Confira as novidades da Unat-Brasil.
Informativo OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS - BRASIL - Nº 90 FEVEREIRO DE 2018
alt_text
X FÓRUM TERÁ PALESTRANTE INTERNACIONAL

O psiquiatra americano Bill Holloway fará a palestra magna no X Fórum Brasileiro de Análise Transacional. Holloway é certificado pelo American Board of Psychiatry and Neurology e é "Distinguish Life Fellow" da Associação Americana de Psiquiatria. Associou-se à ITAA em 1972, tornou-se Teaching Member e foi presidente da instituição entre 1976 e 1978. Ele visitou o Brasil pela primeira vez em 1976, convidado pelo Instituto Brasileiro de Análise Transacional, para participar da banca de exame oral para certificação pela ITAA. Nos dez anos seguintes, fez múltiplas visitas ao País para treinar e supervisionar candidatos a Membros Didatas da ITAA. Os integrantes daquele grupo foram os fundadores da Unat, incluindo Rosa Krausz, Henrique Austregésilo e Manoel Teixeira.

Nas vindas frequentes ao Brasil, encantou-se com o ambiente e as pessoas e decidiu morar no estado de São Paulo. Ele conta que gostou e se sentiu confortável com a cultura brasileira, além de ter sido muito bem recebido pelos amigos que fez no País. Ele mudou para cá em 1988 após aposentar-se da prática médica na Califórnia e estabelecer seu relacionamento com a mulher, que é brasileira. "Naquele momento, eu tinha a opção de viver onde eu prefiro e escolhi o Brasil", afirma.

Na sua visão, a Análise Transacional baseia-se numa posição filosófica de respeito por todos e oferece uma série de conceitos integrados e facilmente compreendidos que descrevem o comportamento humano, endossando uma opção contratual respeitosa para facilitar as mudanças desejadas pelo cliente. "Para nós é uma honra trazer Bill Holloway ao encontro mais importante dos analistas transacionais neste ano. Com mais de 90 anos de sabedoria, ele vai compartilhar com a comunidade brasileira seu conhecimento", conta José Silveira Passos, coordenador do X Fórum.

Holloway destaca a importância do tema escolhido para o Fórum "Ser ou ter, qual é a sua?" nesse momento histórico e social no Brasil: "Quando uma pessoa é privilegiada para servir os interesses de outros de atingir uma vida melhor, requer-se que ela tenha fortes fundamentos nos aspectos morais de liberdade e suas associadas responsabilidades". Essa será a tônica da palestra do convidado no X Fórum Brasileiro de Análise Transacional, em setembro, no Rio de Janeiro.

SEMINÁRIO DE ENDOSSO DE DIDATAS ESTÁ COM INSCRIÇÃO ABERTA

A Unat-Brasil oferece, como parte do processo de desenvolvimento profissional dos associados, o Seminário de Endosso de Didatas (SED), um pré-requisito para o ingresso no AT 303. Este curso é um espaço de treinamento e reflexão sobre habilidades e competências, que indica ao analista transacional Certificado o caminho para tornar-se um Didata, após o exame necessário. A coordenadora da próxima edição do SED, Márcia Bertuol, salienta que “ser um Didata é assumir, dentro da nossa associação, as tarefas de formação de novos analistas transacionais, de supervisão de profissionais da AT e de ser um estudioso e pesquisador da Análise Transacional”.

A Unat-Brasil tem como missão formar profissionais capacitados para trabalhar com a AT em sua base teórica e realizar intervenções. Por isso, os cursos de formação 202 e 303, os grupos de Especialização Latu Senso e os treinamentos e supervisões são oferecidos por Didatas em Formação e Didatas, garantindo a qualidade da distribuição de conhecimento da Análise Transacional.

Para Márcia Bertuol, “coordenar o SED e participar do processo é uma forma de contribuir com a continuidade e o crescimento da associação. Também é um prazer os dias de aprendizagem, as trocas e a possibilidade de ver novos colegas assumindo esta etapa de desenvolvimento”.

Neste ano, o SED será em Porto Alegre (RS) e com duração de três dias: de 29/06 a 01/07. O local será na Avenida Getúlio Vargas, 489, sala 403. As Didatas facilitadoras serão Ede Lanir Paiva, Margarete De Boni e Márcia Beatriz Bertuol (coordenadora). O programa completo pode ser consultado no Manual de Normas e Treinamentos da Unat-Brasil, disponível em www.unat.org.br. Inscrição pelos emails marcia.bertuol@terra.com.br e docencia@unat.org.br.

A expectativa é que seja um encontro muito proveitoso para todos os participantes e que mais um grupo ingresse no crescente curso 303. Um dos meus orgulhos como Didata da Unat-Brasil é o 303! Temos o único programa organizado de formação didática em todo o mundo. E ele tem se revelado um processo rico de aprendizagem, que envolve um grande grupo de Didatas e todos os Didatas em Formação”, comemora Márcia. Os diversos instrumentos necessários para ser Didata são treinados no 303: habilidades didáticas, conhecimento teórico, como ser supervisor e também examinador nos processos de Certificação, além das reflexões sobre ética e o estímulo ao pertencimento à associação.

A anuidade de 2018 está disponível para o pagamento com valor especial até o dia 30 de abril. No site da Unat-Brasil (www.unat.org.br), use o seu login na Central do Associado e clique em “Central de Pagamentos”.

FOrmaçã0 202 educacional tem 12 participantes

Uberlândia (MG) sediou, de 20 a 22 de janeiro, o primeiro encontro da turma AT 202 Educacional. Desde a criação da Unat-Brasil, há quase 33 anos, é a primeira vez que se constitui um grupo dentro da área Educacional para a certificação. Houve outras tentativas no passado. De acordo com o manual da instituição, “a Área Educacional é direcionada a profissionais que trabalham com ensino aprendizagem em contextos pré-escolar, escolar e universitário. Também se dedica ao apoio a aprendizes – desde crianças até adultos, dentro da família, das instituições ou da sociedade. O trabalho pode ser aplicado ao desenvolvimento individual e de equipes com objetivo de promover o crescimento pessoal e profissional, tanto escolar quanto social”.

O grupo é constituído por 12 Analistas Transacionais Didatas, Didatas em Formação e Certificados nas áreas Clínica e Organizacional: Aline Carvalho, Carmem Sant’Anna, Ede Lanir Ferreira, Flávia Testa Bernardi, José Silveira Passos, Laucemir Silveira, Luciana Gazzoni, Michelle Thomé, Maku de Almeida, Silvana Maria de Jesus, Simone Klober e Sonia Nogueira Peixoto. A formação, que está sendo conduzida por Jorge Close, contempla quatro encontros presenciais e diversos encontros por Skype, pelo menos uma vez por mês, para viabilizar os custos aos participantes. Os encontros presenciais são de 24 horas cada. O primeiro foi em Uberlândia e os próximos serão em Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e, por último, em dezembro, em Salvador (BA).

Para Close, Educacional é a “área que abrange todas as outras áreas, pois o Clínico educa seus pacientes para adotar condutas adequadas para cumprir as metas contratadas, o Organizacional educa seus clientes para promover as condutas que permitam cumprir seus contratos, o Coach e Counselor fazem o mesmo. Desta forma, é uma área essencial da Unat-Brasil para melhor cumprir seu compromisso com a sociedade e seus membros certificados”.

Para atender a este objetivo foram fixadas as seguintes metas para a formação:

  • Cumprir com o objetivo do processo de Certificação da Unat-Brasil, que é certificar perante nossa comunidade e o público em geral que o profissional certificado é capaz de aplicar com êxito (cumprir as metas contratadas) a Análise Transacional na sua área de atuação.
  • Como na realidade o trabalho do Analista Transacional envolve educar, independentemente de sua área de certificação, iremos ampliar as experiências e práticas do certificando para cobrir uma ampla gama de situações educacionais.
  • Desenvolver um Modelo Pedagógico Transacional, que possa ser amplamente divulgado e que contribua ao desenvolvimento assertivo social, político e laboral.

A organização desta turma é uma conquista para a Unat-Brasil. Ede conta que desde 2010 fez algumas ações para a viabilização. “Após a constituição de um grupo de trabalho que produziu a estrutura básica, coordenei uma equipe para produção da trilha de conteúdo e reunião da bibliografia adequada básica, alinhada aos conceitos da Análise Transacional, que foi aprovada e incluída no nosso Manual da Unat-Brasil. Foi durante o Conbrat em 2017, em Porto Alegre, junto com a Maku e o Close, que delineamos a concretização deste grupo”, revela. 

A Área Educacional consta do Manual da Eata e do ITAA e há analistas transacionais certificados nesta área pelas duas instituições. Para Close, “a Área Educacional contribuirá para as melhores práticas da Análise Transacional, ampliar o seu uso como instrumento pedagógico e contribuir para o desenvolvimento e bem-estar social”. Ede compartilha do entusiasmo e prevê expansão: “com esta turma, acredito que deveremos ampliar as formações em vários locais do País”.

CONTEÚDO APRESENTADO EM CONGRESSO É APLICADO EM ORGANIZAÇÃO

Ivonette Cardozzo, Membro Certificado para a área Organizacional, colocou em prática os conhecimentos obtidos no XXVI Conbrat, realizado em Porto Alegre no ano passado, quando participou da oficina Trilha do Empoderamento com Maku de Ameida e Moacir de Borba Junior. Esta ferramenta é estruturada em formato de jogo e tem como base a Matriz da Desqualificação de Ken Mellor.

Maku conta que a concepção da Trilha do Empoderamento surgiu quando se deparou com o artigo de Ken Mellor e Ritchie Macefield (no TAJ de 1 de janeiro de 2006). Os autores fizeram uma atualização da Matriz de Desqualificação de Mellor e Schiff, que foi publicada originalmente no Cathexix, em 1975. Eles renomearam esta ferramenta de Matriz de Conscientização da Desqualificação (MCD) e apresentaram a Trilha de Ações de Conscientização (TAC). A proposta deles foi possibilitar aos profissionais identificar o nível de desqualificação do indivíduo para torná-lo consciente disso. Com essa base, apresentaram uma rota como uma proposta de organização da intervenção para ampliar essa conscientização e completar a tarefa - ou as tarefas - que precisam ser executadas para produzir uma mudança desejável. Para Maku, "há uma mudança fundamental nessa matriz, pois inclui a responsabilidade do indivíduo. Cada um precisa se conscientizar e assumir a responsabilidade por seu processo de aprendizagem".

O jogo criado por Maku e Borba Junior a partir de tais conceitos foi batizado de Trilha do Empoderamento e conta com avatares e perfis específicos que simulam situações da vida real, possibilitando exercitar a sequência de intervenções necessárias para cada indivíduo, conduzindo-o por uma trilha que leva à apropriação de sua responsabilidade em seu processo de desenvolvimento. Maku conta que "a trilha aponta o caminho do interruptor para que o indivíduo percorra o caminho, acenda a luz e enxergue sob nova perspectiva".

Durante a oficina no congresso, os participantes puderam perceber a ampla variedade de configurações e possibilidades de utilização das ferramentas, o que estimulou Ivonette, que mora em Joinville (SC), a experimentá-la no contexto organizacional. Com intuito de aplicar a ferramenta da Trilha do Emponderamento, receber feedbacks dos participantes para o entendimento da sua eficácia e trabalhar conteúdo relevante para o desenvolvimento do grupo, o trabalho foi efetivado em dois encontros de quatro horas cada um, com oito líderes em uma empresa de serviços do ramo alimentício. A escolha do estímulo para percorrerem a Trilha teve relação com o papel organizacional e qualificação das necessidades de evolução no papel com o reconhecimento do impacto deste na evolução da organização.

Para Ivonette, os resultados foram reveladores: "Além de observamos os ganhos que cada participante alcançou desenvolvendo consciência e confiança para expor suas dificuldades e encontrar possibilidades diante dos desafios individuais, observamos também um ganho coletivo com maior proximidade nas relações".

Em seu artigo, Macefield e Mellor dizem que "a criação dessas ferramentas é um exemplo das possibilidades criativas, ainda disponíveis, quando se usa a precisão da linguagem poderosa e simples da Análise Transacional". E Maku complementa: "Nós precisamos nos manter atualizados. Não dá para ficar parado aguardando o trem passar. Vamos atrás dos autores, temos que traduzir, saber o que tem de novo. Temos muitas ferramentas para isso".

ENCONTROS DO 303 EM 2018 SERÃO EM CURITIBA

Os próximos dois módulos do AT 303 - de 20 a 22 de abril e de 19 a 21 de outubro - vão acontecer na capital paranaense. Estes encontros estavam anteriormente programados para Porto Alegre (RS), mas, em virtude da indisponibilidade do local na qual costumeiramente os analistas transacionais se reúnem, as diretorias Administrativa e Financeira passaram a fazer cotação em outros locais da capital gaúcha e em outras cidades, como Uberlândia, São Paulo e Curitiba. O Revitacentri, em Curitiba, mostrou-se um ótimo espaço para nossas necessidades, com ambiente acolhedor e confortável.

Dos três dias do encontro, o primeiro será a reunião de Didatas e Didatas em formação. Nos outros dois, desenvolveremos a habilidade para lidar com a fase escrita do novo formato de certificação. Para isto, a diretoria de Docência e Certificação solicita a todos os Membros Didatas e Didatas em Formação que respondam a estas novas questões e as levem por escrito para o encontro. Os Membros Didatas em Formação e os Didatas receberam por e-mail esta prova. Em outubro, será a vez de dedicarmo-nos à fase oral da certificação.

As respostas às questões e a participação nos encontros são requisitos para a atuação futura na qualidade de examinador das duas fases de certificação. A presença nos dois encontros equivale a um módulo dos obrigatórios para a formação de Didatas, que atualmente são oito. Porém, a partir de 2019, serão nove os módulos da formação, sendo um exclusivamente voltado para o treinamento como examinador do novo modelo de certificação.

GRATIDÃO À MURIEL JAMES

* por Jorge Close

Aos 100 anos de idade, no dia 10 de janeiro de 2018, morreu Muriel James, pacificamente dormindo na sua casa em Pleasant Hill, Califórnia. Pioneira, Muriel ajudou a popularizar a Análise Transacional desenvolvida por seu mentor, Dr. Eric Berne. Ela lecionou em todo o mundo, compartilhando conceitos de autorreparentalização e outras abordagens para a autopsicoterapia, incentivando os participantes a lidar com as experiências passadas dolorosas e tornarem-se mais conscientes de seus comportamentos Scripts.

Muriel defendeu o uso de métodos simples para promover a autoestima, como dar elogios inesperados e incentivar as pessoas a rir "como uma ajuda para se libertar". Ela fomentava o pensamento positivo proposital, acreditando que as pessoas podem viver vidas mais felizes por estarem ciente de suas conversas internas e transformar esses pensamentos em direção ao positivo. Com semblante e sorriso afetivo, energia e firme propósito de contribuir para o bem-estar das pessoas, ela dava suporte aos seus alunos para descobrir suas qualidades e encontrar significado para suas vidas. Como ela disse, "é por isso que eu me tornei uma psicoterapeuta, para ajudar as pessoas". Ela acreditava que todas as pessoas têm qualidades a desenvolver e pensamentos negativos para oprimir.

Psicoterapeuta, educadora e autora de 19 livros de crescimento pessoal e espiritualidade, ganhou fama nos anos 1970 e 1980 em função de seus livros, em especial o bestseller, em coautoria, “Nascido para vencer”. Seus livros foram traduzidos para mais de 26 idiomas.

Muriel foi ordenada como ministra religiosa e fundou a escola de religião dos leigos, que era ecumênica, reunindo todas as religiões para abordar seus pontos comuns - e não suas diferenças. Forte defensora dos direitos das mulheres e dos direitos civis, juntou-se aos manifestantes que marcharam com o Dr. Martin Luther King Jr., em março de 1965 em Selma, Alabama.

Independente, Muriel explorou temas históricos em livros como “Corações no fogo: romance e realização da vida de grandes mulheres”, de 1991, e “Liberdade Religiosa em Julgamento: Hanserd Knolls, Herói Batista Precoce”, de 1997. Em 1991, junto com seu filho John James, que era também psicoterapeuta, escreveu o livro “Paixão Pela Vida: Psicologia e o Espírito Humano”. Até sua partida, Muriel permaneceu fascinada pela espiritualidade, psicologia, história e genealogia. 

Fui supervisionado por Muriel James e ela era brilhante, exigente, afetiva, humilde e dedicada. Agora, que me pediram para escrever sobre ela, é que percebo, quase 40 anos depois, o quanto dela está em minha atuação hoje. Respondo sabendo que seu corpo se foi, mais sua Influência e Espírito continuam em mim e nos que ela tocou como supervisora, educadora ou escritora.

Muriel me deixou as bases originárias da Análise Transacional, o valor da técnica Cognitiva Assertiva e Gestalt juntas, o saber que a solução está no cliente, e que tudo o que um Analista Transacional faz, independente de sua área de atuação, é EDUCAR. Aprendi com ela que a empatia, qualificação, proteção e permissão para nossos educandos, mostrando-lhes nosso lado humano com amor, contribui para elevar sua autoestima e lhes dá o poder para desenvolver seu Ser. Além disso, desenvolvi a firme crença na autorreparentalização e autoterapia para promover a felicidade e bem-estar dos nossos educandos, o poder executor e reparador do Adulto, a força do ajuste de conduta física para modificar e neutralizar o Script e a integração do Ser Espiritual.

Estas foram as principais dádivas que recebi de Muriel James, pelas quais me sinto agradecido e privilegiado.

* Jorge Close é TSTA pela ITAA, Didata Educacional e Organizacional pela Alat e Didata Educacional e Organizacional pela Unat-Brasil

02|FEV
Adelaide Strapasson
Juliana Rodrigues Vieira
Tatiane Medeiros Cunha

03|FEV
Keila Tres
Rosimeri Freitas da S. Claudino

04|FEV
Lílian de Cássia Dantas
Maria Cecília Prietos Benites

06|FEV
Débora Pereira Machado
Lucrecia Ap. da Costa

07|FEV
Dirlei Zanatto
Maria Imaculada G. de A. Mollmann

08|FEV
Ana Carolina Brandão Braga
Beatriz Emilia Bartoly
Samira Nunes Figueredo

09|FEV
Karen Proença A. de O. e Silva
Sabrina Spirandelli C. Ribeiro

10|FEV
Laucemir Silveira
Maria Elena Silva da Cunha
Marialba Gomez

11|FEV
Ana Andrade da Silva
Rosa Benites Pelicani

13|FEV
Jorge Salim Rizk

14|FEV
Magda Siqueira do A. Bacicheti
Olívia de Freitas Oliveira

15|FEV
Eduardo Silva de Barros

16|FEV
Ana Karina Dias Carneiro Santos

17|FEV
Marcello Vernet de Beltrand
Maria da Conceição G. Fonseca
Wallace Hetmanek dos Santos

18|FEV
Enolyn Bianca Rosa Oliveira
Marien Cristina Gadelha Rizk

21|FEV
Caroline Carvalho Seljan
Eduardo de Souza Burigo
Ermelinda Perciany David
Gabriela Betanho Inácio
Polyana Niskirara Okubo

22|FEV
Gilmara Ferreira

25|FEV
Ricardo Pimentel Garcia

26|FEV
Flávio Luis Duarte

27|FEV
Gizele da Silva D. Cardoso
Joseline Scharper Leitão
Maria Christina L. Rodrigues
Neli Rodrigues Lotti
Raquel de Toldeo G. Vaz
Stelamari Barbosa Baptista
Suzana Meira L. de C. Joffily
Tânia Nely Rocha
Vanda Elena Prado Silva
Vanda Leite Pinto Vasconcellos
Vanessa Mara de Carlis
Vrigínia Allgayer

29|FEV
Lina Campos Ribeiro

  • Leilane de Fátima Silva do Nascimento

Opções é a newsletter mensal da União Nacional dos Analistas Transacionais (www.unat.org.br).

Editores: Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Jeffersonn Moraes, Maku Almeida, Mariana Francisco, Moacir Borba, Renata Tannus e Simone Klober.

Jornalista responsável: Michelle Thomé DRT 2863

Diagramação: Grupo Mescla

Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 10 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.