Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS - BRASIL - Nº 93 - MAIO DE 2018
alt_text

33 ANOS DA UNAT-BRASIL

No dia 25 de maio nossa Instituição completará 33 anos.

Graças à contribuição de cada um de nossos associados, fizemos um bom trabalho até aqui e sem dúvidas continuaremos nesse caminho.

Ao longo desse período divulgamos a Análise Transacional e demos suporte a muitas pessoas, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Parabenizamos e deixamos aqui nosso agradecimento a todos que fazem parte da nossa instituição e que acreditam na Teoria de Eric Berne.

EU + VOCÊ + ANÁLISE TRANSACIONAL + BRASIL formamos a Unat-Brasil.

Primeira página da ata da Assembleia de fundação da Unat-Brasil

 

NOVO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO ESTÁ EM CONSTRUÇÃO

O modelo de exames – oral e escrito – para certificar analistas transacionais pela Unat-Brasil está em processo de mudança. O novo modelo vem sendo estudado há alguns anos para que a avaliação no País siga as diretrizes dos exames realizados – via Iboc - pela ITAA e Eata.

O trabalho escrito de certificação tem quatro partes: o autorretrato profissional, o relato de treinamento e desenvolvimento como analista transacional, o estudo de caso ou de projeto e a teoria de AT.

Nos dias 20, 21 e 22 de abril, data do primeiro programa de Formação AT 303 deste ano, 27 Didatas e Didatas em Formação se reuniram em Curitiba (PR) para desenvolver habilidades para analisar e avaliar o material da nova forma de certificação. O encontro de dois dias e meio foi conduzido por Jane Costa e Ede Lanir Ferreira, da Diretoria de Docência da Unat-Brasil. Para este avanço nos métodos de certificação, o grupo respondeu à nova avaliação escrita como um todo, discutiu as respostas e refletiu sobre ajustes necessários. Para Jane, o resultado do encontro “foi muito mais do que uma reunião de trabalho, foi uma abertura para uma mudança na cultura de nossa associação no que diz respeito à certificação. Saímos enriquecidos pela participação e disponibilidade de cada um e pela construção conjunta”, avalia a diretora de Docência.

O grupo optou, ao final do encontro, por responder novamente a avaliação, o que pode ser feito em parceria com um colega para partilha e aprofundamento. Ficou acordado que até o dia 30 de junho todos os Membros Didatas e Didatas em Formação vão encaminhar a avaliação escrita para a Ede, que as distribuirá entre o grupo, para que sejam apreciadas com base nos critérios e reflexões levantados na reunião de Curitiba.
Em outubro, também na capital paranaense, o grupo vai se reunir para olhar para a prova oral da nova certificação. “Desejamos caminhar juntos neste desafio do crescimento da Unat-Brasil. Sinto gratidão por contarmos uns com os outros”, finaliza Jane.

Programa que premia a prática da AT terá nova turma no Brasil

O Prêmio Pessoal e Profissional de Análise Transacional (a sigla é Tapda, em inglês: Transactional Analysis Personal & Professional Awards) é um programa criado e utilizado pela analista transacional inglesa Julie Hay, que reconhece pessoas que aprenderam conceitos de AT e os aplicaram em suas vidas pessoais e/ou profissionais. O primeiro Tapda ocorreu na Turquia em 2014 com 11 participantes. No Brasil, a primeira turma aconteceu em São Paulo, no ano passado.

Existem três papéis no Tapda: o participante (que conhece e aplica conceitos de AT), o facilitador (que apresenta os conceitos de AT) e o avaliador (que verifica a aplicação dos conceitos de AT usando relatórios preparados pelos participantes). Em linhas gerais:

1) Um grupo de Tapda é formado
2) São realizados seis encontros, cada um com a apresentação de um tema diferente de AT
3) Após os encontros, os participantes prepararam um relato da aplicação dos conceitos, que será verificado pelo avaliador
4) Os participantes recebem feedback dos seus relatos
5) Ao final dos seis encontros os participantes recebem o prêmio (certificado)

No Brasil, o primeiro Tapda ocorreu em São Paulo, no ano de 2017 com oito participantes. O programa foi planejado e idealizado por Sérgio Caballero, que também atuou como facilitador, e Jeffersonn Moraes, que atuou como avaliador dos relatos dos participantes, ambos sob supervisão direta de Julie Hay. O público escolhido foi o de pessoas desempregadas, que pagaram uma taxa simbólica para participarem do treinamento. Entre os temas de AT apresentados ao grupo estavam Estados de Ego, Transações e Posições Existenciais.

“Estou emocionada pela forma em que o Tapda aconteceu no Brasil e pelo seu propósito compensador. Tive sorte de poder participar da cerimônia de premiação e ouvir diretamente sobre como a AT contribuiu para o bem-estar dos participantes. Foi muito bom verificar o impacto desta ação social da AT. Parabenizo Sérgio e Jeff pelos seus esforços e espero ansiosamente pelo próximo”, disse Julie.

O programa busca reconhecer o envolvimento dos participantes, facilitadores e avaliadores em um processo de aprendizagem e aplicação baseado em AT - e não no resultado de uma avaliação. Novos programas irão ocorrer em 2018. Para mais informações sobre o Tapda no Brasil, entre em contato com sergio@caballero.com.br.

INSCRIÇÕES DOS TRABALHOS NO X FÓRUM BRASILEIRO DE ANÁLISE TRANSACIONAL

Ampliamos o prazo das inscrições dos trabalhos para a 10ª edição do Fórum Brasileiro de Análise Transacional. Aproveite para inscrever o seu projeto e contribuir para o desenvolvimento da AT em nosso país.

Mais informações e inscrições: http://bit.ly/trabalhosforum

 

PALESTRA MAGNA DE BILL HOLLOWAY NO FÓRUM 2018 ABORDARÁ DIVISÕES DA TEORIA DE AT

O psiquiatra americano Bill Holloway, convidado internacional do X Fórum Brasileiro de Análise Transacional, que acontece em setembro, no Rio de Janeiro, conversou com a analista transacional Silvana Maria de Jesus* para esta edição do Opções.

Sua palestra no Fórum no Rio se concentrará em quatro importantes conceitos da AT: Script, Autonomia, Contrato e a tríade Potência, Proteção, Permissão. Como os entende?
Script é um conceito metafórico apresentado por Eric Berne como uma forma de abordar o conceito psicanalítico de compulsão à repetição como um comportamento habitual. A Autonomia, no contexto da AT e dos adeptos das ideias de Berne, é uma condição a ser atingida quando uma pessoa se liberta dos controles do Script - seja por Permissão do terapeuta protetor ou pela liberação interna do Script. O conceito de Autonomia na AT é diferente do uso da palavra na consideração filosófica. Potência, Proteção e Permissão é uma tríade sugerida por Pat Crossman e adotada por Berne. Para Berne, a tríade foi considerada essencial para a liberação dos controles do Script. Entre os psicoterapeutas da AT, há controvérsias sobre o valor e a adequação da tríade. Contrato, conforme usado por analistas transacionais, significa uma abordagem com foco em um objetivo específico. Minha análise dos escritos de Berne sugere que o Contrato era essencial quando o objetivo do tratamento era "controle social". Em contraste, na análise do Script, não havia tal Contrato.


Qual a conexão entre o tema do Fórum (Ter ou Ser) e sua palestra (Teoria de AT - duas grandes divisões)?
Os verbos "ser" e "ter" indicam estados. Em contraste, "sendo" e "tendo" são flutuações, visíveis e dinâmicas – como Berne descreve a labilidade do Ego e as variações na Catexia. Então, a questão é: como as decisões iniciais do Script afetam a dinâmica de “ser” e “ter”?

Entre o senhor e a AT há um casamento fiel de quase 50 anos, certo? Como foi o seu primeiro contato e os melhores momentos?
Meu primeiro contato significativo com a AT foi em 1970 em discussões com meu bom amigo Bob Goulding. Bob me convidou para observar e avaliar um método psicoterapêutico que ele havia desenvolvido – a Terapia da Redecisão. Como resultado, comecei a estudar a AT. Em 1972, juntei-me à ITAA (Associação Internacional de Análise Transacional) e comecei a utilizar a AT na prática de psicoterapia em grupo. Na época, a característica mais valiosa era o “contrato de mudança”. Além disso, nesse ano, decidi estabelecer um programa educacional de AT, o Midwest Institute for Human Understanding, para ministrar o 101 e o 202. Como educador em psicoterapia e membro do corpo docente de duas universidades, a oportunidade, em 1973, de criar o primeiro manual de padrões de treinamento da ITAA foi desafiadora e gratificante.

No início de 1976, acompanhado por Jerry White, viajei pela primeira vez ao Brasil para fornecer a certificação da ITAA na área clínica a alguns membros em São Paulo. Sophia Caracushansky, presidente do Instituto Brasileiro de Análise Transacional, foi responsável pela organização. Nesse mesmo ano, surgiram os planos para um programa de treinamento contínuo. Como resultado, entre 1976 e 1986, viajei ao Brasil mais de 25 vezes para fornecer treinamento e supervisão – o que resultou na certificação de vários brasileiros como membros certificados da ITAA.

Além do trabalho em meu consultório particular de psiquiatria, foi muito gratificante ter tido a honra e o prazer de ministrar treinamentos no Brasil. Foi também uma honra e privilégio atuar como presidente da ITAA entre 1976-1978. Após a aposentadoria, em 1988, e minha mudança permanente para residência no Brasil, interrompi as atividades de ensino na AT.


Como são suas aplicações da AT na Psiquiatria?
Houve grandes mudanças na educação de psiquiatras. Quando entrei na área, em 1954, a teoria psicanalítica neofreudiana dominava a psicoterapia. Todos os psiquiatras foram treinados em teoria psicodinâmica. Com a introdução da medicação psicotrópica, em 1955, o treinamento psiquiátrico mudou para uma ênfase biológica. Mais tarde, como resultado dos avanços nas neurociências, o treinamento em psicoterapia diminuiu muito. Atualmente, poucos psiquiatras estão interessados ​​em psicoterapia. Embora eu acredite que o conhecimento de AT seria bastante valioso, acho improvável que a maioria dos psiquiatras atuais tenha interesse.


Quais são suas impressões sobre a AT no Brasil e o trabalho que a Unat-Brasil tem feito? Poderia sugerir algumas ações que seriam importantes para disseminar a AT em nosso país?
Considerando que não tenho conhecimento direto das atividades da Unat, não posso responder a essas perguntas. Como observação geral, houve uma mudança cultural no Brasil e em outras nações ocidentais para uma maior iniciativa individual. Com acesso a informações abrangentes por meio da internet, as pessoas agora podem procurar por “soluções” para seus problemas. Sugiro que a única maneira de o público ter interesse em AT seria identificá-la como provedora de soluções específicas.

O que pode dizer para aqueles que estão em dúvida sobre participar do Fórum no Rio de Janeiro?
Participar do Fórum é uma oportunidade para os analistas transacionais de melhorar (ou ter) sua capacidade de facilitação e, consequentemente, a obtenção, por parte do cliente, de uma dinâmica mais harmoniosa de ser e ter.

* Silvana Maria de Jesus traduziu do inglês para o português esta entrevista

#FórumRio
#euvou

O Jorge Close vai!
E você?
Faça sua inscrição! Acesse:
unat.org.br/forum2018/inscricao.php

 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

02|MAIO
Ana Paula Rodrigues F. Rocha

03|MAIO
Adilseia Soriani Batista
Raquel Rolim Rosa

04|MAIO
Daniel Mathias Otto

06|MAIO
Maria Keity F. Cavalcante
Sônia da Fraga Peixoto N. Pedreira

07|MAIO
Ingryd Bender

08|MAIO
Andrezza Cristina Souza Silva
Fábio de Souza Abagabir

09|MAIO
Michelle da Silva Farias
Moana Paulina Garcia

10|MAIO
Eliane Viquetti Gil Cardoso
Teresa Cavalcanti Cuozzo

12|MAIO
Aline Kely Macedo S. F. Moura
Andrea Pedrosa de O. Moura
Tatiana Pedroso de Aquino

13|MAIO
Kurt Schmitz
Mônica Pontes Carvalho

15|MAIO
Alberto Jorge Close
Danielle Cristina Carneiro
Elizabeth Carmem M. Soares
Eugenio Flávio Vaz D.
Magdala Paz Martins
Petrúcia Leão Ferreira

17|MAIO
Maria Caroline M. de Sousa

18|MAIO
Jocemara de Jesus
Maria Lúcia de S. Oliveira
Sara Maria da Costa Canto

20|MAIO
Carla Poletti Schmidt
Kerley Fistarol
Mariane Carpes Nicoloso
Tsylla Augusta de V. Vianna

21|MAIO
Cláudia Furtado Borges

22|MAIO
Cássia Cristina Breia

23|MAIO
Ana Paula Silva Cibreiros de Souza
Anelize Sorato Leal

24|MAIO
Ane Dantas Sartori

25|MAIO
Elizabete Popadiuk
Flávia de Oliveira Sousa

26|MAIO
Thaisse Carolina R. Elias

29|MAIO
Mirzan Campos Duarte
Suelen de Azevedo Kuretzki
Valdete Oride M. Bilesimo

31|MAIO
Fernanda Yukari Oliveira Utumi

  • Ana Carolina Alves Wanderley
  • Ana Rosa Pinto Carpi
  • Gustavo Falcão de Almeida
  • Inácio Francisco Nogueira Neto
  • Marli Neuls

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Colaborou nesta edição: Silvana Maria de Jesus

Editores: Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Jeffersonn Moraes, Maku Almeida, Mariana Francisco, Moacir Borba, Renata Tannus e Simone Klober.

Jornalista responsável: Michelle Thomé DRT 2863

Diagramação: Grupo Mescla

Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 10 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.