Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS - BRASIL - Nº 94 - JUNHO DE 2018
alt_text

CURSOS OFICIAIS FARÃO REPASSE FINANCEIRO PARA INSTITUIÇÃO

Os cursos AT 101 e AT 202 ministrados no Brasil, com certificado oficial emitido pela Unat-Brasil, desde 1º de maio repassam uma taxa percentual para nossa associação. A decisão tomada na última reunião de Membros Didatas e Didatas em Formação em abril, em Curitiba, prevê uma contribuição de 2% sobre o valor bruto arrecadado nos cursos de AT 101 e AT 202. O intuito é valorizar cada vez mais a instituição e sua marca, contribuindo para o fortalecimento da nossa atividade profissional.

O pagamento da taxa de contribuição dos cursos deverá ser feito pelo analista transacional facilitador por depósito ou transferência bancária para:

UNAT UNIAO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS
CNPJ 56.995.715/0001-86
Bradesco
Agência 3284
Conta Corrente 4473-3

No momento da solicitação dos certificados de participação dos cursos, o comprovante do depósito da taxa e a relação de participantes deverão ser encaminhados para a Diretoria Financeira (financeiro@unat.org.br), com cópia para a Diretoria Administrativa (administrativo@unat.org.br).

Para a diretora Administrativa, Maku Almeida, este movimento sinaliza uma nova etapa no desenvolvimento da nossa associação. “Nós, os facilitadores do conteúdo da AT, contamos com o respaldo ético e operacional da Unat-Brasil, que chancela e certifica nossos cursos. De outra parte, a associação providencia o suporte operacional que tangibiliza isto. Com esta ação, nos equiparamos às outras organizações certificadoras. Foi uma decisão pensada, dialogada e construída a várias mentes e mãos. E, é claro, continuamos nossa jornada conjunta. Acredito que possamos enxergar este novo cenário como um passo que pode solidificar nossa atuação OK OK”, afirma Maku.

SECRETARIA DA UNAT-BRASIL ESTÁ DE CASA NOVA

Curitiba (PR) é o novo endereço da Secretaria da associação, que até o mês passado estava em Porto Alegre (RS). A mudança de localização atende à decisão da diretoria atual de tornar a Secretaria itinerante, acompanhando a cidade de moradia de quem ocupar a posição da Diretoria Administrativa. “Entendemos que a proximidade física da estrutura da Secretaria com a Administração da Unat-Brasil é fundamental para termos agilidade no atendimento ao associado e ao comprador de produtos da loja virtual”, afirma o presidente Vitor Merhy.

Com a mudança, nos despedimos da secretária Sandra Feijó Ramos, que trabalhou conosco em Porto Alegre nos últimos dez anos.

“Agradecemos a dedicação da Sandra, que acompanha a gestão da instituição há uma década e faz parte da nossa história. Desejamos também ter contribuído para o seu crescimento profissional”, afirma Merhy.

“Ingressei em 2008 na Unat e só tenho a agradecer a todos vocês, associados. Fiquem com meu carinho e gratidão”, declara Sandra. A partir de julho, o assistente administrativo será o curitibano Henrique Leão de Almeida Möllmann, psicólogo, tradutor, pós-graduado em Psicologia Organizacional e com o AT 101 feito em Salvador (BA) no currículo. “Estou disponível para me dedicar a atender os associados e contribuir na solidificação da Unat no Brasil”, conta Leão, como gosta de ser chamado.

O novo endereço da Secretaria é: Rua José Ferreira Pinheiro, 317 - sobreloja, Vila Izabel, Curitiba (PR), CEP 80320-260. O e-mail da Secretaria continua o mesmo: unat@unat.org.br.

MDs e MDFs são convidados a responder o novo exame escrito de certificação

O processo para se tornar um Membro Certificado da Unat-Brasil está baseado em competências específicas a serem desenvolvidas pelos analistas transacionais. Para avaliá-las, a parte escrita do novo exame para certificação tornou-se mais aprimorada e instigante.

Na última reunião dos Membros Didatas e Membros Didatas em Formação, em abril, em Curitiba, ficou combinado que todos iriam responder o exame até 30/06 e enviar para a Ede Lanir Ferreira (edelanirf@gmail.com). Na sequência, a Ede irá distribuir os textos para o grupo de MDs e MDFs, permitindo um alinhamento consistente neste momento de mudança importante no processo de certificação.

Na próxima reunião, em outubro, também em Curitiba, a parte oral do exame será o foco.

BRASILEIRA É ELEITA REPRESENTANTE DA AMÉRICA LATINA NA DIRETORIA DA ITAA

A diretora de comunicação da Unat-Brasil, Michelle Thomé, foi eleita representante da América Latina na diretoria da Associação Internacional de Análise Transacional (ITAA). Michelle é Membro Didata em Formação na área Organizacional e co-coordenadora de um grupo de formação 202 em Curitiba.

Em sua declaração pública para a candidatura, ela diz que seu desejo como representante regional é contribuir para alinhar os processos locais de formação educacional dentro América Latina com o modelo ITAA. Desta forma, os profissionais de AT vão poder trabalhar na economia global sem fronteiras.

"Também pretendo encorajar colegas da região para participar ativamente dos encontros e reuniões internacionais para que a América Latina possa contribuir para moldar a teoria da AT praticada em todo o mundo. Desejo agir como um canal de comunicação ativa entre a ITAA e as associações regionais, promovendo a união entre os países. Acredito que estas atividades e a convivência com a comunidade internacional de AT também contribuirão para o nosso desenvolvimento mútuo como analistas transacionais", conta Michelle.

TÉCNICA COLOCA OS ESTADOS DO EGO NAS PONTAS DOS DEDOS

A advogada carioca Luciana Gouvêa, estudante AT 202 na área organizacional, no Rio de Janeiro (RJ), desenvolveu uma técnica de análise dos Estados do Ego (EE) e de ativação do Adulto utilizando os dedos da mão. Tempos atrás, Luciana trabalhou no Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil na área de mediação e, para viabilizar o processo conciliatório dos conflitos, sentiu necessidade de praticar a presença no aqui-e-agora.

“Eu me vi diante do desafio: como fazer para estar mais consciente no momento presente? Depois, estudando AT, entendi que isso equivaleria a atuar no Adulto e surgiu a ideia da técnica que chamo de ‘Estados de Ego nos Dedos’. Eu tinha preguiça de sentar aqui e acolá usando a técnica das três cadeiras, assim adaptei-a para caber nas pontas dos dedos. Comecei usando a técnica em mim mesma, solucionando meus conflitos intrapessoais e interpessoais, especialmente com meus familiares. Agora estou aplicando também no ambiente do trabalho para facilitar a comunicação e favorecer as conciliações de ideias ou as mediações de conflitos.” conta Luciana.

Atualmente, o escritório de advocacia da Luciana presta assessoria às famílias para organização de proteção legal patrimonial. A técnica dos dedos, segundo ela, tem favorecido a atuação nas mediações de acordos entre os familiares. A técnica preza pela simplicidade e pela praticidade:

Olhe para a sua mão e nomine cada dedo como um Estado do Ego:
1) o Polegar, conhecido como "dedão", "positivo" ou "mata-piolho", é o Adulto;
2) o dedo Indicador, conhecido como "apontador" ou "fura bolo", é o Pai Crítico;
3) o dedo Médio, conhecido como "dedo do meio", "pai-de-todos" ou "dedo maior", é o Pai Protetor;
4) o dedo Anelar, ou “anular”, conhecido como "seu-vizinho", é a Criança Adaptada;
5) o dedo Mínimo, conhecido como "dedinho", "mindinho" ou ainda "minguinho", é a Criança Livre.

Após situar os EE nos dedos, foque primeiro na Criança – Adaptada ou Livre – para entender o que está acontecendo; depois, pergunte ao Pai – Crítico ou Protetor - o que está sendo dito no diálogo interno; então, se houver incômodo, foque no Adulto (fazendo perguntas), para ajudar a atualizar os EE e assim possibilitar o retorno à consciência quanto ao momento presente, questionando os sentimentos, as emoções, as atitudes e os pensamentos.

Luciana está se preparando para apresentar esta técnica no Fórum de Análise Transacional no Rio de Janeiro, em setembro. E planeja fazer sua certificação como analista transacional na área organizacional no ano que vem, durante o Conbrat.

Obrigada

a você que pagou a anuidade 2018!
Estamos trabalhando para que a Análise Transacional tenha força e se expanda no Brasil. Para isso, sua contribuição é essencial.

Diretoria Unat-Brasil

 

documentos históricos são disponibilizados no site

Para comemorar os 33 anos da Unat-Brasil, a ata de fundação e o primeiro estatuto foram inseridos no site da instituição. A cópia da documentação foi encadernada anos atrás e é cuidadosamente guardada pela ex-presidente Ede Lanir Ferreira, em Uberlândia (MG). O material foi digitalizado e está disponível para consulta aqui: unat.org.br/portal/institucional.php. “Considero importante compartilhar estes registros com o associado e a comunidade em geral”, avalia Ede.

#FórumRio
#euvou

O José Silveira vai!
E você?
Faça sua inscrição! Acesse:
unat.org.br/forum2018/inscricao.php

 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

04|JUNHO
Marileia Oliveira
Mozar de Ramos

05|JUNHO
Graziela Jungbluth Freitas
Ivonette da Nova Cardozo
Maria Eleni De Freitas
Rachel Costa de A.Cardoso
Sonia da Fraga Peixoto N.Pedreira

06|JUNHO
Dorilda Machado Euzébio de Souza
Mary Luce Mariano de Souza Melazzo
Pedro Vilarim Muniz
Yolanda Braconnot

07|JUNHO
Maria Lucia Rodrigues Falk

08|JUNHO
Rosana de Almeida Antunes
Silvana Gomes

09|JUNHO
Renato Teste
Silvana Cesca Salvan
Vilma Pimenta Cirilo Munhe

10|JUNHO
Cristiane Mega Martins
Rosana Maria Moreno Pagan

11|JUNHO
Carolina Marques de Almeida Feltrin
Graziela de Caixeta e Silva

12|JUNHO
Sergio de Oliveira Caballero

13|JUNHO
Antonio Pedreira de Oliveira
Maria Ventura da Silva

15|JUNHO
Ellen Flávia Vieira Santos
Rafaela Aline Bartocz

17|JUNHO
Jaime Ricardo Vahldick
Kayna de Boni Velloso
Renata Alves Gava
Sirmey Aparecida do Amaral

18|JUNHO
Fabio Guedes Crespo

19|JUNHO
Joao Caue
Roy Abrahamian
Yara Dias

20|JUNHO
Adriana Montheiro Atienza
Andreia Luisa Bezerra Cechin

22|JUNHO
Erich Kosloski Ferreira
Silas Menezes de Almeida

23|JUNHO
Alessandra de Souza Martins
Carla Claumann Fornasa
Clari Prasniewski
Fabiana Aparecida Soares
Marco Aurelio Mendes da Silva

25|JUNHO
Patricia Martins Alves Rodrigues

26|JUNHO
Bruna de Bona Dagostin

27|JUNHO
Erika Neves
Flora Maria Paula Junqueira
Jose Roberto dos Santos Minervino
Maria Garcia
Ofir de Vilhena Gazzi
Patricia Sousa Araújo
Regina Lopes
Roberto dos Reis C.Menna Barreto
Vanessa da Silveira Bonvechio

29|JUNHO
Andrea Capparelli Toledo
Fernanda Nogueira Rodrigues
Jaqueline Olina de Oliveira
Rosa Cristina Ferreira De Souza
Stefania Bucaneve Guedes

30|JUNHO
Irene Guida Fagim

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Colaborou nesta edição: Silvana Maria de Jesus

Editores: Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Jeffersonn Moraes, Maku Almeida, Mariana Francisco, Moacir Borba, Renata Tannus e Simone Klober.

Jornalista responsável: Michelle Thomé DRT 2863

Diagramação: Grupo Mescla

Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 10 de cada mês para o email comunicacao@unat.org.br.