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INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS TRANSACIONAIS - BRASIL - Nº 96 - AGOSTO DE 2018
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X FÓRUM TERÁ PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

Os analistas transacionais do Brasil têm encontro marcado de 20 a 22 de setembro no Rio de Janeiro na décima edição do Fórum de Análise Transacional. A programação do pré-fórum e do fórum acaba de ser divulgada e pode ser acessada aqui: https://bit.ly/2wbVk0i

Para dicas de hospedagem, clique aqui: https://bit.ly/2P9xpaf

Estamos trabalhando em equipe para recebermos com afeto, estrutura, conteúdo e organização os colegas e a comunidade interessada na AT”, afirma o coordenador do evento, José Silveira Passos.

Exames
Antes do Fórum, no dia 19, serão realizados oito exames de certificação, sendo cinco para área organizacional e três para área da psicoterapia; e dois exames para didatas: um organizacional e o outro em psicoterapia. Os candidatos e os analistas transacionais que vão compor as bancas terão reunião de alinhamento no dia 18, às 19h, no Instituto Pharos (Rua Barão do Flamengo, 22, sala 803, bairro Flamengo, fone 21-2225 6383).

 

UBERLÂNDIA FORMA NOVE ESPECIALISTAS EM ANÁLISE TRANSACIONAL

A pós-graduação Lato Sensu em Análise Transacional, parceria da Unat-Brasil com a Faculdade Monteiro Lobato (Fato), em Uberlândia (MG), acaba de dar frutos. Coordenado por Mary Melazzo, o programa concedeu o título de especialista em AT a nove profissionais: Michele Margonari, Ilana Honorato Naves, Lilian Dantas, Izabella Cardoso, Angélica Luiza Pereira, Priscilla Nery de Farias Alvarenga, Viviane Vieira, Maria Caroline Sousa e Camila Maria.

Cinco defesas de artigos foram feitas no dia 16 de junho e quatro em 21 de julho. As bancas foram compostas por Mary, Ede Lanir Ferreira, Fernanda Nogueira e Ana Lúcia Ribeiro.
As aulas da especialização aconteceram de maio de 2016 a maio de 2018. Os professores convidados foram os analistas transacionais Ede, Luiz Ferrari, Jane Costa, Marcia Bertuol e Ercília Silva, além de Leonardo Ferreira Almada (Filosofia) e Denis Souza (Metodologia Científica).
É muito gratificante acompanhar quem escolhe a Análise Transacional como base de desenvolvimento”, afirma Mary.

 

Obra de Claude Steiner ganhará revista no Brasil

Claude Steiner (1935-2017), analista transacional, psicoterapeuta, pesquisador, escritor, Doutor em Psicologia Clínica, membro fundador da Associação Internacional de AT (ITAA), amigo e colega de trabalho de Eric Berne será homenageado pela Unat-Brasil com o lançamento de uma revista dedicada à sua obra.

A Diretoria Científica propôs a publicação de um número especial da Rebat (a revista brasileira de AT) com os seus artigos publicados no Transactional Analysis Journal (TAJ).

O projeto é uma parceria entre a Unat-Brasil e o Curso de Tradução da Universidade Federal de Uberlândia (MG), coordenado pela professora Doutora Silvana Maria de Jesus, analista transacional certificada na área organizacional.

O projeto tem o apoio da ITAA e da filha de Steiner, Mimi Steiner Doohan, que se emocionou com a inciativa brasileira: “Muito obrigada pela homenagem que vocês prestam ao meu pai e ao seu legado, continuando a traduzir e publicar seu trabalho”.

Silvana, coordenadora do projeto, conta que se apaixonou pelo trabalho do Steiner em 2015, quando fez o curso AT101. “Quero muito trabalhar para que sua obra seja traduzida e publicada no Brasil. O projeto conta com a participação de alunos, tradutores em formação, que farão a tradução em parceria com analistas transacionais. Convido os colegas também encantados pela Educação Emocional para participarem desta empreitada”, motiva a coordenadora.

Para a execução deste projeto, os direitos autorais dos textos do Steiner precisam ser comprados pela Unat-Brasil. A ideia é realizar um financiamento solidário para este fim. “Divulgaremos em breve maiores detalhes para quem puder colaborar. Será um grande ganho para a AT no Brasil ter acesso aos artigos publicados por nosso saudoso Claude Steiner”, antecipa Silvana.


Legado

O trabalho de Steiner deixou marcas na história da AT no mundo e em muitas pessoas que utilizaram – e utilizam – sua sabedoria em processos de desenvolvimento. O site Emotional Literacy o definiu como “um mecânico da alma: um analista transacional, um psiquiatra radical, um guerreiro emocional”.

Autor da teoria de Educação Emocional com base em AT, ele desenvolveu os conceitos de Carícias e Economia de Carícias, publicou diversos artigos no Transactional Analysis Bulletin (o primeiro periódico em AT) na década de 60 e no TAJ desde os anos 1970 até sua morte no ano passado. Escreveu também diversos outros trabalhos, entre eles os livros Educação Emocional (1997) e Os papéis que vivemos na vida (1976). O famoso conto dos carinhos quentes (A Warm Fuzzy Tale) foi lançado por Steiner em 1970, sendo traduzido, desde então, para diversas línguas.

Steiner fez um importante trabalho na área da psiquiatria, tendo publicado diversos artigos no periódico Issues in Radical Therapy, também nos anos 1970. Escreveu um manifesto de psiquiatria radical que defendia questões como a exclusão da homossexualidade do quadro de doenças psiquiátricas. Ele entendia que a homossexualidade não deveria ser tratada exclusivamente no âmbito da Medicina, visto que se trata de questão psicológica.

No Brasil, o autor é bastante conhecido, embora pouco do seu trabalho tenha sido traduzido. O livro Educação Emocional, em parceria com Paul Perry, foi publicado em 1997 e traduzido para o português em 1988 e serve de base para os cursos de formação no Brasil. Entretanto, seus últimos livros sobre este tema ainda não foram traduzidos para o português: Emotional Literacy: intelligence with a heart (2003), que é uma edição ampliada e atualizada do livro de 1997; e The heart of the matter: love, information and Transactional Analysis (2009), em que Steiner discute o amor como solução para os desafios sociais.

Seu método de Educação Emocional ficou mais popular no Brasil a partir da publicação do livro Das emoções aos sentimentos: construindo um caminho com coração (2012), das analistas transacionais brasileiras Jane Costa, Bárbara Haro dos Santos e Tânia Caetano Alves. As autoras, a partir do método de educação emocional de Steiner, apresentam na obra a teoria, suas experiências e pesquisas sobre o tema.

Será um prazer trabalhar com um material tão rico e colaborar para que o público brasileiro tenha acesso às obras deste importante autor”, avalia a diretora Científica, Mary Melazzo.

 

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JESÚS CUADRA VIRÁ AO BRASIL PARA O CONGLAT

O espanhol Jesús Cuadra confirmou participação no 33º Congresso Latino Americano de Análise Transacional (Conglat), promovido pela Associação Latino Americana de Análise Transacional (Alat), de 27 a 30 de novembro na sede da Associação Baiana de Medicina, em Salvador (BA).

Jesús é psicólogo clínico, analista transacional Docente e Supervisor em Psicoterapia pela Eata/ITAA, psicoterapeuta integrativo Docente e Supervisor pela Associação Internacional de Psicoterapia Integrativa, formador certificado no Modelo de Terapia do Processo, terapeuta familiar pela Federação Espanhola de Associações de Terapia Familiar e Federação Espanhola de Psicoterapeutas, membro Docente e Supervisor da Associação de Psicoterapia Humanista e Couselling de Espanha, presidente da Associação de Análise Transacional e coordenador do grupo de espanhol do Comitê de Certificações da Eata.

Outros nomes internacionais de AT foram convidados e os coordenadores do Conglat, Sonia Nogueira Pedreira e Antônio Pedreira, aguardam as respostas. “Queremos proporcionar um encontro robusto de conteúdo. O aceite de Jesús Cuadra para facilitar um trabalho no pré-congresso e outro no congresso é um excelente começo de elaboração da programação”, comemora Sonia.


Inscrição de trabalhos

Há vários trabalhos inscritos de analistas transacionais brasileiros e estrangeiros, que estão em avaliação de comissão organizadora. O prazo de envio se encerra 31/08/2018. “Convido os colegas a contribuírem para que o Conglat seja uma experiência exitosa e de importantes trocas de conhecimentos em Análise Transacional”, finaliza Antônio.

 

Edgar Morin contribui para a Formação AT 202 Educacional

A apresentação de seminários sobre pensadores mundiais da educação é uma das práticas de ensino utilizadas na Formação AT 202 Educacional, conduzida por Alberto Jorge Close desde janeiro deste ano. Um dos recentes seminários foi sobre o antropólogo, sociólogo e filósofo francês, considerado o pai do pensamento complexo, Edgar Morin. A condução do seminário foi feita por Simone de Andrade Klober, que entrevistou Morin.

Edgar Morin nasceu em 1921 em Paris e é autor de mais de 30 livros, entre eles: O Método, Introdução ao Pensamento Complexo, Cabeça Bem Feita e Os Sete Saberes Necessários à Educação.

É um estudioso atuante na busca da reforma do modelo educacional e foi convidado pela Unesco, em 1999, para sistematizar um conjunto de reflexões que servissem como ponto de partida para se repensar a educação do século XXI, dando origem aos Sete Saberes da Educação. Aos 97 anos, viajou por mais de 30 países participando de atividades de debates com professores e especialistas das mais diversas áreas sobre questões relativas à educação nas escolas e universidades.

A seguir, Opções compartilha a entrevista feita pela Simone:

Qual sua relação com o Brasil? Percebi lendo sobre sua história, que você veio muitas vezes para cá.
Fui muitas vezes para o Brasil e sou sempre muito bem recebido aí. Tanto que considero que essa pode ser minha segunda pátria se me aceitarem nesse lindo país. Falei isso em uma entrevista a um programa importante de TV nos anos 2000. Minhas primeiras idas foi quando fiz na década de 60 uma série de viagens pelos diversos países do mundo para conhecer às diferentes realidades educacionais. O Brasil é um país extremamente aberto a minhas ideias pedagógicas. É um país aberto à diversidade até em função de sua miscigenação, o que facilita essa aceitação ao novo. Além disso, ter percepção da incerteza conduz a humanidade ao conhecimento e à evolução e certamente, o Brasil convive com a incerteza em todos os campos e em toda sua história.

Quais são os maiores problemas do modelo de ensino atual?
O modelo de ensino que foi instituído nos países ocidentais é aquele que separa os conhecimentos artificialmente através das disciplinas. É um modelo de classifica, isola, desconecta as partes do todo. O ensino por disciplina, fragmentado e dividido, impede a capacidade natural de contextualizar e é essa capacidade que deve ser estimulada e desenvolvida pelo ensino, a de ligar as partes ao todo e o todo às partes. Minha visão é que a hiperespecialização interfere tanto na percepção do global (pois fragmenta), quanto do essencial (pois dissolve). Portanto, o conhecimento pertinente é uma ideia contra a fragmentação. É preciso substituir o pensamento que isola e separa, por um pensamento que distingue e une.

Como dar conta desses desafios?
No ser humano, o desenvolvimento do conhecimento racional, empírico, técnico não anula o conhecimento simbólico, mítico, mágico ou poético. A Educação deve mostrar o destino multifacetado do humano, o destino social, individual, histórico; todos entrelaçados e inseparáveis. É imprescindível também criar meios de transmissão do conhecimento a serviço da curiosidade dos alunos, especialmente em tempos de tantos estímulos virtuais. Os saberes não devem assassinar a curiosidade, mas sim estimulá-la. O modelo de educação deve despertar para a filosofia, artes, música, para o sentir e o pensar. Deve estimular a curiosidade e não ignorá-la.

Qual a importância do educador nesse processo de mudança?
A figura do professor é determinante para a consolidação de um modelo transformador de educação. O papel do professor precisa passar por uma reforma, pois ele também foi moldado nesse mesmo modelo educacional. Nossa civilização privilegiou a separação em detrimento da ligação, e a análise em detrimento à síntese, a separação e acumulação, sem ligar os conhecimentos.

Reformar os educadores, significa reformar o pensamento. E, o que significa reformar o pensamento?
É reaprender a pensar, é religar o que foi separado pela visão cartesiana e lhes dar sentido amplo e conectado.

Gostaria de enviar algum recado para os educadores brasileiros?
Educadores do Brasil, mantenham-se conectados com a esperança! Ajudem a transformar o mundo a partir da educação.

 

Conferências do congresso da ITAA na Índia podem ser assistidas ao vivo pela internet

As principais palestras dos conferencistas convidados para o congresso mundial da ITAA, que acontece nesta semana (17 a 19 de agosto) em Kochi, na Índia, poderão ser assistidas ao vivo pela internet. A Conferência ITAA-SAATA "Dança da Cultura" terá as seguintes sessões transmitidas:

Sexta-feira, 17 de agosto, das 9h às 10h30 (horário padrão da Índia)

Adrienne Lee - "A Dança da Cultura"

Sábado, 18 de agosto, das 9h às 10h30 (horário padrão da Índia)
Prêmio Eric Berne Memorial: Destinatário Richard Erskine (discurso de aceitação lido por Sharon Kalinko)
Dra Sari van Poelje - "Cooperação para a Inovação"

Domingo, 19 de agosto, das 9h às 10h30 (horário padrão da Índia)
Dr. Shekar Seshadri - "Dança / Performance como Metáfora e Técnica"

A taxa para acessar o webcast é de US$ 50 fora da Índia e INR 3000 dentro da Índia. Além da transmissão online ao vivo, o acesso às gravações estará disponível por um período de 30 dias. Informações sobre as conferências e detalhes específicos estão disponíveis aqui: https://bit.ly/2KSKsd0

 

Encontro de AT em Curitiba tem inscrição promocional

O RelacionAT, encontro paranaense de Análise Transacional, realizado pelo grupo de estudos de AT do Paraná chega à quarta edição com o tema "Mudanças nas relações profissionais: vencendo a passividade para gerar opções". O evento será realizado no dia 12 de novembro em Curitiba (PR), das 8h às 18h30, no auditório do Sebrae, localizado na rua Caeté nº 150, bairro Prado Velho.

O investimento para participação é de R$ 250,00 para inscrição entre 16 de agosto e 15 de outubro, e de R$ 280,00, de 16 de outubro a 12 de novembro. Há descontos para associados da Abracem, ABRH, SBDG e Unat-Brasil. No caso de grupos, o desconto é de 5% na inscrição para grupos de cinco a oito pessoas e de 10% para grupos acima de nove pessoas.

As inscrições podem ser feitas aqui: http://bit.ly/relacionat.

E mais informações podem ser solicitadas pelo email relacionat@unat.org.br.

 
Esta lista baseia-se nos dados do cadastro do associado no site www.unat.org.br. Mantenha seu cadastro atualizado na Central do Associado para receber por e-mail o presente que a instituição preparou.

01|AGOSTO
Joana Bloisi Carvalho Meirelles
Soraya Venancio Farias
Tatiana Araujo Martins dos Santos
Wagner Correa Munhe

02|AGOSTO
Adiles da Maia de Souza Pinto
Michele Fleck Turatto Staffen
Raul Zanon da Rocha Netto

03|AGOSTO
Marcio Schunemann
Nelson Patron Chapira
Solange Zanatta Piva

06|AGOSTO
Elaine Maria Galon
Rogerio Silveira Monteiro
Silvana Gomes

07|AGOSTO
Michele de Freitas Mendes

09|AGOSTO
Giselle Rodrigues de Brito
Maila Turandot Flesch

11|AGOSTO
Ana Maria Sallet Oliveira
Andre Luiz da Silva Franca
Balbina Ferreira Brites
Camila Piva Ribeiro
Claudio Serrato
Cristianne Vilaca Alexandrino
Edelvais Keller
Eliana Priscila Massuia Cordella
Gislaine Novello Joao
Ilmar Polary Pereira
Joao Luiz Mendonca Cortez
Jose Horacio da Motta e C. Junior
Luiza Maria Santos de Andrade
Magdalena Nessner Taboada
Marcia Cristina Gomes Silva
Maria Elisa Cardoso Guimaraes
Maria Inez Collado
Maristela Barbosa Baptista
Marlice Aparecida Cavalheiro
Maura Catharina Gabinio E Souza
Neiva Pires Rosa Alves
Renata Pelliciari de Andrade
Ricardo Salzano
Rita de Cassia S. Castro
Sandra Maria Gonzaga
Sara Almeida Sposito
Tania Regina Gheller Miguens

14|AGOSTO
Heloisa Helena Oliveira Do Amaral
Nery Frederico Sardá
Rosemary Napper

15|AGOSTO
Jarvis Alexandre Zermiani

16|AGOSTO
Gabriel Mitsuo Ohara
Kátia Maria da Silva

17|AGOSTO
Juliana Maria Silveira

18|AGOSTO
Debora Costa Furtado Da Rosa

19|AGOSTO
Maria Do Carmo da Cruz Ribeiro

20|AGOSTO
Elza Maria Franco Rocha

21|AGOSTO
Alessandra de Melo Cadima Cecilio

22|AGOSTO
Jane Lucia Franco

23|AGOSTO
Claudio Jose dos Reis
Paulo Sergio Januario

26|AGOSTO
Priscila Balthazar Chrispim

27|AGOSTO
Marco Antonio Garcia Oliveira

28|AGOSTO
Alvaro Augusto Caetano Alves

29|AGOSTO
Andreia de Costa Pereira Geronimo

30|AGOSTO
Enéia Mendes Morais Silva
Lurdes Rossato Zumstein
Patricia Ghisi Sampaio Leandro
Tania Elizabeth Caetano Alves
Teresa Angela Abreu da Silva

  • Fabiana L. El Sarraf Cavalli
  • Marilise Cristina de Souza
  • Núbia Brito

 

 

 

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Colaborou nesta edição: Silvana Maria de Jesus

Editores: Comissão de Comunicação da Unat-Brasil, composta por Jeffersonn Moraes, Maku Almeida, Mariana Francisco, Moacir Borba, Renata Tannus e Simone Klober.

Jornalista responsável: Michelle Thomé DRT 2863

Diagramação: Grupo Mescla

Você pode enviar sua sugestão de pauta até o dia 5 de cada mês para o e-mail comunicacao@unat.org.br.