header

Chamada de Trabalhos - Orientações

Prazo para envio de trabalhos: 01/03/2020

A apresentação de trabalhos no Fórum Brasileiro de AT tem por finalidade divulgar os conceitos da Análise Transacional e demonstrar a sua aplicação à prática profissional nas áreas das Ciências da Saúde, Educacional, de Psicoterapia e Organizacional.

O objetivo do décimo Fórum é promover o diálogo sobre como o indivíduo pode conectar-se à sua Autonomia e estimulá-la no outro e no seu ambiente, a partir das capacidades para Permissão, Proteção, Potência, Percepção e Prática.

Esses 5Ps partem de princípios que fundamentam a Análise Transacional (AT) e se desdobram em comportamentos observáveis possibilitando compreender e intervir nos sistemas para mudanças produtivas.

Os participantes terão acesso a conceitos e vivências, com o suporte da teoria da AT, sobre as mudanças e demandas da vida contemporânea nas suas diversas áreas, expandindo sua compreensão de maneira a gerar recursos técnicos e relacionais para criar opções, agir e transformar as realidades pessoal, grupal e social de forma Ok/Ok.

 

Eixos temáticos:

Os eixos temáticos deste Fórum visam estimular trabalhos com ênfase maior em saúde do que em doença e em solução do que em dificuldades. Espera-se trabalhos que mostrem como mobilizar potência, empoderamento e bem-estar saudável para Autonomia e coragem de ser quem se é. 

Eixos Temáticos e suas questões norteadoras:

1. A saúde integral do indivíduo e das relações nos grupos e organizações: nos ambientes familiar, organizacional, da saúde e sociais. Entenda-se por saúde o estado integrado de bem-estar físico, emocional e social.

2. Aprendizagem e liderança como facilitadores de mudanças positivas e formação de valores sustentáveis para estimular Autonomia nos sistemas nas várias áreas da vida.

3. Análise Transacional: da sua origem às teorias e práticas contemporâneas.

• Abordagens que aprofundam ou ampliam a teoria e prática de AT;

• Reflexões e aprendizagens da AT associada a outros campos de conhecimento;

• Publicações científicas recentes em AT.

 

Público alvo do FORUM: profissionais das áreas organizacional (gestores, empresários, equipes, profissionais de RH e consultoria, administradores), de saúde (psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas em geral), educadores,  universitários das diversas áreas, pessoas interessadas em desenvolvimento humano.

Serão analisados os trabalhos inscritos para as seguintes categorias:  A) Seminário, B) Artigo Científico, C) Oficina / Workshop, D) Aprendizagem Compartilhada.

A) Seminário: Apresentação de um tema específico relacionado à Análise Transacional, com envolvimento, diálogo e debate com os participantes. Sua apresentação se dará na modalidade Expositivo/Participativa: o apresentador abordará seu tema abrindo para diálogo ou construção conjunta com os participantes durante ou após sua apresentação.  O tempo total será de 1 hora e 30 minutos e ocorrerá em dia e horário a serem definidos. 

B) Artigo Científico: trata-se de um ensaio teórico, uma revisão bibliográfica, uma pesquisa de campo, um relato de experiência ou um estudo de caso, desde que tenha sido publicado na forma de Artigo Científico. Sua apresentação se dará na modalidade Comunicação Oral. O tempo total de apresentação será de 30 minutos para cada trabalho, 20 minutos de exposição e 10 minutos disponibilizados para debate com participantes. Os trabalhos serão apresentados em dia e horário a serem definidos. Numa mesma sala serão apresentados trabalhos diferentes que não estarão necessariamente agrupados por afinidade de tema. 

C) Oficina / Workshop: atividade prática com suporte teórico que envolva a Análise Transacional.  Sua apresentação se dará na modalidade experiencial: o apresentador conduzirá a atividade levando os participantes a vivenciar os conceitos discutidos, seguindo com o processamento da experiência. de 2 horas e ocorrerá nos dias 10 a 12/09/2020 em horário a ser definido.

D) Aprendizagem Compartilhada: apresentação de estudo realizado sobre alguma publicação recente em AT, de autor nacional  ou internacional, que contribua para atualizar e ampliar conhecimento ou estimular revisão de sua prática.  Sua apresentação se dará na modalidade Comunicação Oral. O tempo total de apresentação será de 30 minutos para cada trabalho, 20 minutos de exposição e 10 minutos disponibilizados para debate com participantes. Os trabalhos serão apresentados em dia e horário a serem definidos. Numa mesma sala serão apresentados trabalhos diferentes que não estarão necessariamente agrupados por afinidade de tema. 

 

A seleção dos trabalhos será feita pela Comissão Científica do X FORUM conforme os seguintes requisitos:

1. A seleção está aberta para profissionais de qualquer área de atuação que tenham participado, ou estejam participando, do Curso de Formação de Membro Certificado em Análise Transacional da UNAT Brasil – AT 202, e que tenham cumprido a carga horária destinada à Teoria Geral de Análise Transacional, ou concluído o curso de pós-graduação em Análise Transacional. 

1.1. Esse requisito se aplica inclusive aos co-autores do trabalho.

2. O autor deve encaminhar Texto de Inscrição relatando o trabalho que pretende apresentar no FORUM, salientando aspectos da aplicação da Análise Transacional, com a respectiva bibliografia.

2.1. Tal texto deve ser enviado em formado Word (.doc), conter de 2 a 5 páginas, com os seguintes itens: título, resumo de até 10 linhas, 3 palavras-chave, redigido em fonte Times New Roman,  corpo 12, espaçamento entre linhas com 1,5 cm, papel tamanho A4, margens superior e inferior com 2,5 cm e margens esquerda e direita com 3 cm, alinhamento justificado, recuo de parágrafo com 1,5 cm e título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado. Citações recuadas devem ser redigidas em corpo 10, espaço simples. Se houver figuras, devem ser apresentadas em anexo. 

3. Os trabalhos serão recebidos a partir da data de divulgação destas orientações até 17/02/2020, através do e-mail conbrat.cientifica@unat.org.br. 

4. Os trabalhos que estiverem adequados aos requisitos estabelecidos, serão selecionados por membros da Comissão Científica composta por Membros Didatas e/ou Didatas em Formação da UNAT-BRASIL. 

5. Os trabalhos serão avaliados sob os seguintes critérios gerais: (a) pertinência ao tema do X FORUM contemplando os Eixos Temáticos e suas questões norteadoras, (b) clareza e consistência da aplicação da teoria da Análise Transacional,  (c) relevância dos resultados obtidos quando se tratar de case,  (d) clareza da linguagem do texto de apresentação do trabalho.

6. O critério descrito na alínea (a) acima será dispensado somente para Artigos Científicos. 

7. O resultado da seleção será divulgado aos inscritos através de email.

8. Será emitido certificado de que o trabalho foi apresentado, especificando o nome do apresentador.

9. Na hipótese de co-autoria:

9.1) pelo menos um dos autores deverá atender ao requisito 1, acima; os demais deverão ter participado do Curso Introdutório de Análise Transacional AT 101;

9.2) os apresentadores do trabalho deverão estar regularmente inscritos no FORUM;

9.3) todos os co-autores do trabalho poderão ser inscritos como apresentadores desde que se inscrevam no FORUM;

9.4) será emitido certificado de que o trabalho foi apresentado, especificando o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador(es);  

9.5) o não comparecimento do apresentador inscrito impede o recebimento do certificado de apresentação do trabalho.

 

Observações: 

1) Após a seleção do trabalho pela Comissão Científica do FORUM, o apresentador receberá maiores detalhes sobre procedimentos, critérios e uso de recursos para sua apresentação.

2) Os apresentadores de trabalho deverão formalizar sua inscrição no FORUM, com o pagamento da respectiva taxa de inscrição.

 

Enviar seu trabalho juntamente com a ficha abaixo, para: Comissão Científica conbrat.científica@unat.org.br indicando no assunto do email “inscrição de trabalho”. Para garantir o recebimento do seu trabalho, considere que o mesmo foi recebido pela Comissão apenas após receber e-mail posterior de confirmação. Favor copiar e colar a ficha no mesmo arquivo, ao final de seu trabalho.

 

X FORUM BRASILEIRO DE ANÁLISE TRANSACIONAL

 

DADOS PESSOAIS
Nome  
Telefones fixos  
Celular  
E-mail  

 

Contamos com sua participação!

COMISSÃO CIENTÍFICA DO X FORUM:
Carmem Maria Santanna, Ilcilene Oliveira, Jeffersonn Moraes, Laucemir Silveira, Luciana Priosta, Mariane Nicoloso, Renata Alves Gava.

COORDENAÇÃO GERAL DO XXV CONBRAT:
Simone Klober

 

Mais informações: conbrat.cientifica@unat.org.br
Clique aqui para baixar documentação em PDF