brasil convida os didatas e os didatas em formação a se envolverem no processo. Poderão avaliar os novos exames escritos e orais em 2019 somente quem estiver habilitado. Ede Lanir Ferreira, didata responsável por este processo, incentiva os colegas: “Quem já respondeu o exame tem reagido positivamente a esta nova abordagem na certificação. E é essencial passar pelo processo para poder ser um avaliador”.

Portanto, para avaliar os exames escritos e integrar as bancas dos candidatos que optarem pelo novo modelo, é necessário:

• responder ao exame escrito e enviar para a Ede (edelanirf@gmail.com) até 30/01/19;
• avaliar pelo menos um exame de colega (que será entregue pela Ede);
• participar do próximo treinamento focado no novo processo de certificação, que ocorrerá dias 29 e 30 de abril, em local a ser informado.

Quem estiver disponível para o treinamento, reserve as datas na agenda e nos comunique seu interesse para obter outras orientações”, solicita Ede.

 

Definido o prazo de entrega do exame escrito em 2019

A Diretoria de Docência informa que, em 2019, os estudantes que quiserem se certificar devem enviar o exame escrito atual ou o novo modelo nos seguintes prazos:
• Até 23/03 o modelo de exame novo
• Até 23/05 o modelo exame atual
O envio do exame escrito respondido é para o email docencia@unat.org.br.

 

RelacionAT enfoca opções para vencer a Passividade no trabalho

"Crise política, economia estagnada, mercado de trabalho ávido por competências ainda não desenvolvidas, indústria 4.0, inovação constante, startups... São várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, demandando escolhas, conhecimento e atualização constante. Como você está reagindo diante disso enquanto profissional? Como tudo isso tem impactado o seu mercado de trabalho e as suas relações profissionais?”, pergunta Ivana Zanini, coordenadora do IV RelacionAT, encontro que será promovido pelo grupo de estudos de AT do Paraná no dia 12 de novembro, em Curitiba.

A comissão organizadora do RelacionAT convidou palestrantes e preparou atividades para que os participantes reflitam sobre a reação diante aos desafios do mundo atual e o futuro do trabalho, possibilitando o entendimento de comportamentos passivos e estimulando ações para mudança. O encontro vai ser das 8h às 18h30, na Rua São José, 199, no Cristo Rei. Informações e inscrições pelo email relacionat@unat.org.br. Há desconto para inscrição em grupo e associados da Unat-Brasil.

 

Está em desenvolvimento um modelo educacional em AT

Um modelo educacional em Análise Transacional vem sendo desenvolvido desde janeiro deste ano pela primeira turma de formação em AT Educacional no Brasil, que conta com dez participantes (didatas, didatas em formação e analistas transacionais certificados) sob a coordenação do didata Jorge Close. No X Fórum de AT, realizado no Rio de Janeiro, em setembro, o coordenador do grupo apresentou este modelo em um seminário oferecido no pré-fórum.

A partir da definição de Educação como um processo que existe para satisfazer as necessidades que promovam a saúde física, psíquica e espiritual do educando, a equipe baseia o modelo em pressupostos como:

- A Educação é um processo de transformação constante, pois a satisfação das necessidades se dá a partir do desenvolvimento de novas habilidades e capacidades;
- A conscientização das próprias necessidades é essencial para que se possa satisfazê-las de maneira direta e adequada. O educando consciente das próprias necessidades e da sua oqueidade tem motivação para aprender;
- O foco da Educação no modelo Transacional é o processo de desenvolvimento da Autonomia e da interdependência do educando, que evolui na medida em que sente, pensa, vivencia e ama.

Segundo Close, o desenvolvimento deste trabalho abre portas para um terceiro campo de formação em AT, que qualificará profissionais para atuar na formação em AT Educacional no Brasil, o que não existe no momento, e inclui a Educação como responsabilidade social dos analistas transacionais. "Estou muito contente com o trabalho que esta equipe vem realizando, incluindo a visita que fizemos aos principais pensadores em torno da Educação, desde Sócrates e Buda até Paulo Freire, passando por Piaget, Montessori, Steiner entre outros, e as discussões e reflexões que nos permitem elaborar um Modelo Educacional em AT", celebra Close.

 
 
 

AT Talks é lançado em Joinville

A primeira edição do AT Talks – Análise Transacional Co-criativa, evento promovido pelas didatas em formação na área organizacional Simone Klober, Michelle Thomé e Luciana Gazzoni, reuniu 30 pessoas em uma noite de palestras com base na AT Co-Criativa, no dia 2 de outubro, em Joinville (SC).

Os temas abordados foram:
• O autodesenvolvimento hoje como chave para o sucesso profissional com leveza no amanhã.
• Como melhorar a comunicação e desenvolver relacionamentos em organizações multiculturais.
• Script transgeracional: como romper a repetição de padrões danosos às relações de trabalho.

Os autores do livro “Co-creative Transactional Analysis” Keith Tudor e Graeme Summers gravaram dois vídeos estimulando os presentes a aproveitar a oportunidade para co-criar soluções para o mundo do trabalho com criticidade, empatia e alegria.

Em breve, o evento terá uma edição em Curitiba (PR).

 

AO MESTRE COM CARINHO: Homenagem a Roberto Kertész (1931 - 2018)

Jorge Close

Querido Roberto, você empreendeu o caminho para a eternidade e sentiremos sua ausência. Queremos que saiba quão agradecidos estamos por sua profícua existência entre nós.

Sem você, amigo, a Análise Transacional no Brasil e na América Latina não seria a mesma. Suas contribuições teóricas, os manuais, a organização dos instrumentos, os exercícios e questionários de diagnóstico, enriqueceram a AT e sua aplicação prática.

Não obstante a grandeza de sua obra, a sua enorme contribuição para a divulgação, motivação e instalação da AT no Brasil e os países de América Latina, devemos reconhecer que os mestres que formastes e nos deixastes foi sua maior conquista.

Roberto Kertész, mestre dos mestres, hoje você pode disfrutar, como igual, com os maiores da AT mundial. Nós imaginamos quão proveitosos serão teus encontros com Berne e outros de seus discípulos e isto nos consola da falta que sentimos pela sua partida.

Amigo, mestre e inspirador, nos despedimos com amor, agradecimento e profundo respeito.

Até sempre, querido mestre de mestres.

 
 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

01|NOVEMBRO
Daiane Vargas Garcia
Livia Carolina Fernandes

02|NOVEMBRO
Clara Hiromi Yoshizawa Muniz
Jarbas Leao Calheiros Magro
Sibele Wolff Garcez
Talita Ramos Lopes

03|NOVEMBRO
Caroline Neves Alves
Denise Pavani Scucuglia
Ilaene Schuler

04|NOVEMBRO
Ede Lanir Ferreira Paiva
Marileide Ribeiro de Camargo

05|NOVEMBRO
Rose Meri Nietto

06|NOVEMBRO
Gilmar Felisberto do Nascimento
Jaira Aparecida Batista
Joao Jorge Cabral Nogueira
Katia Regina Mathias Marcos Gomes
Michele Wagner Pietro
Renata Fernandes Ferreira
Sandra F. de Mendonca Domingues

07|NOVEMBRO
Ana Paula Winters Bosco
Manuéla Felisbino Costa
Moacir César de Borba Júnior

08|NOVEMBRO
Jessica Lahud

09|NOVEMBRO
Ana Carolina Souza Santos
Núbia Brito

10|NOVEMBRO
Cristiane Aparecida Rodrigues
Elaine de Farias João
Marcia Maria Marques Guimaraes

11|NOVEMBRO
Aline Machado Bordin
Leila Baghdassarian
Sheila Elisa Piazera Leite Marquardt

12|NOVEMBRO
Karina de Paula Rezende

13|NOVEMBRO
Carla Amoedo Sousa
Izabella Cardoso Oliveira

15|NOVEMBRO
Priscila Bianca Santos Figueiredo
Sandra Saraiva Leao Leite da Silva

16|NOVEMBRO
Ana Karina de Luna Pinheiro
Adalgisa Ramos Kascher Guimaraes
Carmen Maria Sant'anna
Cecilia Rita B. Gregorutti dos Santos
Leonardo Cruz da Silva
Vera Lucia de Moraes Lima
Vera Lucia Pereira Ribeiro

18|NOVEMBRO
Lilian Ribeiro da Silva
Luciana Pires Correa Neves

19|NOVEMBRO
Fernando Palhano
Gervasio Araujo
Sandra Cerqueira Maia

21|NOVEMBRO
Márcia Christina Medina Nascimento
Rita Varela
Silvio de Souza Mariano

22|NOVEMBRO
Mariana de Souza Francisco

23|NOVEMBRO
Ana Carolina Alves Wanderley
Angelica Claro de Sena

24|NOVEMBRO
Flavia Testa Bernardi

25|NOVEMBRO
Jeffersonn Moraes

26|NOVEMBRO
Jane Maria Pancinha Costa
Regina Goncalves de Oliveira Ferreira
Therezinha Moura Jorge

28|NOVEMBRO
Candida Rocio Stopinski
Francisca Souto Lessa
Maria de Lourdes Luzes Noronha

29|NOVEMBRO
Claiton Claudir Leske
Licia Beletti
Luciana Gusmão de Souza Gouvêa
Viviane Cristina Souza

30|NOVEMBRO
Andre Juliano Bornancim
Antonio Miguel Pinheiro e Silva

 

  • Guilherme Silveira Correia

 

 

 

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Editores: Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Jeffersonn Moraes, Maku Almeida, Mariana Francisco, Moacir Borba, Renata Tannus e Simone Klober.

Jornalista responsável: Michelle Thomé DRT 2863

Diagramação: Grupo Mescla

Colaborou nesta edição: Silvana Maria de Jesus

Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 5 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.