Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS - BRASIL - Nº 91 - MARÇO DE 2018
alt_text
CONVITE AOS ANALISTAS TRANSACIONAIS CERTIFICADOS: QUE TAL DAR CONTINUIDADE À SUA FORMAÇÃO EM AT?

O processo de desenvolvimento profissional em Análise Transacional contempla uma sequência de etapas: iniciando pelo Curso Introdutório AT 101, seguindo com a Formação AT 202 – e a posterior Certificação, e finalizando com a formação AT 303 para certificar-se como Didata na área escolhida.

Para os Membros Certificados, o Seminário de Endosso de Didatas (SED) é a próxima etapa no processo de desenvolvimento, sendo o pré-requisito para o ingresso no AT 303. A coordenadora da próxima edição do SED, Márcia Bertuol, afirma que mais do que um processo seletivo, esse encontro é um espaço de treinamento e reflexão sobre habilidades e competências, que indica ao analista transacional Certificado o caminho para tornar-se um Didata.

Para reforçar o convite da Unat-Brasil, duas participantes do último SED, realizado em Porto Alegre em julho de 2017, compartilham o que o seminário representou para elas:

“O processo do SED foi surpreendentemente suave para mim. Tendo como referência os desafios da prova de Certificação e banca, imaginava que o SED fosse um processo bem mais complexo. No entanto, além de ser tranquilo, encontrei pessoas com disponibilidade para okeidade e para nos ajudar a passar por essa fase. Penso que contribuíram também para este ambiente positivo os feedbacks e as instruções que as pessoas envolvidas no SED (facilitadoras e participantes) trouxeram para nós. Foi uma superação chegar nessa etapa final de qualificação, habilitando-me para ser uma Analista Transacional Didata em Formação. Incentivo os que tiverem interesse em dar continuidade à curva de desenvolvimento a colocar energia para realizar esse processo de Endosso, pois vale a pena e é um processo suave e tranquilo”.

Luciana Gazzoni
Membro Didata em Formação
 

“O SED foi um momento de aprendizagem, troca de conhecimentos e também de autoconhecimento instigado pelos feedbacks que recebemos em um ambiente protegido e profissional. Essa combinação de um ambiente cuidadoso e protetor, permitiu trocas genuínas que me possibilitou grande crescimento e desenvolvimento”.

Schyrllene Lima Lopes
Membro Didata em Formação

O SED 2018 será em Porto Alegre (RS) de 29/06 a 01/07, na Avenida Getúlio Vargas, 489, sala 403. Ede Lanir Paiva, Margarete De Boni e Márcia Beatriz Bertuol serão as Didatas facilitadoras do processo. O programa completo pode ser consultado no Manual de Normas e Treinamentos da Unat-Brasil, em www.unat.org.br. Inscrição pelos emails marcia.bertuol@terra.com.br e docencia@unat.org.br.

Não perca essa oportunidade de dar continuidade ao seu processo de desenvolvimento em AT!

Pesquise e publique artigos sobre a AT

Uma teoria robusta, como a Análise Transacional, precisa se expandir por meio da pesquisa e da publicação de artigos em uma revista de qualidade para ganhar força e visibilidade na comunidade científica. Por esta razão, a Diretoria Científica da Unat-Brasil tem como meta transformar a Rebat (Revista Brasileira de Análise Transacional) em uma revista indexada. O principal objetivo da indexação é garantir a recuperação de documentos e informações de forma rápida e automática. A indexação propicia visibilidade, acessibilidade, reconhecimento e validação de qualidade e autoria.

Para que a Rebat possa ser incluída nas bases de indexação, é preciso unir os esforços de todos os integrantes da Unat-Brasil, da Diretoria Científica e do corpo editorial. Serão observadas - de forma mais criteriosa - as normas de publicação, a formatação dos trabalhos, a revisão e a adoção de princípios éticos.

O primeiro passo é submeter a Rebat aos trâmites do processo de indexação (a meta é a base de dados Scielo ou semelhante). O sucesso inicial e posterior depende do aumento do número de publicações anuais para se alcançar um fator de impacto, que é fundamental para garantir a representatividade da AT como abordagem psicológica. As avaliações das bases de dados são frequentes e, caso os critérios não sejam observados, a revista será excluída.

Mary Melazzo, diretora Científica, está empolgada com esta nova empreitada: "Acredito ser de interesse dos colegas integrantes da associação que nossa revista seja indexada. Todos temos a ganhar. Vários colegas se comprometeram a escrever artigos com temas muito interessantes na nossa última reunião de Didatas e Didatas em Formação que aconteceu em Uberlândia".

Mary se coloca à disposição dos associados para conversar sobre temas de pesquisa. E, na próxima edição, Opções trará informações sobre escrita científica.

Fórum de AT recebe inscrição de trabalho

De 20 a 22 de setembro, os analistas transacionais do Rio de Janeiro vão receber a comunidade de AT no X Fórum Brasileiro de Análise Transacional. O tema escolhido é “Ser ou ter: qual é a sua? Reflexões sobre ética, escolhas e consequências”.
Com base no referencial teórico e a prática de Análise Transacional, a Comissão Científica do Fórum estabeleceu quatro eixos temáticos e convida os analistas transacionais a inscreverem seus trabalhos em um destes eixos:

Espiritualidade – De que modo a espiritualidade (conexão com minha essência) pode contribuir para a ampliação de nossa Consciência?

Sociedade melhor – Como obTER equilíbrio entre as instâncias do pensamento, sentimento e comportamento em prol da saúde mental, física e emocional do indivíduo na comunidade?

Autonomia em família – Como SER um integrante familiar saudável, ciente de cada um dos papéis exercidos neste contexto?

Trabalho e bem-estar – Como estimular ações para que o trabalho, desenvolvido em organizações públicas ou privadas, seja entendido pelo seu executor como acréscimo ao seu bem-estar, assim como o bem-estar dos outros?

As inscrições de trabalhos vão até o dia 30 de abril pelo e-mail forum.cientifica@unat.org.br. As informações sobre as diferentes modalidades de apresentação estão aqui: http://unat.org.br/forum2018/submissao.php.

#FórumRio
#euvou

A Adriana Montheiro vai!
E você?

Faça sua inscrição com valor promocional até 31/03.

Acesse: unat.org.br/forum2018/inscricao.php

GRUPOS DE ESTUDOS INCENTIVAM APROFUNDAMENTO TEÓRICO E PRÁTICA DA AT

Em diferentes formatos, os grupos de estudos espalhados pelo Brasil contribuem para o aprofundamento dos conceitos e divulgação da Análise Transacional no País. São profissionais e estudantes que se encontram periodicamente para conhecer e praticar esta teoria viva, que está continuamente se atualizando em todo mundo. “Iniciativas como essas contribuem para evoluir na prática e no desenvolvimento da teoria, honrando o legado de Eric Berne”, incentiva o presidente da Unat-Brasil, Vitor Merhy.

A Carmelândia, grupo de estudos em Uberlândia (MG), nasceu em 2013 com objetivo de treino de supervisão didática, sob coordenação de Ede Lanir Ferreira Paiva. Este nome curioso é a junção de Carmel – localidade na qual Berne conduzia os seminários de aprofundamento - e Uberlândia – cidade onde o movimento nasceu e prosperou. Como o funcionamento do grupo, guardadas as proporcionais diferenças de época e cultura, se assemelha de alguma maneira àquele conduzido por Berne, o nome foi proposto com bom humor pelas integrantes Sônia Nogueira Pedreira e a Maku de Almeida.

O objetivo maior do grupo é pesquisar, estudar e aprofundar temas propostos pelos próprios participantes. Para Ede, o propósito é uma ação conjunta e colaborativa de aprofundamento da Análise Transacional, focando na construção de conhecimento. Maku afirma que uma característica comum nos integrantes do grupo é a busca de publicações atuais, de modo a expandir, sem julgamento ou rótulos, o conhecimento clássico da AT.

Após a definição do cronograma dos encontros, com periodicidade semestral, é definido um tema guarda-chuva e as tarefas são distribuídas entre os integrantes (pesquisa, tradução, apresentação, dentre outras). Ede conta que, como coordenadora, convida Didatas ou profissionais para participar “de modo a agregar valor e enriquecer a construção de conhecimento". Trata-se de um grupo aberto, com participação voluntária, tendo como pré-requisito ser um Didata ou Didata em Formação, "pois os temas são do perímetro da AT avançada e há necessidade de um colchão de conhecimento adequado", explica Ede.

O Grupo de Estudos e Divulgação de AT no Paraná começou em 2008 a partir de integrantes de um grupo de AT 202, com o propósito de estudar e divulgar a Análise Transacional na comunidade paranaense. Anualmente, eles organizam um cronograma de atividades e uma temática para ser trabalhada, tanto nos encontros de estudo, quanto nos eventos abertos. Neste ano, a Síndrome da Passividade é o foco.

Além dos encontros regulares para estudo e aprofundamento, o grupo participou das comissões organizadoras dos congressos em Curitiba e organiza outros eventos abertos ao público, como o RelacionAT (que terá a quarta edição em novembro), e o PipocAT, que, segundo Jeffersonn Moraes, é uma sessão de cinema com filmes que permitem a posterior promoção de discussões à luz da Análise Transacional. Uma parte dos integrantes também atua em trabalhos voluntários na comunidade, oferecendo coaching, desenvolvimento de grupos e terapia.

Do lucro obtido no RelacionAT, 50% é direcionado para a Unat-Brasil e 50% para o desenvolvimento do próprio grupo, subsidiando a vinda de profissionais externos como facilitadores. Ivana Zanini conta que o grupo é aberto a novos integrantes, tendo como pré-requisito o interesse em fazer parte e estar, pelo menos, cursando a Formação AT 202.

Com o público alvo de quem teve contato inicial com a Análise Transacional, o Grupo de Estudos de Santa Cataria tem como objetivo divulgar e manter vivos os conceitos de AT.

No início, em 2015, era um grupo fechado, com seis integrantes de Joinville (SC), que tinham recém-concluído a formação AT 202 em outras cidades, pois, na época, não havia oferta de Formação AT 202 em Santa Catarina. O grupo se reunia mensalmente com o propósito de aprofundar os estudos e discussões em Análise Transacional.

O aumento da oferta de cursos AT 101 em Joinville mobilizou a demanda por encontros periódicos para manter contato com os conceitos de AT. Em 2017,
o grupo de estudos se abriu a participação voluntária e foi rebatizado com o nome AT Review, diretamente vinculado à sua proposta de "revisitar" e manter vivos os conceitos de AT.

Coordenado por Simone Klober, o grupo se reúne trimestralmente em Joinville, em encontros de quatro horas e traz temas que são definidos conforme o interesse do grupo no início do ano. Para ela, "quem participa do curso AT 101 e se apaixona pela Análise Transacional quer se aprofundar nos conceitos, mas nem sempre tem interesse e/ou disponibilidade em fazer uma formação de dois anos, como o 202. O AT Review mantém o elo destas pessoas com a Análise Transacional".

Atualmente o grupo é composto por Analistas Transacionais Certificados, estudantes de AT 202 e pessoas que fizeram, no mínimo, o AT 101. Tem 64 integrantes, de diferentes cidades catarinenses, que se mantêm também conectados pelo whatsapp, onde são compartilhados conteúdos e divulgações de eventos relativos à Análise Transacional. Nos encontros participam em média 15 pessoas.

Em Porto Alegre, sob a coordenação de Márcia Bertuol e Jane Costa, ocorrem os Encontros de Atualização em Análise Transacional. Originário de um grupo de Formação AT 202 Clínica, o grupo iniciou em 2016 com objetivo de manter um processo continuado de atualização em AT. Marcia conta que, desde então, são escolhidos temas de interesse do grupo: “pesquisamos publicações recentes, estudamos, praticamos e supervisionamos a aplicação em encontros de 12 horas".

Trata-se de um grupo aberto para especialistas, Membros Certificados, Didatas e Didatas em Formação que têm por objetivo estudar novos aportes teóricos na AT a partir da leitura de textos publicados no TAJ e/ou em livros recentes, bem como treinar a aplicação clínica e fazer supervisão.

Com quatro encontros no ano, o grupo tem como tema do primeiro encontro de 2018 "O processo de mudança e sua relação com fases do desenvolvimento humano" na perspectiva de Julie Hay. Márcia conta que os encontros são estruturados com seis horas de estudo teórico avançado, três horas de aplicação prática e três horas de supervisão.

UNAT NO LINKEDIN

Agora a Unat-Brasil possui um perfil no LinkedIn. Ajude-nos a divulgar e a fortalecer a nossa instiutição por lá. O processo é bem simples:

1) Acesse o perfil da Unat no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/unat-brasil/
2) Adicione o perfil à sua rede de contatos, clicando em conectar.

3) Assim que sua conexão for aprovada, role a páina para baixo até a área "Competências e Recomendações". Recomende o perfil da Unat validando as competências destacadas ao clicar nos círculos com o símbolo +. Pronto! Dessa forma você ajuda a fortalecer o nosso perfil no LinkedIn.

MOMENTO

Jane Lucia Franco*

Apesar de todo olhar pragmático...
Apesar dos órgãos psíquicos identificados e os fenômenos nomeados
Quanto você me toca...
Sinto o fluxo da Catexia se deslocando e o estado fenomenológico apresentado é o da CL.
É Jogo, é Passatempo, é Argumento....
É um reviver da fantasia da criança no Adulto, mesmo sem hipnose.
As fronteiras não foram invadidas, foi somente um deslocamento momentâneo do Adulto para a Criança e, mesmo sem exclusão do P ou do A, o momento foi único da CL sem Contaminação.
Não baby, não é patologia.
O diagnóstico é paixão totalmente identificável pela conduta, gestos, voz e vocabulário.
A Estruturação do Tempo mudou momentaneamente, as atividades foram substituídas por sentir, somente sentir...
Momento de suspender o Jogo e o Passatempo e ser único e exclusivo para Intimidade
Fome suprida...
Então, voltamos para as transações normalmente usadas: A-A e C-C...
E assim, estamos no jogo de volta... uma conversa de Passatempo tentando fugir da Intimidade antes criada, um toque de PC para esconder as emoções sentidas...
E, ao final, um Argumento trágico da busca do amor impossível.

* Jane Lucia Franco é associada à Unat-Brasil e estudante do AT 202 Organizacional em Curitiba

 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

01|MAR
Antonio de Pádua Matheus
Silvia Andreia Vasconcelos
Solange Pertile Campos

03|MAR
Luiz Augusto Alves de Lima
Marcia Maria M. Guimarães

05|MAR
Ivalda Alves de Morais

06|MAR
Elizabeth Maria F. Bruhn

07|MAR
Clarice Bento Venancio

10|MAR
Conceição Aparecida S. Oliveira
Elizabeth Carmem M. Soares

11|MAR
Angelica Maria R. Mello
Fabiana Weis Poletti

12|MAR
Silvana Maria de Jesus

13|MAR
Marcia Liandra Fernandes

14|MAR
Caroline Correa de Souza
Daniel Abreu de Azevedo
Fernanda Martins Dias
Maria Fernanda L. Curras

15|MAR
Eline H. Werner Bertolossi

18|MAR
Cláudia da Costa Guimarães
Elisa Sampaio de Carvalho
Jose CArlos M. da Silva
Jose Silveira Passos
Patricia Renaldo da S. Amaral
Vanessa Souza Santana

20|MAR
Giselle de Souza Barbosa
Maria Isabel Bortoli

21|MAR
Elisiena Cardoso de S. Fragnani
Rita Aparecida N. B. de Gouvea

22|MAR
Rafaelly Alves Mendes

23|MAR
Marciana Maria Galdino da Silva

24|MAR
João Henrique da Silva Carlos
Marcia Helena Laino

25|MAR
Leilane de Fatima S. do Nascimento

26|MAR
Joana Hennemann

27|MAR
Celso Eduardo Lago Costa
Rosangela Scapini

29|MAR
Janaina Correa S. Pacheco
Renato Kyochi Bernardes

30|MAR
Jarbas Valois Durso
Sara Cecin Rohenkohl

31|MAR
Katherine Maria Minella
Marcia Beatriz da Silva

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Colaborou nesta edição: Silvana Maria de Jesus

Editores: Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Jeffersonn Moraes, Maku Almeida, Mariana Francisco, Moacir Borba, Renata Tannus e Simone Klober.

Jornalista responsável: Michelle Thomé DRT 2863

Diagramação: Grupo Mescla

Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 10 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.