Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS - BRASIL - Nº 92 - ABRIL DE 2018
alt_text

CRESCE A OFERTA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AT

Para promover o desenvolvimento da Análise Transacional, as faculdades parceiras da Unat-Brasil oferecem, desde 2010, cursos de Pós-graduação Latu Sensu em diversas cidades brasileiras, como Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Uberlândia (MG) e Criciúma (SC). Nestes oito anos, em parceria com as instituições de ensino Fatep - Faculdade de Tecnologia Paulo Freire e Faculdade JK, a Unat-Brasil formou 140 especialistas em Análise Transacional. A cada ano, novas parcerias são firmadas com o intuito de ampliar a oferta dos cursos de pós-graduação. A Fato - Faculdade Monteiro Lobato, de Porto Alegre, e a Sustentare Escola de Negócios, de Joinville, são as mais recentes instituições parceiras da Unat-Brasil.

A primeira turma concluída formou 15 pessoas, entre Didatas e Didatas em Formação, conferindo-lhes o título de especialista em Análise Transacional, a fim de capacitar profissionais para ofertarem e darem aulas nos cursos de especialização em AT que seriam disponibilizados no Brasil.

A especialização tem como intuito capacitar o aluno para utilização dos conceitos de AT no exercício da cidadania, na comunidade em que está inserido e na sua área de atuação profissional. Também amplia a compreensão sobre as relações humanas, correlacionando os aspectos teóricos da Análise Transacional com a praxis profissional, tornando possível a aplicação nas áreas pessoal, social, profissional e comunitária, buscando a qualidade na convivência social.

O público alvo é formado por profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento que têm interesse em desenvolver competências e habilidades necessárias para atuar na promoção da saúde integral no contexto em que estão inseridos.

O curso tem carga horária de 360 horas, referentes ao Programa Lato Sensu. Quem deseja complementar sua formação e tornar-se Membro Certificado pela Unat-Brasil participa de mais 120 horas referentes ao Programa Específico para cada área (clínica, organizacional, educacional, ciências da saúde) e apresentar-se à Certificação, conforme Regulamento de Formação da Unat-Brasil.

O título de especialista é reconhecido pelo Ministério da Educação e pela Unat-Brasil. Para receber o certificado de conclusão do curso de Especialização Lato Sensu, em cumprimento às exigências da Resolução nº 01/2007 do CNE/CES (MEC), é obrigatória a elaboração individual do trabalho de conclusão de curso (TCC). Para isso, o participante recebe orientação metodológica e da teoria da Análise Transacional.

Treze turmas de Pós-graduação foram concluídas e quatro turmas estão em andamento: em Porto Alegre, sob a coordenação de Jane Maria Pancinha Costa, em Brasília, com Miriam Cibreiros, e duas turmas em Uberlândia, sob a coordenação de Mary Luce Melazzo e Flavia Testa Bernardi.

Novas turmas estão com inscrições abertas, com início previsto para este ano em Joinville com Simone Klober, Araraquara (SP) com Regina Berard, Uberlândia (MG) com Mary Luce Melazzo e Brasília (DF) com Marília Pereira.
Para Ede Lanir Ferreira Paiva, coordenadora geral dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em Análise Transacional pela Unat-Brasil, "como prevê nosso Estatuto, nos dedicamos ao estudo, ensino, pesquisa e divulgação da Análise Transacional. A partir de uma comissão formada por mim, Miriam Cibreiros e Jane Maria Pancinha Costa, abraçamos a causa, estruturamos os cursos e, desde 2010, temos formado especialistas em AT pelo País. Este projeto é a minha 'menina dos olhos', tenho muito orgulho dessa conquista!"

Os cursos também têm atraído novos profissionais para Unat-Brasil e gerado artigos e textos para publicação científica. "Este empreendimento é um sucesso porque várias pessoas acreditaram em um sonho e continuam se dedicando", finaliza Ede.

Parceria com a SBDG favorece associados

Os presidentes da Unat-Brasil, Vitor Merhy, e da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG), Isabel Doval, assinaram, no dia 1 de abril, um convênio entre as instituições para benefício mútuo dos associados. A SBDG compromete-se a fornecer aos associados da Unat-Brasil desconto de 10% em seus cursos, conforme a disponibilidade de vagas promocionais e do número de profissionais vinculados à Unat-Brasil inscritos.

Para Isabel, que foi membro da Unat-Brasil por um tempo, há mais de 20 anos, a Análise Transacional tem sido uma escolha de base teórica para muitos dos Didatas, Coordenadores e Especialistas da SBDG. “Quem faz formação para trabalhar com desenvolvimento ou gestão de grupos, tem a necessidade de aprofundamento e busca uma linha de estudo, como a Análise Transacional”, revela a presidente.

Para nós é uma alegria formalizarmos esta parceria que, na prática, ocorreu em momentos pontuais no passado. Temos inúmeros associados que também têm formação em Dinâmica de Grupos e alguns Didatas em AT que também são Didatas em atividade na SBDG”, pontua Merhy. Isabel reforça que “há muito tempo há excelentes profissionais integrantes das duas instituições que oportunizam esta troca do conhecimento. Com a formalização deste convênio, queremos ampliar este intercâmbio”.

A SBDG foi fundada um pouco antes da Unat-Brasil, em 1983, e se propõe a estudar fenômenos de pequenos grupos a partir de diferentes campos de conhecimentos e abordagens teóricas diferentes. “Esta parceria proporciona o compartilhamento de experiências e a soma das nossas histórias. Queremos pensar juntos propostas sérias, éticas, qualitativas e duradouras que atendam nossa expectativa de oportunizar experiências e conhecimentos e vivências que enriqueçam a todos”, finaliza Isabel.

A Unat-Brasil se estrutura e se fortalece com a participação ativa dos associados. Por isso, a contribuição de cada um de nós é fundamental para o crescimento da nossa associação.

Podemos contribuir com a participação nos eventos, a facilitação de cursos 101 e 202, a produção de material científico, dando sugestões de melhoria, mantendo obrigações financeiras em dia, e divulgando e vivenciando a Análise Transacional.

A anuidade de 2018 está disponível para pagamento e, até 30 de abril, com valor especial. São considerados adimplentes para o ano fiscal abril de 2018 a abril de 2019 os associados que quitarem suas anuidades até esta data.

Para quitar sua anuidade siga estes passos:

1. Acesse http://www.unat.org.br
2. Faça seu login em CENTRAL DO ASSOCIADO
3. Devidamente conectado, clique em " Central de Pagamentos"
4. Efetue seu pagamento por cartão ou boleto

 

Abertas as inscriÇÕes para apresentaÇÕes
de trabalhos no Conglat em Salvador

"Olhares, Possibilidades e Soluções" é o tema do 33º Congresso Latino Americano de Análise Transacional, promovido pela Associação Latino Americana de Análise Transacional (Alat), que ocorrerá de 27 a 30 de novembro na sede da Associação Baiana de Medicina, em Salvador. “Ao mesmo tempo em que lançamos o tema do congresso, abrimos as inscrições para participação e o prazo de inscrição para quem quiser apresentar seminários, cases, oficinas ou palestras”, comemora a presidente da Alat, Sonia Nogueira Pedreira.

Para receber as instruções de como pagar a inscrição prévia ao congresso (185 dólares para profissionais até junho e 215 dólares após junho/135 dólares para estudantes de graduação até junho e 155 dólares após junho) e como fazer a inscrição de trabalho, o analista transacional deve enviar um email para xxxiiiconglat.brasil2018@gmail.com. A inscrição de trabalho vai até o dia 30/6.

A produção de conhecimento científico por analistas transacionais: a AT é uma ciência?

* Mary Luce Melazzo e ** Silvana Maria de Jesus

O conhecimento científico tem grande valor no mundo de hoje. Não há como negar a contribuição das descobertas científicas para o progresso da humanidade nas mais diversas áreas, desde o entendimento das percepções do feto humano até a topografia de planetas distantes.

Importa ressaltar que o conhecimento científico não é infalível e nem sempre é aplicado de maneira ética, como no caso das bombas nucleares. Tampouco podemos considerar que o conhecimento científico seja o único válido para o ser humano. A visão sistêmica nos permite valorizar outros conhecimentos, como o filosófico, o religioso e até mesmo o senso comum.

Todavia, quando desejamos dialogar com a comunidade científica, precisamos utilizar o método científico reconhecido por esta comunidade em nossas pesquisas. Considerando nosso anseio em fazer da Rebat uma revista reconhecida no meio acadêmico, vamos explorar este tema.

Há diferenças entre a ciência clássica e o senso comum:
Ciência - esta palavra deriva do latim scientia, que significa "conhecimento, saber". A investigação científica caracteriza-se por um conjunto de atividades racionais, experimentais e técnicas. A ciência é realizada segundo métodos científicos que garantem sua precisão. São objetivos da ciência: realizar a separação dos elementos subjetivos de objetivos de eventos sob observação; efetivar o conhecimento atento e aprofundado de algo; sistematizar o corpo de conhecimento adquirido via observação, identificação, pesquisa e explicação. O objeto de conhecimento deve ser controlável, verificável e interpretável. Os resultados devem ser demonstrados e provados. Na ciência há ausência de preconceitos e juízos de valor.

Por outro lado, o saber do senso comum é subjetivo, pois envolve emoções e varia de pessoa para pessoa. Enquanto o senso comum apoia-se em hábitos, preconceitos, tradições, a ciência fundamenta-se em investigação metódica e sistemática. O senso comum vê a realidade individualmente, não há generalizações; por outro lado, faz também generalizações indevidas.

O conhecimento científico é objetivo e quantitativo, busca fundamentações, é generalizador e após rigorosa investigação estabelece relações de causa e efeito. A ciência é um conhecimento que possibilita ao cientista conhecer e transformar a realidade, apresentando uma atitude de constante mudança na forma de encará-la. O cientista trabalha com constructos (construção puramente mental, criada a partir de elementos mais simples para ser parte de uma teoria).

São características da ciência: a coerência, a consistência, a sistematicidade, a originalidade, a possibilidade de os resultados alcançados modificarem os modelos construídos e a observação de fatos.

Convidamos, portanto, os analistas transacionais a mergulhar neste universo científico em que temos muito a explorar, a partir dos instrumentos da AT.

* Mary Luce Melazzo é diretora Científica da Unat-Brasil
** Silvana Maria de Jesus é Membro Certificada Organizacional

#FórumRio
#euvou

O Vitor Merhy vai!
E você?

Faça sua inscrição! Acesse:
unat.org.br/forum2018/inscricao.php

Eu + Você + AT + Brasil = Unat-Brasil 33 anos

ATENÇÃO:: Convite para fazer parte de um aniversário mais do que especial

No dia 25 de maio completaremos 33 anos de Unat-Brasil. Graças à nossa união chegamos até aqui e queremos honrar a sua presença. Por isso, temos um convite muito especial para você.

Vamos comemorar essa data lançando o perfil da Unat no Instagram e nossas 33 primeiras publicações serão depoimentos dos nossos associados (Sim, seu depoimento!).

Te convidamos a nos enviar um depoimento respondendo à pergunta "Qual é o significado da AT na sua vida?" Fique à vontade para escolher o formato: um vídeo de até 1 minuto ou foto com um texto de até 50 palavras.

Não esqueça de dizer o seu nome e de onde você é (dar um oi no caso do vídeo também fica bem simpático). No mais, basta filmar com o celular na posição horizontal, assim o formato favorece a publicação. Feito isso, é só encaminhar o material para a Michelle Thomé no WhatsApp (41) 99626.0024 ou pelo e-mail (comunicacao@unat.org.br).

Envie o quanto antes para termos tempo para planejar as publicações.

Venha fazer parte dessa festa, ainda vamos muito além juntos!

Missão

Contribuir para o desenvolvimento do ser humano e da sociedade, estimulando a prática da Análise Transacional.

Visão

Ser reconhecida como organização confiável e inclusiva no desenvolvimento e aplicação da Análise Transacional.

Valores

1. Comprometimento com a Análise Transacional
2. Qualidade e consistência técnica e científica
3. Diálogo
4. Transparência
5. Cooperação
6. Ética

 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

02|ABR
Fumika Watanabe Ribeiro
Luiz Antônio tiradentes

04|ABR
Alynne Cristine Spirandelli
Maria Helena de Souza
Samuel da Rosa de Oliveira

05|ABR
Schyrllene Lima Lopes

06|ABR
Ilana Honorato Naves
Ivaltânia Jericó Rodrigues de Araújo
Marina Fagundes Gueiros
Michelle Bez Fontana Gonçalves Ferreira

07|ABR
Fabio Eduardo Cardoso

08|ABR
Andreia Sousa Amorim Oliveira
Rozimeri Capelli Cardoso

09|ABR
Ana Rita Fayetty
Glaucia Braga Mercher Coutinho
João Carlos da Motta Ferreira

10|ABR
Aline Knevitz Lippert
Anderson João Lopes Cruz
Daniel Junior Domingues Rodrigues

12|ABR
Daniela Carvalho Piaggio

13|ABR
Daniel Spinelli
Ila Barbosa Bittencourt
Maria do Carmo Baschirotto
Vitor Agra Merhy

14||ABR
Elisabeth Heinzel Manne

15|ABR
Geonice Fernanda Nunes Z. Spielmann

16|ABR
Fabiana do Carmo G. de Vasconcelos
Silvana Canalhe Garcia

17|ABR
Mirela Finoti Pupim D
Miriam Rosito Bercht
Paulo Azevedo Bastos
Paulo Vieira da Costa Lopes
Rafael Rubens Ramos
Regina Maria Stalba C. Balau
Rosa Maria Gross De Almeida
Sabrina dos Santos Patto
Samanta de Oliveira Nery

18|ABR
Daniel Vargas Pereira
Debora Marcolino Ferrari
Helder Jose Dias

19|ABR
Loeci Maria Pagano Galli

20|ABR
Maria Izabel Schneider Severo

21|ABR
Giuliana Costa Moreira Moutela
Renata Soares de Abreu
Renata Vidal Gomes
Saburo Okada

22|ABR
Joelma Ferreira Da Silva
Virginia Gil Hernandez

23|ABR
Fabiana Candida Vitorino
Karine Ferreira Santos Mendonça
Marilia Marcia Santos Pereira

24|ABR
Claudia Baya Shinyashiki
Clelia Lucia Lucio de Lima
Denise Abrahao do Nascimento
Jose Claudio Alves Arias Afonso

25|ABR
Auzean Lucena da Silva
Carlos Aparecido Rodrigues
Marcelo de Jesus Joao
Maria Lucia Rosa H. Bianchessi
Rafael Araujo Souto
Serguei Ferreira Silva
Tania Maria Menegotto Comin

26|ABR
Beatriz Moeckel Cavalli
Eliziane Martins Bernardo

27|ABR
Fabiana Renda de Oliveira Prates

29|ABR
Carla Serafim Koguta

  • Veronica Seippel Cardim Lima
  • Joana Bloisi Carvalho Meirelles

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Colaborou nesta edição: Silvana Maria de Jesus

Editores: Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Jeffersonn Moraes, Maku Almeida, Mariana Francisco, Moacir Borba, Renata Tannus e Simone Klober.

Jornalista responsável: Michelle Thomé DRT 2863

Diagramação: Grupo Mescla

Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 10 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.