Confira as novidades da Unat-Brasil.
INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS - BRASIL - Nº 95 - JULHO DE 2018
alt_text

Seminário endossa seis analistas transacionais

Seis participantes, sendo cinco da área organizacional e um da área clínica, integraram, em Porto Alegre (RS), o Seminário de Endosso de Didatas (SED), entre os dias 29 de junho e 1º de julho. Os participantes foram Angélica Ruiz Mello, Carmem Maria Sant'Anna, Claudio José dos Reis, Maria Lucia Falk, Renata Alves Gava e Sabrina Spirandelli Coimbrã Ribeiro. Márcia Bertuol, Ede Lanir Paiva e Margarete De Boni foram as Didatas que conduziram os três dias de seminário.

“Sinto satisfação em ter sido endossada! Foi uma intensa experiência de aprendizado e trocas entre os participantes e as Didatas”, conta Renata.

Para Claudio, “o SED foi marcado pela cooperação entre os participantes e por feedbacks precisos emitidos com responsabilidade e amorosidade pelas facilitadoras”.

O SED existe desde a criação da Unat-Brasil, há 33 anos, e segue o modelo da ITAA (Associação Internacional de Análise Transacional) de iniciação do membro certificado no processo de formação de Didata.

É um encontro focado nos princípios educacionais e éticos da Análise Transacional que endossa o ingresso do membro certificado na aprendizagem da docência e supervisão em AT. O SED envolve também a abertura de contrato com um supervisor da área, inicialmente e, em seguida, sua participação nos módulos do curso AT 303, juntamente com as supervisões de um Didata já credenciado.

Portanto, o processo inicial para se tornar um membro Didata em formação consiste em realização do SED, a assinatura de contrato com o supervisor e a participação nos módulos do AT 303.

Durante o SED, os Didatas participantes e os analistas transacionais inscritos focam no real interesse do candidato no campo de ensino e supervisão em AT, seu plano de trabalho, além de aspectos éticos e prontidão para iniciar o processo de formação.

Temos sempre expectativas muito boas para este encontro institucional, pois é um momento de compartilhar, aprender e promover uma Análise Transacional com qualidade e ética”, afirma Ede.

Após o SED, o próximo passo é a assinatura do contrato com um Didata e a participação no Curso AT 303, que foi criado em dezembro de 2008 e com dois módulos anuais. O Didata em formação precisa realizar nove módulos, não havendo uma ordem linear, o que permite aos novos participantes iniciar o processo em qualquer módulo.

Os certificados interessados em integrar a próxima edição do SED devem procurar a Diretoria de Docência solicitando sua inscrição. A partir daí, organiza-se o processo elegendo-se o local, a data, a banca e a instrução dos interessados. Mais detalhes sobre o SED estão no Manual de Normas e Procedimentos da Unat-Brasil, disponível no nosso site.

TEM ARTIGO DE BRASILEIRA EM REVISTA INTERNACIONAL

Jane Maria Pancinha Costa, Didata Clínica de Porto Alegre, teve seu artigo “Sobre emoções, sensações e sentimentos: uma contribuição para a base teórica da análise transacional” publicado no International Journal of Transactional Analysis Research & Practice (IJTARP) no mês de junho. A revista tem como diferencial o enfoque em artigos de pesquisas empíricas, aplicações práticas de AT. Editada desde 2010, está em seu 9o volume, cada um constituído por duas publicações anuais.

O artigo publicado propõe a expansão teórica no campo das emoções e sentimentos, apresentando um diálogo fundamentado em Eric Berne, António Damásio e Humberto Maturana. Foi a segunda publicação da analista transacional brasileira no IJTARP, que teve um primeiro artigo aceito e publicado em 2015, resultado de uma pesquisa em grupos terapêuticos com mulheres de diferentes classes sociais. Segundo Jane, escrever artigos tem sido um desafio para contribuir com a reflexão cientificamente organizada e divulgar a produção brasileira em Análise Transacional nas revistas internacionais da área. “É meu desejo que mais analistas transacionais brasileiros sintam-se motivados a seguir este caminho”, incentiva Jane.

O artigo pode ser acessado neste link: http://www.ijtarp.org/article/view/IJTARP-V9I1P43-51

 

GRUPOS DE ESTUDO EM AT PROMOVEM EVENTOS EM CURITIBA E JOINVILLE

Curitiba (PR) vai sediar, em 12 de novembro, o IV RelacionAT, um evento realizado pelo Grupo de Estudos de AT do Paraná. Com um dia de duração, este quarto evento promovido pelo grupo, terá como temática os processos de mudança acontecidos no âmbito profissional.

Em um cenário de constante transformação social, política e econômica, o mundo corporativo busca se ajustar e se reinventar para dar conta dos novos desafios. Por outro lado, as pessoas estão passando por um momento de reflexão sobre o significado e o formato do trabalho em suas vidas.

Desemprego, mudanças de empresa, mudanças de carreira, de local de trabalho e novas opções de trabalho e profissões são algumas das variáveis que norteiam as reflexões das pessoas sobre o que e como mudar seu posicionamento profissional. 

Tal situação pode acarretar o que se chama na AT de Passividade, caracterizada por relacionamentos de dependência e também pela não percepção de novas alternativas para ressignificar o trabalho na vida das pessoas. 

Encarar de maneira saudável e produtiva estas dúvidas abre um espaço para se pensar e analisar as opções disponíveis. Fazer isso amparado por uma perspectiva teórica que convide a ampliar consciência e em um ambiente de relacionamento é o objetivo do IV RelacionAT.

Este é o link para inscrição: https://goo.gl/forms/JVza7viJMtcZTZoH2. Há mais informações no Instagram @relacionat e no Facebook https://www.facebook.com/relacionat.

Santa Catarina
Em Joinville (SC), as analistas transacionais da área organizacional Simone Klober, Michelle Thomé, Luciana Gazzoni, Ivonette Cardozo e Aline Carvalho promovem, no próximo dia 31, o AT Talks – Análise Transacional Cocriativa, uma noite de palestras. Estes são os temas que serão abordados:

“Adolescentes e pais – relações possíveis no presente”, “Escolhas – empoderamento e felicidade”, “Comunicação e relacionamentos multiculturais”, “Script transgeracional – o futuro integrando o passado” e “Autodesenvolvimento hoje – crescimento e leveza no amanhã”.

A inscrição é neste link: https://www.sympla.com.br/at-talks---analise-transacional-cocriativa---ferramentas-para-o-futuro-sustentavel-no-presente__319391.

 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

02|JULHO
Marco Antonio Brombatti Vitoria
Nyara De Araujo Silva

03|JULHO
Claudia Maximo da Silveira Americo

05|JULHO
Bianca Gomide Vieira

06|JULHO
Anamaria Castro Afeche Cohen
Leila Aparecida Cicaida Novak

08|JULHO
Lilia Hermes D.

09|JULHO
Walter Luiz Santos Junior

10|JULHO
Alessandra Jane M. de Mattoa M.Teixeira
Valeria Przybyszewski

11|JULHO
Thiago Sousa Guimarães Peixoto

12|JULHO
Elaine Teixeira Rabello

13|JULHO
Leda Yara Motta Mello

14|JULHO
Aparecida Silva Souza
Viviane Vieira De Souza

15|JULHO
Heide Martins Ribeiro C. De Castro
Karla Fritzen

16|JULHO
Amanda Oliveira Moura
Francisco Carlos Brunken Filho
Osvaldo Cesar Brotto

17|JULHO
Elaine Maria Tulio Mota
Luciane Udenal
Renato Navas Ricardino

18|JULHO
Kenia Ferreira Silva
Nielse Aparecida Maluf
Selma Barbosa De Oliveira

19|JULHO
Marina Barboza De Paula
Vania Bruggemann

21|JULHO
Adriana Marques Lobo
Angelica Rodrigues De Almeida Santos
Anna Beatriz Preston
Inácio Francisco Nogueira Neto
Omar Nayef Fakhouri
Patricia Jeronymo Cardoso

22|JULHO
Renata Seikel Ferrer

23|JULHO
Debora Sun Espindola
Niceia Candida Henrichsen

24|JULHO
Aline Goncalves Urias
Katia Vianna Ricardi Camargo De Abreu
Paulo Fernando Da Gloria Leal

27|JULHO
Daniela Da Cunha E Souza
Debora Nobusada
Flávia Fernandes Nascimento
Rosemery Sussembach Costa

29|JULHO
Debora Amboni Borba
Denise Lovisaro
Flavia Aparecida De Oliveira
Ianca Baldissera
Joana Jandira Oliveira Campos
Luis Eduardo Custodio
Maria Ionete Bezerra Miranda
Marilda Lili Corbellini
Rosane Catia Martini Guerini
Sonia Maria Cordeiro De Lima
Tereza Cristina Orvelin Sleman
Therezinha Abreu De Oliveira
Valdir Vergilio Madeira

31|JULHO
Regina Berard

  • Ana Carolina Souza Santos
  • Angela Maia
  • Carolina Moitinho
  • Leilane Nascimento
  • Pamela Marin
  • Raul da Rocha Netto
  • Rogerio Monteiro
  • Sara Dias Silva Cruz

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Colaborou nesta edição: Silvana Maria de Jesus

Editores: Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Jeffersonn Moraes, Maku Almeida, Mariana Francisco, Moacir Borba, Renata Tannus e Simone Klober.

Jornalista responsável: Michelle Thomé DRT 2863

Diagramação: Grupo Mescla

Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 10 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.